Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Você sabe qual a distribuição de Linux mais popular em servidores web?

Segundo a pesquisa da W3 Tech, a partir do mês corrente este posto passa a ser ocupado pelo CentOS, após longa dominância do Debian.

Desconheço a amostra e a qualidade dos dados, mas assumindo que sejam sólidos, a tendência indicada no gráfico acima é bastante favorável à continuidade do CentOS no topo ainda por algum tempo, e vale mencionar que o Debian não está em queda pronunciada: esteve no seu pico há 6 meses e começa agora a reduzir.

Quem está mesmo em queda nos servidores web é a Red Hat (talvez ironicamente, dada a origem do código que compõe o CentOS), Fedora e SUSE.

O post apresentando a pesquisa tem mais detalhes, incluindo análises de dados que não são visíveis no gráfico acima, para os interessados.

Na condição de usuário do CentOS nos servidores web que mantenho, comemoro e dou meus parabéns! (via blogs.computerworld.com)

Atualização: O Fernando Seno (infoΘlinuxnarede·com·br) também enviou o link pro post do LinuxNaRede.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Júnior (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:22 am

    Alguém pode informar; o que o centos têm que o Debian não tem??

    Para min essa pesquisa não é manipulada.

    @júnior acho que as pessoas o procuram como um “red hat sem pagar suporte e consultorias da red hat” com todas as vantagens das homologações para servidores que o Red Hat enterprise(RHEL) possui.

    Notem que os gráficos são inversamente proporcionais.

    Nelson (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:32 am

    O CentOS não tem nada de mais em relação ao Debian, pelo contrário é bem menos robusto, estável e não tem a maturação que o Debian tem.

    Existe empresas que optam por esse Linux, pelo suporte pago.
    Que não funciona bem mas pelo menos é uma disculpa para dar aos clientes.
    Tipo “a Microsoft” está providenciando atualização hehehehehe.

    Franco (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:44 am

    Pra quem trabalha no ramo de Hosting, é simples de entender o motivo do crescimento do centOS em detrimento ao Debian. Muitos dos desenvolvedores de Painéis de controle para gerenciamento sugerem, quando não obrigam (caso do CPanel) a utilização do SO. Mas longe de achar que isso deva gerar uma celeuma ou polêmica, acho que a escolha da Distro deveria ficar “ao gosto” do freguês. Uma aplicação te obrigar a trocar de distribuição é complicado. Seria complicado para os desenvolvedores portarem seus pacotes para mais distros? #ficadidaa

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:44 am

    Já tentei usar o CentOS, e não vou desistir tão fácil, mas por enquanto todos os meus servidores vão de Debian.

    Rodrigo Goes (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:46 am

    As pessoas não entende que os softwares no Linux, não foram feitos por RedHat, CentOs, Ubuntu etc…; São Softwares Open Source, Software feito por N empresas ou pessoas; Como um empresa X pode dar suporte para todo o conjunto de softwares?

    Em Resumo todos os softwares Open Source tem código disponível, que do qual você mesmo pode corrigir Bugs, enviar sugestão ao desenvolvedor, atualizar de acordo com suas nescessidades etc…

    Linux foi feito por Programadores para Programadores ;)

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 9:51 am

    Uma coisa interessante é que acredito que a maioria dos usuários que tem WHM/CPANEL usa Centos. Esse painel pode não ser tão usado/oferecido nos hosts brasileiros, mas em gigantes como a The Planet, domina.
    Na minha humilde opinião de 11 anos com Linux e várias distribuições ‘nas costas’, o Debian ainda é a melhor solução para servidores.

    Diego (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 10:05 am

    A muito tempo atras eu usava o Conectiva em todos os meu servidores e agora passei para o Redhat e Centos, funicionam todos pefeitamente, já usei o Debian e tem coisas muito legais nele mas o Centos/Redhat facilita muito a minha vida.

    Outra questa importante e que os fabricantes de hardware so homologam distribuições pagas como Redhat e Suse acredito por uma “questão de garantia”.

    Redhat/CentOS comanda! ahuahauahauahuhauahuaha!
    Abraços!

    Prefiro Debian, mas há produtos ( como o Oracle ) que instalam bem mais tranquilamente no CentOS/RHEL/Suse por conta da homologação da fabricante e versões de bibliotecas.
    O importante é que, independente da distribuição, a participação do Linux como um todo aumente. Tanto para servidores web, como para estações de trabalho.

