Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Prefeitura de Maringá migra do Linux para o Windows

O ParanáShop publicou o que parece ser o texto integral de um release da Microsoft Brasil, descrevendo sob a ótica dos autores um processo de migração de Linux para Windows. Recebi a indicação e compartilho com vocês, para a análise e comentários.

Enviado por cassandra (cassandraΘhushmail·com):

“A prefeitura de Maringá/PR (325.000 habitantes, IDH 0,841) trocou o Linux pelo Windows. Os motivos para a migração foram:
. instabilidade do correio eletrônico;
. falta de suporte no gerenciamento das estações de trabalho;
. ausência de padronização;
. alto custo de suporte para manutenção.

Postfix, LDAP e Samba deram lugar às soluções respectivas baseadas no MS Windows. A migração contou com o apoio da Teletex, de Curitiba, PR.” [referência: paranashop.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jhonatam (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:15 pm

    Acredito que todos tem o direito de regredir não vamos criticar isso !
    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Em uma cidade desse tamanho é incrivel que tenha encontrado algum suporte para Windows. Tenho certeza que ao migrarem para Windows trocaram todas as maquinas pentium 200 por pelo menos dual core com 2GB de ram, ai ficou mais estavel. O maior problema de se usar software livre para prefeitura é o prefeito não ter de quem cobrar 10% de “comissão” da compra do software.

    kayohf (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:23 pm

    Eu concordo com o fato de uma falta de padronização, o que levaria a um esforço de dentro da implementação, criar-se uma padronização, especificando o que vão usar e tudo mais, o que realmente aumentaria o custo final.

    Helton (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:25 pm

    Não sou especialista, mas me parece que o problema aí é que antes estava uma bagunça, e depois veio uma empresa possivelmente séria e afim de trabalhar (e faturar), e supostamente botou ordem na bagunça. O curioso é que, como a mudança é recente, fica impossível afirmar se o “depois” ficou melhor do que o “antes”. Isso só o tempo dirá… Vejamos o que os outros comentários vão dizer, hehehe.

    GuiEssence (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:26 pm

    pôxa, falta de padronização? Cria um Live-CD personalizado e pronto (: O que eles gastaram de licenças uindous, eles passariam 1 ano de manutenção, quanto à falta de estabilidade nem vou comentar, ridiculo -.-

    Acredito que todos tem o direito de regredir não vamos criticar isso ! [+1]

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:29 pm

    Infelizmente eu concordo com todos os itens que fizeram a prefeitura migrar para o windows. Exceto a instabilidade no correio eletrônico.

    Inezita Maringa (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:37 pm

    Ainda não mexeram no site da Prefeitura, que segue movido a Apache.

    A propósito: http://www.youtube.com/watch?v=g_zq7A0R-Vw

    Thiago Fernando (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:43 pm

    concordo com todos os comentarios acima que fizeram pois agora sim que eles vao ter instabilidade a hora que começar os problemas com virus maquinas travando tela azul ai vai ter que formatar maquinas provavelmente ira ocorrer ate perca de dados se estava baguncado foi pq nao procuraram um profissional apeto para organizar a bangunça alguem que realmente intenda de linux para deixar tudo de maneira correta como disse o GuiEssence Cria um Live-CD personalizado e pronto mais fazer o que né migração ja foi feita

    Alexandre Anacleto (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:48 pm

    Realmente é algo raro de se ver, quiçá inédito, que se migre de software livre para proprietário, nestes termos.
    Estranho também ouvir ser citado de que o TCO diminui. COMO??!!!!
    Sei lá, fica difícil entender o posicionamento de determinadas autoridades…
    Não tem mão-de-obra qualificada lá para prestar suporte em linux e suas soluções?
    Ou será que não tem ninguém filiado ao partido, ou para assumir cargo em comissão??
    E o dinheiro público vai pros cofres dos partidos de situação naquele lugar, além, claro, para os cofres de uma empresa grnga, pois, a maioria dos direitos fica mesmo com a Microsoft Americana.
    L A M E N T Á V E L . . . . . . :(

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:57 pm

    Conversa pra boi dormir. A solução é simples. Padronização? Existem boas distros para torna-la unica (Mandriva, Ubuntu, etc). Instabilidade? Faça-me rir. Só se tiver rodando em um 486…
    Mas, cada um faz o que bem entende. Ainda mais quando o $$ é público…

    Esse relato é uma aberração comercial.

    A única coisa que pode-se subentender é que alguém fez uma bela MERcadoria.

