Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OStatic: “Defective by Design” é defeituoso

No artigo “Defective by Design is Defective“, o Joe Brockmeier dá sua opinião sobre aquela manifestação de 7 pessoas pegando carona no evento da Apple que noticiamos na semana passada.

A leitura da versão integral é interessante para entender o ponto de vista apresentado, mas reproduzo apenas 2 trechinhos, em tradução livre:

Mais uma vez o Defective by Design entrou em ação para denunciar mais um produto da Apple, e mais uma vez ninguém realmente se importa.

Defective by Design é uma campanha de marketing patrocinada pela Free Software Foundation. Ao mesmo tempo em que a FSF faz bom número de boas obras, o DBD está cada vez mais fora de contato com a maioria dos usuários.

(…) Não é que os caras da Free Software Foundation estejam errados de que o DRM é ruim para os usuários, é que eles estão tratando o problema de uma maneira inteiramente negativa e contra-produtiva. O modo como eles lidam com “marketing” pode ressoar com alguns integrantes da comunidade livre, mas os esforços deles não têm muita chance de ganhar os corações e mentes dos usuários que não saem da cama pela manhã já cantando a Free Software Song. (…) (via ostatic.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tobias (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 9:33 am

    O pessoal do Defective by Design está correto nos seus fundamentos e métodos, militantes de qualquer coisa são taxados de chatos: podem ser ativistas ambientais, pró-essa ou aquela minoria, das mais diversas ideologias, e até o pessoal do software livre.
    Ativistas existem pra incomodar, eles sabem disso, e sabem que são odiados, e sabem que quando vencem TODOS são beneficiados, inclusive quem enfiava a cara no chão fingindo que suas escolhas (inclusive de compra) não afetava a sociedade.
    O articulista do OStatic se sentiu incomodado, formou uma opinião e a publicou e outras pessoas leram, pra mim parace um caso claro de missão cumprida pela FSF e DBD.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 9:36 am

    Sei que acho Defective By Design um nome muito legal. Dá vontade de ficar repetindo. Além disso, essas três palavras passam exatamente qual é a ideia: ele já é ruim por causa de sua concepção fundamental; closed source, DRM, etc etc…

    devnull (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:13 am

    Tanto os caras atingiram o alvo que incomodaram o carinha que escreveu o artigo.

    Ponto para eles.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 11:22 am

    É pegar pesado dizer que o Defective by Design é defeituoso. Sim, talvez eles ainda possam ter um marketing mais efetivo, mas isso vale para todo o movimento de Open Source.

    O Defective by Design está colocando um dedo numa ferida, que muita gente, a grande maioria, ainda não percebeu. Plataformas proprietárias, lockins, lockouts, DRMs, empresas que escolhem que aplicativos você pode rodar, empresas que acolhem abertamente censura e regimes totalitários, monopólios, tudo isso é muito ruim e pode minar o futuro da computação.

    Não podemos negar que hoje vivemos uma supervalorização dos produtos da Apple e os usuários deixam de lado todas essas questões sobre sua própria liberdade, e isso é muito grave e pode ter consequências desastrosas no futuro.

    Acordem do hype!

    Carlos Berg (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 12:19 pm

    Pelos comentários acima, fica demonstrado que o autor acertou quando falou que ”O modo como eles lidam com “marketing” pode ressoar com alguns integrantes da comunidade livre”. Pode e ressoa, sem que isso surpreenda ninguém. As comunidades estão aí pra ressoar o que os ativistas delas fizerem.

    O estrondoso silêncio sobre a manifestação nos grandes sites internacionais independentes voltados aos usuários de produtos da Apple (público-alvo da manifestação) que eu leio, e as menções apenas esporádicas entre sites que em geral se devotam às notícias sobre Software Livre (quantos no Brasil cobriram?) apontam para muitas coisas, mas não muito para “missão cumprida”…

    Os comentários de usuários sobre a manifestação de 7 gatos pingados que vi entre usuários Apple me dão a impressão que o restante do texto está certo também.

    Aquela parte do ”fora de contato com a maioria dos usuários” podia estar em negrito, e dizer que além de estar fora de contato, ainda os empurra pra longe.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 2:25 pm

    O problema são as causas, tentativas de mudar a sociedade podem ser encaradas como imposição de um ditadura de minorias. Como fizeram na China de Mao Tsé-tung, ou na Russia: Vamos criar uma ditadura de proletariados. Resultado: 100 milhões de mortos. Não é possível combater o mal sem destruir o sistema inteiro, podando os frutos bons? DRM tem que ser combatido, mas geralmente militantes anti-DRM querem destruir o sistema completo e criar um novo mundo onde “as coisas são lindas e todo mundo é igual”

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 3:00 pm

    Na primeira notícia dessa “trilha” que o Augusto vem publicando, eu concordei que não gosto de manifestações impositivas. Mas depois de executada, não me pareceu nada agressiva, até descontraída, parece.

    Efetiva eu ainda duvido, ainda mais onde foi feita, onde grande maioria vai como se fosse receber a nova profecia do seu guia.

    Saindo um pouco da manifestação em si, eu considero que com o lançamento do IPad, a campanha DBD em si nunca esteve tão em evidência.

    Foi bastante divulgada a preocupação da FSF com o futuro da computação, e de maneira positiva. Eu mesmo linkei para um do Lifehacker, ontem o Slashdot publicou a preocupação com a “hackabilidade” no futuro.

