Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Steam para Linux confirmado – mais ou menos

Será que agora vai? Há anos circula o rumor de que a Valve lançaria uma versão Linux do Steam, seu serviço e loja virtual de jogos. Há algumas semanas o rumor começou a aumentar, com notícias frequentes (e frenéticas, às vezes) de versões não-oficiais encontradas no site, screenshots de telas de login rodando no Linux, e similares.

E hoje, com o lançamento oficial da versão do Steam para Mac, alguns sites de notícias estão informando que a Valve confirmou a disponibilização, nos próximos meses, do Steam para usuários de Linux.

O Phoronix, reduto principal do público que acredita com fervor nesta disponibilização há um bom tempo, complementa e dá a medida do grau desta confirmação: segundo ele, “um anúncio da própria Valve é iminente“.

Se confirmado, o lançamento pode ser uma boa notícia para quem deseja ter acesso no Linux aos serviços e jogos disponíveis no Steam, e será interessante acompanhar até onde irá a compatibilização. Para ter uma idéia das diferenças entre versões hoje existentes, esta análise preliminar da versão para Mac, lançada hoje, pode ajudar.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    scheldon (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 1:24 pm

    Se sair eu instalarei (mesmo preferindo jogar em consoles), sé estou curioso, como é feito o pagamento no steam???? eles aceitam boleto né?

    carlos r. (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 1:47 pm

    @scheldon
    o pagamento e via cartão internacional ou paypal

    Shikasta (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 2:20 pm

    Se tiver de pagar, vai fracassar no Brasil e em outros países periféricos.

    Podem escrever.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 2:20 pm

    Bem, isso é uma boa notícia. Seria melhor se os fabricantes produzissem mais jogos em OpenGL, mais isso são outros 500….

    ricardao (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 2:38 pm

    Se tiver de pagar, vai fracassar no Brasil e em outros países periféricos.

    Se seguir a mesma tendência que ocorreu na “promoção dos jogos a preço livre” e em outras situações nas quais jogos foram disponibilizados para Linux, eles vão lucrar mais com os usuários de Linux que com os usuários de Windows.

    Leonardo Oliveira (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 2:55 pm

    Espero muito que seja lançado, apesar de gostar mais de jogar em console. Na verdade eu nem tenho placa aceleradora por causa da falta de jogos para Linux, mas com um lançamento desses, já valeria o investimento em uma placa nova e em alguns jogos (expectativa pelo Football Manager 2010 que vai sair pro Mac para que saia para Linux também… hehe).

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 2:57 pm

    @Shikasta, a notícia é sobre o lançamento da versão Mac e a possível versão Linux, mas o Steam já existe há bastante tempo para Windows e vai muito bem.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 3:51 pm

    Jogos das grandes softhouses, tirando é lógico ID Software, no Linux só quando a Microsoft para de atualizar o DirectX.

    Bruno (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 5:14 pm

    Sou cliente do Steam, e estou muito satisfeito com ele, jogava games piratas, mas com as promoções malucas e relampago da Valve com 75% de desconto em alguns jogos virei cliente assiduo. Pense bem, vc tem um jogo original, com todo o suporte da plataforma Steam por um preço ínfimo! Se eu tiver esse serviço disponível pra Linux, com certeza instalarei novamente o Debian ou Ubuntu na máquina. Porque provavelmente eles não cobrarão novamente pela versão Linux dos jogos que tenho. Como dizem por ai: “In Valve we trust”.

    Leonardo (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 7:35 pm

    Com certeza, tomara que saia para linux, ai sim, imagina, a valve fornece vários games, tudo com super descontos, e para linux, seria uma maravilha. Bom assim espero que todos os jogos sejam igualmente lançados para windows e linux, ai sim, seria uma GRANDE jogada da valve e para o linux na parte de jogos.

    Erik t (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:20 pm

    Será que eles incluirão titulos antigos como o “counter-striker:condicion zero?” (o 1.6)

    edivan (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 11:21 pm

    Eu jogo modern warfare 2 no steam, se for possível eu jogar ele pelo steam do linux ai sim, eu tiro de vez o windows do meu pc, porque esse é o único motivo que eu ainda o tenho no hd.

    Riser (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 1:47 am

    Para mim, parece bem claro que o Steam deve sair para Linux… só resta saber com certeza se a Source e os jogos que irão para o OS X irão para o Linux também.

    E os últimos testes do Phoronix foram animadores, o Linux(Ubuntu) está mais rápido graficamente que o Mac OS X.

    Apenas sentarei e assistirei o prosseguimento dos fatos. :)

    chino ventura (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 12:35 pm

    Isso é uma ótima notícia… já que ainda sou forçado a usar o windows SÓ em função dos jogos.. que a steam venha, e que seja rápido!

    Marcos (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 1:11 pm

    Além de tudo que foi dito, acredito que o Steam vá incentivar os fabricantes de placas de vídeo a melhorarem seus drivers e os desenvolvedores de APIs gráficas pra Linux de aperfeiçoarem suas bibliotecas, reduzindo a diferença com o DirectX.

    daniel (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 2:04 pm

    Achei meio precipitado o artigo do Phoronix. Pra mim só é oficial quando a Valve lançar. Já pensou se a Valve não lançar? Vai ser acusada injustamente de ser contra Linux e outros mimimis.

    daniel (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 2:06 pm

    O artigo que estou comentando é este:
    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=valve_steam_announcement&num=1

    Thiago (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 11:28 am

    Isso se concretizando, e se também trouxer a compatibilidade dos grandes jogos, seria o primeiro passo efetivo para um crescimento real do Linux no market-share dos OSs para usuários finais pois o público dos games são mais fiéis aos seus jogos q ao OS e assim não teriam mais a necessidade do windows, eles também são, em grande parte, autodidatas, portanto também seriam determinantes na disseminação do Linux. Só faltaria mesmo a disponibilização de outros softwares chaves como por exemplo o photoshop, autocad, etc, o q acabará acontecendo gradualmente por consequência.

Este post é antigo (2010-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.