Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 10.04: download e as novidades

O lançamento do Ubuntu 10.04 está previsto para daqui a cerca de 3 semanas, e os entusiastas têm enviado um fluxo contínuo de matérias interessantes sobre o que está por vir. Se você quiser testar o Beta 2 e tirar suas próprias conclusões, faça o download e fique à vontade, lembrando que o beta é para ser instalado por quem deseja experimentar ou mesmo contribuir com o processo de desenvolvimento, e não para substituir versões de produção.

Entre as matérias da imprensa que mais me chamaram a atenção está esta da inglesa PC Pro, bem humorada (falando das expectativas dos fãs do Ubuntu e do desinteresse que o pessoal do Windows e Mac tipicamente tem sobre o assunto), mas elogiando a estratégia da Canoncal de oferecer uma boa escada e a tentação de dar ao pessoal acostumado aos desktops proprietários algo que possa os tentar a subir nela para dar uma espiada no outro lado.

Esta lista dos 5 melhores pontos do Ubuntu 10.04 também é interessante, e eu concordo com o autor sobre a presença de um manual merecer fazer parte desta lista. Quando eu era usuário de SUSE (na época ainda se chamava S.u.S.E.) ele vinha com um nada reduzido manual impresso, e eu realmente lia antes de instalar, sem nunca me arrepender. O do Ubuntu não será impresso (novos tempos), mas a idéia de um manual consolidado para a distribuição, e não apenas uma coletanea das documentações dos pacotes, me agrada muito,

Esta matéria do The Register também me chamou a atenção, não apenas por destacar várias novidades da versão, mas por usar uma classificação interessante ao dizer que o Ubuntu está mais ‘consumer oriented’. Também vejo assim, e acredito que esta aproximação em direção a um contingente maior de consumidores de informática inevitavelmente afastará alguns usuários mais geeks que realmente só ficarão satisfeitos com uma distribuição que lhes ofereça outras qualidades – especialmente as que permitam a agradável sensação de escovar bits nos arquivos de configuração.

Para completar, uma opinião pessoal sobre os novos temas. Vi bastante rejeição estética a eles em diversas discussões, mas posso afirmar, tendo instalado o beta 1, que minha opinião é positiva: achei bem mais bonito que o tema clássico, e os botões posicionados à esquerda da janela em nada me atrapalharam.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Opa! Corrige aí no último parágrafo: “Minha opinião é positiva”.

    Como relação aos botões, vou mais além, a barra de menus/tarefas/etc que geralmente são horizontais por default (tanto no Gnome/Kde/etc) em telas muito grandes (wide) ficariam melhor na vertical.

    Um site, que é uma PÁGINA na web (modo retrato ao invés de modo paisagem) é uma coisa que têm mais informações na vertical do que na horizontal. Assim os menus horizontais ocupariam área útil, ao passo que estando eles na vertical (seja do lado direito, esquerdo ou ambos) estariam numa área normalmente não utilizada. Não sei se me fiz entender.

    Ops! Fui corrigir o Augusto e acabei cometendo um erro tb. É “com” no lugar de “como” no segundo parágrafo.

    Complementando o meu post acima, faltou dizer que acho que o KDE e Gnome deveriam melhorar as barras de menus/tarefas para que elas fiquem boas para se colocar tb na vertical.

    Digo que têm que melhorar pois, colocando essas barras na vertical, percebo que necessito aumentar a largura delas, de certa forma perdendo parte da vantagem que eu atribui em posicioná-las desse modo.

    Corrigi, obrigado!

    Alexandre Y. Harano (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 6:36 pm

    Tive uns problemas relacionado ao beta1: instalei no VirtualBox 3.16 e logo fiz o update junto com a instalação do Guest addiction. Após a instalação em conjunto com a atualização, a tela de boot com o símbolo do Ubuntu estava em loop e não bootava.

    Onde é melhor postar a respeito desse problema?

