Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NetApplications de março: Chrome acelera, Firefox e Safari também crescem, Opera e IE caem

O iG Tecnologia resume os dados da NetApplications sobre a participação dos navegadores no mercado no mês de abril recém-encerrado, e o grande destaque é que a trajetória descendente do Internet Explorer ultrapassou a barreira dos 60%: este navegador fechou o mês sendo usado por 59,95% dos internautas.

O Chrome continua acelerando: avançou 5 p.p. em relação à situação de 1 ano atrás, de 1,56% para 6,73%. Já o Firefox também voltou a avançar, e apresenta evolução positiva no saldo anual: de 22,67% para 24,59%.

A diferença na taxa de crescimento entre os 2 navegadores foi destacada pelo iG: “Embora ainda esteja distante do Firefox, o navegador do Google vem crescendo de forma mais rápida. O avanço do Chrome entre março e abril deste ano foi de 8,9%, enquanto o Firefox cresceu apenas 0,28%.”

Safari e Opera também foram mencionados, com crescimento para o primeiro e queda para o segundo. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 9:15 am

    Bixinho do opera, é um navegador muito bom! mas nunca conseguiu decolar… já o chrome, tudo que o google pega vira ouro!

    .,ç (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 9:31 am

    .,l

    Leonardo Castilhos Thibes (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 9:51 am

    Quanto a queda do Internet Explorer, gostaria de saber o que a Microsoft ganha com ele?

    Acho ótimo a participação dele no mercado estar caindo, porque ele é um pesadelo na via de todos os desenvolvedores web.

    Acho que o melhor que a Microsoft poderia fazer pelo mercado de inertnet é sair dele.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 10:27 am

    Apesar de o Chrome ser uma boa opção, pra mim o Firefox é imbatível, não deixo ele por nada.

    André Caldas (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 10:57 am

    @Leonardo,

    Quanto a queda do Internet Explorer, gostaria de saber o que a Microsoft ganha com ele?

    A Microsoft sempre ganha em monopólio quando destrói compatibilidade e tal. O site do Detran DF, por exemplo não funciona direito se não for IE. O da polícia civil do DF só deixa você fazer um BO online se você estiver usando o IE. Quem usa um sistema livre qualquer, sempre sai prejudicado. Assim, o Windows é valorizado!

    E é tudo efeito bola de neve. Ninguém sai do windows porque as coisas só funcionam no windows. Como todos usam windows, não há problemas em os desenvolvedores bundões de TI fazerem sistemas só pra windows, publicarem arquivos XLS, DOC, etc.

    Felizmente a coisa tá mudando… :-)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 11:33 am

    dIE !!

    :)

    robson (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 1:29 pm

    Eu uso o Opera e fico pensando o pq de poucos gostarem desse navegador cheio de recursos.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 4:22 pm

    @robson

    Sei lá, mas acho que o opera tem os recursos que você gosta, que se encaixam para você, por isso você gosta tanto dele, eu já usei ele por um tempo, acho um grande navegador, mas eu prefiro o Firefox, mesmo ele sendo pesadão.

    O Chrome é fantástico, mas para mim ele também não é como o Firefox, não sei o que essa raposa tem, mas desde que ela era um passaro eu só uso Firefox.

    Não quero o fim do IE, mas acho que a partir do momento que ele deixa de ser o lider, os sites são obrigados a usar padrões para que o site funcione em todos.

    Tony Stark (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 6:23 pm

    Eu era fã do FF, mas depois que dei um urpmi google-chrome, deixei ele de lado.
    A velocidade do Chrome é impressionante.
    Deixa qualquer outro browser comendo poeira.

    TonyFraSouza (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 7:38 pm

    Como testo de tudo, tenho google-chrome, mozilla firefox, opera, safari e IE. E fica assim na minhas necessidades:
    Google-Chrome
    Opera
    Mozilla Firefox
    Safari e Internet Explorer,,, é só de enfeite…

    Mas confesso que o mozilla firefox é o melhor por ter muitos recursos e ser fácil incluir mais. Mas como necessito de muita velocidade + praticidade, fico com o Chrome que é imbatível…

    Agora padrão é tudo, e já estou cansado de ter que usar o IE por causa de duas ou mais páginas… E pelo amor de Deus,,, Detran e Policia Cívil é sacanagem. Da onde eles pensam que tiram o direiro para pagar o Windows. Apesar que tive na sessão de requerimentos da Policia Cívil na Central de uma cidade vizinha e tenho certeza que o WinXP lá é piratão…. hahahahha

    O Chrome, acredito nem ser tão mais rápido ….

    … nem ser tão mais leve do que o Firefox.

    O que o Chrome é superior a qualquer outro navegador é que ele é mais inteligente, ele utiliza os recursos do sistema de maneira extremamente otimizada e que no final nos causa a impressão que ele é superior nos quesitos leveza e velocidade.

    Pô mas você deve estar pensando….”esse cara é maluco, o Chrome abre mais rápido e executa mais rápido, é o que os meus olhos vêem e o que o meu coração sente.”

    Bom, fiz uma experiencia aqui e coloquei uma VM rodando Windows dentro de um Linux que rodava numa máquina real AthlonXP 1.5 MHZ com 1.5GB de RAM.

    Dentro da VM Windows abri um firefox e o bicho demorou para abrir, porém depois que abriu ele operou com velocidade razoavel na VM.

    Fiz o mesmo com o Chrome e o Chrome abriu extremamente rápido, porém a cada operação de clique em alguma opção do navegador ou digitação na barra de endereços, percebi que ele demorava demais e que por vezes impossibilitava a operação que eu desejava nesse ambiente hostil que criei.

    A própria renderização da página ficou bem parelha com a do FireFox.

    Analisando o Chrome dessa forma, percebi que ele se antecipa às ações do usuário e inicia algum trabalho com antecedência a finalização do comando do usuário, causando assim a impressão de velocidade superior.

    Na verdade é uma excelente idéia, estupidamente inteligente que é de colocar a máquina para trabalhar prevendo algumas ações do usuário e acelerando o resultado final.

    Talvez esse tipo de funcionamento seja o futuro das interfaces.

    elias (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 11:56 pm

    bom, o opera não é software livre..

    quando eu não prestava atenção nessas coisas, usava o opera. e na verdade tive alguma dificuldade pra migrar pro firefox (na epoca, firebird.. ou algo assim), por causa que faltava alguns recursos bem uteis (como o botão pra desativar o carregamento de imagens – genial!). mas a então leveza espetacular do firefox me fez abandonar o opera e seus recursos..

    hj em dia, eu uso o chromium.. já que o firefox não é mais o navegador mais rápido do oeste. :(

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 12:52 am

    Já tentei usar o Chrome no meu PC. Pena que ele consome mais memória do que tudo, e meus 512 MB de RAM não são suficientes para rodá-lo bem :(

    Riser (usuário não registrado) em 6/05/2010 às 5:01 am

    Carakan do Opera é mais rápido que o V8 do Chromium, só não estou usando porque a versão final ainda não saiu.

Este post é antigo (2010-05-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.