Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Windows vs. Ubuntu: O veredito da Dell

Enviado por Bruno Menegola (menegolaΘgmail·com):

“Lembram quando a Dell declarou em seu site que o Ubuntu era mais seguro que o Windows e depois mudou levemente suas afirmações? Pois bem, a companhia voltou a debater o assunto Windows vs. Ubuntu em um site altamente sofisticado, argumentando os prós e contras de cada sistema operacional. As pessoas devem escolher o Windows, argumenta a Dell, se elas já utilizam o Windows, são familiares com o Windows ou são iniciantes com computadores. Por outro lado, as pessoas devem escolher o Ubuntu se elas estiverem interessadas em programação de softwares de código aberto.” [referência: linux.slashdot.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:21 am

    PQP que absurdo ehAEHEAHeAea lol

    Cristiano (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:26 am

    É simplificar beeeeeeeeeeeem o debate. Eu até concordo com os dois primeiros itens a favor do windows, mas discordo completamente com o último. Acho que quem esta começando pode perfeitamente fazer isso com o Ubuntu.

    Celso Neto (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:27 am

    Evidente que a Dell teve de fazer essa “média” para não deixar a Microsoft triste.
    A maior segurança de sistemas Linux é algo inegável e deveria ser citado como um ponto importante a se escolher um S.O. E particularmente, minha mãe e meu irmão mais novo são usuários iniciantes mas eu incentivo-os a utilizarem linux, que não é lá no final das contas mais difícil de se utilizar que o windows, a nível usuário.

    Rui Ogawa (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:31 am

    Bruno, acho um absurdo a Dell afirmar que Ubuntu “não é compatível com programas MS Office – então é importante você fazer a escolha certa”. Essa informação é equivocada e de má fé pois induz o usuário leigo a acreditar que deva escolher Windows porque supostamente o Ubuntu não oferece suporte à programas MS Office. Nessa página http://miud.in/8oc a Dell afirma que, sobre a criação de documentos com MS Office, o Ubuntu oferece suporte e sem custos adicionais. Outro equívoco lamentável é dizer que você deve escolher Ubuntu se NÃO estiver planejando usar Windows. Eu navego em redes Windows mais rápido pelo Ubuntu do que usando qualquer versão de Windows. E o Samba está aí pra provar que sim, queremos conviver lado a lado. Finalmente, quem disse que Ubuntu (Linux) é só para programadores em código livre? O cara pode programar usando o Notepad do Windows se ele assim desejar. Não é por nada, mas isso tá com cara de pressão da MS pra cima da Dell. Postura lamentável dessa grande empresa da qual sou admirador.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:38 am

    Esta história toda foi lamentável… Para mim isto tudo foi um teatrinho mal feito para atrair atenção. A empresa acabou de perder vários pontos comigo.

    Juan (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:46 am

    Vejo a postura da Dell como natural, pois a MS é uma forte parceira comercial. Não estou dizendo que seja uma atitude ética, mas tampouco espero ética ou respeito por parte das empresas sem que isso lhes seja explicitamente exigido, cobrado e fiscalizado.

    Samuel Mello (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:47 am

    Rui, a Dell afirma que o ubuntu não é compatível com os PROGRAMAS do Microsoft Office, o que é verdade. Ele oferece compatibilidade com o formato dos arquivos do MS Office, mas não com os programas.

    Outra coisa que eu concordo com eles é com o ponto de escolher Ubuntu só se não tiver planos de usar Windows no computador (nada a ver com acessar recursos em servidores windows). Se a pessoa escolher Ubuntu e mais pra frente for querer trocar por Windows vai pagar beeeeem mais caro numa licença full.

    O único ponto que eu descordo deles é o de Windows ser mais indicado para quem nunca usou computador. Minha mãe nunca viu um Windows pela frente e faz tudo que precisa no Ubuntu.