    Felipe (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 6:40 pm

    Ubuntu se tornou tão famoso que as vezes parece que ele é a única distro Linux existente bom isso é que eu vejo de vez em quando

    @Alexandre Y. Harano,

    Nos testes aqui na empresa também tivemos problema parecido. Ele está relacionado ao plymouth na inicialização.

    Já relatamos aos desenvolvedores esse feedback. Parece que isso ocore estranhamente só em alguns hardwares, não em todos.

    Amanda (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 6:49 pm

    Para usar a versão final, vou conseguir fazer upgrade da minha versão ou vou ter que instalar do zero? Estou com a última versão instalads.

    @Amanda

    Assim que a 10.04 sofrer o lançamento dela em 29/04, todo mundo que possui a 9.10 receberá um aviso de que a atualização automática está disponível. Ai é só deixar o sistema baixar e se atualizar sozinho.

    Em geral não existem maiores problemas nisso. Só não recomendo que atualize agora em sua máquina 9.10 que está em produção. Espere a versão final do 10.04.

    Mesmo assim, se quiser já atualizar (não recomendo pois o beta 2 ainda é considerado instalável) digite no termina: sudo update-manager -d

    Ele vai baixar tudo e atualizar.

    Ops.. Correção:

    Mesmo assim, se quiser já atualizar (não recomendo pois o beta 2 ainda é considerado instável) digite no termina: sudo update-manager -d

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 7:01 pm

    Amanda, quando for lançado a versão final vai aparecer um ícone de aviso (ícone de alerta de atualizações típico). Daí é só clicar pra instalar. Mas recomendo não fazer isso logo no começo. Os servidores estão sempre congestionados e pra baixar pode demorar horas e horas.
    Eu recomendo ainda que faça atualização a partir de CD, pois é mais garantido que não ocorra erro (já me aconteceu do servidor congestionado parar de enviar e a atualização parou na metade). Olhe aqui:
    http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading#Upgrading%20Using%20the%20Alternate%20CD/DVD

    E dá uma olhada tbm =)
    http://www.inf.ufsc.br/~guii/linux/#indice

    devnull (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 7:27 pm

    “Ubuntu se tornou tão famoso que as vezes parece que ele é a única distro Linux existente bom isso é que eu vejo de vez em quando”

    Também reparei isso.
    Só que eu acho isso muito bom.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 7:48 pm

    Ao contrário de muitos, gosto bastante do tema visual padrão das 3 últimas versões. Será ofertado no próprio CD de instalação o atual/velho tema Humans?

    elias (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 8:13 pm

    não é toda distro que precisa de exposição na mídia.. ainda mais mídia não especializada. até pq sistemas operacionais não é um assunto tão importante…

    está ok pra mim isso.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 8:45 pm

    O Ubuntu foi o que mais chegou perto de popularizar o Linux pro usuário final, natural que isso aconteça, até surgir outro que avance mais ainda.

    Interessante que algumas distribuições focam os servidores, outras o desktop corporativo, outras o usuário doméstico e ainda tem as que focam o usuário acadêmico e mais “escovador de bits”.

    Isso é positivo, já que permite avançar em mais de um mercado e permite que tenha concorrência em várias áreas, não pulverizando demais o mercado por causa de muitas distribuições.

    Rubem (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 9:59 pm

    To usando a distro OpenSuse 11.2, não tou gostando ! Caso Ubuntu 10.04 atende minha necessidades vou migra-lo.

    Smaug (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 10:28 pm

    O Ubuntu é legal, já usei muito (versões 4.10 a 6.06), mas hoje prefiro o Xubuntu, por causa do Xfce, que é mais sintético.

    Já no laptop, uso o Mint, que pega o Ubuntu e dá umas melhoradas, umas estabilizadas e umas embelezadas (uff!). Por exemplo, na nova versão, os botões vão continuar à direita, como deve ser. Demora um pouco a ser lançado (mais ou menos um mês depois do Ubuntu), mas compensa.

    Mas quero deixar aqui meus parabéns a todo o pessoal responsável pelo Ubuntu (inclusive a equipe brasileira de tradução, que tem feito um excelente trabalho).

