Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 10.04 adaptado para uso de pessoas com deficiência visual

Enviado por fabiano Garcia Fonseca (fabianoΘlinuxacessivel·org):

“Finalmente finalizei a remasterização da nova versão do Ubuntu, incluindo aplicativos, scripts e configurações que deixam o sistema mais fácil para uso de pessoas com deficiência visual.

Principais características * Sistema configurado para carregar em português e com o leitor de telas Orca ativo. * Scripts para regular o tamanho da fonte, um recurso facilitador para pessoas de baixa visão. * Troca do GKSU (programa que solicita a senha para execução de programas administrativos) por uma versão que não trava o Orca. * Teclas de atalhos definidas para ajustar se o Orca vai ser carregado automaticamente ou não. * Tecla de atalho definida para restaurar o Orca ao default da instalação. *Orca configurado para ativar o ampliador de telas na janela de login. * Definida tecla de atalho para carregar o Orca com o ampliador ativado. *Instalado o Mozilla firefox 3.5.9 no lugar do Mozilla Firefox 3.6, por este último, apresentar problemas de acessibilidade. Estas são apenas algumas das modificações feitas, mas existem mais outras que melhoram a usabilidade do ubuntu para deficientes visuais. Click aqui para ver mais detalhes e fazer o download para descobrir mais novidades desta customização.” [referência: linuxacessivel.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 3:39 pm

    Parabéns pelo projeto! E viva a acessibilidade! Aliás, todos os desenvolvedores deveriam lembrar-se dos que necessitam de recursos especiais para exercer plenamente sua cidadania quando desenvolvem seus produtos!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 7:07 pm

    Parabéns pela iniciativa! Acessibilidade deveria ser tema obrigatório nos cursos de desenvolvimento de software e deveria também ser obrigatório por lei nos projetos de software.

    Espero ver mais iniciativas como esta no Brasil e no resto do Mundo.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 10:17 pm

    Excelente…O ubuntu ficava a dever nesta área de acessibilidade. Ps.:O politicamente correto contínua a mutilar nossa língua, aumentando ainda mais o número de caracteres: Pessoas com deficiência visual nada mais é do que…”deficientes visuais”, o que não significa, nem um pouco, uma ofensa. Visto que todos nós temos deficiências.

    Welington (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 2:22 pm

    Parabéns pelo trabalho. Embora eu não tenha nenhuma deficiência que possa ser considerada grave ou limitadora para usar um computador, eu sou plenamente a favor de projetos como este e acho que deveriam existir mais projetos como este e outros adicionais para complementá-lo.

    Certa vez eu acompanhei uma thread, de uma pessoa com deficiência visual, em uma lista de programação e aquilo me deixou surpreso pois já tinha lido diversas mensagens dele e não havia nada que pudesse sinalizar tal restrição.

    Ele só relatou tal restrição quando alguém o respondeu usando um programa que formatava as mensagens de maneira confusa demais para o seu leitor de tela.

    Embora soubesse que isso não fosse um limitador para exercer tal tarefa, eu particularmente nunca tinha evidenciado o fato.

    Mas estas são coisas que vamos encontrar com mais frequencia na Internet do que na nossa vizinhança e graças a projetos como este que torna os computadores acessíveis para aqueles quem não gozam plenamente dos seus cinco sentidos, acredito que a tendência é encontrarmos mais e mais pessoas usando remasterizações como esta.

    Ivo N. (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 6:25 pm

    Parabéns, é isso aí cada dia mais vamos tornar o software livre mais
    humano e acolheidor…
    Espero pelo dia que todos aderirem pela real liberdade de software…

Este post é antigo (2010-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.