Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MonoDroid: Aplicações para Android em .NET

Trecho inicial da nota no InfoQ:

A plataforma Android está ganhando cada vez mais espaço, e, pensando nisso, foi criado o MonoDroid, um ambiente de desenvolvimento em .NET que vêm trazer ao desenvolvedor a oportunidade de desenvolver para o sistema móvel da Google utilizando o .NET framework e suas linguagens.

Baseado no projeto MonoTouch, que é uma ambiente de desenvolvimento para o IPhone utilizando o .NET framework e suas linguagens. Hoje o MonoTouch representa a única maneira de se desenvolver para o IPhone e IOS 4 em geral, sem ser a maneira Apple. Porém você ainda precisa de um Mac e do IPhone SDK. Tanto o MonoTouch quanto o MonoDroid são projetos que utilizam a plataforma Mono desenvolvida pela Novell, projeto este que visa portar o .NET para outros ambiente como LINUX e OS X.

O MonoDroid é um ambiente similar ao do MonoTouch porém visando a plataforma móvel da gigante de buscas, Google. Atualmente o Windows Phone 7 é a única plataforma móvel além do IPhone/MonoTouch onde é possível se utilizar .NET.  (via infoq.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Desenvolver para Android era tão bonito. Tudo em Java, rodando na Dalvik VM.
    Não sou contra opções, mas Mono sempre me deixa com uma pulga atrás da orelha…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 2:54 pm

    É uma cilada bino!

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 3:04 pm

    Porém o .Net roda no Windows Mobile, ou seja Windows Phone 7 não é a única.

    Cilada mesmo, quem aposta que esse Windows Phone vai pegar, eu tiro meu corpo fora quando falam disso aqui, desenvolvemos para Windows Mobile. E quem diz que a Microsoft não deixa os desenvolvedores na mão?
    “Agora é oficial: a Microsoft confirma que os aplicativos criados para o Windows Mobile não vão rodar no novo Windows Phone 7.”

    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/windows-mobile/windows-phone-7-nao-rodara-programas-atuais/

    Vagner_Fonseca em 2/08/2010 às 3:27 pm

    Concordo com o Igor.

    Eu era feliz com android antes do mono… Android com Mono ficou estéril… Trocadilho infame…rsrsrs

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 3:28 pm

    MonoFlame começando em …5,4,3,2,1..

    Lewis (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 3:41 pm

    Bizarro! :-/

    Elessar (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 3:52 pm

    Talvez isto seja útil para iPhones, plataforma cheia de restrições e dificuldades para que uma aplicação seja liberada, mas não vejo muito sentido em usar Mono no Android.

    Java é o coração do sistema, logo presume-se (e digo isso sem qualquer embasamento, apenas no chute) que apps feitas no próprio java serão mais magras, rápidas e otimizadas.

    Além disso, Java é mais aberto que o Mono.

    Eu não vejo com bons olhos, e nem pretendo instalar algo feito em Mono no meu Milestone. Não por radicalismo, mas apenas por achar que não preciso disso.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 4:12 pm

    Acredito que usar uma app .net no adroid só seria util no caso dee pegar apps do windows ,windows mobile e portar para o android.

    Não concordo com o desenvolvimento padrão de aplicativos feitos em .net devido aos problemas de patentes e más influências.

    Exite python ,perl ,c++ e algumas outras linguagens que se dão bem e são descentralizadas e independente de tecnologias extremamente patenteadas .

    Rodrigo Rodrigues (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 4:13 pm

    Pensem em empresas que tem todo seu desenvolvimento em .net, com suas dlls prontas e documentadas, e desenvolvedores que trabalham com C#.
    Isso permite que eles desenvolvam ferramentas móveis rapidamente.

    “Java é mais aberto que o Mono”, não é bem assim, ele é mais aberto que o .net framework, o mono é opensource.

    Eu acho que esse negócio de só desenvolver em java pra android é furado, o próprio sistema tem varias linguagens envolvidas, o “coração do sistema” é um Kernel Linux que até onde sei, não tem java.

