Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Playstation 3: o fim da invencibilidade quanto a modificações não autorizadas?

GeoHot, o primeiro hacker a ter sucesso com o jailbreaking do iPhone (parece que foi há algumas décadas, não?) agora anunciou, sem comprovar, que conseguiu também vencer os bloqueios do PS3, usando uma combinação de hardware e software e 5 semanas de tentativas. Ele disse que não vai exibir os detalhes ainda, porque existe possibilidade técnica de a Sony promover modificações que dificultem muito o processo.

Como o Playstation 3 é conhecido por ser o único dos 3 maiores consoles de videogame da qualidade para o qual não estão disponíveis modchips e outros recursos para facilitar a execução irrestrita de softwares não autorizados pela Sony (mesmo quando o usuário instala Linux, há limites sobre quais recursos de hardware o sistema e os aplicativos poderão usar), é possível imaginar que o hack feito por GeoHot, se comprovado, abrirá a possibilidade de explorar muitos outros recursos do console via instalação de outros sistemas operacionais, além das costumeiras aplicações por parte de quem deseja executar cópias não-licenciadas de jogos para o PS3, como é relativamente comum (e cada vez mais simples, dizem) em concorrentes como o Nintendo Wii. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anderson Gama (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:21 pm

    “…quem deseja executar cópias não-licenciadas de jogos para o PS3, como é relativamente comum (e cada vez mais simples, dizem) em concorrentes como o Nintendo Wii.”

    Creio que desde minha aquisição de um Nintendo Wii, executo homebrew’s(Home Brew Channel) bem como backups dos meus jogos gravados em cartões SD, HD’s externos ligados pela USB(Backup Loader / USB Loader-GX) bem como usar para ver meus filmes e séries prediletos(Mplayer-CE) e como se não fosse suficiente ainda temos o Wii-Linux (http://wiibrew.org/wiki/Linux). Demorou pra ter todo aquele hardware do PS3 a disposição então agora é só aguardar!

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:32 pm

    Mais um? vi esses dias outro método porem extremamente trabalhoso usando o windows XP

    Edinho (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:33 pm

    Tomará que não seja verdade, comprei ps3 justamente por não haver pirataria. Se for verdade que sony lance alguma correção para acabar com a festa dos piratas de plantão.

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:38 pm

    “comprei ps3 justamente por não haver pirataria” – traduzindo: comprei o ps3 por não deixarem fazer uma coisa que eu não faria de qualquer maneira.

    ótima lógica rss

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:40 pm

    Edinho, é uma simples curiosidade mesmo! (não estou protegendo quem pirateia)
    Mas, qual vantagem você tem em comprar um videogame justamente por não existir pirataria na plataforma?

    Rafael (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:44 pm

    Felipe, este é o primeiro hack “viavel” anunciado ( hove tempos atras o PaRaDoX que foi anunciado mas nunca liberado pois a Sony fechou a brecha) provavelmente este metodo via winXP que você viu (provavelmente) era só mais uma enganação ( tem muitas por ai, inclusive um suposto pendrive coreano que desbloqueia o ps3 )
    Esta noticia já tem alguns dias na verdade, o GeoHot já conseguiu acesso total ao hipervisor fez dumps da memória, identificou cada função e agora tá tentando quebrar por completo a segurança via software

    Tilt (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:46 pm

    “Becker”

    Aahahah boa!

    Marlon Silva Carvalho (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:48 pm

    Sou sempre contra a pirataria. É um absurdo dar como desculpa para a pirataria o preço dos jogos. Um PS3 é um artigo de LUXO. Só compra quem pode ter e manter um. Se não tem, não compre.

    Se tem o dinheiro para comprar uma Ferrari mas não tem condições de mantê-la (seguro, manutenção, peças), você ainda assim compra a Ferrari? A lógica é a mesma. Se tem dinheiro para comprar o PS3 mas não tem para comprar os jogos, não compre o PS3. Há alternativas mais baratas (Wii, PS2, etc).

    Finalizando a ideia, os fabricantes de jogos não tem culpa de seu país impor altas taxas de importação. Não são eles que devem pagar por isso através da pirataria. Ao contrário, organize-se e corra atrás de mudanças fiscais que impeçam o absurdo que é cobrado nos impostos de jogos em seu país.