    Fez uma analogia interessante, que podemos regredir, passar na informática ao que temos com TV e Rádio, somente consumir o que está na lojinha da Apple.

    Lembrando, usar jailbreak é improviso para uma restrição que não deveria existir em primeiro lugar.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 3:18 pm

    @bebeto_maya

    “O problema são as causas, tentativas de mudar a sociedade podem ser encaradas como imposição de um ditadura de minorias.”

    Discordo porque no caso, a manifestação busca dizer “não compre porque existe esse problema que restringe sua liberdade”.

    Pouquinho exagerada a argumentação anti-comunista.

    Harry (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 4:54 pm

    O @bebeto_maya enxerga conspiração comunista em tudo. Parece o Olavo de Carvalho. Quisera eu que estivéssemos tão bem-articulados.

    Pessoalmente, acho que o DRM deve ser combatido. O DRM e qualquer coisa que limite o pleno uso de uma tecnologia da qual dispomos. Se formos olhar para a história, a única forma de conquistar um direito é lutar por ele.

    Normalmente eu consideraria uma manifestação de 7 pessoas algo inócuo. Mas só em ver como isso está recebendo uma boa cobertura, vejo que algo de bom isso está fazendo: pessoas estão sendo incomodadas e o problema do DRM está recebendo alguma atenção. Isso não vai acabar com o problema, mas é um passo necessário. A maioria dos consumidores sequer sabe o que é DRM.

    Com relação à “oferecer uma alternativa”, pode ser que eu esteja enganado e não tenha percebido o real diferencial do IPad, mas… já não existem outros produtos capazes de ler e-books, jogar e rodar programas? Não existem outros tabblets pcs? Me pergunto o quão imprescendível é uma tela sensível ao toque. Pra mim todo este hype é exagerado e só serve para estimular o consumismo.

    erico (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:30 pm

    Acho que o arfigo é razoável até o momento em que ele sugere que se deve mudar a postura no moemnto da crítica ao copyright/DRM, tomada como auto-crítica pelos evangelistas do SL faria com que o movimento e a difusão do SL dessem um salto de qualidade.

    Só lembrando que a apple já se posicionou crítica quanto ao DRM de músicas vendidas pela sua loja virtual. No tocante aos aplicativos pro ipad, acho que o modelo da apple, apesar de ser draconiano, não está longe do plausível e do necessário para evitar problemas recentes no android market e widgets maliciosos do blogger.

    A propria mozilla mantem um controle dos add-ons pro firefox, o debian também faz isso com alguns pacotes, avisando o usuário do risco, o que em ultimo caso representa algum controle do que o usuário pode fazer, o que ao meu ver é necessário.

    Quem não quer mudar a realidade, está satisfeito com ela…porisso me lembro daquela música “eu gosto dos que tem fome, dos que morrem de vontade”(…)

    zer0c00l (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:31 pm

    A FSF age como se todo usuário de computador fosse um hacker… Coitados, quando vai cair a ficha e perceber que as pessoas estão procurando outras coisas (além de poder editar o código fonte) em um computador. Aliás, computador acabou, só na realidade alternativa do mundo bizarro de alguns GNU/Chatos é que isso faz ainda algum sentido, editar com o emacs um arquivo .c e achar que isso é todo o poder.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:41 pm

    A critica um tanto pesada dá a impressão de que a FSF faz muita campanha negativa do que programar e promover soluções.

    Mas sabemos que isso não é verdade ,a FSF produz softwares como estratégia ,mas isso não está funcionando para muitas pessoas ,então ela faz outras estratégias.

    Patola (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 8:13 am

    Não é possível combater o mal sem destruir o sistema inteiro, podando os frutos bons? DRM tem que ser combatido, mas geralmente militantes anti-DRM querem destruir o sistema completo e criar um novo mundo onde “as coisas são lindas e todo mundo é igual”

    Bebeto, onde a defective by design quer “destruir o sistema completo”? É uma campanha bastante pontual querendo eliminar o DRM, e só isso. Não acha que sua crítica errou o alvo? Me parece que eles querem sim preservar todos os bons frutos.

    Qual a percentagem do público alvo vocês acham que viram e entenderam a manifestação? 1%? Particularmente, acho que nem isso.

    Se querem protestar com alguma coisa, ou fazem direito ou pagam mico.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 11:52 am

    @marcosalex

    A manifestação no evento do Ipad, a maior revolução na tecnologia, é só um dos atos.

    Eu não vejo muita utilidade no ato, a não ser aproveitar a carona mesmo do burburinho que se forma a qualquer espirro do Jobs.

    Mas começo a achar que funcionou. A manifestação em si não vai convencer ninguém que foi ao evento, mas serviu para divulgar o movimento. Como falei, a página do DBD foi bastante utilizada como referência a restrição da Apple.

    Agora, por curiosidade:
    “Se querem protestar com alguma coisa, ou fazem direito ou pagam mico.”

    Qual a forma correta ?

    self_liar (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 12:13 pm

    É isso que eu vou perguntar para o marcosalex .Não dá para virar uma testemunha de jeova e bater de porta em porta para explicar as atitudes da apple.

    Lewis (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 2:09 pm

    Meeeeu o hype ta forte e o FUD atingindo a todos.

    DRM maldito!!!

Este post é antigo (2010-02-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.