Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva: novo mantenedor do Cooker e calendário de lançamentos

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“Depois de tantas notícias ruins e incertezas sobre a empresa Mandriva e a distribuição Mandriva Linux, gostaria de compartilhar com todos algumas notícias sobre mudanças importantes e lançamentos futuros do Mandriva Linux.

Em primeiro lugar, foi noticiado recentemente no blog oficial da Mandriva que a versão em desenvolvimento do Mandriva Linux, de codinome Cooker, tem um novo administrador: Eugeni Dodonov. Ele é de nacionalidade russa mas mora no Brasil desde 1996, estudou em universidades brasileiras e trabalha na filial brasileira (Mandriva Conectiva) desde 2008. Como já foi noticiado anteriormente, o Brasil terá maior importância do que antes no desenvolvimento da distribuição e essa mudança indica isso.

Ele mesmo forneceu algumas boas notícias sobre a distribuição no forum da comunidade brasileira de usuários do Mandriva Linux:

“Nos próximos meses, serão lançadas duas versões de Mandriva: Mandriva 2010.2, e Mandriva 2011. Mandriva 2010.2 deve sair no dia 22 de Dezembro, e será o nosso presente de Natal para vocês. Mandriva 2011, por sua vez, deve sair em Maio de 2011 aproximadamente.

Além disso, a partir do release 2011, estaremos mudando a nossa política para fazer apenas 1 release por ano. Com isso, teremos mais tempo para desenvolver, testar, aperfeiçoar e melhorar as coisas.”

A íntegra do anúncio (em inglês) pode ser vista na mensagem da lista de discussão do Mandriva Cooker. Ele contém o calendário de lançamento das versões alfa e beta do Mandriva 2011 e links para as páginas wiki contendo o planejamento e especificações das versões 2010.2 e 2011.” [referência: mandrivabrasil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elvis ricardo (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 3:54 pm

    Muito Bom quem sabe eu volte a Usar Mandriva em breve =D

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:15 pm

    Ótima notícia, Mandriva nesse caso vai permanecer no meu notebook e vai dar mais vida útil a ele. Até agora, dentre as distribuições que testei nessa máquina, só o Mandriva 2010.1 conseguiu reconhecer todo o hardware e uma configuração padrão automática que faz o equipamento rodar a 100%.
    Força, Mandriva!
    Assim como desejo força a outras distribuições que uso como o Debian.

    Edmar Guedes (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 4:59 pm

    Realmente é uma ótima notícia. Uso o Mandriva há alguns anos e o tenho instalado no meu notebook e no servidor da minha rede aqui de casa. Cheguei a pensar que em breve teria de mudar de distro, mas estou vendo que não vai mais ser preciso. Vou continuar com o Mandriva.

    Diogo (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 5:05 pm

    Tudo que uso é com Mandriva e só uso se for com Mandriva.

    Fiquei muito feliz de ler isso… Não vejo a hora de atualizar meu note de 2010.1 para 2010.2. :D
    O futuro do Mandriva promete… afinal ser a melhor distro KDE foi a outra coisa q me deixou muito feliz de ler.
    Eu acredito q os melhores e mais criativos hackers estão no Brasil e Russia… essa vai ser uma fusão e tanto de talento.
    Vida longa e próspera, Mandriva Linux!!!

    ps. Se eles mudassem o nome pra um melhor eu não me importaria… e por favor, que não seja Majela ou nada parecido :)

    Padula (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 5:59 pm

    Depois da tempestade vem a bonaza,
    Mandriva para o alto e a vante…

    Boa sorte ao Eugeni Dodonov…

    Denis (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 7:20 pm

    Resta saber se não vão mudar o nome… depois de Fedora, Mageia, Fuduntu (!!!) …

    Curioso (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 7:52 pm

    Sempre ouvi falar bem da dupla Mandriva e KDE, mas nunca testei.

    Com esta mudança de foco do Ubuntu, estou a procura de uma distribuição com um bom suporte ao KDE. openSUSE muito pesado e lento, Fedora 14 não gostei, acho que vou dar uma chance para o Mandriva.

    Outro fator importante é que o mesmo vai ser desenvolvido principalmente no Brasil.