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:53 pm

    Rafael, to ligado que existe muita enrolação por ai, esse método vi até no Baixaki Jogos segue o link http://www.baixakijogos.com.br/noticias/20100106/7295.html

    Edinho (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:01 pm

    @Rafael Rossignol Felipe
    Simplesmente não gosto de pirataria. Por causa da pirataria não vemos os jogos em pt_BR. Como o ps3 ta vendendo muito aqui no Brasil a Sony começou a vender jogos aqui e partir de Fevereiro irá vir com manual em pt_br. Tudo isso pq não existe pirataria no ps3. Agora se tiver pirataria é historia que todo mundo ja conhece.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:11 pm

    @Rafael Rossignol Felipe

    Além das razões citadas pelo Edinho, lembro também que consoles crackeados favorecem cheaters em jogos online. Motivo pelo qual, inclusive, o Modern Warfare 2 no XBOX foi mais afetado por bugs, cheats e outras coisas que estragam o jogo.

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:11 pm

    Eu não tenho nada contra pirataria mas acho que nunca vão destravar o PS3

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:15 pm

    @Edinho

    Brincadeiras a parte, esta decisão de não vender no Brasil devido a pirataria é somente da Sony. A MS vende o xBox 360 apesar de ser um dos mais fáceis (se não for “O” mais fáicl) de ser desbloqueado. Se fosse para seguir as “ótimas” estratégias da Sony a risca ninguém deveria comprar aqui no Brasil enquanto não for lançado oficialmente.

    Justamente por causa disso eu tenho um 360 (e não, não está desbloqueado)…

    carlos (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:25 pm

    “(…)Por causa da pirataria não vemos os jogos em pt_BR.”

    Aff, de onde vc tirou isso???

    quero ver quando os jogos originais desses “elementos” que falam que ‘a pirataria é isso, a pirataria é aquilo’ estragar (por algum motivo), eles tendo que pagar R$200,00 p/ comprar o mesmo jogo… sendo que se fosse possivel, eles poderiam ter feito backup e poupado uma grana…

    aff, assim como ninguem quer pagar por um windows, nem todos querem pagar um absurdo por jogos…

    Edinho (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:33 pm

    @carlos

    Me fala quais jogos tem de console em pt_br. O que sei que existem são alguns do xbox 360, mas são pouquissimos.

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:46 pm

    @Edinho

    Pois é… tem jogos do 360 em pt_br, que tem pirata – mas não do ps3, que não tem pirata…. ou seja “(…)Por causa da pirataria não vemos os jogos em pt_BR.”…. não faz muito sentido mesmo

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:00 pm

    Veja o que geohot disse sobre a façanha: “Eu tenho acesso de leitura e escrita em toda a memória do sistema e acesso em nível HV ao processador. Em outras palavras, eu quebrei a segurança do PS3. O resto é apenas software. E reverter processo. Eu tenho muito a fazer nessa área, visto que tenho ‘dumps’ de LV0 e LV1. Eu também consegui fazer um ‘dump’ do NAND sem removê-lo ou sem remover um ‘modchip’.”

    “3 anos, 2 meses, 11 dias… É um sistema bastante seguro. Demorou 5 semanas, 3 em Boston, 2 aqui. Um hardware muito simples foi aplicado sabiamente… E um software não tão simples. Agradeço a George Kharrat da comunidade iPhoneMod Brasil por me dar este PS3 um ano e meio atrás para hackear. Peço desculpas que tenha demorado tanto.”

    “Ainda não estou revelando como consegui fazê-lo. A teoria não pode realmente ser corrigida com um patch, mas eles podem fazer com que a aplicação fique muito mais difícil. E, por motivos óbvios, eu não posso postar os ‘dumps’. Eu espero encontrar as chaves de decriptação e divulgá-las, mas elas podem estar embutidas no hardware. Tenho esperanças que a configuração das chaves seja semelhante ao que ocorre no KBAG do iPhone.” Fonte: Baixaki Jogos

    Felipe (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:30 pm

    Na real quero muito que ele consiga com muito sucesso não sou nenhum Sílvio Santos ou filhinho de papai pra manter um PS3 se eu ver esse cara do um abraço nele.

