Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usando o IPhone como modem 3G (USB ou Bluetooth) no Ubuntu

Se você tem um IPhone 3G ou 3Gs, um computador rodando Ubuntu e um plano de dados suficientemente permissivo na sua operadora, é possível que este tutorial interesse a você, pois ele ensina como acessar a Internet no PC usando o IPhone no papel de modem sem fio.

São 2 procedimentos diferentes, sendo um via Bluetooth (menos complicado, usando o aplicativo Blueman instalado a partir de um PPA) e outro via USB (bem longo e cheio de dependências). Possivelmente eles funcionarão para outras distribuições também; se eu testar no Ubuntu, conto para vocês o resultado depois.

Um detalhe importante: dependendo das restrições que a operadora colocar no perfil do IPhone envolvido, a opção necessária (“Tethering”) pode não estar disponível, e neste caso específico o procedimento só será possível se o usuário tiver realizado procedimentos adicionais de “desbloqueio” do seu aparelho.

Saiba mais (ubuntugeek.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fagner (usuário não registrado) em 18/01/2010 às 6:20 pm

    Sou da Zona Norte de Porto Alegre
    Parabéns pelo blog.
    Sempre quando eu posso eu volto aqui.
    Abraços

    Magno (usuário não registrado) em 19/01/2010 às 12:26 pm

    Qualquer procedimento desse tipo só funciona em iPhones craqueados (jailbreak). Mesmo os desbloqueados não possuem a opção de tethering fora dos EUA. O iPhone OS 3.1 simplesmente eliminou essa possibilidade dos iPhones.

    Se você precisa usar seu smarthphone como modem para o seu notebook, use o Android. O meu é o Galaxy. O Ubuntu reconhece como modem USB sem precisar de nenhuma configuração extra (é só escolher “rede com fio” e ir escolhendo os parâmetros, como operadora etc). O mesmo no Windows 7 e no Mac OS X Snow Leopard.

Este post é antigo (2010-01-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.