Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usando o i4l para criar instaladores de aplicativos para Linux

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Instalar aplicativos em sistemas GNU/Linux tem sido uma luta de longa data. Antes de 1993, para ter um sistema funcional, era necessário compilar tudo, desde o kernel, passando pelas ferramentas GNU, até as aplicações desejadas.

Hoje em dia isso é passado, e a instalação de programas no Linux se tornou algo até mesmo trivial. Tendo uma conexão com a internet, basta um simples comando, como “apt-get install ” ou “yum install ” para termos o aplicativo desejado. [...] Contudo, ainda existe um caminho a galgar. Usuários Windows estão muito acostumados com o paradigma NNF (next, next, finish) quando se trata de gerenciar aplicações. Além disso, estão acostumados a baixar por sua própria conta o instalador do aplicativo, que consiste em um único arquivo executável que contém todo o necessário para rodar o aplicativo.

O i4l é um projeto do autor do artigo que visa a suprir essa necessidade.” [referência: htmlstaff.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Otimo, espero que em breve tenha uma versão para pacotes Cross-Distro em rpm.

    Mas hoje em dia eu fico provavelmente 10 há 15 minutos sem internet por mes disponivel…mas um otimo applicativo, para horas cruciais!!

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 3:45 pm

    Não, não há nenhum caminho a galgar. Nenhum usuário novo de Ubuntu que conheci não gostou da ideia de ir ao Software Centre, escolher o que quer e deu. Assim que eu explico o conceito eles adoram, e é ridículo continuar insistindo em um sistema claramente inferior.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:13 pm

    Pessoalmente, acho uma completa perda de tempo, e particularmente eu odeio essa onda de tentar trazer pro linux (seja lá que distro for) o que os “usuários de windows estão acostumados”. É muito mais produtivo e correto na minha opnião perder alguns minutos explicando como funciona a instalação de softwares em sistemas linux e suas vantagens, sinceramente acho que isso anda na contra-mão de todo o processo de evolução do desktop-linux, que deveria ser um conceito “linux” de desktop e não uma tentativa de agradar os insatisfeitos dessa peneira de Sistema [não] Operacional chamada Windows que estão migrando pro lado de cá.

    MrFr0g (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:22 pm

    Ahh, daí vai faltar arrumar um jeito de instalar sem ser super-user. Depois, quem sabe, arrumar uns vírus bem bacanas.

    ioca100 (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:52 pm

    Instalação até no Mac te avisa que o arquivo provém da internet,que é perigoso etc. Prefiro a central de programas do Ubuntu e .deb das fontes confiáveis.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 5:30 pm

    Para muitos de nós, incluso eu, podemos não gostar da ideia de imitar mais um estilo proveniente de outros sistemas, porém, isso gera mais uma opção, que é bem-vinda. O que se deve fazer é aconselhar os novos entrantes a usar métodos mais seguros, usando uma central de software ou repositórios com chaves autenticadas.
    Um exemplo prático disso que tive: um computador com certas placas de rede onboard da Broadcom não configura a interface sem o módulo. Ele tem no repositório, mas OK. Como vou acessar o repositório e baixar sem essa interface?
    Uma opção seria entrar em outro micro com conexão e ir ao site de pacotes da distribuição e baixar o pacote mais suas dependências e trazer via pendrive ou outro. Esse é o método mais longo. Ou se eu tiver uma placa offboard que sei que funciona de primeira na distribuição. Daí fica fácil, insiro a placa, configuro a interface dela e pronto. Baixo tudo. OK. Mas como fica quem não tem essa placa ou muito menos sabe instalar no slot? Dificuldade. Se tenho lotes desses micros com a Broadcom, faço com o i4l um “instalador” e pronto. Facilta minha vida ou de quem faz o serviço no meu lugar. Pensamos nele como alternativa de facilitador. Instalação offline é importante para vários casos além do que citei.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 5:34 pm

    Sinceramente, eu acho que esse papo de “NNF” tem mais é que ser cortado. O sistema de pacotes do linux é muito superior e cinco minutos é mais do que suficiente para que o usuário compreenda e goste do sistema.

    Olha, isso é software livre, vocề é livre pra fazer o que quiser. Mas acho um desserviço esse negócio de querer ficar imitando coisas ruins de outros SOs para agradar usuário resistente.

    Ninguém faz sucesso imitando o líder, mas sim fazendo melhor que ele. Entre ficar com o original ou com a cópia (que nunca será como o original), as pessoas ficarão com o original. Temas do Win7, por exemplo, podem até ficar pearecidos, mas a usabilidade, as telas, etc. serão diferentes, as pessoas perceberão e reclamarão.

    Melhor criar um sistema superior e que resolva melhor os problemas e mostrar as vantagens que as pessoas usarão.

    Também não importo com o esquema de repositórios, apesar de restringir a facilidade ao que está nele, quem precisa de software comercial ou um aplicativo de terceiro que esteje fora, vai ter mais difuldades.

    E, sejamos sinceros, se continuar com esse esquema de instalação vamos ter apenas os 1% de usuários que gostam desse tipo e vêem alguma vantagem por não ser parecido do concorrente.

    andreluiz_net em 14/11/2010 às 10:23 pm

    Achei a proposta interessante. É mais uma opção, apesar de considerar sua aplicação mais útil nas instalações em “larga escala”, principalmente se a quantidade de aplicações for reduzida. A conexão com a internet pode sim ser um grande limitador.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 4:05 pm

    @marcosalex você falando assim dá a impressão de que os atuais usuários linux de longa data tem interesse nessa migração em massa de usuários de outras plataformas, e não é verdade, eu tenho interesse na plataforma do jeito que ela é, foi isso associado à filosofia do software livre que me fez migrar a mais de 10 anos atrás, eu não tenho o mínimo interesse de que a plataforma que eu escolhi seja distorcida para “abraçar” usuários MAL acostumados de outras plataformas. A evolução do desktop no linux não precisa e nem deve se resumir ao gosto do usuário de windows, cada macaco no seu galho, e eu realmente espero que os macacos puxa-saco da Microsoft matenham essa aberração de NNF longe do linux!

    pimentel (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 10:21 pm

    O padrão de instalação pode (aliás deve)continuar sendo o velho e bom esquemas via repositórios,mas sou a favor de que se tenha o esquema for Windows de next-next e finish também,nosso linux pode ser perfeitamente um sistema “total flex”.

    maikon (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 10:23 am

    Nem todo mundo tem conexão com a internet não sei se NNF, desde que eles instalem corretamente todas as dependências… mas gostaria de um modo eficiente de instalar aplicativos simplesmente copiando-os de outro computador, sei que é possível mas as dependências não vem. Eu não tenho net em casa, sei o que é ter que conseguir um lugar para instalar o Ubuntu e nem sempre é rápido…

Este post é antigo (2010-11-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.