Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft adere ao grupo desenvolvedor do SVG

Enviado por Júnior (arnaldo_juniorΘhotmail·com):

“Vejamos como a comunidade vai reagir. Espero que bem, como manda o bom sendo, afinal é mais uma gigante na jogada e finalmente o formato poderá ganhar o impulso que falta para ser mais usado e difundido.

“A Microsoft entrou para o grupo do SVG, Scalable Vector Graphics (SVG) Working Group, parte do World Wide Web Consortium (W3C). A estratégia faz parte dos planos dela de tornar o Internet Explorer mais “compatível” com os padrões da web. O Firefox, Safari, Opera e Chrome suportam renderização de SVG há um bom tempo. A notícia foi postada no blog de desenvolvedores do IE. Não ficou claro quando o IE terá suporte ao formato, mas imagina-se que seja na versão 9. Ela usará recursos do Direct2D para renderizar as páginas, aproveitando parte do desempenho extra oferecido pela GPU.

O SVG é importante para a web pois permite desenhar imagens vetoriais, que são renderizadas sem perda de qualidade, assumindo as dimensões do cliente. Seja num netbook ou smartphone com tela minúscula ou no grande espaço oferecido por dois monitores de 30 polegadas combinados, a aparência e qualidade não são afetadas. Já os formatos tradicionais, como JPEG e GIF, não passam de adaptações comprimidas do bitmap, onde a cada pixel da imagem é representado de forma única, e ao redimensioná-la, é necessário “descobrir” quais pixels deveriam estar nos locais intermediários, gerando uma imagem sem definição e/ou cheia de “quadriculados”.”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 11:26 am

    “Vejamos como a comunidade vai reagir. Espero que bem, como manda o bom sendo, afinal é mais uma gigante na jogada e finalmente o formato poderá ganhar o impulso que falta para ser mais usado e difundido.”

    Vamos ver como a Microsoft vai se comportar estando envolvida na confecção de um padrão que sempre negligenciou(para dizer o mínimo).

    Bino, por via das dúvidas, fica de olho aberto.

    Paulo (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 11:40 am

    Ah!!! Mas não tenhamos dúvida de que a Microsoft vai arrumar o mesmo salseiro que eles arrumaram na ISO.

    Embrace, extend, extinguish, como sempre…

    Bremm (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 12:15 pm

    Se não vier um “msvg” que só irá funcionar no IE, está valendo.

    Aliás, por favor Augusto, corrija o anúncio: s/sendo/senso :)

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 1:52 pm

    Opa, pode esperar que agora teremos o OpenSVG… 1,2,3… GO ISO GO FastTrack detected!

    Frank (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 2:14 pm

    “Ela usará recursos do Direct2D para renderizar as páginas (…)”

    Indício de que, futuramente, certos recursos irão funcionar somente no Windows?!

    magic (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 2:19 pm

    Opa, pode esperar que agora teremos o OpenSVG… 1,2,3… GO ISO GO FastTrack detected!

    hehe
    Acho que ela não criaria um OpenSVG, pois ela ja tentou criar um novo padrão substituto para o JPG, o JPEG XR… Ai ele descobriu como é difícil tornar o padrão um padrão mesmo. ;D

    :s (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 2:59 pm

    nesse caso o bom senso é reagir mal isso sim :P

    jr (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 3:12 pm

    “Indício de que, futuramente, certos recursos irão funcionar somente no Windows?!”

    é uma otimização do layer gráfico do Win. Só quer dizer que SVG no IE será rápido. (o Firefox está adicionando Direct2D no cairo)

    Carlos Henrique (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 3:39 pm

    É o começo para o fim do flash??
    ja brinquei com svg e javascript… nada foi para frente… pq o IE nao dah suporte.
    Exemplo(nao é meu):http://www.codedread.com/yastgame.php

    “É o começo para o fim do flash??”

    O flash faz tempo que vem se direcionando para o desenvolvimento de aplicações, com o Flex e companhia. Hoje ele é muito mais robusto que a maioria das tecnologias alternativas.

    Agora, o uso de Flash pra botões, desenhos e efeitos especiais de sites concordo com você que a tendência é acabar ou reduzir bastante.

    @marcosalex, concordo. A implementação do Flash da Adobe tem um ótimo desempenho, que acredito eu demorará a ser superado pelas implementações nativas de tecnologias como canvas ou svg dos navegadores. Acredito que tecnologias como Flash e Silverlight vão perder cada vez mais espaço em coisas triviais como botões, banners, sites de audio e vídeo, etc.

    Embora eu seja um entusiasta dos padrões Web e odeie Flash, sinto que será complicado achar um substituto para ele em sites de jogos online e animações, justamente pela questão do desempenho do Flash. Embora não seja lá muita coisa, já que no meu notebook mal consigo assistir um vídeo no youtube. E olha que é um turion com dois cores. Video em alta resolução ou tela cheia só com o processador no máximo, e olha lá, pq dá leg pra caramba. Enquanto isso algumas animações e videos nativos (tag video) funcionam muito bem em sites com o chrome ou mesmo o firefox. O Opera capengou um pouco aqui comigo, mas ainda é uma versão alpha.

    Já existem implementações em javascript que permitem o IEca entender SVG, como a do AmpleSDK, mas o desempenho deve ser bem menor, além de

    @marcosalex, concordo. A implementação do Flash da Adobe tem um ótimo desempenho, que acredito eu demorará a ser superado pelas implementações nativas de tecnologias como canvas ou svg dos navegadores. Acredito que tecnologias como Flash e Silverlight vão perder cada vez mais espaço em coisas triviais como botões, banners, sites de audio e vídeo, etc.