    Por outro lado, acho muito bacana eles se preocuparem em explicar esses pontos, para evitar que o pessoal compre com linux só porque é mais barato, sem nem saber direito o que é. Daí 30 minutos depois de comprar, quando descobre que não é igual o Windows, ele começa a falar mal e instala um windows pirata lá…

    Alexandre (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:47 am

    Página esquisita, simplória e screenshots que não correspondem diretamente aos produtos. Windows XP e Ubuntu para netbooks??? Porque não Windows 7 e Ubuntu 10.04?

    lemos (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 8:48 am

    @rui, a dell está certa ao afirmar que:
    – o ubuntu não é compativel com programas microsoft. Experimente colocar um cd de instalação de qqr programa para windows no leitor de midia, e experimente instalar. Conseguiu em 100% dos casos ? Não? então, ela falou a verdade.

    ela está errada ao afirmar que para usuarios iniciantes windows é mais facil.

    vc está errado ao afirmar que compatibilidade de dados == suporte a programas. Se o seu word/excel/powerpoint tiver problemas de execução o ubuntu resolve –> isso é suporte. O ubuntu tiver programas que abrem o seu arquivo docx feito no msoffice – isso é compatibilidade. Não confunda.

    a_verdade_dói_muito_mesmo2 (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:18 am

    antes da metade desses problemas de compatibilidade serem resolvidos o usuário inteligente irá optar por usar o windows mesmo, com certeza!

    boi (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:20 am

    a verdade é uma só, enquanto o ubuntu não começar ter aplicativos melhores, um bom cliente de msn, e parar de engordar e ficar pesado, ele não vai conseguir conquistar usuários Windows. Quanto a Dell, ela ganha um bom dinheiro vendendo os produtos da microsoft, e com o ubuntu o que ela ganha? então não tem como a empresa também fazer marketing de um produto que ela não ganha nada com isso.

    Tudo gira em torno de dinheiro, e nisso a microsoft desbanca a canonical.

    a_verdade_dói_muito_mesmo2 (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:23 am

    @boi

    você está completamente cheio de razão.

    Falou tudo agora!

    Jx6 (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:24 am

    Muito sensata a opinião da Dell para a escolha entre um e outro SO.

    Drika (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:27 am

    @Alexandre (Página esquisita, simplória e screenshots que não correspondem diretamente aos produtos. Windows XP e Ubuntu para netbooks??? Porque não Windows 7 e Ubuntu 10.04?)
    O meu netbook roda o Remix, 10.04, lindamente ^^V

    psicoppardo (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:27 am

    Isso tah com cara de lobe, a MS é parceira da DELL, lógico que puxaria a sardinha pro lado da MS, a DELL ganha muito com Windows em seus produtos visto que têm vantagens com ativirus e outros produtos embarcados enquanto que com Ubuntu simplesmente faz propaganda de outra empresa, por enquanto é uma simbiose, o Windows exige mais hardware a cada nova versão, a dell disponibiliza esse hardaware, com qualidade, diga-se lá de passagem, o usuário faz upgrade e compra e no final começa todo o processo de novo.

    Estrategicamente falando entendo o ponto da dell, não concordo mas entendo.

    Drika (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:31 am

    E complementando (tenho essa mania triste de mandar mensagens sem completar, tá?), a Microsoft é parceira Dell, então a Dell obviamente tem que puxar a brasa pro churras. Acontece inclusive em boteco, com uma ou outra marca de cerveja. normal.
    E sobre usuários iniciantes, a única coisa mais ou menos difícil no Ubuntu (rodo o Remix) é a configuração de rede, essas coisas que estamos mal acostumados com o Windows, que faz tudo pra nós. Mas depois de instalado, configurado e rodando, é MUITO mais fácil de mexer. Inclusive meu piá de 5 anos, sem saber ler, consegue mexer.
    Depende muito de por onde tu começou.

    wagner (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:34 am

    Pessoal não adianta,ficar batendo boca, sempre vai existir isso em qualquer setor, na empresa onde trabalho só trabalhamos com GNU/LINUX ,na minha residencia igualmente, não sei mais nada de windows, não me interesso quem tiver problema com windows que vai procurar o vizinho para resolver seus problemas e “COMPATIBILIDADE” tambem,se fosse tão facil como dizem, porque os usuarios não resolvem seus problemas sozinhos, a resposta é simples “ignorancia tecnológica”, então que fiquem com a porcaria que eles quizerem.e as empresas tambem não preciso delas para ganhar meu pau de cada dia.

    a_verdade_dói_muito_mesmo2 (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:37 am

    @Drika

    “Windows, que faz tudo pra nós”