    Vou baixar e testar.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 8:28 pm

    Já usei Mandriva por algum tempo. Desejo boa sorte ao projeto, bem como ao Mageia.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 9:20 pm

    Isso significa que o Mageia vai naufragar? Parece que sim. Não é a primeira vez que dissidentes do Mandriva tentam criar algo novo, como o Ulteo de Gael Duval. Do que saiu, a única coisa que achei legal foi PCLinuxOS.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 9:45 pm

    O que torna difícil criar distribuições derivadas do Mandriva é que a configuração e manutenção do sistema estão muito amarrados a seu Painel de Controle. Além disso, as dependências dos pacotes de aparência (visual e acessórios nos ambientes Bash e KDE) estão muito enraizados na distribuição.

    Por outro lado, o zelo pelos pacotes nas versões finais do Mandriva é louvável.

    Uma separação entre os pacotes de configuração e os dos diversos aplicativos tornaria a Mandriva uma disto bastante flexível, tal como acontece com Debian por exemplo.

    Eu utilizo o Mandriva há bastante tempo. Já tentei utilizar outras distros, e já tentei voltar para o Windows. Principalmente por causa de um sintonizador de tv que comprei e que não funciona no Linux. Mas não resisti. Tanto eu quanto a minha esposa nos acostumamos ao Mandriva.

    Curioso (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 9:54 pm

    Acabei de baixar o Mandriva, instalei em uma máquina virtual e com toda a certeza foi a distribuição que rodou melhor neste ambiente.

    Instalação super fácil. KDE bem integrado. Realmente foi a distribuição que o KDE se portou melhor, rápido, bem polido, muito bom mesmo.

    Vou continuar testando na VM, e esperar a nova versão, se seguir o mesmo padrão o Mandriva vai ganhar uma change no meu desktop.

    Eugeni Dodonov (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 11:35 pm

    @Padula: obrigado! :)

    @EthraZa, @Denis: não, o nome não será mais mudado :).

    @Wilfredo: sim, teremos bastante mudanças nesse aspecto para Mandriva 2011. Logo-logo teremos specificações mais detalhadas no wiki, descrevendo o que é de se esperar da versão 2011.

    @bebeto_maya: pessoalmente, eu não tenho nada contra o pessoal de Mageia.. eu acredito que quanto mais distribuções Linux, melhor. Do meu lado, não vejo nenhum problema em trabalhar junto com pessoal de Mageia, mantendo os pacotes, desenvolvendo aplicações, ou simplesmente ajudando quando for preciso. O projeto deles tem suas metas e ideais; e Mandriva tem os seus. Então desejo-lhes boa sorte, e espero que a existência tanto do Mandriva quanto de todas as versões derivadas só fortalece e traga coisas positivas para Open Source como um todo!

    Wendell (usuário não registrado) em 14/11/2010 às 11:40 pm

    Não sou usuário do Mandriva mas fiquei muito feliz com a noticia, especialmente no que diz respeito aos lançamentos anuais. Torço pelo sucesso da distribuição e espero que eles dêem a volta por cima no que tange aos problemas financeiros.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 1:10 am

    Como já disse em outras oportunidades, vou ficar de olho em uma promessa especifica, MCC e draketools em geral em Qt :-)

    Ahh, quanto ao resto, EU JÁ SABIA e disse a vocês. Mas não, já queriam ir no enterro da Mandriva, guarda a grana agora pra ir no enterro do X.

    Sou usuário MANDRIVA desde 2002 (na época MANDRAKE). Hoje uso pessoal e comercialmente em 7 máquinas e em rede mista. Antes era um usuário WINDOWS e não sinto saudade nenhuma, nunca perdi um dado, nunca tive problemas com virus.

    Este ano foi um ano difícil, no sentido de se visualizar o fim do privilégio e o prenúncio de muitos problemas. Na verdade, testei muitas distribuições, mas não encontrei nenhuma que pudesse efetivamente substituir a que tenho usado.

    Felizmente o pesadelo passou. A MANDRIVA está renascendo das cinzas e a sua co-irmã MAGÉIA aponta como uma opção forte no mundo dinâmico do software livre.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 11:26 am

    Como há muito já se falou em Mageia, espero ver cooperação entre ambos, assim como Oracle e The Document Foundation. Ter mais opções é legal, porém, é interessante a troca de ideias para não ficarem reinventando as coisas. O trabalho em equipe fundado entre projetos é o único meio de alavancar o software livre, pelo menos em qualidade e sempre em busca de melhoria contínua. Se as pessoas perceberem isso, a migração é natural e não forçada.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 1:51 pm

    A pergunta que não quer calar: quais as mudanças no negócio que tomaram pra conseguir lucratividade e qual o resultado até agora?

