Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu Light: versão especial para usuários dual boot

Trecho da nota do iG Tecnologia, e ilustração enviada pela Canonical:

A Canonical apresentou ao mundo nesta segunda-feira um preview do Ubuntu Light, uma nova versão de sua distribuição Linux que será embutida em desktops e notebooks de diversos fabricantes. Projetado como um concorrente de sistemas como o SplashTop, da DeviceVM, o Ubuntu Light terá como principais características uma nova interface otimizada para as telas de baixa resolução dos netbooks e tempo de boot reduzido, estimado em apenas 7 segundos.

A interface, batizada de Unity Shell, usa uma barra de ícones na lateral esquerda da tela, com atalhos para aplicativos já instalados e programas abertos. A barra de menus dos programas será unificada e exibida no topo da tela, como no Mac OS, e os ícones de controle das janelas (fechar/maximizar/minimizar) poderão ser acompanhados por indicadores como controles de volume e de sinal Wi-Fi.

De acordo com o site Liliputing, uma das principais características do Ubuntu Light será a incapacidade de instalar ou remover novos programas. O sistema não será apresentado como um substituto do Windows, mas sim como um complemento, oferecendo aos usuários uma forma rápida de acessar a internet e e-mail sem ter de esperar o sistema operacional de Redmond carregar.

O Ubuntu Light, que estará disponível apenas aos fabricantes de equipamentos, não deve ser confundido como o Ubuntu Netbook Remix, que continua sendo uma versão “completa” do Ubuntu, mas utilizará a mesma interface Unity otimizada. (via tecnologia.ig.com.br)

Veja também o artigo da Softpedia.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:56 am

    (…) uma das principais características do Ubuntu Light será a incapacidade de instalar ou remover novos programas. O sistema não será apresentado como um substituto do Windows, mas sim como um complemento (…)

    Estratégia equivocada, me parece, a não ser que o harware não suporte o Windows 7. Todo mundo acaba precisando, em algum momento, de instalar (ou desinstalar) um ou outro programa (os que não sabem fazer isso contam com uma vasta rede de “entendidos” para ajudá-los nessa tarefa).

    E, no fim das contas, quem se importa de esperar alguns segundos a mais para o Janelas carregar?.

    Eduardo (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:58 am

    Muito bom facilita bastante a vida principalmente de quem tem notebooks com recursos não tão poderosos para usar o dual boot.

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 10:13 am

    Genial!

    Assim um monte de gente vai utilizar o Linux quando tiver que acessar a net. Principalmente pela rapidez e segurança, seja sites de instituições financeiras ou de entretenimento lascívo :P

    Essa coisa de sistema operacional voltado para a internet é a nova onda, veja o ChromeOS.

    Lembrei agora do Bizantine, aquela distro pequena que aparentemente tinha esse fim.

    edival (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 10:26 am

    ué? se haverá a impossibilidade de instalar novos programas, o que o central de software está fazendo ali na barra? Enfeite? Ou vc clica e aparece uma janelinha “ISSO NAO TE PERTENCE MAIS” ?

    Até tava pensando em testa-lo para uso com servidores que precisam de display gráfico onde GNOME/KDE são muito pesados, mas com a incapacidade de gerenciar programas eu passo.

    Essa solução seria interessante se usada de forma embarcada nas placas-maes, bios, etc… em duaboot com o Windows acho equivocado porque cedo ou tarde a pessoa vai ter de reinstalar o windows.

    Não poder instalar programas???? as vezes até me pergunto no que vai na cabeça de quem faz um sistema desses….

    Toda vez que vejo algo sobre a adoção do menu global pela canonical eu fico esperando o jurídico da apple vir com alguma patente desse recurso.

    Curioso (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 11:28 am

    Não esqueçam o Windows evoluiu, to com o seven a quase um ano, na sua versão RC ainda e não tive mas problemas com lentidão, vírus, … o boot é bem rápido também.

    rogerio (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 11:46 am

    Isto para mim é um laboratório para avaliar o uso e aceitação do Cloud.

    Pedro Mariano (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 12:10 pm

    Boa idéia.
    Meio off-topic, mas a quantas anda o Kubuntu Network Remix?

    O Ubuntu Light foi criado para fazer apenas uma coisa: dar boot muito rápido e permitir acesso a serviços online com rapidez, eficiência e segurança. Ele será uma imagem só de leitura instalada em máquina em dual boot inicialmente pois esse projeto começou com uma requisição dos OEMs. Ele não é um OS completo, não é esta a idéia, por isso virá com uma estrutura fixa de programas que não poderá ser alterada. Quem quer um OS completo instala o Desktop ou UNE.

    Pedro Mariano (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 12:11 pm

    Kubuntu Netbook Remix, quero dizer.

    LEOc4dio (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 12:53 pm

    olá, paz e bem!

    a ideia é unir a nuvem (Net) ao solo (HD, SSD e assemelhados).

    entendo que a Google já sacou isso… seu browser com abas em processos separados e as extensões (programas “lato sensu”) já apontam nessa direção. o seu “WebOS” já está sendo testado!

    []s livres,

    Marco (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 5:03 pm

    Apenas para fabricantes de equipamentos???
    po eu queria testar….
    alguem vai disponibiliar com certeza…

    @Marco

    Devido à própria natureza do projeto, cada imagem será diferente da outra, criada especificamente para aquele equipamento então, poderá não funcionar em outros.

    Heaven (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 7:59 am

    @adilson

    Então é provavel que o sistema seja colocado em uma memória flash da própria placa do equipamento da empresa OEM em questão?

    @Heaven
    Mais ou menos isso. O mercado aqui é dispositivos móveis (netbooks, tablets, etc) que virão geralmente com SSD. A idéia é que ele venha pre-instalado neste SSD de fábrica.

    Enrico (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 2:26 pm

    Não entendi direito…. ou esse Ubuntu Light é pra rodar com aqueles botoes de boot rapido ? Que atualmente carrega sempre uma distro feita pelo próprio fabricante ou programa especifico também feito pelo fabricante?!?

Este post é antigo (2010-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.