    No linux deveria ser assim, mas como dá pau no gerenciador de rede, e quando ele simplesmente desaparece? Quando somem as interfaces de rede? Usem interfaces wireless para ver o ódio, ainda mais se precisam ficar trocando de rede. Quando tudo isso ai junto dá pau, aí só no terminal mesmo, e isso termina por mandar o usuário para bem longe do linux, afinal ele é e quer ser apenas usuário e não programador.

    wagner (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:39 am

    tambem nao preciso delas para ganhar meu pão de cada dia….

    desculpas pelo erro…

    Wander Mariano (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:42 am

    Pq será que a Dell mudou de opinião? Pressão ?! :P

    Marcos (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 9:51 am

    Linux só pra quem é desenvolvedor?
    Puxa, me sinto em 1990!
    Tanto tempo passou e o linux continua sendo um SO de faculdade?
    Não!
    Mas o mundo é capitalista, e sim, a Microsoft tem um requisito que o linux não tem, MUITO DINHEIRO!
    Infelizmente essa não é uma briga entre windows X linux, mas sim, uma briga entre comunidade X mercado.
    Já fui daqueles usuários que achavam que tudo se resolve com soluções simples (tipo, UMA SÓ distribuição, ou, um só ambiente gráfico, ou algo assim), mas hoje já adquiri a percepção que o tempo mudará a forma de ver do mercado, mas não falo de anos, mas sim, decadas, infelizmente dependemos de uma mudança de pensamento, isso demora demais MESMO.

    Marcos, em 1990 nem os desenvolvedores usavam Linux…

    ioca100 (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 10:30 am

    Vamos ver se os sistemas do Google alavanquem o uso do Linux no mercado doméstico.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 10:36 am

    Os comentários do boi e do a_verdade_dói_muito_mesmo2 foram feitos num intervalo de apenas três minutos, o que é um indício de terem sido feitos por uma mesma pessoa, ainda mais um concordando com o outro, e sendo o único a concordar, inclusive.

    Sobre o posicionamento da Dell, já era esperado pelo fato da Dell ter contratos com a Microsoft, assim como a Asus, que diz que os netbooks dela são melhores com Windows.

    john (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 10:42 am

    Será q se a Dell recomendasse o Ubuntu, alguem iria precisar de hardware mais sofisticado fabricado por eles? Um Pentium 4 resolveria facilmente.

    É mercado! Não gostou? Então lança a fábrica de hardware da comunidade, hardware GPL, estilo União Soviética.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 10:46 am

    Ou melhor, os comentários dos dois costumam ter, entre um de um e outro do outro, um período curto de tempo. O com intervalo de três minutos é o que o a_verdade_dói_muito_mesmo2 respondeu para o boi (ou para ele mesmo, caso sejam a mesma pessoa, o que é muito provável:

    você está completamente cheio de razão.

    Falou tudo agora!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:25 am

    Esse artigo me convenceu, acho que vou voltar a usar o Windows

    @Augusto, sobre o comentário do Marcos, em 1990 nem programadores usavam Linux. Isso mostra como naquela época o Linux era mais restrito ainda (basicamente à mente de um estudante finlandês)…. hauahuah

    Eu achei a página do site da DELL patética. Sim, nem me ofendi. “Porque escolher o Ubuntu? Porque não quero usar windows”. Bagh!

    Está na cara que isso faz parte do acordo da DELL com a MS. E isto não está errado, como disseram acima (e pode ser considerado ético, em se tratando de ética de mercado, já que ético não significa necessariamente correto).

    Além do mais, colocar uma imagem do Windows XP e uma do Ubuntu Remix fez com que a página parecesse coisa de estagiário.

    Concordo que hoje o (GNU/)Linux é uma ótima plataforma de desenvolvimento (principalmente de software livre), mas isso não faz com que ele seja um sistema interessante só para quem faz isso.

    Eu colocaria da seguinte forma:

    Escolha o Windows se:
    - Depende de tecnologias microsoft. (notem que depender é a palavra exata)

    Escolha o Ubuntu se:
    - Usa tecnologias que não são exclusivas da Microsoft.
    - Não gosta de usar softwares anti-tudo e mesmo assim estar livre* de pragas digitais.
    - Gosta de um ambiente extremamente customizável.
    - Usa muitas aplicações Web e poucas Desktop.
    - Gosta de sistemas leves que não façam seu computador ficar obsoleto em 2 anos.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:44 am

    A Dell deveria se limitar a vender computadores. Não dá pra levar a sério a opinião dela.

