Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla lança Firefox Lorentz para isolar travamentos de plugins

Em tempos de aplicações rodando “na nuvem” este tipo de recurso que o Firefox (junto outros navegadores populares) está ativando se torna cada vez mais essencial para muitos usuários.

Vale destacar, entretanto, que a implementação atual feita pela Mozilla – ao contrário do que ocorre no Google Chrome – isola apenas plugins (no momento, o isolamento default é para os plugins QuickTime, Flash e Silverlight), e não alcança ainda as extensões.

Trecho da detalhada nota do Gizmodo Brasil:

A Mozilla lançou a versão beta do Firefox Lorentz, uma atualização para o Firefox anunciada este ano. O Lorentz traz para o Firefox isolamento de processos semelhante ao encontrado no Google Chrome, para evitar que o travamento de um plugin derrube todo o navegador.


Exemplo

Se você mudou para o Google Chrome, você já conhece o isolamento de processos. No Lorentz, quando um plugin trava, você recebe uma mensagem de erro (vista acima) em vez de ver o navegador reagindo devagar.

Hoje, os únicos plugins colocados por padrão no isolamento do Lorentz são o QuickTime, o Flash e o Silverlight. Vale ressaltar que o Lorentz atualmente não isola extensões (como faz o Chrome), apenas plugins. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Norton (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 8:13 am

    Já era hora !!!!! O pessoal da mozilla tá dormindo no ponto.

    O google chrome está comendo pelas beiradas.

    @Norton, pela notícia se conclui justamente o oposto: a Mozilla não está dormindo no ponto.

    Eltern (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 8:59 am

    O recurso é bem vindo.
    Ampliar o número de plugins alvos deste recurso, trará resultados ainda melhores.

    Putz, de uns dias para cá o firefox vem travando q nem condenado. Eu abro o navegador, entro numa página com flash e ele simplesmente congela. Para, simplesmente. Eu nem sabia a razão disso, mas agora que li esta notícia fui ver a versão que uso (3.6.4pre) e vi que este sistema poderia ser o causador do congelamento. Removi o plugin do flash e o negócio voltou a funcionar.

    Me estranha que este sistema deveria fazer o contrário, que é fazer o navegador não travar… hauahuaha

    Não sei se é por eu estar usando as versões 64bit (tanto do flash quanto do firefox), mas achei estranhos os congelamentos.

    Víctor (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 9:36 am

    O pessoal usa versão beta depois reclama de instabilidade, ela é Beta, não esta em produção é normal que instabilidades ocorram…

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 10:47 am

    Pois é Victor, também não entendi nada.

    Abs!

    Riser (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:56 am

    @Tenchi

    Tem uma certa Build do Firefox 3.6.4pre(Namoroka) que trava com qualquer besteira… mas a culpa é nossa por ter usado algo antes de ficar estável né? hahaha..

    Eu voltei para o Firefox 3.6.3.

    @Riser, @Victor, e eu reclamei por acaso? Meu comentário foi dizendo que descobri a razão dos travamentos (bem, ou quase, já que sei que era o flash que causava os congelamentos).

    O pessoal da mozilla trabalha em várias linhas, tanto que ainda mantém o firefox 3.0, 3.5 e 3.6, além de desenvolver o 3.7 (inclusive testo este de vez em quando, mas nada de muito inovador). Eu já tinha visto este recurso no 3.7 em desenvolvimento, mas estranhei que nele este problema não acontecia.

    Em momento nenhum reclamei ou xinguei o pessoal da mozilla :-)

    Bruno Pitteli Gonçalves (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 1:16 pm

    É … Chrome é “O” navegador.

    A sorte é que eu tenho opinião própria e sei que não é!

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 2:16 pm

    @Tenchi

    Em momento nenhum reclamei ou xinguei o pessoal da mozilla

    Xingar nao. Mas, na boa, seu comentário anterior foi em tom de reclamação sim. Ou pelo menos é essa impressão que você dá a quem o ler.

    Abs!

    Vagner_Fonseca em 13/04/2010 às 10:41 am

    Meu links2 nunca travou em páginas com flash…;-P

    self_liar (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 10:42 am

    O que eu acho infeliz é que devido o desejo excessivo de um navegador ser lider no mercado faz com que os outros navegadores fiquem correndo deseperadamente para não perder suas margens no mercado .

    Ai esse recurso que o navegador implementa cai no “padrão” do povão.Dai em diante o povão só usa o navegador x se tiver o recurso y que alguma empresa dominante implementou.

    self_liar (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 10:57 am

    Ooops

    Na ultima frase leia:

    Ai esse recurso que o navegador implementa cai no “padrão” do povão.Dai em diante o povão só usa o navegador x se tiver o recurso y que alguma empresa dominante implementou no navegador dela.

    marcosalex (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 11:15 am

    Infeliz porque? Se o recurso for bom, é ótimo que os outros incorporem a feature.

    E não é coisa de “empresa dominante”, o Opera lançou a navegação de abas e ele nunca foi dominante no mercado. Aliás, o navegador dominante no mercado é o que menos inova e vêm melhorando a cada versão justamente pra continuar dominante, o que é bom pros seus usuários.

    Infeliz se todos tivessem se acomodado em suas posiçoes, nós estaríamos até hoje vendo páginas com HTML1 e CGIs

Este post é antigo (2010-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.