Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia apresenta aos desenvolvedores de aplicativos para portáteis as vantagens do Qt

Em evento amazônico, a empresa fala sobre as vantagens que oferece para os desenvolvedores que abastecem a sua loja on-line de aplicativos e apresenta na prática as vantagens da sua adoção do toolkit Qt. Veja abaixo o texto enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“No primeiro dia da Bossa Conference, evento organizado pelo Instituto Nokia de Tecnologia dedicado ao Software Livre em dispositivos móveis e embarcados, a Nokia enfatizou sua nova Ovi Store. Trata-se do mesmo conceito de App Store já existente para o iPhone da Apple e para o Android do Google. No entanto, o foco, segundo os anúncios feitos no evento, são dois: alcançar mais usuários do que aqueles que possuem smartphones e promover a monetização por parte dos desenvolvedores de aplicativos.

Com relação ao alcance da Ovi Store a iniciativa da empresa finlandesa é facilitar o acesso de desenvolvedores e usuários aos aplicativos para telefones celulares (a propósito, “Ovi” significa “porta” em finlandês). O emprego do toolkit gráfico Qt, cujo lema informal é “programe uma vez, execute em qualquer lugar – nativamente”, reduz o tempo necessário para desenvolvedores sem qualquer contato com o toolkit consigam desenvolver seu primeiro aplicativo. “Nos Tech Days, os desenvolvedores aprendem a usar a Qt em um dia e, no dia seguinte, já escrevem seu primeiro programa”, disse Renato Chencarek, do Instituto Nokia de Tecnologia.

O Qt já é a plataforma de todos os novos dispositivos desenvolvidos pela Nokia, e permite executar o mesmo programa em diversos aparelhos: Marcelo Oliveira, também do INdT, apresentou um vídeo de três smartphones diferentes executando o mesmo aplicativo, que foi desenvolvido em sistemas GNU/Linux e Mac OS. “Porém, temos mais desenvolvedores web do que programadores de aplicativos”, afirmou Alan Bezerera, pesquisador do INdT, “e nós também queremos esses desenvolvedores”. Mais detalhes na Linux Magazine Online.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cícero (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 4:00 pm

    Não sei o motivo certo, mas sempre que leio/ouço algo sobre QT vejo um futuro maravilhoso que nunca deixará de ser futuro.

    Todas as pretensões para o QT perecem sempre muito distantes. Posso estar enganado, mas algo nao nada nesso meio.
    Entendo que é uma mudança grandiosa, mas desde que ouvimos falar sobre essa mudança vemos pouco progresso real, pois aplicativos de teste como os lançados para S60 soam apenas como prova de conceito.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 4:49 pm

    Não vejo o mesmo que você, o único problema que a Qt apresentava para mim era a licença, hoje não existe mais este problema.

    chuck (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 5:23 pm

    Mas a licença mudou faz tempo. Desde que mudou vejo pessoas dizendo que ” agora sim, mas até agora não vi muita novidade em QT. Com exceção é claro dos produtos satélites do kde

    Eu pessoalmente aposto mais no HTML5 que no Qt, apesar de eu gostar do Qt acredito que o que vamos ver cada vez mais e mais aplicativos criados para a web com capacidade de trabalhar off-line (usando recursos bem legais como local storage e cache) e eventualmente sincronizar com um servidor.

    Pois é, queria ver mais fabricantes de softwares tradicionais portando seus SDKs pra qt, portando aplicativos… Não sei se no Windows a performance dele é ruim, ou o que acontece que ele não tem mais adoção…

    Pelo menos a Nokia vem tentando popularizar mais, mas acho que ela ainda precisava ser mais incisiva. Algo do tipo: “Adobe, o que falta no qt e nossas APIs pra viabilizar vocês considerarem a plataforma? Implementar x, y e z? Beleza, vamos trabalhar juntos nisso?”

    Citei Adobe como exemplo, mas poderia ser qualquer outra. Uma empresa que faz isso com sucesso é a Microsoft.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 9:11 pm

    “Uma documentação completa de detalhada mostra maturidade e estabilidade”
    E é isso que eu vejo no Qt, talvez sendo esse o único motivo de eu usá-lo, pois não gosto dos métodos estilo java e nem do excesso de macros.

    Patola (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 12:25 am

    A matéria é legal, interessante, o assunto é jóia, a exposição bacana. Mas por que usar de traduções esdrúxulas como “embarcados” e “monetização”? O que há de errado com “embutidos” e “endinheiramento”?

    Paul (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 8:08 am

    Patola, espero que tenha entrado em contato com o autor da tradução e sugerido as mudanças.

    Embarcados, embora não seja o mais correto, é um termo recorrente. Já “endinheiramento” soa tão estranho quanto “monetização”. :D

    Patola (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 10:27 am

    Paul, pode ser que endinheiramento soe “tão” estranho quanto monetização, mas, por não ser a união de uma palavra da língua inglesa com um sufixo do português, fica muito mais fácil saber a que se refere. Mesmo quem sabe inglês pode ser confundir por causa deste “t” inserido em “money”.

    E o meu comentário foi moderado. Pfft… Tem gente que não curte mesmo a própria língua que fala.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 10:34 am

    Monetização vem de monetário, uma palavra da língua portuguesa. Pode ser que tenho origem etimológica na palavra inglesa Money, mas a derivação é de uma palavra do nosso idioma.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 12:32 pm

    A matéria é legal, interessante, o assunto é jóia, a exposição bacana. Mas por que usar de traduções esdrúxulas como “embarcados” e “monetização”? O que há de errado com “embutidos” e “endinheiramento”?

    Concordo com tu, mas ainda não entendo porque tanta gente insiste em fazer traduções sem sentidos (insiste em manter palavras inglesas algumas vezes (principalmente em lojas) e traduz coisas que não deveriam ser traduzidas (tipo nova York)).

    Tomaz Canabrava (usuário não registrado) em 12/03/2010 às 12:34 pm

    Qt é ruim no windows? já usou GoogleEarth amiguinho? é Qt.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/03/2010 às 5:30 pm

    @Patola,
    “Monetização” não é uma junção de “money” com um sufixo em português. Vem da palavra latina para “moeda”, que em espanhol é “moneda” e que, por motivos históricos – lembram-se que Rei Arthur foi um soldado romano-bretão? – influenciou a língua inglesa, gerando o “money”. Ah, que falta faz o ensino do latim nas escolas fundamentais e secundárias…

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:20 am

    QT é Excelente em Mobile, Windows, Linux, e em tudo que já vi.
    com certeza QT vai ser o futuro e em pouco tempo.

Este post é antigo (2010-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.