    Luiz Agostinho (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 10:20 am

    Desde o momento que passei a utilizar CentOS como solução nos servidores que instalei não troquei mais, distro muito estável, segura e altamente confiável. Não estou dizendo que o Debian não seja, mas me acostumei muito melhor ao CentOS!

    O gráfico está coerente com o que vejo por aqui, Debian e CentOS são os mais usados.

    @Franco, muitos softwares homologam suas soluções pra Red Hat, um dos motivos de muita gente preferir o CentOS ao Debian, já que senão não teriam suporte.

    E um dos motivos pra homologarem uma distro e não homologarem outra é a falta de padronização entre elas, senão teriam um aumento de custo que cresceria a cada distribuição suportada.

    Acalla (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 10:40 am

    Belo assunto.

    Já usei linux em meus servers, e até hoje, me arrependo de ter trocado ele. =/

    http://www.sempreinformatica.com.br/home.asp?pag=site

    O CentOS se diferencia do Debian pela homologação de vários programas e drivers para Red Hat, e que servem para o CentOS. Tive alguns problemas para manter o servidor Debian que trabalho por causa disso. O último foi para instalar um driver de um usb-key o qual uma ferramenta de desenvolvimento em Hardware necessita. O driver não instalou de jeito nenhum no Debian, mas quando fui instalar no CentOS (VM) instalou perfeitamente.

    Apesar disso, ainda prefiro o Debian, pela facilidade e diversidade de programas em seus repositórios.
    De qualquer forma acho bem saudável essa competição entre as duas distros. :)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 11:51 am

    Sou usuário CentOS há mais de 2 anos (saudoso CentOS 5.1), e tenho visto essa mudança acontecer. Aos que não gostam, só lamento. E vai tarde, Debian. :)

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 12:06 pm

    Concordo com a opinião dada pelo @thomas. O importante é que a participação do Linux aumente.
    Apesar de eu preferir Debian (apesar de nunca ter utilizado o CentOS :P )

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 12:19 pm

    E o Ubuntu passou o Fedora.

    Dorival (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 12:37 pm

    Era natural que isso acontecesse.

    Assim como o Fedora logo deve ser o desktop mais usado, ou ter a mesma participação do Ubuntu.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 12:47 pm

    @Nelson sinto dizer que você não sabe ou não entende o que você está dizendo. CentOS tem sua base os fontes do RedHat Enterprise Linux e a RedHat é tão antiga quanto a Debian e seu ciclo de testes e estabilidade são bem diferentes do Debian. Se você olhar o Distro Time Line verá que o Debian vem de 93 e o RedHat de 94.

    http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/gldt1007.png

    Ambas as distros Debian e CentOS são muito estáveis e robustas. Uso as 2 em 8 provedores que presto serviço. Sempre haverão relatos de problemas em ambas as distros assim como qualquer outra. Existem pessoas que preferem até mesmo pela forma de empacotar, uns gostam mais do .deb e outros do .rpm. A forma de trabalho diferem muito, de um lado vemos uma empresa que cresce mais à cada ano que é a RedHat e do outro uma comunidade que cresce também à cada ano. Quando as pessoas querem uma plataforma RedHat compatível para qualquer aplicação que exija isso, mas não querem estar sujeitos à pagarem por isso, elas optam pelo CentOS. CentOS também é muito usado em Clusters pois ocupa a posição dentre os OSes do Top 500 dos Super Computadores:

    http://www.top500.org/stats/list/35/os

    Agora você acha realmente que alguém colocaria um sistema desse em Super Computadores se não fosse robusto e estável?

    Debian e CentOS são distros fantásticas e merecem todo o respeito por contribuírem tanto para que possamos ter o melhor sempre.

    Existem muitas outras características que diferem o Debian e o CentOS. O kernel por exemplo são diferentes em versão e patches sejam eles em drivers ou outros recursos.

    O ciclo de versões também diferem muito. O Debian sai uma nova versão em média à cada 2 anos, inclusive melhorou muito pelo tempo que demorava no passado. O CentOS permanece muito mais tempo por exemplo estamos no CentOS 5.5 e começamos assim:

    CentOS 5.0: 12/04/2007
    CentOS 5.1: 02/12/2007
    CentOS 5.2: 24/06/2008
    CentOS 5.3: 01/04/2009
    CentOS 5.4: 21/10/2009
    CentOS 5.5: 15/05/2010

    Na filosofia da RedHat todas as versões são atualizadas mantendo a compatibilidade corrigindo bugs, adicionando novos drivers e melhorando sem muitas mudanças nas confs e muitas das vezes sem necessidade de se mexer uma linha. Isso para a administração é muito bom e dá tempo ao administrador de se preparar quando sair por exemplo o release 6.0 que nesse caso será necessária uma nova instalação mas a versão 5.x ainda continuará sendo mantida por muiiiito tempo. Até hoje ainda é mantida por exemplo a versão 4.x.

