Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla adia Firefox 4 para o ano que vem

A Mozilla adiou os planos de lançamento do Firefox 4 para algum momento do início de 2011. Até recentemente a data prevista de lançamento era para novembro, que agora virou a data prevista para o beta 7, inicialmente planejado para setembro. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:12 am

    A impressão que eu tenho é que a cassetada que o Google Chrome deu no Firefox foi tão grande que eles começaram a perder o rumo. E olha que o Chrome nem tomou a posição do Firefox (ainda?).

    irresponse (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:27 am

    Ô novidade. Quando ele for lançado no prazo é que será uma grande notícia.

    Leandro (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:57 am

    E viva o software livre, moroso, com poucas inovações e ainda sem compromissos com data e com seus usuários.

    Conan (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:02 am

    Vão fazer o lançamento em conjunto com o Duke Nukem Forever.

    Edynaldo Silva (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:05 am

    Ficou marcado pra 30 de fevereiro do ano que vem o lançamento parece…

    benjamim (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:21 am

    Também acho que o firefox não vai dar conta de acompanhar o chrome. Mas também é pedir demais para qualquer empresa competir com o Google. O firefox cumpriu bem o seu papel, talvez o melhor seria ver uma fusão/absorção da mozilla pelo google.

    petersonwpm (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:26 am

    fusão/absorção pelo google?

    Ta de brincadeira, o firefox é um excelente navegador e o fato de optarem por lançar a proxima versão mais tarde do que o previsto não o torna o ruim, nem mesmo prejudica os usuários, querem mais o que?
    Usa o chrome se o julga melhor.

    return (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:38 am

    “@Leandro: E viva o software livre, moroso, com poucas inovações e ainda sem compromissos com data e com seus usuários.”

    Não me venha de ser que isso não acontece com software proprietário. Não só acontece, como acontece pior.
    Lembra do lançamento do Windows Vista? Adiaram o lançamento 3 vezes, quando ía adiar a quarta, resolveram lançar o sistema com a estabilidade de uma bicicleta.
    Troll!

    Rodrigo (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 10:41 am

    Infelizmente é verdade. Antes do Chrome, o Firefox reinava “soberano” no segundo lugar (e crescendo). O Opera nunca incomodou. De repente surge o Chrome com uma proposta um tanto diferente, cai no gosto do pessoal que usa browser “alternativo” e, o resultado, é a Mozilla perdida.

    Ainda uso o Firefox, mais por costume, história e comodidade do que por mérito em tempos recentes. Tomara que consiga se reerguer, pois a concorrência entre navegadores é muito positiva.

    sinceramente eu só me pergunto o que eles, a mozilla, anda fazendo, a cda dia só vejo o ffox mais instavel, tá é grande parte culpa do flash, mas ainda assim o programa parece muito instavel. Quanto ao ‘atraso”, não me importo já que sou defensor do lançamento de coisas prontas, quando ficam prontas, e convenhamos o beta do 4 em nada lembra o beta dos releases 2 e 3, que eram muito mais usáveis.

    alberto (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 11:14 am

    ericodc, vc usa alguma ext tipo Firebug? Geralmente instabilidade vem dessas extensões mais complexas.

    Tomara que com mais tempo, a Mozilla consiga implementar na versão Linux do Firefox o que ela deixou até agora só para o Windows.

    Tomara que aprimorem a rapidez do navegador e sua estabilidade também, já que agora que passou a carregar o Flash em um processo separado, não tem mais desculpas para travar o navegador todo por causa do plugin.

    Ai sim eu e um monte de gente, inclusive a empresa em que estou, vai avaliar a possibilidade de voltar a usar o Firefox.

    Enquanto isso nós vamos de Chromium com renderização via GPU no Linux e tudo o mais.

    Eu torço para o Firefox. Quero ele forte e puxando mais inovação para o setor.

    Concorrência é tudo de bom.

    Junin (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 11:29 am

    @return

    E no 7 colocaram rodinhas.

    Sá acho o firefox mais pesado que o Chrome e foi isso que me fez migrar (sabe como é né maquina velhinha… ).

    Mas se lembrem o Chrome não é um mar de rosas o aquele bug do PDF (ridículo que se diga de passagem) e o player dele eram lastimáveis.

    return (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 11:44 am

    “@Junin: E no 7 colocaram rodinhas.”

    E ainda empurraram de uma ladeira.

    Diego (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 11:45 am

    Uma derrota para o firefox, agora assim o Chrome vai tomar seu lugar!

