Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Parte 1 do Guia do Ubuntu, atualizado

Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net):

“”O Ubuntu não é a distribuição mais estável, nem a mais fácil de usar. Entretanto, a grande disponibilidade dos CDs de instalação e toda a estrutura de suporte criada em torno da distribuição, acabaram fazendo com que ele se tornasse uma espécie de “default”, uma escolha segura, que a maioria acaba testando antes de experimentar outras distribuições.

Ele é, sob diversos pontos de vista, o oposto exato do Slackware. No Slack, a principal dificuldade é entender como o sistema funciona, conseguir configurá-lo e instalar os aplicativos que quer usar. O Ubuntu, por outro lado, segue uma lógica completamente diferente, tomando decisões por você sempre que possível, mostrando apenas as opções mais comuns e escondendo a complexidade do sistema. Isso faz com que ele seja usado por um volume muito maior de usuários, uma vez que oferece respostas para dificuldades comuns, como instalar o sistema, configurar a rede wireless, acessar arquivos em uma câmera ou em um pendrive, e assim por diante.”

Leia o texto integral em: http://www.guiadohardware.net/guias/ubuntu/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 11:23 am

    [sem flame]* Eu queria saber (mesmo!)*, por quê dizem que o Ubuntu não é a distribuição mais fácil de usar? De diversas distribuições que eu experimentei, ela é sempre a que instala meu hardware todo (mais de um computador) sem problemas. É instalar e usar. Conexão 3G é a coisa mais fácil do mundo. Queria saber quais são as dificuldades que geralmente usuários encontram.

    * Tem que escrever assim… cheio de dedos e quase pedindo desculpas, senão moderam meu comentário.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 12:31 pm

    Eu concordo contigo, Webmarlin. Eu achoq ue escrevem assim justamente para não gerar flames. Imagina se o Morimoto escreve “o Ubuntu é a distribuição mais fácil que existe” a quantidade de flames que teria, sem contar que é uma afirmativa muito forte.

    O erro, ao meu ver, é ele afirmar que “não é a mais fácil”, pois para alguns é. Eu acho que ele não deveria ter escrito nada a respeito, pois vai da opinião de cada um, ou falado “umas das mais fáceis”, algo inegável.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 1:43 pm

    “Eu acho que ele não deveria ter escrito nada a respeito, pois vai da opinião de cada um”

    Uai, e se está é a opinião dele porque então ele não pode escrever? Censura?

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:02 pm

    Em termos de facilidade, Mandriva ganha (tem o painel de controle mais completo e reconhece mais dispositivos). Em termos de estabilidade, Debian, CentOS e Slack ganham.

    Acredito que foi isso que o Morimoto quis dizer.

    Sem demérito algum pro Ubuntu, pois ele realmente toma as decisões mais comuns pros usuários leigos, o que os ajuda bastante.

    Sergio José Dias (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:02 pm

    É mas estou pensando seriamente em voltar para o Fedora, sobretudo por sua guinada ideológica, ainda não engoli esta história de vender software. Isto me parece o início de um caminho para uma nova abordagem que não me agrada. Talvez seja isto que tenha feito o Maddog migrar para a distro do chapéu.

    ioca100 (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:18 pm

    @Sergio José Dias, até quando o Mark vai bancar o projeto sozinho?
    Tem que ter alternativas.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 7:34 pm

    @ Sergio José Dias

    E qual o problema na venda de software pela canonical?

    Até onde eu sei ela exige que os programas para serem oferecidos pela CPU ( Central de Programas do ubuntu)tenham uma licença livre ( http://br-linux.org/2010/anunciados-os-criterios-para-inclusao-de-aplicativos-no-ubuntu-software-center/ ) ou seja, continua incentivando o SL como sempre e ainda consegue capitalizar o que oferece.

    O motivo de Maddog ter mudado seu SO foi puramente profissional, como ele deixou claro em uma entrevista q teve chamada aqui no Br-linux.

    Se vc acha que SL TEM que ser gratuito, meu caro, lamento, mas vc se agarrou ao significado errado do verbete.

    kashmir (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 2:37 am

    @JosephDiniz
    “Se vc acha que SL TEM que ser gratuito, meu caro, lamento, mas vc se agarrou ao significado errado do verbete.”
    Esse significado errado é o mais comum, uma pena.

    Alectronix (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:54 am

    Excelente. É nessa escrita que se diferenciam profissionais como Morimoto de entusiastas que não refletem sobre peculiaridades da distribuição que escolheram. Sempre achei o slackware muito fácil de usar e em estabilidade então… Mas daí a querer impor a todos que é o Linux mais fácil e mais estável há uma grande diferença.

Este post é antigo (2010-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.