Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rhodes 2.0: framework livre para desenvolvimento para smartphones

Os desenvolvedores Rhodes utilizam Ruby para escrever a lógica de suas aplicações para smarthphone. Trecho inicial da nota do InfoQ:

O Rhodes 2.0 possibilita ao desenvolvedor criar aplicações nativas para a maioria dos smartphones incluindo IPhone, BlackBerry, Android, Windows Mobile, Symbian e IPad.

O Rhodes 2.0, disponível gratuitamente, traz ao desenvolvedor poderosas melhorias incluindo sincronização mais rápida, otimização nativa de estilos para todos os smartphones e novas funcionalidades dentre elas suporte avançado a multi media e um framework para trabalhar com metadados que possibilta trabalhar com aplicações onde o schema é mudado com frenquência.

Até agora, o Rhodes possuía dois tipos de licença, a GPL e a licença comercial ($500 por aplicação). Já na versão 2.0, ele é completamente grátis e está sob a licença MIT (o RhoSync é pago, porém se você não precisar disponibilizar sincronização offline de dados, você não precisará comprar nenhuma licença).

Uma outra funcionalidade interessante é o streaming de vídeo e áudio HD, que “permite ao desenvolvedor adicionar facilmente captura de áudio e vídeo ao vivo além de funcionalidades de playback em suas aplicações”. (via infoq.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Abril (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:22 am

    Com a mudança na licença de desenvolvimento do Iphone OS, desconsidere o Iphone…

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:28 pm

    @Abril,

    Eu sabia que ia ter uma mudança na nova lincença, mas não vi os detalhes. Quer dizer que a partir de agora, a Apple só vai aceitar apps feitas no XCode?

    Isto quer dizer que Rhodes, Titanium e outros perdem metade do apelo…

Este post é antigo (2010-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.