    Esperemos para esse ano ainda o lançamento do RHEL 6.0 e posteriormente o CentOS 6.0. Mas assim como a comunidade Debian, o RHEL 6.0 só sairá quando estiver realmente pronto. :)

    Grande abraço a todos

    Minha pequena contribuição aqui:

    No mercado de hosting de sites, os clientes pedem e preferem o cPanel. É fatal.

    E para o cPanel o CentOS é o que se encaixa, já que a alternativa (Red Hat) faria com que os custos do hosting subissem e isso não é bom nesse mercado que é concorridoe com margens apertadas.

    Para servidores que não sejam de hospedagem no varejo, aqui na empresa, usamos principalmente CentOS e Ubuntu Server.

    Preferimos o Ubuntu, por conta do legado enorme de experiência que temos com o Debian. Questão de gosto da empresa.

    E ficamos com o Ubuntu pois ele fornece um ciclo de atualização da userlan maisrápido, sem ao nosso ver, sacrificar a segurança e estabilidade do Debian.

    O CentOS aqui, roda principalmente em servidores de clientes que o preferem.

    Riser (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:36 pm

    @Lucas Timm
    E vai tarde, Debian. :)

    Essa maniazinha de tratar distro como time de Futebol…

    Rodrigo Goes (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:04 pm

    É sempre assim o pessoal prefere interfaces gráficas para simplificar o trabalho em pouco tempo, só sabe usar isso, viram usuários de uma interface. Más quando a coisa dá pau ninguém sabe o que fazer!

    Se não for o suporte hehe… talvez o suporte não seja rápido o suficiente ;)

    Nelso (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:22 pm

    Companheiro Marcelo Gondim, Igualar o CentOS com o REDHAT, seria a mesma coisa que igualar o Debian com o Ubuntu, que também é baseado no Debian.

    Baseado é Diferente de igual.

    Danilo (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:02 pm

    Baseado não é igual, mas o CentOS “quer ser igual” ele existe para ser uma versão gratuita do Redhat. Ciclo de desenvolvimento, versão dos pacotes “tudo” é igual. No caso do ubuntu/debian é bem diferente, são projetos com focos diferentes, ciclos diferentes, é uma comparação Fedora/Redhat

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:33 pm

    Bom, sendo Linux, pode ser Debian, Red Hat ou CentOS que é positivo pra plataforma.

    Só gostaria que fossem mais padronizados, mas aí é outra história.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:33 pm

    “É sempre assim o pessoal prefere interfaces gráficas para simplificar o trabalho em pouco tempo, só sabe usar isso, viram usuários de uma interface. Más quando a coisa dá pau ninguém sabe o que fazer!”

    Não necessariamente quem usa interface gráfica não saberá resolver problemas mais complexos. É só uma questão de buscar as soluções mais práticas e mais rápidas, principalmente quando se trabalha com prazos a cumprir. Se o ser humano não buscasse soluções mais práticas em seu dia-a-dia, não estaríamos tão avançados tecnologicamente. Pareceria até a Fifa se recusando a usar recursos modernos para minimizar os erros dos árbitros.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:33 pm

    Sinceramente, com a estrutura de versões do Debian, não entendo porque as empresas de Hardware como não o homologam. Afinal, seria muito mais fácil algo funcionar no Etch ou Lenny, do que em ‘n’ releases de uma mesma versão. Além disso, o .deb é muito mais camarada com dependências automáticas do que o RPM. ["Ahhhh, seu panaca, mas o YUM faz a mesma coisa, bla, ble, bli..." - e continua atrás do apt-get em tudo, principalmente em velocidade, IMHO]
    Tá certo que há as atualizações de segurança que poderiam quebrar a compatibilidade no debian, mas não acredito que não pudesse ser algo contornável.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:49 pm

    Parece que o povo ainda não aprendeu a fazer uma pesquisa básica, CentOS é o RH, mas sem logos e outras coisas que poderiam ser consideradas como violação aos direitos de marca da RH. Só entrar no site do projeto e ler ou então ir no site da RH mesmo, lá eles dizem a mesma coisa, inclusive indicando o CentOS para quem queira estudar suas soluções e não queira pagar pelo SO.