    André Caldas (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 12:03 pm

    @Diego,

    Uma derrota para o firefox, agora assim o Chrome vai tomar seu lugar!

    E por que é mesmo que estamos comemorando tanto assim esse fato? Você quer ver o crescimento do Chrome ou a derrota do Firefox? Difícil de entender… a menos que seja um troll… de onde vem tanta antipatia?

    O crescimento do Chrome não se deve a inovação nem nada do tipo. Se deve ao Orkut. Qualquer coisa “inovadora” é tida como “diferente do xxx da microsoft”. O Chrome não recebeu esse rótulo, por mais diferente que seja. Quando o computador fala pra pessoa “esse é melhor” ela acredita. Quando eu falo, ninguém dá bola… mimimimimi. :-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 12:05 pm

    Em tempo… “agora assim”!?!?!

    rogerio machado (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:04 pm

    @André Caldas
    Não acredito que o crescimento do Chrome seja por causa do Orkut, aliás muito se diz por aqui que usuário do Orkut é aquele semi-analfabeto da inclusão digital que pra ele o “E” azul é a Internet.

    Outra. Orkut é grande só no Brasil, então porque o Chrome cresce lá fora também?

    o Chrome é meu navegador padrão faz um tempinho, mas ainda tenho o firefox como “salvador da pátria” pois ele tem muitos recursos úteis com suas extensões.

    Mas porque então usar o Chrome?
    No meu entender a pessoa “descansa” diante desse browser, principalmente pela sua interface limpa, ele abre rapidinho e renderiza tão bem as páginas como o firefox

    Tarcísio (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:19 pm

    No Windows prefiro o Firefox, mas no Linux, que mais uso, não dá para abrir mão do melhor desempenho do Chrome. Espero que a versão 4 seja bem mais veloz no Linux que a versão anterior.

    Valtoir (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:25 pm

    @return

    Vou repetir a piada, mas tudo bem… Enquanto todo chamavam o projeto do Vista de Longhorn eu me referia a ele como LongBorn… eta parto demorado :-)

    Denis (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:26 pm

    @rogerio machado
    Se vc consultar os dados do StatCounter, vai notar que o chrome tem o seu maior mercado no… Brasil! Simples coincidência? Não acho.

    Acho absolutamente incrível q se discuta tanto por aqui sobre Firefox x Chrome… parece de uma pequenez imensa, se considerarmos que o lider é o Internet Explorer… nunca se diz q o Chrome vai acabar com o Internet Explorer, é sempre “vai acabar com o Firefox”… rivalidade tola e fútil. Mais uma vez, veja-se dados dos institutos de pesquisa, StatCounter, NetApplications, etc.. todos mostram que o Chrome está crescendo.. mas o interessante é q o Firefox está estabilizado, quando mais perde uma pequena fatia de mercado… o grande perdedor, mês a mês, é o Internet Explorer! No entanto, a cada notícia sobre browsers aqui se discute Fx x Chrome… isso não parece mais miopia, tá parecendo mais cegueira mesmo,

    robson (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:48 pm

    Firefoca já era…Opera e Chrome é o que há!

    self_liar (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:03 pm

    Existe uma galera desesperada em ver o firefox deslanchar para assim o povo voltar a zumbificar no internet explorer .E contam com o Chrome para isso.

    De novo ,não largo o firefox nem a pau.Um excelente navegador com uma comunidade descentralizada e menos presa a uma corporação.

    Até a IBM pensa assim.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:08 pm

    Se eu fosse o Augusto, ficaria desanimado em postar notícias desse tipo, pois atrai cada comentarista! Deve ser o tópico campeão de moderações.

    Não sei porque tanto barulho, se os desenvolvedores julgaram melhor esperar, é assim que tem que ser. Prefiro que as coisas sejam bem feitas, do que lançado no afogadilho.

    Cesar (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:19 pm

    O desenvolvimento do Chrome é muito rápido, mas a equipe do Google ainda tem que comer muito feijão pra fazer ele bater o Firefox.
    O beta 6 está muito bom, mas acho que a Mozilla ganharia mais se fizesse uma versão intermediária, com o desenho remodelado (4.0) e logo depois adicionar todas as novidades previstas (4.5 ou qualquer coisa do tipo).

    Reikainosuke, se a presença de comentários obnóxios fosse razão para me desanimar, acho que eu já teria desistido de manter o site inteiro há muito tempo ;-)

    @Cesar

    A Google está fazendo um ótimo trabalho na arquitetura do Chrome. Quem usa o Chromium percebe todo dia que a engenharia feita é muito organizada e produz código bom.

