Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Screenshots mostram as novidades do Ubuntu 10.10 que sai neste domingo

O Lifehacker preparou uma série de imagens destacando o que o Ubuntu 10.10 – que deve ser lançado no próximo final de semana – traz de novidades em relação às versões anteriores, e o que mais chamou a atenção por lá.

Os itens incluem as facilidades do novo instalador, a evolução do Software Center, o streaming de música via Ubuntu One, a fonte de caracteres Ubuntu, as notificações na tela, a interface para netbooks, e o Shotwell. (via lifehacker.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    dodops (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:24 pm

    Poxa, é triste ver isso.

    É o segundo post no mesmo dia, sobre o MESMO assunto, screenshots do ubuntu.
    Não tenho nada contra a distribuição, só que não gosto desta idéia de deixar distribuições como: Fedora, OpenSUSE…de lado para dar todo o foco a uma distribuição que “dizem” ser a melhor.

    Um post totalmente desnecessário. E o pior, tenho certeza que meu post será moderado negativamente pelo simples fato de opor minha opinião a um fato, isso porque vivemos em democracia. O BR-Linux que é ímpar no âmbito do Sotfware Livre brasileiro deveria rever algumas coisas.

    pimentel (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 10:09 pm

    Gente,vamos para de infantilidade,querendo ou não o Ubuntu é a distribuição mais usada no mundo,é a distribuição que tem a comunidade de usuários mais participativa,mais vibrante e isso conseqüentemente deu ao Ubuntu o título de distribuição com a mais farta documentação da web.
    Se isso gera ciúme nas outras comunidades,que os membros destas façam o mesmo, criem mais blogs,mais tutoriais e mais documentação falando sobre sua distribuição favorita,isso sim seria uma guerra saudável,agora ficar metendo o pau em outras distribuições que não seja a sua favorita não é nada saudável.

    Dodops, também acharia muito ruim deixar o Fedora e o openSUSE de lado, qualquer que seja a razão. Não sei quem “dizem” que uma distribuição é “a melhor”, mas não acredito que estejam certos quanto a isso, seja quem forem – e indicações de artigos interessantes sobre Fedora, openSUSE ou qualquer outra distribuição são sempre bem-vindas, podendo ser enviadas pelo link “Enviar notícia”, ali no alto da página.

    Na semana que antecede o lançamento de uma distribuição popular, entretanto, é comum que haja um aumento da publicação de informações sobre ela, e imagino que ao longo dos próximos dias você ainda vá ver muitos posts sobre o Ubuntu – e eles não estarão tirando o lugar de nenhum outro post.

    E o que é triste mesmo, na minha opinião, é você achar que os 2 posts são sobre um mesmo assunto, e este assunto são screenshots do Ubuntu. Um dos posts publicados hoje mencionando esta distribuição foi sobre a nova apresentação apresentada aos usuários durante a instalação do Ubuntu (achei bem bonita e informativa, tanto para novos usuários como para os que estiverem fazendo upgrade), e o outro é sobre as novidades da distribuição como um todo. O que eles têm em comum é a relação com o Ubuntu e o tipo de ilustração.

    @dodops

    Ubuntu aparece mais no BR-Linux porque existem mais pessoas usando ele do que outras distribuições.

    Questão de audiência.

    Com mais pessoas usando, naturalmente aparece mais material sobre ele aqui.

    Caso tenha algum material publicável sobre sua(s) distro(s) favorita(s), envie para o Augusto.

    Ele nunca se recusou a publicar algo legal.

    Agora ficar reclamando assim, parece coisa de “viúva”.

    Nada pessoal. Não me leve a mal.

    Ricardo (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 10:27 pm

    Impressão minha ou falar mal do Ubuntu está ficando “cool”?

    Livre1 (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 12:45 am

    Esse Ubuntu 10.10 parece que ta uma ***** alias não é o Ubuntu é sim a versão do Kernel usada por ele é qualquer outra distro que usa esse Kernel, em alguns processadores a temperatura esta ficando muito alta!

    @Livre1

    Aqui usamos o kernel 2.6.35 vanila já nos Ubuntu 10.04 e não tivemos problemas de aquecimento.

    Temos desde processadores antigos Intel Dual Core até os mais novos Quad Core.

    Você teve problemas de aquecimento em quais processadores?

    Dependendo do seu relato, seria interessante submeter a observação para o time do kernel.

    Bremm (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 2:16 am

    Aqui a coisa está “fresca” como sempre. E com powernowd habilitado (porque ele IMHO trabalha melhor com processos “niced” no meu Athlon 3200+).

    Neste momento, 15°C na rua, dentro de casa a 21°C e processador rodando a 39°C.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 2:52 am

    Precisamos purificar o Ubuntu na fogueira Santa!!! ele esta possuído por forças maliiiiguinas, hehehehehe!!! pronto passou o descarrego então aguardemos o domingão do Ubuntão!!

    Welington (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 7:44 am

    O que eu não gosto é esta mudança do gerenciador de imagens. Quando o Gnome abandonou o gThumb em favor do F-spot eu perdi todos os meus comentários e tags das imagens. Tive que organizar tudo de novo, agora vai acontecer novamente com o shotwell.

