Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tchau, Symbian Foundation – e a Nokia sobra com o Symbian na mão

Em 2008 publiquei o anúncio da Nokia sobre a criação da Fundação Symbian, que seria a gestora do código aberto deste veterano sistema operacional de smartphones e que, segundo a Nokia iria “responder com inovação à estreia do Android”.

Um ano e meio depois, em fevereiro de 2010, o tal código do Symbian foi finalmente aberto, com previsão de lançamento de aparelhos com a nova versão apenas para 2011. Na ocasião questionei: “Até lá veremos que avanços estarão presentes e, especialmente, como será a adesão entre os fabricantes e desenvolvedores extra-Nokia. Como será a capacidade de adesão da nova alternativa, considerando a tração já alcançada pelas demais alternativas (open source ou não) competindo pela atenção dos mesmos desenvolvedores e fabricantes?”

Os fabricantes logo responderam: Samsung e Motorola anunciaram que deixariam de usar o sistema. O entusiasmo dos desenvolvedores de aplicativos também não se aproximou dos níveis demonstrados ao IPhone e Android, e agora a Nokia se vê com poucas alternativas, e optou por retomar da sua fundação o controle do desenvolvimento deste sistema que outros fabricantes aparentemente não desejam mais, que a comunidade de código aberto aparentemente cansou de esperar, e que acabou sobrando na sua mão.

Este artigo do TechCrunch apresenta com riqueza de detalhes quantas condições favoráveis o Symbian já teve nas mãos e não aproveitou, e o impasse que encontrou quando outros fabricantes redefiniram o que os usuários esperam de um smartphone – deixou de ser um fone + PDA (como na era áurea do Symbian) e passou a ser um fone + internet e aplicativos variados. E o histórico, aliado às características do desenvolvimento para o Symbian, parecem estar impedindo que o tamanho da base instalada existente convença os desenvolvedores de aplicativos a oferecer seu apoio. Será que o Qt mudará este quadro?

Trecho do Zumo:

E a Symbian Foundation mó-rreu. Depois da Samsung e Sony Ericsson pularem fora do barco da fundação, assim como seu CEO Lee Williams, hoje foi feito o anúncio definitivo: “a Nokia se compromete a transformar a plataforma Symbian disponível sob um modelo alternativo aberto”.

Em resumo, todo o desenvolvimento do Symbian vai passar para as mãos da Nokia (que já expressou seu profundo interesse em que os desenvolvedores usem o Qt para Symbian e MeeGo) e a fundação vai se tornar “responsável por licenciar software e outras propriedades intelectuais, como a marca registrada Symbian”.

(…) Enquanto o MeeGo não vem (e temo que, quando vier, possa ser tarde demais), espero que os novos “donos” do Symbian na Nokia consigam deixar o sistema um tanto mais fácil e simples de usar. Estou brincando com um N8 há uma semana e, bem, dá pra confirmar o que os reviews lá fora disseram do aparelho: hardware lindo, software nem tanto (…) (via zumo.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 9:15 am

    No Mobile-Review.com, na época em que saiu o Symbian^3, o review já disse que ele apenas corria atrás da concorrência, colocando coisas óbvias num touchscreen que o Symbian já deveria ter e a concorrência oferece há tempos.

    Exemplo: quem tem Symbian, é preciso dar um toque para selecionar uma opção do menu, e outro toque para abrir (ao invés do toque simples). Isso o ^3 corrige.

    Mas isso há meses atrás, quando já era quase tarde demais. E até agora, só o N8 veio com ele, apresentando NADA além disso.

    E pensar que a Nokia era quem liderava no quesito inovação… e agora só corre atrás da Apple e Android, tentando anos depois apenas se aproximar do que eles oferecem. Não é a toa que a liderança de aparelhos top não pertence mais à ela (ainda lidera globalmente, mas juntando aí aparelhos de baixo custo).

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 9:18 am

    Agora que ela fechou o código de novo, tem alimento para os evangelistas de plantão. Agora vão dizer que a Nokia não vale nada. :)
    Lembre-se que o QT é da Nokia, e hoje quem coloca dinheiro no projeto é ela, ou existe a ilusão que rapaziada de cueca vermelha trabalho no meio da noite de graça e faz tudo. :)
    Tá certo, agora dei motivos para moderarem, não se pode falar a verdade por aqui mesmo.

