Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Semântica: Ubuntu 11.04 Natty Narwhall não abandonará o GNOME

Enviado por Andre Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“Tenho lido em vários lugares que o Ubuntu 11.04 Natty Narwhall, a próxima versão do Ubuntu a ser lançado em abril de 2011 não virá do o GNOME.

O que é mentira, como cito no meu texto, Jono Bacon confirmou que o Ubuntu é uma distribuição GNOME. O que ocorre é que ao invés de usar GNOME Shell irá usar Unity.” [referência: andregondim.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Junin (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:01 am

    Ah! Tá!
    Agora está respondido.
    Mudança drástica por mudança drástica, vão ficar com o que eles já tem :P
    Nem tinha pensado nisso, o GNOME Shell quando chegar ele a iria ser a mesma coisa que usar o Unity, quero dizer que os usuários teriam dificuldades da mesma forma ou estou errado?

    Antonio (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:38 am

    A melhor coisa que o Ubuntu poderia fazer á abandonar a mer** do toolkit gtk e usar o que realmente é profissional, no caso Qt.

    Antonio (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:39 am

    A melhor coisa que o Ubuntu poderia fazer é abandonar a mer** do toolkit gtk e usar o que realmente é profissional, no caso Qt.

    o (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:51 am

    “Não abandonará o gnome” mas modificará bastante uma parte dele. No meu tempo isso se chamava fork ou no mínimo uma colcha de retalhos.

    Queria saber se haverá algum pacote do tipo

    gnome-desktop-vanilla

    para que a pessoa possa instalar o Gnome íntegro (com a gnome shell, conforme o projeto oficial) e não sem um pedaço e remendado com outro software.

    O pessoal do Gnome não gostou muito desse fork não

    http://blogs.gnome.org/bolsh/2010/10/25/ubuntu-to-move-to-unity-as-default-desktop-for-11-04/

    http://stormyscorner.com/2010/10/whats-next-in-gnomes-future.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+stormy_planetgnome+%28Stormy%27s+Corner+-+Planet+GNOME%29

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:18 am

    E ainda vão adotar o Unity com grandes modificações. Não vai ser a versão pra netbooks a ser usada em telas grandes. Tem pessoal que chia muito por nada — Eu acho que vai ser um futuro muito interessante =)

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:30 am

    Os defensores do Ubuntu/Canonical podem falar o que quiserem, MAS a Canonical não tem por filosofia trabalhar com o upstream.
    Já vimos episódios de uma colaboração pífia no kernel e no GNOME. A Canonical corrige falhas nos seus produtos e não aplica as mesmas correções no upstream, o que é uma atitude que vai contra os princípios do software livre. É claro essa é somente a *minha opinião* e respeito quem tem outras opiniões sobre o assunto.

    return (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:31 am

    Nas últimas semanas, tenho realmente pensado em fazer uma migração drástica, assim como estão sendo as decisões da equipe do Ubuntu. Do começo do ano pra cá, foi mudança na posição dos botões (A la MacOS X), mudança das cores padrões, mudança da logo, e agora mais essa.
    Apesar da instabilidade física do KDE 4.x, na parte de decisões por parte dos mantenedores, são bem mais estáveis. Quanto aos bugs, isso é temporário. Já a equipe do Ubuntu, não.
    Gosto muito do Fedora. Na minha opinião, o Fedora só sai perdendo do Ubuntu, no gerenciamento de pacotes, já que o Yum é um pouco mais lento. Estou pensando na possibilidade “Fedora + KDE”.

    Thiago A. (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:37 am

    Se o GNOME fosse mais receptivo com o material da Canonical… não sei se estou certo, mas sempre leio que não é o caso.

    Paul (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 11:08 am

    @Filipe Rosset: de novo essa história?

    rogerio machado (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 12:39 pm

    E a princípio não tem como mesmo, no outro post, eu disse que migrei pro Unity, mas instalei ele a partir do repositório. Então baixei o live-cd e …..

    Não funcionou, o Unity precisa de algum recurso da placa de vídeo não presente nos drivers do livecd(a minha é NVidia e esta com os drivers proprietários) então iniciou uma sessão GNOME tradicional.
    Troquei pra video onboard(Intel) live-cd e funcionou certinho.

    A esta altura, pra mim tanto faz, mas é um ponto negativo pro Unity/mutter exigir um hardware específico só pra deslizar botoes na tela

    Após a notícia, instalei a versão dos repositórios para testar. Na minha modesta análise, se manterem a interface como está, talvez estejam dando um tiro no pé, especialmente por causa das telas de 15′, 17′ e até maiores. Realmente é muito feia em telas grandes. No entanto, se optarem por remodelar e criarem algo mais original, quem sabe essa interface tão esperada no Ubuntu, seja bem recebida por todos. Toda mudança gera resistência, penso que eles terão um trabalho hercúleo para satisfazer gregos e troianos. ;-)

    Jeremias (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:20 pm

    Eu confesso que fiquei muito decepcionado, gostaria muito de ver o Gnome Shell no Ubuntu. Não critico o Unity, é até legal em telas pequenas, mas tenho minhas duvidas se ficará legal em monitores grandes. Agora o Gnome Shell parece ser muito bacana, e creio que como eu, muitos ubunteiros gostariam de ver o Gnome Shell funcionando 100% no Ubuntu.
    Obs: Apesar das críticas, todos sabem que os botões de fechar, minimizar e maximizar no lado esquerdo são muito mais ergonómicos do que o contrário.

    Só pra completar, se a Canonical decidisse continuar com o Gnome 2.32 e deixasse para adotar o 3.0 apenas no 11.10 eu concordaria 100%. Afinal prá que trocar o certo pelo duvidoso, deixa os mais afoitos testarem primeiro…
    Mas agora, depois de 2 anos com Ubuntu, estou cogitando, seriamente a migração para o Fedora (que parece a melhor distro com Gnome depois do Ubuntu). O problema é que estou tão acostumado como o Aptitude, que só de pensar me dá calafrios…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:38 pm

    Que droga pensei que finalmente o ubuntu fosse largar aquela suite meia boca do gnome!

    mahousenshi (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:14 pm

    Só um empurrão para o fedora

    presto

    Frank (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 6:06 pm

    Aos que reclamam da mudança de botões para o lado esquerdo no Ubuntu, pensem bem como isso faz todo sentido quando se usa a interface Unity. Agora ficou claro o porque da mudança. Eles já estavam prevendo mudar para Unity um dia.

    Assim como alguns (maioria?) não gostaram do Unity, tem gente que também não gostou do Gnome Shell (eu sou um deles). Além disso, é perfeitamente possível extirpar o Unity do Ubuntu e substituí-lo pelo Gnome Shell sem que faça a menor falta, pois ao contrário de certos sistemas proprietários, o Ubuntu não é totalmente dependente de um software a ponto de se tornar impossível desinstalá-lo.

    foobob (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 6:37 pm

    unity, gnome-shell, tanto faz: vou abrir um terminal e trabalhar dali mesmo… :p

    Heaven (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:22 pm

    Pena que no meu note o unity nem se quer funfou, Dell Vostro 1000.

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 29/10/2010 às 8:22 am

    MI MI MI! Só Mi MI MI!! :D

    Luiz Felipe (usuário não registrado) em 31/10/2010 às 11:47 am

    Tem muita gente reclamando por bobeira, se nao gostar do Unite, instala o Gnome Shell e pronto… quanta complicacao por bobeira =/

Este post é antigo (2010-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.