Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rudix 2010 RC: mais ferramentas estilo Unix para o Mac OS X

O Rudix, cria intelectual do pythonista brasileiro Rudá Moura (que, no que diz respeito ao histórico com Linux, também tem um considerável “pé na cozinha”), é uma coleção, fácil de instalar no Mac OS X, de utilitários de rede, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento, complementos para programação shell e muitos outros detalhes.

Sempre que me aventuro pela primeira vez a desbravar algum computador com Mac OS X, cujo ambiente shell BSD com pitadas de GNU já vem razoavelmente suprido, costumo tropeçar na falta de alguns utilitários cuja presença é praticamente garantida em ambientes Linux instalados por mim, como o wget, o gawk ou o txt2tags, e já há algum tempo me acostumei a usar o Rudix como fonte para supri-los, porque seus pacotes são auto-contidos, dispõem de instalador individual, não sobrepõem pacotes originais do Mac OS X, e se instalam na familiar árvore /usr/local – ao contrário das práticas de outras coleções de utilitários similares, com os quais já tive alguns desgostos.

E o lançamento da versão Rudix 2010 RC, compilado para Snow Leopard e distribuído como binários universais para 32 e 64 bits, ocorrido neste final de semana, merece ser percebido por aqueles de vocês que são acostumados a ambientes Unix ou Linux e ocasionalmente se vêem abrindo um Terminal.app no Mac. Para ter uma idéia inicial, dê uma olhada na lista de pacotes.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 2:15 pm

    Nossa, muito bom mesmo esse aplicativo. Precisei do wget esses dias mas simplesmente não tive paciência de usar o tal do macports

    Dado Dalabella: “Você traiu o movimento Linux, cara.”

    Alexandre (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 3:35 pm

    cada um na sua viagem.

    Alexandre (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 3:39 pm

    Excelente, precisei de alguns arquivos para programar no meu mac. agora ficou completo.

    Thiago A. (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 6:09 pm

    Cara não, “véio”

    Riser (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 12:22 am

    Ai ai…

    É por essas e outras coisas que usuários Mac sempre irão falar que não falta nada para o OS X em relação ao Linux.

    Falando sério, eu nunca desenvolveria nada para o OS X(um sistema fechado de todas as formas), e olha que fui usuário fanático até o Leopard… aí vendi meu PPC e recomecei minha trajetória com Linux, estou com KDE e muito satisfeito.

    Claro que existem vantagens e desvantagens mas para mim, ex-usuário Mac, o Linux supera o Mac em vantagens. Pena o que eu vejo aqui, as vantagens cada vez mais sendo minimizadas…

    Hoje não me vejo mais no OS X mesmo se usasse um MacBook(o faria apenas se ganhasse tal), por exemplo, ainda usaria Linux nele…

    Desculpem-me pelo comentário tão fragmentado… xP

    juca (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 12:11 pm

    Por que temos de ver notícias de MAC num site chamado br-linux?
    Quer postar notícias sobre MAC coloca num site de MAC!

    Juca, você não “tem” que ver nada no meu blog, mas sempre é bem-vindo se quiser ver o que eu escrevo aqui – inclusive esta notícia, que trata de uma coleção de ferramentas em código aberto (como os mencionados wget e gawk) que facilita a vida de usuários acostumados ao Linux e que vão se aventurar no terminal de um Mac.

    Rudá Moura (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 1:44 pm

    Obrigado ao destaque especial do Rudix 2010 no BR-Linux! O Rudix é também resultado dos anos que trabalhei no Conectiva Linux. Grato por ambas as oportunidades!

    Rudá Moura

    Magno (usuário não registrado) em 6/04/2010 às 11:36 pm

    @Riser

    Não!!! Só para te dar uma idéia, você devia ter dado um “man bash” no Terminal antes de vender o seu Mac :-) Tem mmmmuuuiiitoooo software livre por debaixo da saia do Mac :-) Tudo bem. Agora, já foi :-)

    Eu tenho um Mac e só rodo software pago quando eu quero. Tem OpenOffice, Handbrake, VLC (agora chamado Lunettes no Mac) etc, etc e tudo o que você imaginar.

Este post é antigo (2010-04-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.