Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Smartphones: Android deve fechar 2010 como o 2° sistema operacional mais usado no mundo, diz Gartner

Via Sony Ericsson Preview:

Segundo levantamento divulgado pela empresa de consultoria Gartner, o sistema operacional para smartphones criado pelo Google ficará atrás apenas do Symbian.

Os resultados publicados no último dia 10 indicam que o Android deixou para trás a Research in Motion com 19% do BlackBerry, e a Apple, com 14% do iOS.

O crescimento constante do Android pode ser explicado pela oferta cada vez maior de aparelhos produzidos por diferentes fabricantes e pelos índices de venda de modelos mais baratos.

Embora o iOS seja um sistema popular, seu crescimento é limitado porque ele só está disponível no iPhone. O sistema criado pela Research in Motion também sofre do mesmo problema, pois só é encontrado no BlackBerry. (via sonyericsson.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    sergio (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 9:22 am

    Boa…

    Ponto para o Android, para os sistemas abertos (se bem que tem gente querendo fechar ele) mas eu acho que nao vao conseguir.
    A hora em que os chinesinhos entrarem no mercado com smartfones de R$100,00 rodando android, entao já era..
    So estou esperando para comprar o meu… e acho que vai ser o ano que vem.
    Falei

    alex (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 9:47 am

    To aprendendo a programar para o tal hehe

    Limão (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 10:07 am

    @sergio
    Quem está querendo fechar o Android? 0.o

    miranda (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 10:48 pm

    Tai um sabor que as distribuições Linux poderiam estar experimentando, pena que desconhecem o significado da palavra PADRÂO.
    E a ausência disso é normalmente justificada pelo jargão que padrão “tira” a liberdade (sempre confundindo liberdade com libertinagem…)

    Tem Android rodando no Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Chinêszinho e por ai vai, e pelo que sei todos tem o mesmo padrão de funcionamento e ninguem (pelo menos no mundo dele não há briga de egos) resolveu criar uma “distribuição” do Android.

    Parabens Google.

    @miranda, isso pq o android é um produto “monolítico”, não construído por vários módulos, como acontece com o Linux para desktop. O GNU/Linux é construído sobre várias versões do kernel, por várias versões de libc, várias linguagens de programação, etc. Não que o android não seja, mas como tudo é desenvolvido numa única árvore, como algo só, é mais fácil deixar as coisas masi integradas e padronizadas.

    O Linux é despadronizado no quesito instalação de software? Não exatamente. Vc pode pegar um pacote do debian e “instalar no slackware” e vice-versa. Isso pq a instalação de um software normalmente consiste em descompactá-lo em algum lugar (quem usa slackware conhece bem isso). E isso vale para qualquer sistema de pacotes. O que pode variar é questões de inconpatibilidade entre versões de bibliotecas, etc. Mas isso justamente pq o GNU/Linux é desenvolvido em várias partes deparadas, e não como um Android 2.2, que é um pacotão com tudo que tem suas versões específicas e formam o “Android 2.2″. O Android é um “produto de caixinha”, ao contrário do Linux para desktop.

    Eu particularmente prefiro ver o Linux para desktop como a “zona” que é, do que ver como um sistema engessado, preso “numa caixa”. Nem que use o blackbox :-)

    Além do mais o Android é baseado em Linux. Não creio que possa ser chamado de “distro linux”, bem como as várias outras modificações do Linux para fins específicos (bada, webos, etc).

    Particularmente acho o visual do Android “pior” que do iPhone, ou mesmo dos outros, como WP7. Não sei se é falta de criatividade dos fabricantes de celulares, que não mudam o visual padrão, ou se são limitações do Android que dificultam este personalização.

    Diogo (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 1:24 am

    Enquanto o Android usa essa UI ridícula que consome 30% de um processador, o MeeGo vem com o QT, levinho e bonito.
    Engraçado, o Rubinho quando chegava em segundo, era ruim, o Android chega em segundo e é bom? rsrs
    Ainda prefiro o Symbian, meu N8 vem aí! o/

    Téssio (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 10:37 am

    @miranda, Só me diz como diabos vai existir um padrão numa coisa que é livre? Isso é, uma coisa que você pode copiar, MODIFICAR e distribuir COMO BEM ENTENDER. Como? Pode existir o padrão Debian, o padrão RHEL, o padrão Android, etc.. Mas padrão ‘distribuição Linux’, não pode!
    Interessante como muita gente não consegue entender isso.

    renato (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 11:00 am

    Motorola processada pela Microsoft pro conta do Android. Querem ganhar a briga no tapetão…

    O pior, a Microsoft usa como propaganda do Windows 7 a grande gama de patentes que ela detem e que seria uma proteção contra processos. Ou seja, pague pra nós pra se proteger de nós, ao velho estilo mafioso.

    E pior ainda, a maioria das pessoas acha normal, são coisas dos negócios.

    renato (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 11:02 am

    Correção: ‘Windows Mobile 7′, onde escrevi ‘Windows 7′ e ‘por conta’ onde escrevi ‘pro conta’

    miranda (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 11:18 am

    @Téssio, é bem nesse ponto que quero chegar, a GPL dá o direito de MODIFICAR e distribuir COMO BEM ENTENDER mas isso não impede NINGUEM de coloborar com a ideia do outro.
    Criar fragmentos inuteis sendo que poderia unir, não é prova de liberdade, é libertinagem e desorganização. Isso que chamo de padrão, usar a mesma ideia não só pra modificar e distribuir como bem entender, mas melhorar e USAR a ideia do outro sem medo ou receios de ferir o ego proprio.

    Ah, tenho uma ideia otima mas não vou colaborar com o Ubuntu não, vou criar minha distro!!

    Se todos esses personagens contribuisse com suas ideias em vez de ficar FRAGMENTANDO, se todos somassem em vez de dividir, se a regra não fosse só MODIFICAR e distribuir COMO BEM ENTENDER com certeza o Linux estaria num patamar de qualidade de software bem acima do atual.

    Visto que, o “COMO BEM ENTENDER” já é uma conotação de desleixo, tipo: “vou vomitar qualquer coisa que tá bom”….. E viva a liberdade!!

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 3:03 pm

    Eu gosto do Android e de sua padronização. Não gosto de fabricantes que querem inventar moda com ele.

    tessio (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 5:11 pm

    @miranda
    Você tem que notar que existe uma diferença entre fragmentação e diversidade. É só pensar no KDE e no dwm, por exemplo. Dois desktops que não têm como não serem completamente diferentes um do outro.

Este post é antigo (2010-10-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.