Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Petrobras implanta BrOffice.org em 90 mil máquinas

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):

“A Petrobras iniciou neste mês o processo de instalação do BrOffice.org em seu parque de máquinas, estimado em 90 mil computadores. As instalações do programa de código aberto, que pode ser baixado e usado gratuitamente por empresas e usuários domésticos, devem estar praticamente concluídas em aproximadamente dois meses. Ao todo, o novo software contemplará um público interno de cerca de 100 mil pessoas, que serão, inclusive, capacitadas para o uso da nova ferramenta. A estimativa é que o processo gere uma redução de pelo menos 40% na demanda de aquisição de licenças pagas de software proprietário equivalente.

De acordo com a coordenadora de projetos de Tecnologia da Informação da Petrobras, Márcia Novaes, a adoção do BrOffice.org se deu a partir das análises de viabilidade técnica da ferramenta, que concluiu que o software tem maturidade tecnológica e é adequado às necessidades da companhia. Entretanto, o fator determinante foi o econômico, afirma Márcia. “Também definimos a mudança de padrão interno de documentos e adotamos o ODF, que é um padrão aberto com especificações de domínio público, plenamente suportado pelo BrOffice.org”, completa. [referência: linuxmagazine.com.br]

“Para que a novidade seja rapidamente absorvida pelos usuários, o projeto prevê três fases, conforme esclarece o analista líder do projeto, Gil Brasileiro. Na fase atual, a de instalação do BrOffice.org, os aplicativos apenas estão sendo acrescentados nas máquinas e os usuários comunicados de que existe uma nova ferramenta. Na segunda fase, haverá uma campanha de estímulo ao uso, prevendo treinamento de pessoal. Por fim, a última etapa será de adequação de licenças, em que cada setor poderá avaliar as suas reais necessidades e optar por manter o aplicativo atual com custos de licenciamento associados ao departamento.

A coordenadora Márcia esclarece ainda que alguns setores manterão as licenças para esses programas. São as gerências que necessitam de recursos específicos ainda não atendidos pelo BrOffice.org, ou que utilizam programas que dependem dos softwares de planilha e edição de texto proprietários usados atualmente.

“Uma das estratégias de adequação de licença é que, a partir de um determinado momento, os usuários não recebam mais atualizações de software proprietário, apenas o BrOffice.org”, explica Gil. Se houver necessidade de outra ferramenta, o gerente daquela área poderá fazer uma solicitação, justificando o pedido e arcando com os custos associados. Para montar o treinamento dos funcionários, a Petrobras contou com o apoio da OSCIP BrOffice.org. “Pedimos para que fossem mapeadas as maiores dúvidas dos usuários de BrOffice.org”, conta Gil Brasileiro.

Na fase preparatória do planejamento da implantação do BrOffice.org, a equipe da Petrobras teve reuniões com gestores que lideraram processos de migração para o programa em outras empresas, como Metrô de São Paulo, Banco do Brasil, Itaipu e Serpro. Além do BrOffice.org, a Petrobras também migrou para o navegador de internet Mozilla Firefox. Estas duas experiências com software de código aberto, cujo planejamento iniciou em 2008, são pioneiras na Petrobras, em se tratando de estações de trabalho. Em muitos servidores, a empresa já utiliza o sistema operacional Linux.”


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 10:13 am

    Haiku (quer dizer, hai-kai):

    “Pode deixar…
    Quando o Serra ganhar
    Tudo isso vai acabar”

    Edinho (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 10:16 am

    @Smaug

    Vira essa boca pra lá.
    Serra nem no pensamento.

    ioca100 (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 10:23 am

    Estão economizando nas licenças para pagar a Dilmona.

    Bem, espero que também parem de fomentar o uso de software proprietário por parte de terceiros.

    Que tentem enviar a terceiros documentos em formato aberto, hoje se eles enviam em .doc e voce responde em .odt, eles não aceitam.

    Tem as repostas a concorrências e o setor de engenharia que conheço que fomentam o uso de .doc/.xls. É mandatório por parte de terceiros manter este mesmo formato ao responder indagações, relatórios, etc…

    Fabiano (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 11:01 am

    @ioca100. Pensamento de gente medíocre.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 11:07 am

    Trabalho na Petrobrás e se ela começar a usar realmente documentos em ODF, pode contar que as empresas parceiras vão começar a migração também.

    Aliás, existe um burburinho de que num futuro a médio prazo todas as estações serão migradas para Linux tb…

    Marcelo (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 11:36 am

    Tem grande chance de funcionar já que o custo de manter software proprietário vai para o departamento.

    sergio (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 11:52 am

    aqui no Parana o governo so aceita documento em ODT….
    e so manda documento em odt tb…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 12:26 pm

    @ioca100

    Boa idéia…

    ioca100 (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 1:49 pm

    @Fabiano, você acertou, sou brasileiro medíocre, isto é, no meio e você está no extremo do pior.

    André (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 3:16 pm

    A Petrobras está correta em adotar um padrão, isto mostra maturidade e não economia barata.

    Caio César (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 3:31 pm

    Seria tão bom se alguns comentaristas percebessem que o povo (e isso inclui os trabalhadores e toda a T. I. da Petrobras) vêm ANTES da política.

    Estamos falando de algo que pode ser um case muito bem sucedido, coisa que é importante, especialmente agora, com a nova fase da Oracle.

    Se a implantação for planejada corretamente, muita gente sairá ganhando.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 3:57 pm

    De certo a principal motivação da Petrobrás é economizar (e bastante). De brinde, passa a estar de acordo com a ISO, e melhor, a ABNT.

    Falar em ISO, alguma notícia do OOXML?

    É um passo importante, mas vejo uma certa letargia na petrobras com respeito a mudanças na plataforma MS.

    O site petronect.com.br só é compativel com Microsoft/IE, além disso, num eventual problema que voce tenha que ligar para o suporte e voce disser que tá usando o IE8, eles insistem em que voce deve usar IE6 ou IE7, é mole ?

    Mas a Petrobrás já está mostrando que está no rumo certo.

    Renyer (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 10:20 pm

    Bela notícia!

Este post é antigo (2010-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.