    Padronização: Utilize os repositórios da distribuição escolhida.

    Instabilidade do correio eletrônico: Isso tá muito mal contado, ainda mais com Postfix. Quem configurou ele? O sobrinho de 7 anos do prefeito de Maringá?

    Alto custo de suporte e manutenção: KKKKKKKKKKKKKKK. Compare o custo que tiveram nessa mifração para Windows e os custos agora com prevenção contra vírus, formatações a cada 6-8 meses nas estações etc com o custo que um simples contrato de suporte com a Mandriva, Canonical, 4Linux, BSRSoft etc teria.

    E nessa comparação sejam justos: comparem os custos de suporte para todas as máquinas que irão requerê-lo tanto no Windows quanto no Linux.

    Piada essa notícia.

    Rafael (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 12:59 pm

    Os problemas nessa prefeitura foi provavelmente a má implementação e não a escolha do software.
    Todos esses item tem relação direta com a escolha do profissional de TI vejamos…

    1º Instabilidade do correio eletrônico: provavelmente é o mal dimensionamento da infraestrutura, falta de conhecimento pleno do serviço implementado, juntamente com a falta de redundância.

    2º Falta de suporte no gerenciamento das estações de trabalho: Falta de uma empresa séria e de um contrato de manutenção firmado pelas duas partes, visando o bom funcionamento de toda rede.

    3º Ausência de padronização, essa ausência de padronização pode acontecer em qualquer implementação e em qualquer plataforma vai depender também do profissional.

    4º Alto custo de suporte para manutenção, a mesma resposta para o 2º Item.

    Não importa a plataforma : Windows, Linux, *BSD, Mac…
    O que importa são as pessoas.

    tre (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:00 pm

    Nem o governo da Inglaterra, que sempre foi pró-Microsoft, pensa assim

    http://www.noticiaslinux.com.br/nl1278914349.html

    Querem corrigir a incompetência de seus administradores de TI contratando alguma consultoria parceira da MS, que obviamente aproveita para ganhar umas comissões da parceira.

    Felipe (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:01 pm

    A prefeitura é do PP, é engraçado a afinidade que esses partidos da direita conservadora tem com o software proprietário.

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:02 pm

    Possivelmente na casa dos funcionários da prefeitura deve ser o Windows+Office.
    Ai já começa o problema.
    Posivelmente também lá na prefeitura não deve ter um profissional qualificado para dar suporte ao Linux. E profisional qualificado em suporte Linux é bem mais cara que Windows.
    Possivelmente também, esse sujeito deve ter instalado diversas distros para cada funcionário, e ou mudou (ou mudaram) a interface visual de cada Linux. Deve ser dai que vem a falta de padronização citada.
    E se o funcionário que está lá para dar o suporte em Linux, so conhece Windows, ai é onde temos o problema citado de falta de suporte no gerenciamento das estações de trabalho. Ou o cara não sabe e ou não há gente suficiente para atender os pedidos de suporte. (que aliás se tivesse tudo bem configurado e os usuários treinados, quase não iria se ter pedidos de suporte)
    Juntando esse cenário todo, sobra até pro coitado do postfix, que como todo software, se mal configurado e sem administração, também fica instável.
    Resumindo: Projeto mal feito = perda de dinheiro e insatisfação do cliente.

    Sergio (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:10 pm

    No que fizeram muito bem.

    Provavelmente o problema maior foi a falta de pessoal qualificado, isso explica os itens facilmente.

    Não sei se já aconteceu com alguém além de mim. Mas num CPD que trabalhei se dava problema em uma máquina Windows o que não faltava eram “técnicos” pra dar palpite e “resolver” o problema. Já quando acontecia num host Linux, só o responsável pelo suporte mesmo poderia resolver, e todos os técnicos Windows viravam a cara.

    A maior parte das vezes as coisas eram resolvidas (tanto no windows como no linux), pesquisando no google o problema…Mas por algum motivo o Windows é sempre considerado mais fácil…

    Adilson (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:11 pm

    Eu fui instrutor de linux, para alguns funcionários da Prefeitura de maringá acho que foi em 2007. Segundo relato dos próprios funcionários ninguém entendia de nada nem de linux nem de windows. Que cada área fazia como achava que tinha de ser. Falei com eles a respeito de ITIL. Nunca tinham ouvido falar. Após algum tempo do treinamento um dos alunos entrou em contato para tirar algumas dúvidas relevantes a squid.
    Perguntei como estava a situação me disse: “Igual antes igual só que agora com mais gente, mais maquinas e mais servidores”.
    Creio se continuarem assim, não seguir uma metologia de gerenciamento de TI (ITIL, ISO 20.000) ou outras e uma questão de tempo pra estar tudo uma bagunça novamente.
    ps. Não dei nomes aos bois, por uma questão de preservar as pessoas.

