Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Popularidade das linguagens em 2010

O Lúcio Camilo (luciocamiloΘgmail·com) enviou o link para um post do JornalJava que acompanha a popularidade das linguagens de programação mencionadas em anúncios de emprego (nos EUA) ao longo de 2010. A dominância atual do Java e a presença do Ruby como tendência estão claramente expressas, mas eu gostaria de ver comparativos com as mesmas fontes mas mostrando um número maior de linguagens. [referência: jornaljava.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    so silva (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:30 am

    engraçada essa pesquiza, acabei de perguntar para o google. e o java aparece com uma forte queda http://www.google.com.br/trends?q=java,+c%23,+ruby,+vb&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

    E o Google Trends diz que logo abaixo do Java vem PHP e Javascript, depois vem o resto. Fico feliz das minhas linguagens preferidas estarem no top 3. :)

    Becker (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:46 am

    Como diria o Homer: “Você pode criar estatísticas para provar o que quiser…. 74% das pessoas sabem disso!”

    Leonardo (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:54 am

    Sempre fico com a impressão de que essas pesquisas feitas por revistas especializadas são tendenciosas. Eu costumo usar o TIOBE para ter uma idéia de qual a linguagem mais popular na indústria.

    http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

    Marcel (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:55 am

    Concordo com o “so silva”…

    Vejamos: VisualBasic e C# são .NET. Ambos são da mesma plataforma, e muitas vezes programadores destas duas linguagens programam juntos no mesmo projeto (mesmo sendo linguagens “distintas”).

    Agora, existem outras linguagens que nem sequer foram levadas em consideração: Phyton, C puro que nunca morre, e até outras como ASP (incrível, mas tem empregos) ou mesmo PHP (este continua firme e forte), isto sem contar com linguagens de programação local como Delphi e o ANTIGO VisualBasic (que nesta pesquisa não fica claro ser VB6, VB7 ou VB.NET)

    Não quero defender nenhuma delas, muito menos o Java ou C#. Mas o fato é que o artigo não leva em consideração as linguagens como deveria, mas o JAVA apenas. Deixar de fora o object C porque foi atípico? Quem diz o que vai ser típico daqui para frente???

    Extremamente tendencioso…

    arthas_dk (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 10:03 am

    A impressão que tive é que Ruby ficou totalmente … ‘solto’ digamos.

    Mas o fato é que Python e OBjective C, principalmente na pesquisa do TIOBE, estão quase sempre em alta.

    Então por que, por exemplo, estas duas linguagens foram ignoradas? Realmente parece ser tendencioso.

    devnull (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 11:02 am

    Caramba, esses são os gráficos mais marretados e tendenciosos que eu já vi.

    Joao (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 11:08 am

    “acompanha a popularidade das linguagens de programação mencionadas em anúncios de emprego (nos EUA)”

    Deveria ser com base na China, e não nos EUA, visto que hoje a China domina em tecnologia.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 11:11 am

    Senti falta de c, php e python. Usei os mesmos sites, simplyhired e indeed, para gerar os gráficos:
    http://www.indeed.com/jobtrends?q=java%2CC%23%2C+visual+basic%2C+ruby%2C+python%2C+c%2C+php&l=
    http://www.indeed.com/jobtrends?q=java%2CC%23%2C+visual+basic%2C+ruby%2C+python%2C+c%2C+php&l=&relative=1
    http://www.simplyhired.com/a/jobtrends/trend/q-java%2CC%23%2C+visual+basic%2C+ruby%2C+python%2C+c%2C+php

    Não é que faz diferença? Homer é um sábio.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 11:51 am

    Talvez porque o site é de Java né… ou o cara tenha usado parametros como “é orientado a objetos”, “tem funcionalidade XYZ”, derrepente por isso algumas linguagens ficaram de fora.

    Ou talvez o comparativo tenha sido: Java x C# para ver quem está melhor posicionado.. e não no contexto geral.

    tenchi (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 1:33 pm

    Adoro esta pesquisa sobre linguagens. O engraçado é ver que o javascript está sempre bastante atrás das outras linguagens.

    Estava vendo uma palestra tempos atrás sobre a linguagem javascript (que é extremamente poderosa, diga-se de passagem, e os interpretadores atuais são tão ou mais rápidos que linguagens como python e java), mesmo sendo a mais utilizada na web, não é vista como linguagem séria.

    Ou seja, existem muitos poucos “programadores javascript”, mas muitos usuários javascript. Que página na internet hoje não tem nem um pouco de js? Ninguém vê javascript como séria basicamente pq as pessoas não escolhem programar em js: elas são obrigadas a escrever código js.