    Porque se ter uma boa distribuição fosse suficiente, não teria chegado nessa situação. Se não mudar, não tem garantias de que a situação vai se estabilizar, já que os russos não vão colocar dinheiro indefinidamente.

    Geraldo (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 5:01 pm

    Seja bem-vindo Eugeni Dodonov, sucesso na sua nova tarefa de Administrador da versão de desenvolvimento da distro Mandriva. o Mandriva Cooker.

    A sua participação aqui e no Fórum MandrivaBrasil (topico: Notícias de primeira mão ) por si só já é uma boa notícia. Muito boa também é a sua visão aberta sobre a Mandriva e a Mageia e o linux. Não podia ser melhor, não por ser idéia nova, mas por ser você, o Mandriva Cooker, a falar.

    Eugeni Dodonov disse:Do meu lado, não vejo nenhum problema em trabalhar junto com pessoal de Mageia, mantendo os pacotes, desenvolvendo aplicações, ou simplesmente ajudando quando for preciso. O projeto deles tem suas metas e ideais; e Mandriva tem os seus. Então desejo-lhes boa sorte, e espero que a existência tanto do Mandriva quanto de todas as versões derivadas só fortalece e traga coisas positivas para Open Source como um todo!

    Também espero que a Mandriva e a Mageia, no futuro não muito distante, possam trocar apoios e ideias para economizar custos e aperfeiçoar a distro. Não deve ser algo fácil, mas quem sabe assim, ambas as distros possam ampliar suas possibilidades no mercado, sua viabilidade econômica e por consequência, aperfeiçoar o linux, o que, na minha opinião, beneficia à todos.

    Curioso (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 8:05 pm

    Fui pesquisar sobre o Mageia na internet, que é o Fork do Mandriva. Tem bastante documentação e vários desenvolvedores do Mandriva, inclusive vários brasileiros.

    Na minha opinião estes desenvolvedores deveriam focar numa mesma distribuição. Distribuições ja são muitas o que falta é qualidade, e na minha pequena experiência com o Mandriva notei uma ótima qualidade.

    Acho que o Mageia esta montando uma estrutura maior, ja o Mandriva, que nunca conseguiu se estabilizar financeiramente, vai ter que lutar contra esta situação.

    Desejo boa sorte a todos, mas acho que neste caso, a união dos dois projetos seria algo melhor para a comunidade.

    Renyer (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 10:38 pm

    E o Mageia?

    Geraldo (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 10:27 am

    Eugeni Dodonov,

    Espero que a Mandriva ganhe a concorrência na Rússia e se torne a base da distro nacional da Rússia e quem sabe também um dia se discuta isso aqui no Brasil também, como já ocorre na Índia e na China, como já foi comentado aqui em outro post (Governo da Índia pretende desenvolver sistema operacional próprio)

    A minha sugestão para a distro Mandriva Linux, além da meta de promover uma melhor integração com KDE, como foi comentada por você no Fórum Mandriva Brasil (Notícias de primeira mão), é continuar aperfeiçoando o Centro de Controle Mandriva que é a ferrari da Mandriva. Continuar investindo no CCM e divulgando sua praticidade e eficiência, na minha opinião é fundamental.

    Para mim, as qualidades essenciais da distro MANDRIVA LINUX são:
    - Estabilidade, combinado com uma distro sempre atual.
    - Central de Controle Mandriva-CCM eficiente e prática.
    - Um repositório de software bastantes completo, estável e que está sendo sempre atualizado.

    Geraldo (usuário não registrado) em 16/11/2010 às 11:19 am

    Esqueci de dizer, o que é o mais óbvio para nós brasileiros, o que a diferencia de muitas outras distro famosas, que é o fato de uma importante parte da distro Mandriva é feita no Brasil, pelo pessoal da Mandriva/Conectiva em Curitiba, por isso:

    A distro Mandriva Linux é uma das melhores, se não a melhor distro no idioma português do Brasil.

Este post é antigo (2010-11-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.