Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Multiboot Live CD: boot a partir de várias imagens ISO no seu pen drive

Houve tempo em que era bastante difícil preparar um pen drive para dar boot de algum sistema operacional. Hoje várias das antigas barreiras, como a quantidade de micros sem suporte a boot pela USB ou a raridade dos aplicativos de configuração, já estão superadas (algumas distribuições, como o Ubuntu, até oferecem a opção de criação de um disco USB bootável no seu menu de configuração), e começam a surgir recursos mais avançados.

Um deles é o que o ‘Multiboot Live CD’ se propõe a fazer: criar um disco USB bootável a partir de múltiplas imagens ISO de sistemas operacionais, com um menu de boot que permite selecionar, ao ligar o micro, qual deverá ser acionada.

Pela descrição publicada no OMGUbuntu, parece que o aplicativo ainda não está muito maduro e robusto, mas já funciona e pode gerar produtos interessantes se você estiver disposto a testar. (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 8:30 am

    Gostei dessa. Com o baixo preço de pendrives de 4GB ou mais, dá para colocar várias distros populares em um único pendrive para, por exemplo, fazer demonstrações e comparações.

    No texto diz: “Hoje várias das antigas barreiras, como a quantidade de micros sem suporte a boot pela USB ou a raridade dos aplicativos de configuração, já estão superadas”

    Tem como dar boot pelo pendrive em micros que não oferecem esse suporte?

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 9:41 am

    Sensacional !!! Linux ao gosto do freguês !!! Pois não senhor ? Ubuntu ? slackware ? Debian ? pois não…

    @Clésio Luiz, tem sim. EU tô com um pczinho aqui de uns 10 anos que não boota pelo pendrive, mas tem usb. Então eu instalei o Plop[1] num disquete, dei boot por ele e escolhi dar boot pelo pendrive. Instalei o Ubuntu (Lucid) neste PC e ele está rodando joinha :-)

    [1] http://www.plop.at/en/bootmanager.html

Este post é antigo (2010-07-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.