Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rumor: Google abrirá o código fonte do codec de vídeo VP8

Rumores são rumores, e vice-versa. Mas este parece fazer algum sentido, embora eu não tenha entendido bem a relação entre esta idéia e o anúncio de ontem sobre o port (patrocinado pelo Google) do Theora para a plataforma ARM.

Se for verdade, significará que o Google atenderá o convite da FSF para resolver o problema da abertura dos CODECs no HTML5, abrindo o código do seu recém-adquirido VP8.


Lindsay Lohan nos tempos de sua carreira cinematográfica

Mozilla e Opera provavelmente iriam aderir rapidamente (ao menos em plataformas Intel…), e Apple, Microsoft e outros fabricantes que estão torcendo por uma solução proprietária e mais exposta a patentes perderiam subitamente o ponto de apoio para a alavanca que estavam querendo construir. À luz da recentemente ampliada rusga entre Apple e Google (lembre também do processo da Apple contra a HTC por causa do Android…), faz mais sentido ainda.

Como eu disse no começo, rumores são rumores, e vice-versa. Mas tenho visto outros bem menos plausíveis, como o que chegou na minha caixa de entrada dizendo que a Lindsay Lohan vai voltar a estrelar um filme da Disney ainda neste ano. Isso sim é implausível!

Veja abaixo o texto enviado por Daniel Roviriego (danifernandoΘgmail·com):

“Rumores na Rede indicam que a Google abrirá o código fonte do codec VP8 recém adquirido da empresa “On2 Technologies”.
O suporte a ¨codecs” na tag de vídeo do HTML tem dividido opiniões entre os navegadores, com o Chrome e o Safari dando suporte ao formato proprietário H.264 enquanto o Mozilla Firefox o rejeitou, dando exclusividade ao Ogg Theora, de código aberto e baseado na versão codec VP3 da empresa On2. A combinação do suporte ao VP8 no HTML5 pela Mozilla e pela Google adicionado de um framework de mídia independente fariam deste um competitivo padrão aberto de vídeo para a internet (e de altíssimo nível, afirmações que ele utilisa 50% menos banda do que o H.264) . Em contrapartida, não se espera da Microsoft com seu Internet Explorer 9 e da Apple com iphone e ipad, mudarem o suporte padrão ao H.264.” [referência: h-online.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tobias (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 9:20 am

    Não sei o que a lindsey lohan tem a ver com a notícia, mas não tenho do que reclamar, continue assim.

    rafael (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 9:28 am

    Creio que a relacao da Lindsey con a noticia é pela “abertura”.
    De qualquer modo tambem digo: continue assim.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 9:34 am

    Isso seria realmente interessante. Espero que não sejam apenas rumores e se torne algo real, apesar de eu não ter concordado com a maneira intimidadora com que a FSF fez o pedido. Mas seria ótimo se abrisse os códigos!

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 9:40 am

    vejo no horizonte uma vitória da FSF e do software livre!

    e vejo uma linda garota ilustrando a notícia :-D

    abismado (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:00 am

    Só que a linda garota não é chegada na fruta e tem alguns parafusos soltos…

    Tabela2 (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:10 am

    Pois é! Um padrão aberto e muito bom, numa área bem concorrida, juntando com um patrocinador forte, será matador, não vai ter para ninguém.

    Deixem a Apple para lá, vai ser mais uma coisa que o tal iPad não teria: nem USB, nem câmera, nem multiprocesso, nem Flash, nem VP8, …
    E quanto ao IE9, se a MS não se dobrar é bom pois já nascerá morto.

    Basta o São Google resolver fazer esse milagre.

    Illidan (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:31 am

    Era lindona mesmo, mas atualmente ela segue outra carreira:
    http://www.theisnort.com/

    Frank (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:49 am

    Gostei da desculpa de que rumores são rumores pra colocar uma foto da Lindsay Lohan no post! hehehe

    Mas enfim, se esse rumor se confirmar (do VP8, não da Lindsay) será uma vitória e tanto em mais uma batalha na guerra contra os padrões proprietários.

    Eu queria ilustrar, mas quando se trata de codecs de vídeo, é difícil encontrar uma boa foto dos danados!

    Bem, esta abertura do código significa que o formato poderá ser usado pro qualquer um sem a necessidade do pagamento de royalties?

    Se sim, e se ele tiver uma qualidade maior que os concorrentes (theora, o da apple e da MS), for implementável em outras arquiteturas que não somente Intel (se não me engano alguns processadores ARM têm instruções específicas para decodificar h264), acho que a questão técnica do HTML5 pode estar a um passo de ser resolvida.

    Embora a Apple não goste muito dos formatos abertos, os desenvolvedores do WebKit parecem bem livres para incluir suporte à outros codecs neste software, tanto que o webkit pode ser compilado para usar o gstreamer, que suporta uma ampla gama de codecs.