    Fernando (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:45 am

    Gente gente

    na boa vou explicar um “caso de sucesso”
    minha irma/cunhado/sobrinhos, tinha um windows xp, resolvi trocar para o SUSE (porque tava cheio de virus), a unica coisa que a minha irmã falou foi:
    A Internet ira funcionar igual? posso abrir minhas planilhas que foram feitas no office antigo (2003 por ela gosta desse e nao do 2007), vai ter joguinhos pros meninos?
    RESP: sim.
    até hoje nunca vi reclamação.

    Não adianta comparar pro usuario final que só usa navegador/office/joguinhos/ player de alguma coisa

    é tudo igual, e vim de papo.

    duvido se colocarem um daqueles distro que copiam a interface do WIN o usuario final (95%) iria saber quem é quem.

    André Caldas (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:53 am

    Marcos, em 1990 nem os desenvolvedores usavam Linux…

    Usavam Emacs… :-)
    Usavam gcc…
    Usavam X window system… TEX, SPICE…
    Usavam GNU debugger… gawk…
    cp, ls, chmod, mv, cat (basicamente o que hoje é chamado de coreutils)

    Talvez o problema tenha sido o uso incorreto da palavra Linux… o linux foi lançado em 1991 e como software livre em 1992. Talvez o problema tenha sido só o fato do Marcos estar se referindo à “década de 90″. Sei lá. :-)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:57 am

    “e pode ser considerado ético, em se tratando de ética de mercado”

    Nessa o Tenchi se puxou. Ética do mercado fica parecendo aquela coisa de que vale tudo, desde que dentro da lei, ou até fora, desde que não seja pego. :D

    Quando saiu a notícia original, eu já achava que não demorava a mudar. E continuo com a mesma opinião sobre o motivo:

    Alguém deve ter enviado um mail para Dell com preços novos de licenças, assustou.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 12:06 pm

    Porque eu odeio o Linux:

    - O antivírus é inútil
    - O firewall só bloqueia serviço
    - Não se acha crack para os programas em nenhum lugar
    - Não vem com o CD de Drivers
    - Tem que escolher entre 32 e 64 bits
    - Quando trava não diz “Você cometeu uma operação ilegal. Teje preso.”
    - Não tem usuário marmota pra mim tirar onda
    - Em vez de vir escrito “Nero” vem “Gravador de CD”
    - O “Word” vem com as letrinhas “BIU” em vez de “NIS”
    - Os programas gravam com CTRL-S em vez de CTRL-B
    - O sublinhado é com CTRL-U em vez de CTRL-S

    Acho que não houve nem problema e nem incorreção no uso da palavra – o Linux é um software bem conhecido, os desenvolvedores estavam entre os que passaram a usá-lo ao longo da década de 1990, mas especificamente em 1990 ele ainda não estava nem em gestação (embora talvez já existisse no terreno das intenções).

    E sem dúvida já se usava softwares que hoje também poderíamos classificar como código aberto bem antes de 1990 – não apenas os do projeto GNU (iniciado em 1984), mas até mesmo aqueles que deram origem ou inspiração a alguns dos softwares GNU mencionados – o compilador de Pastel que o Stallman adotou como base para o gcc, o one-true-AWK e seus antecessores (década de 1970), a csh (1978), etc.

    Tinha também bastante coisa do BSD (1978 em diante, embora a abertura do licenciamento tenha evoluído depois para remover a cláusula de publicidade), o sendmail e seus predecessores (1979), BIND (começo da década de 1980) e tantos outros.

    Ter chegado depois não tira os méritos do GNU, nem do Linux – mas o fato é que em 1990 o Linux ainda não existia. Depois a adoção dele felizmente alcançou bem mais do que os desenvolvedores, mas certamente muitos deles já usavam softwares de código aberto bem antes do Linux e do GNU, ainda bem!

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 12:14 pm

    - Dá boot rápido demais e eu não reparo, ai meu chefe acha que estou vagabundeando

Este post é antigo (2010-07-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.