Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Smartphones: Android ultrapassa RIM e chega à liderança nos EUA

Trecho da nota no IDGNow:

Segundo a Gartner, plataforma da Google foi a mais comercializada no 2º trimestre e deverá manter o primeiro posto por um bom tempo.

Os smartphones com o sistema operacional Android foram os mais vendidos nos Estados Unidos no 2º trimestre deste ano, ultrapassando os celulares da plataforma BlackBerry, líder no trimestre anterior. O iOS, que equipa o iPhone, se manteve na terceira colocação. Os dados foram revelados na semana passada, pelo instituto de pesquisa Gartner.

(…) A distância para o vice-líder, o sistema da Research in Motion (RIM), no entanto, foi bem pequena. Entre o começo de abril e o fim de julho, foram comercializados 4,96 milhões de dispositivos com Android, ante 4,84 milhões de BlackBerrys. O iPhone está distante deste primeiro pelotão, com 3,22 milhões de unidades vendidas.

As outras plataformas para smartphone, de acordo com os números do primeiro trimestre, estão relegadas a um segundo plano no mercado americano. A Microsoft, com seu Windows Mobile, foi responsável pela venda de 662 mil dispositivos, pouco mais de um quinto do iPhone, enquanto o Symbian, da Nokia, estava em 420 mil aparelhos. Outros sistemas ficaram com 434 mil. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:29 am

    Bye bye, iOS…

    devnull (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:40 am

    Ibye?

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:43 am

    Ainda tem a piada do “Windows 7 phone” chegando no mercado.
    A disputa vai ficar bacana. =D

    Tiago (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:26 am

    Tá, então comemora. Mas o Android é do Google, e não da comunidade. Vai que um dia aparece uma Oracle da vida e…

    Depois de ler a notícia da Oracle processando o Google por causa do java, eu já nem comemoro muito esse tipo de de notícia.

    Eu prefiro o estilo Apple, porém claro, que esse livre que corre o risco de não ser tão livre assim!

    Essas notícias de software livre proprietário de empresa não estão mais me motivando.

    Quanto ao iOS ficar para trás, isso era previsível. Extremamente previsível. Basta olhar para a história da Apple. O Windows superou o Macintosh justamente pela Apple ser fechada e insistir em manter a plataforma fechada. A própria Microsoft, antes de criar o Windows, tentou convencer Steve Jobs de abrir o Mac. Ele não quis. E fez a mesmíssima coisa com o iPhone. Se o Google ter um bom gerenciamento do Android e melhor a esperiência de usuário com o Android, entre 5 a 10 anos ninguém mais vai ouvir falar de iPhone. E novamente por culpa da Apple.

    christian (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:09 pm

    Galera,

    Acabei de comprar um HTC Desire desbloqueado de fábrica aqui na “Zooropa” (Europa). E apesar de estar confiante na conquista do Android, acho que o artigo da IDGnow está um pouco equivocado. Pela internet só achei esse estudo do Gartner que mostra o Android subindo para TERCEIRO lugar.

    http://www.engadget.com/2010/08/12/gartner-and-idc-agree-the-android-invasions-accelerating-aroun/

    Eu queria ser acreditar na notícia do IDGNow, mas já vi ela alguns dias atrás em vários sites, e em todos era Android SUBINDO para terceiro posto (e ultrapassando o iPhone).

    Sorry…

    Christian, acho que são pesquisas diferentes: a de hoje menciona o mercado dos EUA, e a anterior é sobre o mercado mundial.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:37 pm

    >>> Mas o Android é do Google, e não da comunidade.

    A Google já sentiu no estômago a paulada de não conseguir acompanhar o Baseline do Kernel do Linux. Ela continua atrelada ao Kernel, se não importar as funcionalidades de performance lá implementadas.
    Eles podem fazer um FORK do Linux, mas não sao especialistas em Hardware.

    >>> Oracle processando o Google por causa do java, eu já nem comemoro muito esse tipo de de notícia.

    Tão processando e ninguém sabe ainda o real motivo(de forma REALMENTE clara). A Microsoft já falou que o Linux fere 300 patentes deles.
    Até hoje o Ballmer não listou elas, ou colocou “Linus Torvalds” na justiça. FUD puro.
    E se o Java morrer, a Google não pode usar Python?

    >>> Quanto ao iOS ficar para trás, isso era previsível. Extremamente previsível.

    Fala isto para os MacTards que a um tempo atrás tinham o iOS como referência em smartphone, e hoje em dia reclamam da lentidão e incompatibilidade de softwares.

    >>> O Windows superou o Macintosh justamente pela Apple ser fechada e insistir em manter a plataforma fechada.
    >>> A própria Microsoft, antes de criar o Windows, tentou convencer Steve Jobs de abrir o Mac.

    AHUAHAUAHAUHAUAHUAH
    Só falta tu me falar que o Windows é opensource ahn? Ou que eles são amigos do opensource(bullshit)…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 12:39 pm

    >>> . O Windows superou o Macintosh justamente pela Apple ser fechada e insistir em manter a plataforma fechada.
    >>> A própria Microsoft, antes de criar o Windows, tentou convencer Steve Jobs de abrir o Mac.

    Se insistiram em abrir, não aprenderam nada pois continuam a mesma empresa de software proprietário medíocre, que faz FUD contra tecnologias OPEN e se entitula “maior comunidade Open” com a iniciativa do CodePlex.

    MAC X WIN = O sujo falando do mal lavado

    Tilt (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:20 pm

    Boa notícia.

    E daqui a pouco vem os mimimis dos donos de Iphones.

    Sinceramente, nunca tive vontade mesmo de ter um. Paguei mais caro no N900 e não me arrependo. Mesmo o Maemo “morrendo” muito, mas muito em breve o Android vai estar 100% rodando nele, ou o mais esperado, o MeeGo.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 2:39 pm

    Embora eu não seja fã de celulares e smartphones ganhei um Xperia X10 mini que talvez até eu use se não fosse baseado no Android ou Linux me livraria dele sem vacilar e o vídeo de divulgação dele é muito legal e criativo só não vou conseguir fazer o movimento de mão igual.Huauhauhau http://www.youtube.com/watch?v=n2rSQVvfvJE&hd=1

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:25 pm

    Não curto a política da Apple, o próprio Jobs recomenda que quem não esteja contente, que compra um cel com Android. Acho que vai do gosto de cada um e o melhor pra um pode não ser pro outro.

    Gosto muito do Android mas ainda insisto no meu Symbian velho de guerra, mas por nostalgia do que por qualquer outro motivo. Considerei trocar pelo N900, mas o natimorto Maemo me desanimou, prefiro esperar pelo Meego, enquanto isso vou trocar meu N95 8 Gb por um N97.

Este post é antigo (2010-08-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.