    @Profeta do Caos

    Que bom que você percebeu que deu motivos.

    Meu voto de troll vai para você.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 10:49 am

    Quando alguém já toma sua opinião como “a verdade”, independente do conteúdo, já se torna forte candidato a moderação.

    Quanto a Nokia, eu temo é pela inércia que estão. Porque novamente tem excelente oportunidade com a QT. Mas a queda do Symbian pode fazer aumentar a pressão interna. Uma pena.

    Suhanko (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 10:52 am

    O que mais me entristece é que o hardware da nokia é o melhor (IMHO). Tomara que essa condição possa ser amenizada. Não gosto da interface do Symbian, mas gosto de ter aplicativos stand-alone (sem depender de cobertura 3g 24hrs por dia).

    Juan (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 11:08 am

    @Weber Jr. – Foi a mesma coisa que pensei quando vi “a verdade”.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 11:40 am

    O Symbian não pode ser olhado com desprezo, estão fazendo pouco caso… A Nokia é lider em vendas, e creio que para aparelhos mais acessíveis o Symbian seja o OS ideal no ponto de vista da Nokia. Pois para os aparelhos top seria utilizado o Maenmo/meego… Todos sabem que a Nokia quando abriu o código do Symbian, já era tarde… mesmo assim o fez. Vamos ver o que nos reserva o futuro !!!

    Eu particularmente torço para o Meego, iniciativa da dupla intel e nokia que parece ter bastante potencial. Não torço nenhum pouco para um monopólio do Android. Pra mim, quanto mais sistemas de qualidade concorrendo (e melhorando), melhor. Afinal tanto android quanto meego são open source, e ambos usuários e desenvolvedores só tem a ganhar.

    Ah sim, e seria muito interessante um framework que permitisse a criação de aplicativos independente de plataforma (ao menos em nível e código, como o freepascal faz), pra facilitar a vida do desenvolvedor em desenvolver para qualquer plataforma, seja iphone (afinal já é possível desenvolver com mono para iphone), meego, android, webos, bada, windows mobile, android, symbian, etc.

    Um negócio destes daria muito dinheiro a quem desenvolvesse :-)

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 12:53 pm

    Vocês podem moderar, talvez calem meus comentários, mas com certeza a verdade vem a tona, e entender a verdade dos outros as vezes é duro para pessoas que não discutem as idéias.
    Ainda bem que tem pensamentos diferentes, pois toda unanimidade é burra. Pode moderar, falta maturidade para discutir e respeitar o pensamento alheio. É desta forma que vocês defendem a liberdade.
    São imaturos, podem apertar o botão moderar, é muito fácil ser covarde e seguir a opinião dos outros para se adaptar os meios.
    Vocês me moderam, mas pelo menos eu defendo minhas idéias, muitas vezes podem estar erradas.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 12:57 pm

    Como é que funciona a política de moderação do site? Alguém poderia me explicar?
    Se apenas uma pessoa clicar no menos é suficiente?

    José Afonso (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 1:41 pm

    Infelizmente, aqui, as moderações são usadas como “arma” antidemocrática; expressar sua insatisfação por algo, expressar sua opinião não é trollagem,… TROLL é o que faz por provocação!! todas as comunidades tem seus defeitos, a do BigLinux e a do aMsn tem os membros mais agressivos, a do Ubuntu costuma ter muitos erros (mas é a mais amigável junto com a do Mint), e a daqui, pois é uma comunidade, tem figurinhas carimbadas que sempre estão por ai… não deixa ninguem se expressar, ou todo mundo concorda, ou moderam negativamente, isso não é democracia, todos tem o direito de se expressar!

    grab (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 2:02 pm

    Não é questão de torcer, querer, dispensar. Sem o Symbian não existe Nokia de baixo custo. Meego, Maemo, é pra outra classe de hardware. Talvez pro meu, pro seu smart. Definitivamnete não pra sua mãe, meu pai, meus avós.

    Symbian não é dispensável.

    Apesar de grande fã do Maemo e tester do Meego (que ta bem prematura, imho), comercialmente, estratégicamente (exceto pela expectivativa de frutos com a Intel futuramente), ambos, Maemo e Meego são mais dispensáveis que o Symbian. Eles poderiam ser substituidos pelo Android por exemplo. O Symbian não (claro que não vai, a Nokia quer tentar emplacar sua Nokia Store, e o Android não permitira isso a ela – eu acho, talvez com um fork).