    Challado (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:13 pm

    Resumo da ópera:

    Contratar um administrador sério, que conheça linux a fundo, bata no peito e resolva o problema: R$ (cada um coloque o que acha justo aqui) / Mês.

    Contratar o “Motzich” (quem sabe alemão que traduza) que cobra vintão pra formatar o windows: BABA!

    Isso tudo acaba se refletindo também no mercado de TI… Enquanto tiver gente desqualificada ou semi-qualificada cobrando barato para fazer serviço de quinta e instalar software pirata, a coisa vai ser sempre assim.

    Lamentável mesmo.

    PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, faço minhas as palavras de um colega nosso aqui de cima: CONCORDO COM TODOS OS PONTOS APRESENTADOS PELA PREFEITURA, exceto do Postfix! Para mim, o melhor MTA do Universo!

    Leandro Julio (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:14 pm

    Muito legal o anuncio no jornal, bem feito e detalhado, só faltou uma informação, quanto ficou essa brincadeira? licenças de windows para todos os desktops e servidores? e concordo com o que foi dito acima, o que aconteceu foi uma má implementação.

    Enquanto uns passam a usar Linux para reduzir custos, outros saem do Linux para reduzir custos. O resumo é o mesmo de sempre. Incompetência no planejamento. Nada mais.

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:18 pm

    @Felipe

    É que Linux é coisa de comunista! Esses malditos vermelhos comedores de criancinhas… :P
    (espero não ter que explicar…)

    @topic

    The flame has been planted!
    Ca-laro, que isso vai ser usado como contra-propaganda pela MS. Mas é de se convir, soluções MS são mais fáceis de implementar, logo qualquer macaco com 1/2 neurônio levanda uma rede com AD, Exchange e o escambau fácil fácil, sem maiores dores de cabeça. Daí vem a falsa sensação de um serviço mais bem feito.

    Não estou desmerecendo soluções MS ou opensource. Mas é notório que é 10x mais fácil subir um Exchange do que uma solução de groupware baseada em Exim/Postfix/whatever. Fora que o suporte da MS é muito bom.

    Agora, é piada esse negócio de dizer que vai ter redução de TCO. Se bem que é capaz mesmo, dependendo do nível do trabalho feito antes… Serviço porco é serviço porco, não importa a plataforma. O fator humano sempre será o mais determinante em todo o tipo de solução.

    MKRS (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:18 pm

    Alexandre Anacleto disse tudo!!!

    Muito provavelmente, o problema esta numa parceria entre prefeitura e Microsoft.

    Mas é bem aquilo: dinheiro público não tem valor, gasta-se de qualquer maneira.

    Quero ver se uma empresa privada séria trocaria seus servidores Linux por Windows. NUNCA!!!!

    O governo é f… mesmo!

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:24 pm

    Um dos problemas dos ambientes linux é justamente colocar “meninos do bucho” para manter o ambiente.

    Esse cenário é bem característico dos órgãos públicos.
    Como TI é visto como gasto e não como investimento. As verbas para essa área são minimas, não sendo gasto um tostão com compra de sistemas e contratação e treinamento de profissional. Qual é o resultado? Esse que eles apontaram. Sistemas ineficientes e instáveis.

    Quando a prefeitura resolve investir, é claro que só aparece “parceiros MS”. Que tratam logo de vender o seu peixe (e FUD).

    O que acho mais interessante é que as motivações dadas pelo site são justamente o velho FUD da MS.

    De resto, por trabalhar em empresa publica, sei como nunca há verbas para treinamento ou contratação. Mas aparece rápido dinheiro para compra de equipamentos e software.

    Uma pena.

    Adilson (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:29 pm

    Com certeza a segurança dos sistemas aumentaram muito
    Provavelmente vão deixar o windão desatualizado o anti-vírus desabilitado pra não deixar os servidores lentos entre outras má praticas. Agora pra ficar tudo redondo e substituir o squid/dansguardian pelo ISA server. Fazer filtro de conteudo com ISA é uma beleza .