    Acho que o pessoal da Mozilla não iria contra, como diz no próprio texto. Mas o pessoal da MS iria chiar. Tem alguém aí que já usou alguma versão do IE9 (já saiu algum beta?) e viu o suporte à html5 nele? Se sim, qual codec de av ele suporta?

    @Augusto, caso não ache muitas fotos da Lindsay Lohan, pode fazer que nem o Cardoso e colocar fotos de Japinhas :-)

    Creio que imagens de orientais seriam completamente off-topic. Já a Lindsay foi mencionada no post, a ilustração foi coerente com o conteúdo textual!

    Frank (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 1:10 pm

    É verdade, o texto fala de codecs e da Lindsay, logo precisaria ter uma foto da Lindsay e de um codec. E devo admitir que não me lembro qual foi a última vez que vi a foto de um codec na internet…

    Rafael (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 1:21 pm

    @Frank procurando por codec no google encontrei isso, serve?
    http://www.lockeddoorpuzzle.com/wp-content/uploads/2008/06/mgs_codec.jpg

    Challado (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 1:23 pm

    Google: “don’t be evil”

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 2:13 pm

    E no outro tópico sobre este assunto aqui no Br-Linux ainda coloquei “Quem não chora, não mama” e muito nego (sem preconceito) reclamando e achando besteira o pedido da FSF.

    Se a notícia se tornar real e se o Google desde o início adquiriu tal codec afim de deixá-lo realmente aberto, de uma forma ou de outra foi válido o pedido da FSF.

    Alfredo M. Bonanno (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 6:10 pm

    Paulo, tem muita gente que só sabe criticar… vai na onda de alguns formadores de opinião e de outros curiós de plantão que não perdem a oportunidade de criticar o movimento de software LIVRE.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 6:56 pm

    Só uma dúvida, na notícia está “afirmações que ele utilisa 50% menos banda do que o H.264)”.

    Eu não entendi isto, quer dizer que ele gera arquivos de vídeo 50% menores que o H.264 e com a mesma qualidade? Se for é algo especialmente incrível, pq estava convertendo uns vídeos meus semana passado e fazendo vários testes, concluí que ao utilizar um conversor pra MP4 usando o codec H.264 eu obtia um arquivo de 34 megas com resolução 1440 x 900 (do meu monitor) e com muita boa qualidade. Usando o codec XviD para MP4 gerava um arquivo de quase 100 megas com qualidade inferior na mesma resolução.

    Se esse codec VP8 for isto mesmo, mesma qualidade do H.264 mas com tamanho 50% menor, é uma diferença incrível. Esses engenheiros de softwares devem ser raçudos em código pra compressão de vídeo. :P

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 7:01 pm

    Errata:

    Quando eu disse: “Usando o codec XviD para MP4 gerava um arquivo de quase 100 megas com qualidade inferior na mesma resolução.”

    Quis dizer: “Usando o codec XviD para MP4 gerava um arquivo de quase 100 megas com qualidade igual na mesma resolução.”

    Daí para ter um arquivo mais ou menos do tamanho do arquivo gerado em H.264 usando o codec XviD tinha que deixar gerar um arquivo com a tela 70% da resolução original.

    É isso. Hoje, implantar padrões abertos como dominantes, ou seja, como PADRÕES mesmo, só se for na base da porrada, porque a máfia da “propriedade intelectual” de MS, Maçãzinha e outras, se encarrega de impossibilitar qualquer processo via bom-senso. E a única entidade com força suficiente de baixar porrada em todos os outros é a Google.

    Renyer (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 8:14 pm

    utilisa [2]

    uia (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:02 pm

    @tenchi,

    Não são instruções otimizadas para decodificar H.264 o que alguns processadores ARM tem, são coprocessadores que alguns SoC que TAMBÉM contém o ARM que decodificam o H.264 100% (ou quase 100%) em hardware.

    Não sei se já existe hardware dedicado assim para decodificar VP8 como existe para o H.264, mas rapidamente surgirá se o codec for mesmo aberto. E eu mesmo projeto um se ninguém se propuser a isso.

    Enquanto isso, pode-se decodificar o VP8 via software mesmo. No site da On2 diz que o codec foi todo projetado pensando na arquitetura ARM, de forma que o decoder pudesse aproveitar ao máximo as instruções disponíveis no ARM.

    Lewis (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 4:23 pm

    Pena que não será aberto usando GPL, já que os programadores do Google tem medinho e preferem Apache ou BSD.

    Flávio Gomes Coutinho (usuário não registrado) em 18/04/2010 às 11:34 pm

    Viva a padronização e a abertura da internet.

Este post é antigo (2010-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.