Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pidgin 2.7.7 para quem usa Ubuntu 9.10

Enviado por Alberto Bengoa (albertoΘpropus·com·br):

“Há alguns dias, o Pidgin, cliente de mensagens instantâneas muito difundido no ambiente GNU/Linux, começou a apresentar diversos problemas para acessar a rede MSN. Não vou entrar no mérito do problema, pois não conheço os detalhes técnicos, mas do ponto de vista do usuário foi bastante desagradável.

Foram lançadas diversas versões, supostamente corrigindo o problema, porém todas sem sucesso. Vários “hackings”, apresentando alternativas mirabolantes também falharam. Até que, na versão 2.7.7, o problema finalmente foi corrigido, conforme o Changelog do projeto.

A alegria durou pouco, pelo menos pra mim, usuário de Ubuntu 9.10. Eu não fico atualizando meu sistema operacional toda hora. Só atualizo quando realmente preciso. E, pra minha surpresa, os desenvolvedores do Pidgin não lançaram pacote da versão 2.7.7 para o Ubuntu 9.10, apenas para o 10.04 e posteriores.

Meu nível de fúria estava tão elevado que decidi buscar do fundo do baú meus conhecimentos de empacotador Debian. Quem guarda sempre tem, e eis que me lembrei das mutretas que fazia pra gerar pacotes há uns cinco anos atrás.

Se você, assim como eu, é um feliz usuário da versão 9.10 e nem pensa em atualizar o seu sistema só pra funcionar o MSN, aqui está a solução. Adicionei a linha abaixo no seu /etc/apt/sources.list, digite apt-get update && apt-get -u upgrade e seja feliz.

deb http://www.bengoa.com.br/~alberto/ubuntu karmic main

OBS.: Certamente seu Ubuntu irá alertá-lo sobre a autenticidade do pacote. Se você acredita que eu não vou instalar vírus no seu HD apenas digite ‘y’. ;-) OBS2.: O pacote é pra arquitetura amd64. Se você precisa muito de uma versão i386 deixe uma mensagem que eu posso compilar.” [referência: bengoa.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu ainda uso o Fedora 13 (o atual é o 14) e meu PidGin 2.7.5 está funcionando com o MSN. Na última alteração do changelog têm:

    * Sex Nov 19 2010 Stu Tomlinson 2.7.5-2
    - Add additional intermediate CA certificates to fix MSN

    Acho legal essa consciência de nsaber que não precisa atualizar o sistema cada vez que sai uma versão nova, mas pensar em passar a usar uma versão LTS, Eu estou no Ubuntu 10.04 LTS (Long Time Support) e só fiz o upgrade por ela ser LTS.

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 8:11 am

    É por causa disso que eu também só uso LTS

    Ian Liu (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 8:59 am

    Também é possível compila-lo. É o que eu faço quando esses problemas começam a aparecer =]

    Humberto Cruz (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 9:36 am

    prefiro manter meu SO atualizado, dá muito menos trabalho, fico com as novidades das versões novas… que medo é esse pessoal ?

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 9:41 am

    @Humberto,

    Não é medo. É praticidade. Talvez para quem não use muitas coisas compiladas na mão ou amarradas a versões não seja nenhum problema manter atualização… Mas para os demais, cada atualização é custosa. E estou falando apenas do Desktop… No Server isso é ainda pior com a necessidade de manter uptime.

    ioca100 (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 10:22 am

    Uso Ubuntu desde o 6.06, sempre atualizei, mas agora estou na 10.04 e só pretendo mudar na próxima LTS.

    marcio (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 5:55 pm

    Não foi nada agradável ver que o gerenciador das minhas finanças pessoais, o MoneyManagerEx (versão Linux), que funcionava no Ubuntu 10.04, não instalava no 10.10. Precisei do Wine para continuar a controlar minhas finanças sem ter que mudar de software.

    Livre1 (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 8:11 pm

    A atualização do pidgin que foi lançada nos repositorios do Ubuntu 10.04 não corrige o problema?

    Acho que é a versão 2.6.6

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/12/2010 às 12:09 am

    Aff que cara de pau! O pessoal do pidgin tem que fazer pacotes atualizados pra todas as versões de ubuntu agora é? Como se o ubuntu fosse o centro do universo. Sei lá, acho que esse autor é meio troll.

Este post é antigo (2010-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.