Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Testando o novo modo de janela única do GIMP

Em setembro divulgamos a informação de que o Gimp passaria a trabalhar com janela única, opcionalmente, a partir de sua versão 2.8, e agora já dá para testar na prática este modo, com uma organização que, segundo comentam, lembraria mais o Photoshop.

Este post do Learning Ubuntu explica como fazer, para quem já baixou uma das versões de desenvolvimento que oferecem o recurso (e também explica como instalar uma delas a partir dos repositórios do Ubuntu, se for o caso).

É como anunciado: o programa inicia no seu tradicional modo de múltiplas janelas, e há uma opção de menu que ativa o novo modo de janela única, para quem preferir.

Saiba mais (learningubuntu.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 5:44 pm

    Descobri que o feature começou a finalmente ficar pronto por acaso há um ou dois dias e fiquei muito feliz. Até twittei AEHEAHEAhAEhAEhae

    Detesto esse negócio de janelas múltiplas =)

    foobob (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 5:53 pm

    Janela única é para os pobres 99% da população que usam o (sic) Janelas e só tem uma para todos os programas.

    Mas fico feliz pq finalmente um dos choros mais antigos de fotoxopeiros de carteirinha finalmente vai cair por terra. Uma aporrinhação a menos.

    magic (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 5:56 pm

    Eu tambem aprovo a janela unica. Não estou querendo dizer que ele tem que ficar igual ao outro programa comercial (photoshop), mas sim contar com uma usabilidade como qualquer outro programa.

    Tilt (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 5:57 pm

    Até que enfim!

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 5:59 pm

    Ótimo. Agora vai ficar mais fácil trazer os usuários do Photoshop para o Gimp. Quem quiser, usa janela única, quem não quiser, deixa no jeito tradicional do Gimp de múltiplas janelas.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:04 pm

    As janelas tradicionais do GIMP são as que mais me agradam, talvez por herança do costume que eu tinha programando na IDE do Borland C++Builder.

    É muito prático quando se acostuma. Arrasta pra cá e pra lá, sobreposição de telas pra conseguir mais espaço util ou para trazer a paleta de volta quando não se precisa de tanto espaço etc.

    Mas realmente, pra quem gosta do visual do Photoshop, tá ai o fim da mais famosa reclamação.

    Agora ninguém tem desculpa pra não colocar aquela foto infeliz, retocada, do churrasco de natal lá no Orkut hehehehehe.

    FabioTNT (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:09 pm

    Se eu não tivesse que clicar 2x toda vez que mudo de janela eu nem reclamaria. Certeza que isso vai facilitar a vida.

    Walker (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:13 pm

    Não estou conseguindo usar camadas no gimp-2.7. Será que não foi implementado ainda?

    Tarcísio (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:18 pm

    Até que enfim (2)!

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:20 pm

    Ainda bem que poderei continuar usando o modo antigo,janela única para o que eu faço é anti-produtivo.

    Walker (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:24 pm

    Retiro o que disse, funcionou.

    Mas ainda a versão não está completa, recomendo que ninguem use em ambiente de desenvolvimento.

    Tradução, funcionalidades e resolução de bugs ainda precisam ser totalmente implementados.

    marcos (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 6:34 pm

    @FabioTNT Foco da janela com o mouse, na minha opinião depois que se acostuma multiplas janelas é melhor principalmente porque trabalho com dois monitores.

    Não gostei muito não; Vamos ver como ficará no futuro. As abas para alternar entre uma imagem e outra ficaram muito grandes. Se há uma coisa que as interfaces inovadoras como a do navegador chrome ensinou é que não existe razão para deixar espaços vazios quando falta em outro lugar. Vamos ver como ficará no futuro.

    Mas como é algo recente e ainda não pronto, tende à melhorar. Será que finalmente os desenvolvedores do GIMP passarão a ouvir mais o usuário?

