Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Systemd: Boot mais rápido, preciso, econômico

O processo de inicialização de qualquer sistema operacional envolve uma série de procedimentos e eventos que devem ocorrer em determinada ordem para que o resultado final seja o esperado: programas em execução e o sistema operacional disponível para o usuário. No GNU/Linux, os “programas em execução” são os serviços: programas executados em segundo plano dedicados a fornecer toda a infra-estrutura de que necessitam os aplicativos em geral. (…) (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 3:21 pm

    Não gostei da parte “Só falta funcionar”. Mesmo sendo um projeto novo e ainda não ter sido adotado oficialmente por nenhuma distro, ele já funciona. Uso ele diariamente no Archlinux, tenho amigos rodando no Gentoo e pela lista de emails e codigo fonte tem pessoal trabalhando com Fedora, Opensuse, debian, ubuntu e slackware.

    Além da otimização do boot, creio que um dos grandes benefícios é a unificação dos inits e dos arquivos de configuração para serviços básicos como fontes do console, timezone, remoção de arquivos temporários etc.

    Danilo (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 6:20 pm

    @lucas, interessante, já sei de alguém que usa na minha , quando tiver tempo eu testo. Deu muito trabalho para configurar?

    Danilo (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 8:30 pm

    [...]na minha >>distro<<[...]

    Correção.

    Augusto César Finger (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 9:11 pm

    Eu acho que um boot mais rápido não quer dizer nada, mas sim o que o sistema operacional tem a oferecer para o usuário.
    O boot do windows é ruim, mas o windows sete humilha muitos sistemas do linux e não vai ser por isso que vou utilizar um linux!!!

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 10:06 pm

    [b]“Muitos sistemas do Linux”[/b]

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 10:58 am

    É interessante, gosto muito de otimização de boot. Apesar do que muitos falam um boot rápido faz sim muita diferença, eu pessoalmente troquei o Sistema Operacional de notbook cce celerom, 512 de ram, para ubuntu lucid, só por causa do boot lento, e meu cunhado ficou muito satisfeito levando em conta que o not dele inicia mais rápido que o windows 7 do escritório em que ele trabalha.

    Detalhe ele já tava querendo aposentar o “bixinho”. Um dos principais motivos que levam as pessoas a trocarem de equipamento é porque pensam que um boot mais lento é conseqüência de uma máquina de hardware modesto, o que em muitas veses é verdade, mas é usado como desculpa por muitos produtores de hardware, talvez até por isso os sistemas proprietários tendem sempre a exigir mais e mais hardware poderoso, apesar do software não evoluir na mesma proporção, leve em conta o photoshop por exemplo, garanto que dá pra fazer a mesma coisa no 7 como no cs4, mas vejam qual exige mais dá maquina. O próprio Windows é um exemplo, ele só está exigindo menos hardware em sua versão 7 porque as distros Linux administram melhor a memória e os recursos de hardware, pois se não fosse assim talvez o win7 fosse mais exigente em termos de hardware que o próprio winVista.

    Viva a liberdade, e porque não, Viva a um boot mais rápido.

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 1:19 pm

    Danilo: deu um pouco de trabalho porque comecei já faz um tempo, quando ainda não estava tão bom o suporte ao Archlinux. Agora deve ser questão de instalar uns pacotes adicionais somente (você pode encontrá-los no meu repositório de PKGBUILDs).

    Se precisar de ajuda, pode me contatar via email ou pelo irc no canal do systemd (#systemd @ freenode).

    Guloso de chapéu (usuário não registrado) em 2/11/2010 às 6:43 pm

    O Fedora 14 já vem com o SystemD!

    Téssio (usuário não registrado) em 3/11/2010 às 4:37 pm

    Substituir os scripts de inicialização por binários.. Mais um passo que as distribuições linux dão para fora do paraiso NIX. :/

Este post é antigo (2010-11-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.