Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wildfox: suporte a H.264 no Firefox

Trechos da nota no iG Tecnologia:

Um projeto paralelo chamado WildFox quer adicionar o formato de vídeo H.264, coberto por patentes, ao Firefox, já que a própria Fundação Mozilla decidiu não fazê-lo. O navegador estará disponível aos usuários de países onde as patentes sobre o H.264 não se aplicam.


Janus

(…) Já o H.264, amplamente suportado tanto em software quanto em hardware, não é considerado viável para projetos de código aberto como o Firefox por ser coberto por patentes e a necessidade do pagamento de royalties por sua implementação. Por isso, a Mozilla Foundation já anunciou que não irá suportar o formato H.264 no Firefox.

Mas isso parece não ser problema para os membros do projeto WildFox. Segundo os desenvolvedores, as patentes sobre o H.264 só se aplicam poucos países, entre eles os Estados Unidos e Coréia do Sul. A idéia é criar uma versão do Firefox com suporte a H.264 e distribuí-la livremente aos usuários em países onde as patentes não são válidas.

O projeto, que será baseado no código-fonte do Firefox 3.6.3, ainda está em estágio inicial, com discussões sobre qual biblioteca será utilizada para implementar o suporte a vídeo. A equipe do WildFox convida qualquer desenvolvedor com experiência em C++, familiar com o código-fonte do Firefox e conhecimento básico sobre bibliotecas multimídia a se juntar ao projeto. Mais informações estão disponíveis no site oficial, em wildfox.sourceforge.net (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 8:26 am

    Distribuir essa versão onde as patentes não se aplicam …

    Parece que eles não se importam muito em fazer com que todos tenham os mesmos direitos.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:19 am

    Ao invés de fazer isso, seria mais interessante delegar essa função de renderização de video a uma biblioteca externa como por exemplo ffmpeg.

    Josenaldo (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:33 am

    Me diz que isso é mentira, por favor.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:52 am

    @ThOR27:
    Acho que nesse caso a Mozilla usaria uma biblioteca externa diferente em cada uma das plataformas, e no caso do mundo Linux, acho que a framework GStreamer tem bem mais chances de ser escolhida do que ffmpeg.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:55 am

    Poderiam desenvolver apenas um complemento por exemplo?
    Existe real necessidade de ser outra versão?

    frank_w (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:58 am

    Sera que o pessoal ainda nao aprendeu que ninguem usa fork? Isso só pode ser piada. Porque esse pessoal nao cria uma extensao, que como o colega ai em cima disse, usasse o ffmpeg pra isso. Vao criar um novo navegador, que ninguem vai usar, e no fim, nao vai adiantar nada.

    Viva o chrome.

    Joao Havelar (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:58 am

    @VinIPSmaker:
    ” acho que “”"”a”"”" framework” ?????

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 11:08 am

    Segundo noticia da OSNews a escolha está entre ffmpeg e gstreamer.

    Segue o trecho:

    While I despise the idea of H264, it only makes sense for someone to start a project like this. The idea is to either make use of libavcodec from ffmpeg, or to go the Gstreamer route; this hasn’t been decided yet. The project is looking for developers.

    Sera que o pessoal ainda nao aprendeu que ninguem usa fork? “

    Eu não estou certo disso. E mesmo se ninguém usar, e daí? O cara quer fazer o fork, qual o problema?

    Abs!

    Não sei como é a arquitetura do Firefox, mas o Safari no Mac suporta ogg/theora através de um plugin do site xiph.org (que desenvolve o ogg).

    Será que ao invvés de um fork não será possível fazer isto para o firefox na forma de um plugin?

    Se não me engano no Linux o webkit usa o gstreamer para audio e video. O firefox poderia fazer o mesmo. Ou mesmo o ffmpeg, como citado. Ou o vlc (a biblioteca), que suporta trocentos formatos. Ou mesmo o xine. Opções não faltam :-)

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 11:34 am

    Sera que o pessoal ainda nao aprendeu que ninguem usa fork?

    Ninguém usa o Joomla?

    Ninguém usa o X.org?

    Ambos são forks e são bastante usados.

    igor (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 12:16 pm

    Allan,

    a diferença entre os projetos que você citou e o firefox/wildfox é que não da para manter TODO o firefox e so mudar uma pequena feature, isso é suicidio pela parte do desenvolvedor, ele ficará sempre fazendo backports.
    Acredito que a ideia do plugin seria mais sensata.

    Dunham (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 2:25 pm

    A idéia do da tag <video> no HTML5 não era justamente promover a não-necessidade da utilização de plugins pra visualização de vídeos?

    E outra, o projeto sendo hospedado no SourceForge (servidores principais nos EUA, sendo replicados pra outros mirrors)… Vai entender.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 5:23 pm

    Quem usa o Chromium no Ubuntu, agora pode instalar um pacote chamado “chromium-codecs-ffmpeg-extra”. Esse pacote dá suporte ao H264 presente no Youtube e Vimeo. É um exemplo da implementação de codecs proprietários com software livre. A não ser, claro, que você more numa ditadura camuflada, como um certo país do norte…

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 9:15 am

    Nossa a galera comente e nem sabe do que se trata, o firefox já suporta exibição de videos através de plugins como mplayer, vlc ou mesmo o xine.

    O que estão falando é de execução de videos de forma nativa isto para suportar duas tags do HTML5: video e audio, para ser aceito pelo W3C o videos ou o audio deve ser executado de forma nativa pelo navegador.

    O grande problema dos plugins são a sua integração com o restante do documento HTML, problemas estes percebidos de perto com o famoso Adobe Flash Player.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 9:16 am

    Só para constar o firefox já tem o Theora Nativo.

    http://mozillalinks.org/wp/2008/07/native-ogg-vorbis-and-theora-support-added-for-firefox-31/

    Bremm (usuário não registrado) em 19/05/2010 às 9:47 am

    Gstreamer no Firefox e no Chrome não funciona. Emperra, gagueja ou às vezes nem toca. Ao menos aqui no Xubuntu 10.04 amd64.

    Aliás, não funciona agora, nem funcionava antes. Já reclamei diversas vezes que o Totem é ruim, e pelo que tenho visto, a culpa é quase que exclusiva do Gstreamer. VLC, Mplayer e Xine se dão muito melhor com a coisa (multimídia em demanda).

    frank_w (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 5:09 pm

    Google apresentou hoje o projeto WebM, propondo um padrao aberto para videos web, com recursos comparaveis com o h264 e apoiado já por 40 empresas, dentre elas mozilla e opera, as quais ja suportam o formato nas versoes de desenvolvimento de seus navegadores.

    Desculpe wildfox, eu falei que nao era uma boa ideia… heheheheh

Este post é antigo (2010-05-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.