Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


One-liners: 10 comandos do commandlinefu explicados

Este post do catonmat.net traz os itens 21 a 30 da sua série de explicações detalhadas sobre one-liners curiosos ou úteis para usar na shell – o que significa, entre outras coisas, que quem tem interesse por este tipo de conteúdo pode entrar lá e ver os links para os capítulos anteriores, que tratam dos itens 1 a 20.

E neste capítulo tem bastante coisa interessante: como consultar os textos da wikipedia usando só o acesso ao DNS, o sempre popular wget recursivo, malabarismos para reaproveitar parâmetros, sshfs, column e mais.

One-liners não são propriamente comandos, ao contrário do que escrevi no título. São trechos de código, curtos o suficiente para serem usados em uma linha digitada e, quando nos acostumamos a eles, logo se transformam em um alias. A seção de one-liners em BASIC (com uma restrição de tamanho bem limitante) era a minha parte favorita de uma das revistas de MSX que circularam no Brasil na década de 1980, assim como a similar seção “Dicas” da parcialmente contemporânea revista Micro Sistemas – pequenos trechos de código ou comandos úteis, curiosos ou de algum modo interessantes.

Por esta razão, sou fã de sites como o commandlinefu, dedicado justamente a este tipo de dica, e gosto de complementos como o do post do catonmat.net que os detalha e explica. Recomendo! (via catonmat.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Matheus José Geraldini dos Santos (usuário não registrado) em 23/04/2010 às 6:17 pm

    Bem lembrando o one-liners do MSX. O site msx.org fez a um tempo atrás um concurso de one-liners, onde havia até um jogo de carros estilo enduro feito somente em uma linha: http://miud.in/3We

    1 screen1,rnd(-time):width32:keyoff:x=14:w=10:locate,19:fori=0to1step0:j=stick(0):y=x:x=x+(j=7)-(J=3):a=vpeek(6784+x):w=int(w-1+rnd(1)*3):w=w-(w=1)+(w=21):vpoke6752+y,32:printspc(w)”O”spc(7)”O”:vpoke6752+x,65:sc=sc+1:ifa79thennextelseprint sc

Este post é antigo (2010-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.