    Narcélio Filho (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:32 pm

    Ou seja, instalaram o SO “Zé Linux v1.2″ em metade das máquinas, “Mané Linux v0.1″ nas outras e o “Old Linux v0-pre-alpha” nos servidores. Aconteceram três problemas e o resultado é que “esse tal de Linux não funciona”.

    Se me dessem (minha empresa é brasileira) metade do que pagaram à Microsoft (empresa americana), colocaria todos os sistemas funcionando perfeitamente bem.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:32 pm

    muito simples.

    chega o pessoal da microsoft com suas maletas com dinheiro, e falam ela é sua, se vcs trocarem para mim…

    zé molenga (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:33 pm

    Tem a ata de um registro de preços, relativo a servidores e discos, etc, somando R$ 303.800, em http://www.maringa.pr.gov.br/arquivos/licita/arquivos/RP_036.pdf, celebrada entre a Prefeitura e a Teletex.

    Não tem nada relativo a sistema operacional. Pode ser OEM.

    Foi assinada em março do ano passado.

    O Google é nosso amigo.

    Fábio (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:41 pm

    Isso dificilmente foi uma decisão técnica. Trabalho numa companhia gigante aqui em Salvador que atende a todos os requisitos mencionados:
    . correio eletrônico estável(aliás, não sei em que uma solução Microsoft ajudaria nisso);
    . suporte completo das estações de trabalho(todas suse linux) tanto em nível de usuário quanto em nível técnico;
    . ambiente totalmente padronizado e apenas os técnicos tem permissão de alterá-lo.
    . custo de suporte para manutenção é relativo. o profissional Microsoft certamente é mais barato, afinal aquele sobrinho do pai do vizinho do irmão de fulano mexe com windows e se diz fera. o problema é a qualidade.

    Eden (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:42 pm

    Com certeza o problema era peopleware.

    Algumas verdades que gostando ou não são verdades da TI

    “O melhor sistema é aquele que você sabe mexer”

    Não tem jeito pode ter o windows 3.11 o windows 7 ou qualquer linux do ano de 2010 se o usuário enteder de windows 3.11 o preferido vai ser sempre o windows 3.11 não interessa o quão melhor é os outros.

    “A eficiência maxima de um sistema é a eficiência maxima do usuário”

    Se o administrador não sabe organizar ambiente não adianta o ambiente ser por si só eficiente pois o administrador não vai saber extrair a eficiência do ambiente.

    Eu vou escrever aquilo que muitos não vão gostar de ler mas é verdade. O ambiente windows é mais simples de instalar e manter e ainda tem uma performace aceitavel para os usuários, e o resultado desta equação é que com administradores de TI medianos o ambiente windows é mais atraente.

    E por ultimo o Linux não fala, se o ambiente de TI estiver horroroso o que vocês acham que o gerente de TI vai falar ele vai dizer:
    opção a)
    -O ambiente está ruim por que nem eu nem os meus funcionários entendemos de Linux e não conseguimos configurar.
    opção b)
    -O ambiente ta ruim por causa do Linux se por o windows resolve, é caro mas vale a pena.

    Se o gerênte responder a com a opção a) ele ta assinando a demissão dele por isto a não ser que o cara queria mesmo sair do emprego ele vai responder com a resposta b).

    Paulo (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:53 pm

    Típicos problemas na implementação, planejamento e suporte deficiente.
    Agora pode ter certeza que a Teletex vai fazer um bom trabalho. Trabalhei nesta empresa a alguns anos atrás e posso dizer que os caras entendem muito bem da plataforma windows e linux.

    Marco Diego Aurélio Mesquita (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 1:57 pm

    Saudades da Conectiva…

    Adriano (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 2:00 pm

    O pior é que usaram a versão de servidores de 2003 e ainda disseram “que o sistema ficou mais seguro”.
    É bem patente o interesse econômico de uma minoria em cima do dinheiro público da cidade.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 2:07 pm

    A questão é que quem decide, não é quem entende.
    Como relatou o Adilson, a equipe do município não entendia nem o básico. Bem provavelmente o secretario de TI de lá menos ainda.

    Para chegar um representante de vendas de uma empresa. E ele vender seu produto como o melhor do mundo. É claro que aquele secretario que não entende de muita coisa irá acreditar.

    Mas como foi bem apontado aqui. Não adianta em nada desembolsar uma grana com o sistema e não gastar um tostão furado com treinamento e profissional. Alem de terem todos os problemas a longo prazo, terão os clássicos do mundo MS.

Este post é antigo (2010-07-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.