    É mais importante ver o desempenho da aplicação, não espero ver programas em VB, mas isso abre as portas para C++, C#, F#, e por ai vai…

    Paul (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 4:29 pm

    Rodrigo, se uma empresa tem “todo seu desenvolvimento em .net, com suas dlls prontas e documentadas”, boa parte delas nem funcionará no Mono desktop, devido à várias partes não implementadas pelo mesmo, já que pouco da especificação é aberta pela MS.

    stanbr (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 4:54 pm

    Acho uma solução interessante para alguns casos. Isso vai trazer mais desenvolvedores – aqueles que estão acostumados com C# e por algum motivo não querem migrar para Java.

    Como dito por alguem ai, essa solução é muito mais interessante para iphone do que para o Android, já que quase ninguem sabe programar em objetive-C e, na minha opinião, qualquer coisa é melhor que objetive-c, até C#…

    Se o aplicativo ficar ruim (lento, muito grande, etc), as pessoas vão dar uma nota baixa e ele será automaticamente ignorado pelos usuários.

    Gostaria de saber se o aplicativo é interpretado por uma VM ou se ele compila para a VM do Java. Esta ultima seria bem mais interessante, já que rodar uma VM em cima de uma VM seria pedir pra ter problemas…

    Achei a ideia interessante a ideia. Quanto mais possibilidade, mais gente para criar apps para a plataforma.

    Aliás, como fizeram para portar o mono pro android? Eles rescreveram o mono par rodar em cima da jvm do android? Tipo, uma máquina virtual sobre a outra?

    Li bem algo sobre o android ndk, alguém pode me confirmar se ele permite o uso de linguagens “nativas” no android?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 5:19 pm

    O mono no Android roda como aplicação nativa e permite JITing desde a época do Android 1.5. É uma solução mais madura e de melhor performance que o JIT introduzido no froyo (2.2). Ou seja, para a enorme maioria que usa versões anteriores a diferença é gritante.

    Marcio (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 6:03 pm

    Estou rolando de rir no chao!

    QUAQUAQUAQUAQUAQUA…

    jose da silva (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 7:22 pm

    Imagine o tamanho do mercado que o mono vai conseguir com isso..
    hoje as pessoas desenvolvem para Iphone com Objective C , dai tem que portar sua aplicação para o Androide.
    Como o mono.. vão poder desenvolver para Iphone e Androide tendo a mesma base!!!!

    isso vai ser show.. 2 mercados gigantes.. com uma mesma ferramenta!!!

    GO MONO ..
    byebye JAVA

    self_liar (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 7:23 pm

    E pra quem pensa que a Microsoft não parou de fazer esses acordos:

    http://ebb.org/bkuhn/blog/2009/07/17/microsoft-patent-aggression.html

    bill (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 11:03 pm

    quem em sã consciencia programaria em .NET para o android?
    Quero dizer, adcionar MAIS uma camada ao seu software so por ter preguiça de aprender java?

    afinal.. programador que É programador (quem esta realmente no mercado de trabalho sabe do que eu estou falando) domina NO MINIMO umas 3 ou 4 linguagens

    João (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 7:29 am

    Pensem em empresas que tem todo seu desenvolvimento em .net, com suas dlls prontas e documentadas

    Só uma parcela estatisticamente insignificante das empresas que desenvolvem software para .NET se importa com algo que não seja Windows.

    Porcentagem da especificação .NET que é aberta
    http://mono-nono.com/bbpress/topic/detailed-count-of-net-35-covered-by-ecma-335

    pouco mais de 20% e a MS ainda se vangloria…

    Riser (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 10:03 am

    Não sei nem o que é Mono, nunca vou programar nisso e nem vou oferece-lo como alternativa aos meus conhecidos, para mim será apenas uma biblioteca alien que eu tenho aqui para rodar alguns aplicativos em .NET.

    Scott (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 1:07 pm

    Muita confusão nesses comentários… A especificação da máquina virtual do .NET (CIL) é *totalmente* aberta. O que não é aberto são as *bibliotecas*, até porque muitas delas dependem de DLLs específicas do Windows.

Este post é antigo (2010-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.