    Edinho (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:38 pm

    @Becker
    E vc fica feliz por ter um ou dois jogos, pelo tamanho do Brasil a maioria dos jogos deviam ser em pt_br.

    Agora quem acha caro os jogos simplesmente não compre.
    Pirataria não é o caminho.

    smalltalk_liar (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:45 pm

    Ô pessoal que só pensa em pirataria… Se o PS3 for desbloqueado, vai ser muito bom, devido às aplicações de computação científica que isso vai proporcionar, quando houver acesso completo ao hardware disponível.

    Além disso, para quem só está interessado em jogos, isso também é bom, pois vai fornecer tudo que é necessário para que jogos opensource de boa qualidade sejam desenvolvidos para o PS3.

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:50 pm

    @Edinho

    Essa questão de jogos em pt_br ou en_us é irrelevante pra mim. Na verdade prefiro os jogos nas línguas originais mesmo – sou fluente em inglês e prefiro o “original” do que as versões “dubladas”. O Halo 3 mesmo ficou horrível em português. Ainda bem que consegui trazer dos EUA o original. E antes que alguém reclame, não é questão de inglês x português, mas sim original x traduzido. Ninguém irá negar que você sempre perde na tradução.

    foobob (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 6:10 pm

    tô pra ver um cara mais babaca que esse Marlon.

    Também sou contra pirataria, mas PS3 não é um “artigo de luxo” (ui, santa!), é só um console de silício e plástico. Pior, um eletrodoméstico cujo conteúdo é mais caro do que até mesmo discos bluray por aqui. Os preços aqui cobrado são surreais e não é quem pode que compra: é quem é autista vivendo em seu mundinho à parte.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 6:31 pm

    @Becker

    Sinto acabar com sua ilusão, mas o jogo em inglês também é dublado.

    Mas me impressiona muito, pessoas que defendem o software livre apoiando a pirataria.

    Marcelo (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 7:25 pm

    A proteção de PS3 seria quebrada um dia, era inevitável.
    Assim como a forma como age cada indivíduo é que define o seu caráter.
    A maldita mentalidade de se levar vantagem em tudo é que está errada, isso é que preciso ser mudado.
    Desculpas existem aos milhares, e nenhuma é nova, e só servem para que o próprio indivíduo se convença de que o que está fazendo é correto.
    Existem leis que proíbem sinal roubado de tv a cabo, copia ilegal de MP3, uso de software proprietário sem licensa, piratear jogos. Mas são crimes sem rastros, sem punição, e que “todo mundo” faz. Num mundo “livre” não seria necessário a criação de DRMs da vida ou consoles “invioláveis”, deveria existir a liberdade de cobrar ou não por alguma coisa, e ser respeitado.
    Mas a natureza humana ainda não permite isso.

    jozé (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 7:26 pm

    certamente nao apoiam a pirataria na sua ilegalidade e sim a busca pelo conhecimento (isso gera bastante, direto e indiretamente). Certamente nao haveria pirataria se os jogos não fossem dos preços que são. E não adianta falar que esses preços fazem parte de uma tática comercial de A ou de B, porque C também tem uma (no caso, abrir esses sistemas). Então a famosa briga do gato e rato sempre existirá.

    Isso também só mostra que nenhum sistema é 100% seguro e a abertura dele é o caminho natural para algo fechado, por bem ou por mal (hehe).

    Caio Gomes (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 7:49 pm

    @Júlio Neto

    Você destruiu a vida do cara ;/

    Narich (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 8:20 pm

    Acho que ele (Geohot) também é contra a pirataria:
    “WE DO NOT CONDONE PIRACY, NOR WILL WE EVER. If you are looking for piracy, stop reading now.”
    e
    “Information on this blog is for research purposes only.”
    fonte: http://geohotps3.blogspot.com/2010/01/what-it-is-and-what-it-isnt.html

    Infelizmente, a mentalidade de muita gente é conseguir as coisas “di grátis”, mesmo sabendo que é ilegal.

    Triste isso. Por que será que os países que mais pirateiam e menos respeitam a propriedade intelectual são os menos avançados em tecnologia?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 8:57 pm

    @Júlio Neto:

    Mas me impressiona muito, pessoas que defendem o software livre apoiando a pirataria.