    Ah sim, pelo visto janelas podem ser retiradas e “dockadas” da janela principal no modo de janela única. Aí vc tem um misto das duas maneiras :-) Mas ainda não está funcionando direito :-)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 7:15 pm

    Finalmente! Não que eu seja contra multi janelas, afinal o Photoshop for Mac é assim e funciona muitíssimo bem. O problema é que a implementação de múltiplas janelas do Gimp é horrível. Se você fecha uma daquelas janelinhas auxiliares é um abraço, para trazer elas de volta é um saco.

    No Photoshop for Mac, cada imagem tem uma janela, e as auxiliares são isso, auxiliares, só aparecem quando alguma imagem recebe foco, em um efeito de fade. Se o Gimp fosse assim com certeza existiriam muito menos reclamações por parte dos usuários.

    esse comportamento elitista como o do foobob é simplesmente lamentável, e infelizmente é bem comum na comunidade de software livre. Não é porque você usa Linux e compila seu próprio kernel que você pode se achar superior à outras pessoas só porque preferem usar outro tipo de tecnologia.

    Todo, absolutamente todo feedback de usuário deve ser respeitado e levado em conta. Um dos primeiros princípios do design de interação é que a tecnologia serve aos humanos, não o contrário: http://bokardo.com/archives/five-principles-to-design-by/

    “Agora vai ficar mais fácil trazer os usuários do Photoshop para o Gimp”

    hehehe É a melhor parte. Ainda faltam recursos ao Gimp e a fidelidade de cores dele com CMYK ainda não está legal. Mas no quesito interface, foi uma barreira superada.

    @Paulo Cesar, a Adobe já mudou a interface no Mac pra janela única também, devido à…solicitações dos usuários.

    Benjamim (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 10:49 pm

    Finalmente, não consigo acreditar que alguém possa gostar daquelas janelas multiplas na tela. Fica uma bagunça e difícil gerênciar. É um problema simples que levou muito tempo para ser concertado, mas ja estamos acostumados, quase tudo caminha a passos curtos no opensource.

    Acredite, eu gosto bastante daquelas janelas múltiplas independentes.

    Harry (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 10:58 pm

    Viva!!!!!!!!!

    Não comemoro isso por mim. Eu sempre gostei das múltiplas janelas e já estava acostumado. Na verdade, nunca cheguei a usar o Photoshop, apenas o GIMP, por isso estou bem acostumado à ele e pra mim o que ele implementa é o “normal”. Mas fico feliz em ver que agora vou ouvir menos reclamações quando instalar o GIMP no computador das pessoas.

    Ao meu ver não existe problema no conceito de multiplas janelas. Em alguns casos é muito mais interessante do que uma janela única. Os usuários de multiplos monitores que o digam.

    O problema é quando este recurso é mal implementado. No gimp, queira ou não, ele funciona bem a partir da versão 2.6. Mas isso se você estiver usando o GNOME com Metacity, pq no compiz ou mesmo no KDE cada janela ocupa um espaço na barra de tarefas, o que é algo péssimo. Então resta ver se a especificação do gerenciamento de janelas está ruim ou se só o Metacity implementa os controles corretamente.

    Um exemplo de implementação de janelas multiplas que não funciona é a do Lazarus no Linux. Bem podre mesmo. E os desenvolvedores sabem disso.

    Pelo menos a liberdade prevaleceu. Quem quer usar a interface de janela única que use, mas teremos ainda a opção de manter o tradicional método de organizar nossos trabalhos em paineis.
    Quem usa Macintosh não usa photoshop em janela única, ou seja, todo esse chororô é de usuário de windows.
    Abraço.

    ale (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 8:16 am

    WTF?
    Passa lah no meu entauhn http://www.pudim.com.br/

    José Vitor (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 11:56 am

    Janela única, janela múltipla, é tudo questão de hábito…e de torcida.

    Quem torce pelo Photoshop sempre vai achar motivos (válidos ou não) prá continuar com ele.

    Não estou “defendendo” o Gimp, mas é dose aguentar mimimi de usuários que só conseguem utilizar 0,001% dos recursos de softwares hiper-sofisticados como GIMP ou Photoshop.