    O Firefox ainda possui muito código legado, que foi escrito sem seguir boas práticas. Fora a arquitetura dele que ficou ultrapassada com o advento dos processadores multi core. (falo de dividir as abas em processos diferentes que podem rodar em paralelo nos núcleos e também à chatice do Firefox em que se você instala uma extensão, precisa reiniciar o navegador)

    O que falta ao Chrome/Chromium, é mais massa crítica. Um ecossistema maior.

    É isso que produzirá um número ainda maior de extensões para ele, como o que ocorreu com o Firefox.

    Quanto mais usuários, mais extensões são feitas.

    Hoje, tecnicamente falando, o Chrome já é superior ao Firefox. (tecnicamente falando como programador)

    Fora o fato de que o Google produz inovação nele independente de plataforma, coisa que a Mozilla não faz privilegiando o Windows. (uso de GPU no Firefox só está presente no beta para Windows e sem previsão para o Linux)

    É uma questão de foco da Mozilla. Escolheram assim.

    Mas quem usa Linux deveria reclamar sempre da Mozilla por tratar o pinguim como plataforma fora de suas prioridades.

    Apesar de que acho, que o fato de a Mozilla inovar mais para Windows do que para Linux está ligado ao código legado. À arquitetura do Firefox.

    Muita coisa antiga e não portável no código. O código foi feito historicamente para Windows e adaptado aos poucos para rodar no Linux.

    Isso explicaria o porque do Firefox ser inferior no Linux em relação à sua versão Windows.

    Portanto, seria bom a Mozilla pensar seriamente em fazer uma reengenharia no código. Refatorar tudo e transformar ele em multiplataforma.

    Demonstraria mais respeito para com o Linux.

    Mas digo novamente: Torço pelo Firefox. Quero ver ele grande em todas as plataformas.

    Rápido, eficiente e limpo.

    Isso coloca pressão no desenvolvimento dos concorrentes e carrega o mercado para cima. Quem acha que está bom como está, corre o risco de ser extinto como os dinossauros, que não se adaptaram ao novo ambiente.

    Victor (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:53 pm

    Não sei o que o pessoal reclama tanto do firefox, ele tem seus defeitos, mas sua estabilidade é louvável, onde trabalho minha máquina fica ligada 24×7, e com ela o Firefox com na média 20 páginas abertas e ele nunca se tornou um problema devido a isto.

    David (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:54 pm

    Mozilla tá certíssima. Melhor lançar bem, que lançar bugado. O Chrome até umas versões atrás nem sabia navegar no Orkut (que também é da Google). Você navegava dez páginas e quando mandava voltar, ele voltava pra primeira e não para a anterior. 8-o Chrome fail!!!

    Eden (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:00 pm

    Esses comentários e essa trollisse só confirma que o firefox é o browser preferido de todos. Quando sair a nova versão, todo mundo vai ficar feliz e essa baboseira acaba de vez. Se o firefox tem 30% do mercado, são 30% de pessoas que escolheram instalar. As pessoas que usam Internet Explorer na maioria dos casos nem sabem que tem escolha pra isso. Por isso que o firefox mesmo com 30% é o browser favorito das pessoas.

    Ah, e no site http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp diz que o firefox ta na frente.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:22 pm

    Otimo, e acredito que esse Browser jurassicos(IE & FF) antes de lançado até serem bem implementado, o Firefox 4 tem uma engine muito fraca comparada ao Safari|(Devia ter no Linux por ser UNix), Opera e Chrome…espero que a equipe IE9 tambem espere mais um ano para ser lançado!!

    alberto (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:54 pm

    Não sei onde tiraram que no Firefox 4 a aceleração pela GPU será só Windows. No Linux utiliza xrender e openGL e no OS X Quartz e OpenGL.

    @alberto

    Até hoje não tem nenhum beta do Firefox com uso do GPU para Linux.

    alberto (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 5:59 pm

    André, o beta7pre tem e creio que o beta 6 também.

    No seu comentário você diz que o uso da GPU está “sem previsão para o Linux”. Mas em blogs da Mozilla de meses atrás já se fala na implementação no Linux.

    Talvez você tenha se confundindo com Direct2D e Direct3D. Evidentemente, estes estarão presentes apenas no Win Vista/7.

Este post é antigo (2010-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.