    Júlio, a questão principal não é rodar jogos piratas no PS3, e sim fazer o que quiser com o hardware do videogame (o Augusto comentou acima que o Play 3 possui travas que impedem um Linux instalado no console de aproveitar todos os recursos do aparelho).

    Não acho errado alguém fazer o que desejar no seu hardware, independente do desejo da empresa que o vendeu – embora esse desejo não seja compartilhado por muita gente. A Nokia costuma bloquear por software algumas funções de seus celulares, ao vendê-los para o Brasil; a Apple costuma vender vários aparelhos com o mesmo hardware, mas softwares diferentes (com menos bloqueios que os produtos anteriores), etc.

    E ontem foi postada aqui uma notícia dizendo sobre o problema judicial que impede os usuários do Nexus One usarem o multitouch. Qual é a justificativa que pode impedir os usuários deste celular de utilizarem o multitouch no aparelho por esforço próprio? Será que daqui a algum tempo não poderemos nem desmontar os aparelhos eletrônicos que adquirimos?

    Então, Júlio, você pode não se interessar em aproveitar o hardware do seu videogame de formas diversificadas, mas muita gente se interessa. Inclusive, foi um problema relativo à falta de acesso aos recursos de um hardware o que fez a Free Software Foundation nascer (maiores informaçoes sobre isso aqui, no tópico 2).

    thiago (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 9:00 pm

    Legal Becker, vc é fluente em inglês… Parabéns… E vc também aprendeu japonês pra jogar os que são originalmente em japonês e depois traduzidos para inglês??? Pois na sua concepção devem ser uma porcaria de adaptação também né?

    thiago (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 9:08 pm

    Enfim no geral acredito que boa parte dos jogadores que estão se manifestando aqui não tenham problemas qto ao jogo ser em inglês ou não. Mas o fato de se comprar jogos originais, faz o nosso mercado se tornar mais atraente aos produtores de jogos e assim fazendo com que façam os jogos em nossa linguagem, e bem feito e não a porcaria que fizeram com Halo. Pois se o mercado se mostra lucrativo, eles investem e com a pirataria não tem como né?
    Mas a linguagem do jogo acaba sendo apenas um detalhe, pq mesmo quem tem problemas com inglês acaba arrumando um jeito de entender o que se passa.
    Sinceramente não tenho uma opinião formada sobre pirataria concordo que o preço que pagamos por aqui são abusivos, e não só de impostos, mas os próprios produtores jogam o preço mais alto. No fim das contas uso jogos piratas do play2 e no caso do 3 tenho que pagar o original e/ou alugar…

    Illidan (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 9:50 pm

    foobob ownou muitos, inclusive os que parcelam games em 4x e acha isso correto e ainda vem defender aqui:

    “tô pra ver um cara mais babaca que esse Marlon.

    Também sou contra pirataria, mas PS3 não é um “artigo de luxo” (ui, santa!), é só um console de silício e plástico. Pior, um eletrodoméstico cujo conteúdo é mais caro do que até mesmo discos bluray por aqui. Os preços aqui cobrado são surreais e não é quem pode que compra: é quem é autista vivendo em seu mundinho à parte.”

    Quando quero jogar algo no meu PS3, eu recorro aos jogos genuínos, vendidos no varejo. Se não fossem tão caros, certamente eu compraria com bem mais frequencia.

    Mas não faço isso pela inexistência de crack. Para o Wii abundam os cracks e hacks, mas eu continuo também consumindo apenas jogos licenciados também nele. E vale o mesmo comentário: se não fossem tão caros, eu compraria bem mais deles.

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 10:21 pm

    @ Júlio Neto

    Nããããããããããããããoooooo….. sério?????

    uau… estou totalmente desiludido…..

    Becker (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 10:25 pm

    @ thiago

    Obrigado pelo elogio… mas hoje em dia aprender inglês não é mais do que a obrigação para qualquer profissional – seja qual for sua área de atuação.

    Infelizmente não aprendi japonês…. mas realmente, os jogos feitos originalmente em japonês e traduzidos ficam ruins. Quem dera eu pudesse jogar os originais…

    “all your base are belong to us”

Este post é antigo (2010-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.