    Embora eu seja um entusiasta dos padrões Web e odeie Flash, sinto que será complicado achar um substituto para ele em sites de jogos online e animações, justamente pela questão do desempenho do Flash. Embora não seja lá muita coisa, já que no meu notebook mal consigo assistir um vídeo no youtube. E olha que é um turion com dois cores. Video em alta resolução ou tela cheia só com o processador no máximo, e olha lá, pq dá leg pra caramba. Enquanto isso algumas animações e videos nativos (tag video) funcionam muito bem em sites com o chrome ou mesmo o firefox. O Opera capengou um pouco aqui comigo, mas ainda é uma versão alpha.

    Já existem implementações em javascript que permitem o IEca entender SVG, como a do AmpleSDK, mas o desempenho deve ser bem menor, além de que o código dos SVG deve ser modificado.

    O que o SVG precisa mesmo para se popularizar na área de animações é uma boa IDE de criação das mesmas. Tem um pessoal que usa o Inkscape para tal tarefa, mas como IDE para código e coisas como timeline, etc., o programa ainda não é muito bom.

    Que dá pra inserir svg no meio de html eu sei, mas alguém sabe se é possível inserir um elemento html dentro de um svg? Seria algo interessante.

    Ah sim, @marcosalex o Flex é uma ótima tecnologia, mas não depende do Flash por uma questão técnica puramente, mas por escolha da Adobe, que decidiu amarrar as duas tecnologias.

    Flex é XML+ActionScript. Tudo isso poderia ser feito com XML + Javascript, perfeitamente entendível por todos os navegadores modernos. O próprio AmpleSDK tem uma implementação do XUL, linguagem da mozilla similar ao Flex, totalmente implementável pelo navegador. O OpenLaszlo, similar ao Flex, gera, além de objetos Flash, também em HTML puro. Pena que atualmente ainda não aproveita os recursos do HTML5, o que faz com que o OpenLaszlo em si não consiga fazer muita coisa que o Flex faz também para tecnologias abertas (embora em flash seja tão bom quanto).

    Um exemplo do bom uso do SVG? Esse: http://www.chromeexperiments.com/detail/3d-waveform/

    Obs, necessário navegador com suporte à tag audio.

    Carlos Henrique (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 5:43 pm

    a adobe jah apostou no svg.. contra o flash…ela fez até um plugin para o IE.. mas nao continuou.. pq será?

    o flash jah está no mercado a bastante tempo.. teve um custo muito alto para termos programadores.. e criar boas ides..

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 5:44 pm

    Tomara que seja SVG de verdade, e não um Microsoft SVG

    Frank (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 6:27 pm

    @tenchi
    “Que dá pra inserir svg no meio de html eu sei, mas alguém sabe se é possível inserir um elemento html dentro de um svg? Seria algo interessante.”

    Seria interessante colocar em páginas da internet SVGs com links para sites com conteúdo malicioso ou, quiçá, até mesmo javascripts dentro deles he he he.

    Não sou especialista em segurança, mas acho que seria um tanto arriscado permitir conteúdo HTML ou o que seja dentro de um arquivo que deveria servir apenas para imagens.

    Weber Jr (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 7:40 pm

    @Tenchi

    “O que o SVG precisa mesmo para se popularizar na área de animações é uma boa IDE de criação das mesmas.”

    Será que nenhum javeiro criou algum plugin para Eclipse para isso ?

    Existe plugin Eclipse para praticamente toda linguagem, API ou biblioteca.

    Não me refiro somente a ajudar nos arquivos, isso é certo que existe, já que tem muita coisa que trabalha com XML e formatos derivados no Eclipse. Digo algo no estilo das personalizações mais completas, com novas Perspectivas, Views e até mesmo edição visual deve ser possível extendendo os plugins gráficos.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/01/2010 às 7:41 pm

    Só digo uma coisa ,espere más intenções com a Microsoft.Ela ficou por anos fazendo nada por esse SVG e criou padrões “extendidos” .Esqueci o nome ,acho que é VRML.

    Não espere coisas boas .A ISO não consegue aprovar corretamente o ODF 1.2 por causa da grande influência da Microsoft lá.

    Renato (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 8:56 am

    Considerando a atuação da microsoft na ISO não da pra esperar boa coisa deles,em todo caso eles nao suportam SVG eu não uso IE,eles não suportam ODT eu não uso MS Office… Quanto ao flash eu considero que eles fazem um plugin muito ruim para linux , que carrega demais o processador, e as vezes trava o navegador.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 10:32 am

    Outro grande lance que vai demorar pra substituir o Flash é sua “IDE”, que você faz as animações nele sem necessariamente saber programar.

    Eu duvido que, por exemplo, o Mauricio Ricardo (charges.com.br) deixaria de usar o Flash para fazer suas animações para usar SVG, js, html5, mesmo que o desempenho fosse superior.

    elias (usuário não registrado) em 10/01/2010 às 10:10 am

    @tenchi você já viu o desempenho do google chrome? eu acho que em algumas circunstancias chrome com javascript é mais rápido que flash.. pq o chrome compila o javascript pra codigo nativo o.o (enquanto flash, quando usa ecmascript, imagine que rode numa vm)

Este post é antigo (2010-01-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.