    Pra quem não sabe, js não é restrito a funcionar dentro de navegadores. Hj é possível integrar js em qualquer aplicação. Existem interpretadores em java (rhino, horrivel de lento, por causa da jvm), o v8 (do chrome), o spidermonkey, da mozilla, o kjs, do kde, o javascriptcore, da apple, se não me engano a MS tem tbm… Tem o qtscript para qt, gjs para gnome, e assim vai.

    Javascript tem várias facilidades, como xml e expressões regulares como tipos de primeira classe (coisa que não vi em nenhuma outra linguagem que não seja ecmascript).

    Sei que isso não tem nada a ver com o texto, mas acho estranho, quando pensamos em boas linguagens e bons ambientes (como o .net e jvm), as pessoas se reduzem a uma ou outra opção.

    E, como já disseram acima, C é Highlander. Não morre nunca. C++ está vindo agora com uma nova revisão, o C++0x, que já é parcialmente suportado nos maiores compiladores do mercado (ms, gcc, intel). Enfim, (IMHO) linguagem boa é aquela padronizada e especificada, padronizada, independente de uma ou outra empresa e que não corre o risco de sumir do dia para a noite por falta de suporte. Não entendo como pode alguém construir aplicações de milhões de dólares em cima de uma tecnologia que pode sumir do mapa pq uma ou outra empresa foi adquirida (sim, referencia à java e .net).

    Tem tbm esse pessoal há 30 anos querendo as tais linguagens de 5ª geração, mas ainda acredito serem linguagens utópicas para aplicações reais. SQL mesmo, que é uma linguagem quase natural, está caindo em desuso, por não atender bem à maioria das atuais demandas (se as pessoas gostassem de sql, não viveriam a base de ORMs rs).

    Gabriel (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 4:23 pm

    Putz, e pensar q eu programava em Pascal, hahaha.
    Bom, pra quem procurava uma nova linguegem pra aprender, já sabe qual escolher. E pra qm já sabe Ruby, já sai na frente. Vou ter q catar umas apostilas…

    Gabriel
    http://dotdicas.blogspot.com

    Xinuo (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 7:47 pm

    @tenchi, não sou entendedor de Javanês, mas… não existe um comité que cuida da padronização? E o código GPL não pode ser tocado por qualquer um?

    O ruim mesmo é o .net, que mudará conforme a dona quiser. Me lembro do Visual Basic, que mudou muita coisa quando entrou no .net. #putafaltadesacanagem

    tenchi (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 7:58 pm

    @Xinuo, comitê não significa padronização e independência de fornecedor. Já viu o criador do C++ processar a FSF Foundation por causa de coisas no gcc? Bem, quem está vendo a confusão em torno do Java sabe do que estou falando…

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:40 am

    @tenchi, a confusão não é entorno do Java e sim do Android, que não é Java (mais ou menos como GNU não é Unix), mas usa tecnologias patenteadas e outros copyrights que a Oracle diz ser seus e que a Google está usando indevidamente. Creio que seja essa confusão.

    Mas quem usa OpenJDK não têm nada a ver com a confusão e está, em teoria, protegido pela GPL.

    tenchi (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:10 pm

    @Xinuo, a GPL protege implementações. Não especificações. Ao menos até a versão 2. Especificação e implementação de uma linguagem são coisas diferentes. E deveriam ser coisas isoladas, na minha opinião, como acontece com linguagens como C, C++, Fortran, (Java|Ecma)script, C# (ops, é, fazer o que?).

    Acho que existem várias linguagens “proprietárias” boas, tais como python, php, java, mas é sempre um risco colocar muita coisa para rodar em cima destas linguagens que podem, a partir da semana que vem, desaparecer.

    Leonardo L. (usuário não registrado) em 31/12/2010 às 7:38 pm

    Olha só como estão falando de Ruby:

    “Berlusconi: Gov’t will last despite Ruby scandal”

    Só pra constar, isso foi selecionado pelo “Google Trends”.

    Será que alguém está esquecendo que “ruby”, antes de tudo, é uma pedra preciosa – e “java” é uma ilha? Jogando “VB” no Google encontrei coisas diversas em nada relacionadas com a linguagem, também.

    Sobre o post em si… é uma viagem completa. Não que não exista uma grande demanda de programadores Java e não existam empregos, mas a análise é parcial e baseada em poucas informações. Não leva em conta países individuais, demandas regionais, e sequer cita C++ ou C.

    Cá entre nós, um artigo falando de linguagens de mercado sem citar C ou C++ é praticamente como uma bula de remédio não citando a posologia.

    E é isso.

Este post é antigo (2010-12-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.