    Bremm (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 12:24 pm

    A única desvantagem que vejo ao usar múltiplas janelas é o problema da transparência ao mudar o foco da janela. Só não sei se devo atribuir o problema ao Freedesktop ou ao Gimp. Se eu clico na janela de ferramentas, a janela de edição não deveria ficar translúcida (mas fica), afinal de contas, pertence ao mesmo aplicativo. E se eu clico de volta na janela de edição, a janela de ferramentas não fica translúcida… :-/

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 6:29 pm

    Uma velha brincadeira de Primeiro de Abril do SO se tornou realidade.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 5/01/2010 às 7:39 pm

    Uma dica pra quem como eu acha GIMP Photoshop muito complicado:

    KolourPaint (site oficial está mega desatualizado, mas é default do KDE – funciona beleza no gnome)

    Ele tem até aquele lance de pegar cores “similares”, alguns efeitos que da pra colocar na sua imagem, entre outros recursos mas na interface bem parecida com o Paint do Windows.

    Que chato !
    Adicionei o repositório/assinatura e nada aconteceu.
    Acho que o repositório não dispoe de pacotes para Ubuntu 64bits.

    Olavo Giampietro (usuário não registrado) em 6/01/2010 às 10:10 am

    Segui o procedimento para atualização do Gimp, depois de instalado, não abre nem f…..
    Recomendo não utilizarem.

    tenchi (usuário não registrado) em 6/01/2010 às 10:57 am

    @hamacker, aqui funcionou num karmic 64. Na verdade eu só dei um dost-upgrade e ele atualizou o pacote do gimp.

    Entretanto fui tentar instalar num mesmo karmic 32, por pacote, e o sistema não conseguiu resolver as dependências, e por questões de espaço em disco não pude fazer a atualização do sistema. O jeito foi deixar o gimp antigo.

    Para quem gosta do estilo photoshop tem o Pixel Image Editor, que inclusive tem para Linux, mas é pago.

    Olavo Giampietro (usuário não registrado) em 6/01/2010 às 10:58 am

    ====Só para quem instalou e quer voltar a versão anterior e está tendo problemas====

    > No terminal digite apt-get remove gimp

    >Entre no synaptics, procure por GIMP e desisnstale tudo que estiver relacionado com ele.

    >Remova o repositório acrescentado para a instalação

    >Recarregue o repositório em canais de software ou entre no terminal e digite apt-get update

    >Agora é só reinstalar com apt-get install gimp

    @tenchi,

    Aqui não foi nem de jeito nenhum.
    Mas descobri que o problema é com algumas bibliotecas, atualizei as que eram necessárias e ele puxou o gimp do repositório, mas isso não resolveu o problema, apenas criou um outro, ao executar o gimp recebo a mensagem de erro ‘gimp: error while loading shared libraries: libbabl-0.0.so.0′ e ele não executa.

    De forma que o gimp2.7 é inutilizável.

    Mas não é apenas comigo, vários usuários do Ubuntu enfrentam o
    mesmo, assim, existe um howto bem melhor que parte diretamente dos fontes e não mata o gimp já instalado :
    http://www.gimpusers.com/news/2009-10-14/compiling-gimp-27-git-ubuntu-904-910.html

    Tenho a impressão que atualizar a ‘glib-2.22.2′, ‘babl’, ‘gegl’ não me parece apropriado para essa versão do Ubuntu, e quem o faz pelo repositorio pode presenciar instabilidades. Espero que esteja errado.

    por mais (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 7:31 am

    por mais que façam, o gimp ainda está longe da usabilidade do PS…infelizmente, são cabecinhas resistentes como a dos desenvolvedores que atrasam a evolução de um programa…este software já deveria contar com este recurso há muito tempo…

    outra coisa que me incomoda e muito no gimp é o fato de ter de selecionar a região que vai trabalhar sempre…isso é um saco e muito menos usável do que um Fireworks da vida…

    tenchi (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 10:09 am

    @por mais, os responsáveis pela evolução do Gimp foram os próprios desenvolvedores. Quem mais poderia ser? O Bill Gates? :-)

    Como funciona este recurso citado no fireworks?

Este post é antigo (2010-01-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.