    Linux boy (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 10:37 pm

    Mas o engraçado da propaganda do Ubuntu, assim como a Microsoft faz, é parecer que é a primeira vez que alguém implementa determinadas idéias.

    A documentação para o usuário final, que julo importante, é uma coisa que já era feita no passado e que é feita em outras distribuições atualmente também. O Conectiva Linux vinha com um excelente manual em PDF, html e impresso também.

    O Manual do opensuse 11.2 está em

    http://www.novell.com/documentation/opensuse112/

    do Mandriva em

    http://doc.mandriva.com/

    e do fedora em

    http://docs.fedoraproject.org/

    Me desculpem, mas fora a atualização do Gnome para o 2.30, que vai acontecer em todas as distribuições também, a principal novidade dessa versão do ubuntu é praticamente a mudança do tema (para melhor mas copiando o mac) e dos botões das janelas (para pior).

    erico (usuário não registrado) em 9/04/2010 às 11:55 pm

    pretendo me divertir com..oops. Testá-lo nesse final de semana..

    Minha relação com a última versão foi um tanto traumática e acabei optando pelo debian lenny com clearlooks mesmo, porque minha máquina é um celeron antigo.

    Quanto a dizer que ele é o melhor para o usuário domestico pokaprática, isso eu não acho. Claro que ele está bem além no quesito facilidade que um slack ou arch, mas o bom e velho kurumin, com todos os seus scripts tinha proporcionava uma experiencia de uso ao usuário bem mais fácil e com mais interatividade que o ubuntu.

    Claro que a nova forma de instalar programas facilitou bastante também.

    Interessante que algumas distribuições focam os servidores, outras o desktop corporativo, outras o usuário doméstico e ainda tem as que focam o usuário acadêmico e mais “escovador de bits”.

    Muitas pessoas que conheço com esse perfil usam o ubuntu exatamente pelas facilidades e porque quando querem sabem que o sistema ainda é um linux por baixo do capô.

    eu gostei dos screens do novo tema, ao contrário de muitos que pensam que qualquer coisa que fuja do padrão windows copia o mac, esses deveriam procurar imagens de outros sistemas como o irix, beos para ampliarem os horizontes.

    não é toda distro que precisa de exposição na mídia

    Assino embaixo. Elas precisam é de comunidade, o resto é consequência.

    Renatim (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 10:12 am

    Da para mim baixar o Beta 2 e depois atualizar para a versao final a partir do Beta 2?

    James (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 10:15 am

    O Ubuntu está de parabéns, passei boa parte da vida testando distribuições mas agora só quero usá-las, quanto menos eu preciso mexer tanto melhor pra mim.Deixe que os geeks procurem a distribuição que os agradem, pois o que não falta é distribuição por aí.

    Tilt (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 11:36 am

    @Renatim

    “Mim” não faz nada.

    Você é índio?

    Ivansampa (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 3:42 pm

    Eu postei um guia visual para instalação do Ubuntu no youtube, no meu caso rodei a instalação em livecd.
    Para ver http://www.youtube.com/watch?v=slqWq2UjTtI :)
    .
    Uma dica para ter o visual do Ubuntu Netbook no seu desktop, notebook, netbook, digite no terminal sudo apt-get install netbook-launcher netbook-launcher-efl
    :)

    Paulo (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 3:49 pm

    Ubuntu caminhando para o posto de distro padrão nos desktops. Parabéns

    Carlos (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 4:44 pm

    Estou ansioso mesmo é pro lançamento do Fedora 13.

    Giovani (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 4:48 pm

    O Ubuntu já foi uma boa novidade, hj a cada lançamento é uma monotonia só !!! Era mais rápido de atualizar que o Fedora e instalar codecs, hj o Fedora da de 10 a Zero nesse quesito. Novidades e performance já foram melhores, sendo que depois de varias versões do Ubuntu rodando em meus PCs, tive que me render ao Fedora.