    Minha experiencia com administração de servidores é antiga, não trabalho mais, mas peguei a época em que o RH deixou de ter versão gratuita e migrei muitos de RH para Debian a época, nunca trabalhei tanto na vida, até que muitos clientes aceitaram a ideia do CentOS, o que me salvou a pele.

    Como disseram acima, muita coisa só vai funcionar corretamente em família RH por conta de homologações e outros fatores diversos, enfim, como sempre disse a amigos, escolha de distro tem de ser pesada e analisada com critérios, não é só porque eu gosto da distro X é que ela vai ser sempre a melhor escolha.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 4:22 pm

    @Nelson

    Não é a mesma comparação que você fez. Ubuntu se difere do Debian porque existem diferenças até mesmo nos binários por questões de lançamentos com diferentes versões. Mais uma vez você não sabe o que está dizendo. O CentOS é gerado à partir dos fontes da RedHat, só são modificados as logos e coisas que implicariam em problemas jurídicos com a própria RedHat. Se sai um RHEL 5.6 também sai um CentOS 5.6 com os mesmos fontes, estruturas de diretórios, confs, tudo idêntico. Quando sai uma atualização da RedHat a mesma é compilada e gerada para o CentOS. A própria RedHat indica o CentOS para estudantes que queiram fazer uma certificação RHCE e outras.
    Não fale o que você não saiba, se informe melhor antes. O CentOS ainda possui outros repositórios próprios mas não vem habilitados por padrão e não conflitam com a base de fontes tiradas da RedHat.

    As versões de pacotes do Ubuntu para o Debian são diferentes, isso não ocorre entre um RHEL 5.x e um CentOS 5.x, porque o CentOS é gerado através dos fontes que a RedHat disponibiliza do RHEL.

    Bem espero que você tenha entendido agora a diferença.

    Nelso (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 4:51 pm

    @Marcelo Gondim

    Companheiro quem está equivocado é você: Que fontes voçê está falando?

    Existe inúmeros sistemas proprietários no RH que no CENTOS não tem, você está falando das fontes dos sistemas Open Source do CENTOS.
    O basicão é igual mesmo, gerenciadores de janelas, File System, estrutura de diretório, etc …; Isso é comum até no Fedora.

    Isso não prova que o CENTOS é IDÊNTICO AO RH….

    Antony (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 5:36 pm

    @Nelso

    Favor ir se informar, você está equivocado e não tem a humildade pra admitir seu erro. Fontes = código fonte/patches, TUDO que a RedHat lança em seu Enterprise Linux, salvo conteúdo com copyright, existe no CentOS.

    Você cita sistemas proprietários existentes no RHEL, mas pode dar exemplos? Qual desses sistemas não é compatível com CentOS? Do site do CentOS:

    “CentOS conforms fully with the upstream vendors redistribution policy and aims to be 100% binary compatible. (CentOS mainly changes packages to remove upstream vendor branding and artwork.)”

    Agora localize a mesma citação no site do Ubuntu/Fedora/

    Sem mais.

    Pinguim de geladeira (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 6:18 pm

    Fiz um teste no meu servidor VPS novo e instalei CentOS. Consultei o uso dos recursos no painel de controle:

    476 MB de HD
    14 MB de RAM

    Não gostei e voltei para o meu bom e velho Slackware:

    114 MB de HD
    3,33 MB de RAM

    Imbatível. Bem, talvez o Arch seja mais leve.

    Como já disseram, o CentOS cresceu muito pela imposição dos painéis de controle enlatados. Infelizmente, muita gente foge do melhor painel de controle que existe, que além de tudo funciona em qualquer distro:

    http://www.openssh.com

    Raposão Explorador (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 6:38 pm

    Aliás o sistema operacional mais utilizado no mundo é o Windows 7. De longe o melhor sistema operacional já feito pela Microsoft! Muito melhor que qualquer distribuição Linux que eu conheço (Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse, Slackware… e por aí vai!).

    Eu uso Linux no trabalho (sou obrigado) e Windows 7 em casa! Assisto meus filmes em mkv (1080p) numa boa… sem engasgos… vai rodar isso no mesmo pc com saida HDMI com Linux pra ver!!!

    Nelson (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 6:42 pm

    @Antony

    Meu camarada; Se você gosta tanto assim do REDHAT compre a Licença de Uso e largue mão de usar um sistema compatível com um copyright.

    RHEL (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 8:16 pm

    @nelson

    mi … mi … miiiiiiiiiii

Este post é antigo (2010-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.