    Enfim.

    Se vale alguma coisa, também não gosto da moderação “clube do bolinha” adotada aqui. Nunca fui moderado negativamente mas não gosto. Parece a “festa da democracia” da Senado, que vota aumento do proprio salário.

    tenchi (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 2:09 pm

    [abre ofe tópeque]

    @Profeta, engana-se ao achar que ideia devem ser respeitadas. Ideias não devem ser respeitadas. PESSOAS devem ser respeitadas. Ideias são abstratas, são passageiras. Não ache que as pessoas devem respeitar o seu modo de pensar, principalmente se eles estiverem errados. Se você – e suas ideias – quer ser respeitado, mostre que vc merece ser respeitado. E isto não está acontecendo, desculpe te falar (falo com sinceridade, de uma pessoa que respeita os outros quase sempre incondicionalmente).

    Se ideias devem ser respeitadas, então meu pensamento de que pessoas de determinada nacionalidade ou etnia são inferiores deve ser respeitado também? Ou que mulheres não tem direito de ter prazer e devem ser submissas aos seus companheiros também, certo? Ideias são como crenças.

    [abre ofe tópeque]

    Sobre o sistema de moderação, é quase sempre feito pelos próprios usuários (se não gostou de uma moderação negativa, clique no maiszinho :-)), mas as vezes é feito pelo próprio Augusto Campos, criador e sócio majoritário (100% das ações da Br-Linux Inc. rsrs) do site, quando pessoas fazem ofensas ou palavras de baixo calão.

    Mais informações em: http://br-linux.org/linux/moderar

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:27 pm

    O estranho dessa história é que a Fundação Symbian recebeu semana passada 22 milhões de Euros da União Europeia:

    http://www.osnews.com/story/23986/Europe_Drops_22_Million_Euro_Into_Symbian

    Será um sutil esquema de Caixa Dois?

    jose (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:06 pm

    @tenchi, idéias podem não ser aceitas, mas respeitadas, sempre! a idéia é abstrata, mas ela representa o que voce é, então ela é você perante a comunidade, o sistema de moderação é corretissimo ao limitar a presença de trolls, spammers, e pessoas que usam palavras de baixo calão, mas o “+” e “-” não devem ser usados para negativar o que uma pessoa diz que é contra o que voce pensa, se o Profeta do Caos não é o dono da verdade, pense: Você também não é (isso não foi só pro tenchi) e pra não ficar TOTALMENTE OFFTOPIC… eu só tenho medo do que a Nóquia vai fazer com o Qt… tava na hora de um fork… algo como Noquia Gt

    jose (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:11 pm

    @Tenchi… mesmo as idéias mais cretinas são respeitadas, mas não são aceitas… se um nazista vem espalhando o mein kampf por ai, falando das vantagens de ser nazista, e isso e aquilo, ele pode, mas respeitando as leis (o que é impossivel uahsaush), temos que respeitar, respeitamos evangélicos, católicos, satanistas e ateus, podemos não gostar ou aceitar, mas temos que respeitar, o que se são religiões, crenças, como voce mesmo diz, que não apenas idéias… agora foi offtopic legal mesmo

    Ivan (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:15 pm

    É uma pena que tenha 5 formas de moderar negativamente e apenas uma (e discreta) forma de moderar positivamente, pena também que não fique registrado quantos votos moderaram negativamente e quantos votos moderaram positivamente.
    Já perdi boas oportunidades de moderar positivamente por não ter percebido a opção, e já moderei diversas vezes negativamente por estar navegando no blog pelo celular.
    :(

    Quanto ao assunto em si, espero que venha logo o Meego, não acho que seja o fim do symbian, como sistema para a massa, mas acho que ele tende a ser cada vez menos relevante.
    E tenho dúvidas sobre a sempre repetida superioridade do hardware Nokia, meu 5530 vivia reiniciando, mesmo com o firmware atualizado, e quando reinicio ele sempre liga 20 minutos adiantado, impressionante, além de travar com o skype, não aceito o argumento de ser um smartphone de baixo custo pra justificar essas falhas.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:18 pm