    Mesmo assim parabéns pelo lançamento.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/04/2010 às 10:57 pm

    cara tinha um problema sério com modens 3G, era praticamente um parto fazer um funcionar, depois do ubuntu o processo se tornou rápido e linear. É incrível você coloca o moldem e praticamente sai usando, isso pra mim é uma revolução nem no windows o processo é tão fácil, visto que logo após isso o moldem se conecta rapidamente, acredito que duas veses mais rápido no ubunto que no windows, esse ultimo se estiver instalado a mais de um ano o tempo vai pra mais de minuto (rssss).

    Agora imagina o típico usuário iniciante, o seu técnico instala o ubuntu no seu netbook e lhe fornece o moldem 3g, pequenas explicações superficiais e está lá um sistema operacional livre e teoricamente seguro, dependendo das práticas do usuário, estável e pronto para ser usado, com o passar do tempo o usuário percebe que mesmo instalando programas o computador não inicia mais lento e tudo Zem e suas necessidades operacionais são atendidas.

    O ubuntu conseguiu isso por isso é tão popular, agora o pessoal está no caminho certo uma identidade visual somada a uma usabilidade bem feita separa os sistemas operacionais. É bom que o Ubuntu se torne muito popular e tome 30% do mercado pois aí teremos mais drivers e versões de programas para a plataforma do pinguim.

    E no final todos possamos sair ganhando com isso.

    joao (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 1:05 am

    Moldem é dose.

    (sic) @jaun: O comentário dele foi mais pertinente que o seu – Dá pra desconsiderar a falha de aprendizado.

    Em tempo, de fato o Ubuntu anda inovando menos do que eu gostaria em se tratando de experiência de usuário, porém muitas coisas no núcleo estão mudando, e inclusive as partes interessantes para outros tipos de uso (Como servidores). Acho que o Ubuntu na verdade parece estar mexendo em aspectos não diretamente visíveis agora, e se de fato estiver (veremos nos próximos releases) será algo fantástico para contribuir com a velocidade e estabilidade. Esperar o tempo passar um pouco – pelo menos até o lançamento.

    Giovani (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 12:02 pm

    moldem … valeu o fim de semana !!!

    Ricardo (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 1:52 pm

    @Leonardo
    Ignorar uma ‘falha de aprendizado’ é um desserviço e não uma gentileza.

    E o que faltou:

    @psicoppardo
    A denominação de dispositivos com as capacidades de MOdulação e DEModulação é MO+DEM = MODEM

    Renatim (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 6:14 pm

    Bah, estou com problemas na placa de video.
    Instalei o driver do site da ATI (10.3) e agora a tela fica piscando e depois tenho q iniciar em modo low-graphics…

    Alguem sabe o que eh?

    No mais, o 10.04 ta demais!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 11:13 pm

    vlw ricardo.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/04/2010 às 11:26 pm

    retificando o último paragráfo do meu comentário.

    onde se lê:

    E no final todos possamos sair ganhando com isso.

    leia-se:

    Para que no final todos possam sair ganhando com isso.

    desculpem a falha.

    Mauricio (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 8:33 am

    Instalei o Ubuntu 10.04 em meu notebook lenovo e esta funcionando perfeitamente, incrível!!! não precisei instalar driver nenhum, vídeo, som, wirelles funcionando uma maravilha e minha impressora hp foi só conectá-la e imprimir, estou realmente muito contente com o Ubuntu, e espero que continue crescendo assim, pois sou apenas um usuário comum sem noções técnicas de computação, resolvi testar e estou impressionado. Quis saber um pouco mais sobre esse sistema e acabei achando este site e não pude deixar de postar aqui minha opinião, obrigado.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 9:54 am

    Eu ainda nem comecei a usar o 10.4, mas possuindo um netbook e um smartphone sem touchscreen, já gostei da mudança dos botões das janelas.

    Prestem atenção: com um netbook no colo ou mesmo na mão, ninguém usa mouse, e ficar atravessando a tela de um lado para outro para clicar em menus e botões é simplesmente estúpido. Controles próximos fazem mais sentido.

Este post é antigo (2010-04-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.