Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Upgrade no Ubuntu Server LTS: 8.04 para 10.04

Enviado por Eden Caldas (edenΘlinuxfacil·org):

“A versão server do Ubuntu 8.04 ainda é suportada até 2013. Caso você queira fazer um upgrade para a próxima LTS, 10.04, continue lendo.

Você pode ver um passo a passo bem detalhado sobre o upgrade no Wiki Linux Fácil.” [referência: linuxfacil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    P* q* p*, o dono do artigo não tem vergonha de postar isso no blog não? Se tivesse notificado ou precavido alguma particularidade no processo (Que sempre tem aquele pacotinho chato que dá uma dor de cabeça do caramba ou então aquele sisteminha mixto que fica um saco de atualizar) ainda ia, mas falar MENOS do que a documentação diz e no minimo demais pra minha tolerância.

    Sinceramente eu detesto quando falam mal do Ubuntu ou do Debian, mas também a comunidade de quando em vez não ajuda.

    P.s: Pra quem diz, faz melhor, digo que já faço, basta procurar. Eu me recuso a fazer documentação pior do que a oficial (Apesar de que mante-la atualizada realmente é um processo complicado).

    André Machado (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 2:18 pm

    Ah, por favor! Eu geralmente discordo de opiniões radicais, como as que tem o estilo da do Leonardo, mas dessa vez tenho que dar o braço a torcer: desde quando digitar duas linhas de comando “E responder “Y” para todas as perguntas, lendo cuidadosamente cada uma delas.” é um tutorial?

    Eu imagino os sobrinhos que cuidam de “servidores” improvisados em empresas seguindo esse “tutorial”… a tragédia que vai ser… lamentável.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 4/07/2010 às 5:21 pm

    Pior ainda foi ele ter usado:

    sudo do-release-upgrade -d

    O “-d” vai atualizar pra um sistema instável e ainda em testes!

    Péssima dica para quem usa o 8.04 LTS

    Andre, o tocante nem é esse. Eu só cheguei a esta crítica porque realmente foi lastimável este post, feito completamente errado. Como disse, em geral eu faço melhor e mando pro BR-Linux ou melhoro a documentação oficial, mas poxa vida, ela tá tão completinha se tratando deste upgrade… Será preguiça de ler? Se for a barreira do idioma, faça como o Morimoto que publica traduções de bons textos. Agora isso ai não dá, e ai vem um monte de imbecis que se metem a dizer que usam e que o Ubuntu é uma merda porque usuário não pensa. Façam-me o favor. E augusto, tá precisando dar uma peneirada nesse tipo de coisa.

    Leonardo, eu até peneiro bastante, mas de vez em quando tem que deixar algum post dos iniciantes esforçados chegar a ser destaque, porque é assim que eles acabam se motivando a contribuir com algo que possa ser percebido como mais valioso.

    No caso específico, eu lamento por saber que o artigo, além de ser de nível beeeem básico (que eu aceitei conscientemente), também tinha uma orientação errada (que eu não percebi).

    Mas não se engane, pretendo continuar ainda por muitos anos postando de vez em quando algum artigo de nível bem iniciante. Bastante gente que hoje compartilha informações avançadas algum dia já cometeu o seu tutorial de ls colorido ou de parâmetros do wget…

    Augusto, o problema nem é o artigo ser coisa de iniciante ou não. O problema é que o sujeito foi porco. Se ele tivesse contato a experiência dele, como foi o upgrade, até alguns screenshots – ai sim teria validade. Mas poxa, um artigo pior e mais mal escrito do que qualquer documentação existente, sinto muito mas foi triste. Modéstia parte, eu me considerei esforçado por exemplo quando fiz o artigo sobre Bluetooth no Ubuntu. Muita coisa tinha na documentação, mas eu fiz um esquema caminho-das-pedras, ilustrado e deixei o canal aberto pra responder perguntas também. Foi algo basicão, mas não foi feito “nas coxas”.

    newbrazuca (usuário não registrado) em 5/07/2010 às 7:14 pm

    Em servidores,nem testei. Mas upgrade “pulando” releases, tentei 3 vezes e sempre deu xabu. Não recomendo para ninguém. Mas tem gente que gosta de sofrer…

Este post é antigo (2010-07-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.