    Tudo bem, eu não ligo muito pra isso e nem acho o f-spot a supremacia do gerenciamento de imagens, mas se toda vez que mudarem um software a gente perder informações deste jeito, não chegaremos a lugar algum.

    Pedro D' Vargas (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 8:00 am

    O Ubunto é uma Otima distribuicao mais esta ficando muito pessado e lento. Uso ele aqui em um notebook acer aspire, com dual boot com o sevem. Este mesmo notebook queimou o cooler que refria o processsador, com o ubuntu eu nao consigo abrir o firefox msn e skype (que sao o que eu uso nele) porque ele esquenta e desliga. Agora com o Windows semvem eu consigo abrir o firefox, msn, skype e escutar musica normalmente o dia todo sem que ele esquente e desligue.! ou seja o ubunto esta comendo muito processamento e video com poucos aplicativos. Eu acho que as ultimas versoes e atualizaçoes estao perdendo muito a leveza. ha ja ia me esquecendo eu ja usei outras distros aqui com o cooler queimado e nao come tanto processador igual ao ubuntu ( Back track, fedora, eumas outras leves)

    @Wellington. Você não é obrigado a mudar junto. O o f-spot vai continuar no repositório, basta instalar.

    Ambrosio (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 10:48 am

    Bom, o dono do br-linux usa ubuntu, é natural cada um puxar o peixe para o seu gato.

    little_oak (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 2:06 pm

    @Ambrosio – acho que não, acho que ele pode “olhar mais notícias” sobre o Ubuntu por usar, mas não puxa o peixe pra ele não.

    Quanto ao OpenSUSE, sinceramente, compara-lo com Ubuntu é colocar um carro 2.0 (opensuse) e um Mustang em uma BR e querer ver quem chega primeiro. (leve em conta também o combustível, que no caso do Ubuntu bomba muito e pode “acabar” perdendo um pouco o gás”.

    Fedora já é outra história, já foi MUITO bugada, podre x 10, hoje está super veloz e estável.

    Acredito que as líderes para Desktop em um foco opensource + grátis serão Fedora e Ubuntu. (desejo muito isto para o Mageia)

    Abraços a todos.
    Ps: Já estou aguardando o stable sair para upar o meu aqui e fazer uma avaliação bem amigável.

    little_oak (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 2:09 pm

    @André Luis Pereira dos Santos

    Isso é verdade, se você informar algo ao Augusto ele publica, já aconteceu comigo no br-linux, se for algo que contribua em algo com a comunidade ele publica sem stress nenhum.

    Problema é que a comunidade está vendo a popularidade de sua distribuição preferida ir para o saco graças a 2 nomes da atualidade: Fedora e Ubuntu.

    Detalhe, 2 projetos derivados de distribuições tradicionais (Rhel e Debian).

    Ou seja, seja o RHel ou Debian que queríamos que fosse, mais moderno e mais adaptável!

    Marcos (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:02 pm

    Se cada um que reclamasse sobre notícias do Ubuntu contribuisse com uma notícia de outra distribuição, a distribuição da Canonical ia ser a menos citada.

    O problema é que reclamam, reclamam, mas contribuir que é bom…

    n1xxx (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 8:27 pm

    pô mas tbm… tão reclamando do que? olhem a porcentagem de usuários do ubuntu neste censo:

    http://www.dudalibre.com/gnulinuxcounter?lang=en

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 1:25 pm

    espero que tenham arrumado a hibernação do sistema que é a única coisa que não funciona em meu laptop no Ubuntu 10.04. Só falta arrumarem isso para o sistema ser perfeito.

    joaocep (usuário não registrado) em 11/10/2010 às 10:24 am

    É um Lançamento de Versão, como não falar disso? se OpenSuse, Fedora ou Mandriva lançassem uma “hoje” haveriam referências sobre.

    E bem como o citaram acima , no canto superior direito há um “Enviar Notícia” basta fazer os seus screenshots e enviar, ao invés de esperar os outros fazrem.

    Atualizei minha máquina, não houve congestionamento dos mirrors e o sistema ficou levemente mais rápido.

    Durante a instalação vi alguns erros e warnings, mas nada que comprometesse o funcionamento.

    O ponto negativo é que meu teclado USB parou de funcionar no 10.10 no modo gráfico e pra resolver, tive de limpar meu home. Mas talvez não seja bug, porque faz anos que não limpo e já usei outras distribuições.

    Danilo (usuário não registrado) em 11/10/2010 às 12:13 pm

    @Essa parada do super aquecimento não ocorreu com o arch, que está no kernel 2.6.35 já tem umas semanas, as vezes pode não ser o kernel, mas o jeito que compilaram o kernel, ou pode estar atingindo apenas um numero pequeno de processadores, eu tenho um prescott que “ferve” mesmo, e nada ocorreu de estranho.

    @Danilo

    Isso tá parecendo é mais uma lenda urbana, isso sim.

Este post é antigo (2010-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.