    Tenchi: Idéias podem ser aceitas sim, as soluções são frutos de alguma idéia ou linhade pensamento, seja qual for o seguimento da sociedade. Mas acho uma covardia a moderação do jeito que é feita hoje, porque moderam apenas o que não é propriamente a favor do que chamam de liberdade. Verdades não podem ser ditas e discutidas, a pluralidade de pensamentos não é respeitada. E o pior são os covardes que se vangloriam por terem moderado alguém por ter um pensamento diferente a respeito de algum tema. Ninguém é dono da verdade, todo mundo esta certo a partir de seu proprio ponto de vista. Tudo pode ser discutido. Enfim a mentalidade anti-democratica não combina com a liberdade do software livre, mas aqui tem predominada e uma única voz não tem o direto de se expressar.
    Simples assim. É muito fácil ficar do lado da multidão, dificl é defender suas idéias.
    Fim de papo, podem se degustar no botao da moderação de novo.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:28 pm

    Gosto do Symbian, acho o melhor SO em velocidade, consumo de bateria e em gerenciamento de memória, mas tem muita coisa que ele parou no tempo, até a Nokia admite.

    O Symbian^3 melhorou demais, mas a impressão que dá é que ele foi lançado uns 2 anos de atraso se compararmos o que ele trouxe com o que os concorrentes oferecem.

    A Nokia durmiu em berço explêndido por tempo demais, mas tem um bom tempo que ela vem tentando recuperar: o desenvolvimento do Meego é demorado, mas ela já tinha portado o Qt para o Symbian, parado de cobrar o absurdo de 90 dólares anuais pros desenvolvedores da Ovi Store (só ela cobrava licença anual) e liberado o Nokia Maps gratuitamente.

    Ainda acredito que a Nokia consiga voltar pra briga e pretendo comprar o N8, se chegar no Brasil logo.

    [meu último off-topic, prometo]
    @Profeta do Caos, vc não disse a verdade, simplesmente se intitulou o portador da verdade fazendo um pronunciamento ao mundo, salvador da pátria que conta com milhares de inimigos querendo que a verdade que libertará a nação nunca seja dita. Talvez por isso vc seja o Profeta do Caos? Pq chuta suas profecias? :-)

    Vocês podem moderar, talvez calem meus comentários, mas com certeza a verdade vem a tona, e entender a verdade dos outros as vezes é duro para pessoas que não discutem as idéias.

    Isto é um comportamento passivo de moderação, ao meu ver. Não, não te moderei. Só clico no botãozinho ali quando vejo o comentário como tendo sido escrito para ofender alguém. Poucas são as vezes em que clico nos links de moderação.

    Ah sim, às vezes clico sem querer nos botões de moderação, mas é só por causa do touchpad do meu notebook, que é meio sensível :-)

    Agora vi que me moderaram também! hauahauahuahauh Pô, eu sou tão troll assim? Pois fiquem sabendo que a salvação do Symbian, o Qt, foi criado por trolls usando tecnologia troll. É, a Trolltech :-)

    @Marcos, a Nokia tbm dá bastante mancada, como lançar o n900 no Brasil por um preço absurdo depois que o sistema dele saiu de linha. Tiro no pé total.

    Junin (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 8:08 pm

    Tenho certeza que moderaram só pq você citou o mono :P

    eddie (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 8:23 pm

    Concordo que a nokia dormiu um pouco no ponto, infelizmente imagino que se deve um a ser a líder, dois o sistema symbian dominava.
    O Symbian não era da nokia, ela comprou parece que em 2008 acho.

    Ela abriu, o mercado mudou, não viu resultado, ou não é o melhor caminho agora, acho que ela esta mais do que certa em mudar, ela precisa adequar ao mercado de hoje.

    Cada sistema tem suas qualidades e defeitos.

    Hoje no momento o mercado esta em programas no smartphone, como é no desktop.

    Mas, parece que estão esquecendo uma coisa, como no windows que tem um mercado bem desenvolvido de software, tanto pago, gratuito, e livre.
    Se sabe bem que se tem virus, keylogger, malware, rootkit, etc…
    Ainda praticamente não se fala disso nos smartphones, mas com o uso principalmente de banco via smartphone e agora estão colocando também pagamentos(tipo cartão de credito) também, acho que é de se esperar muitos problemas.

Este post é antigo (2010-11-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.