Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Maddog se posiciona frente à requisição da IIPA

Enviado por Rafael ‘Monoman’ Teixeira (monomanΘgmail·com):

“A International Intellectual Property Alliance (IIPA) pediu ao United States Trade Representative (USTR), orgão de controle das políticas de comércio americano, para colocar o Brasil, a Índia e a Indonésia em uma “lista de observação especial 301″, por que seus governos tem expressado preferência ou recomenda o uso de Software Livre ou de Código Aberto. Conforme noticiado aqui no BR-Linux (1, 2).

Agora o divulgador do Linux, Jon ‘Maddog’ Hall, postou em seu blog (ainda em inglês: http://www.linux-magazine.com/Online/Blogs/Paw-Prints-Writings-of-the-maddog/An-Open-Letter-to-The-United-States-Trade-Representative ) a sua carta ao USTR, contrapondo a argumentação da IIPA, de forma clara e até mesmo contundente.

Meu apoio total a essa manifestação.” [referência: linux-magazine.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 12:48 pm

    Parece brincadeira, mas é verdade… devemos brigar contra este tipo de incursão a nossa soberania de optar pelo que bem entendermos.

    Bremm (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 1:24 pm

    Uma palavra resume tudo: ingerência. Seria legal ver os EUA colocando-nos numa “lista negra” e ver que o nosso país continua crescendo (apesar da roubalheira que existe aqui desde os tempos de Cabral).

    Essa política colonialista dos EUA tem que acabar.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 2:08 pm

    Software Livre é coisa de comunista, viva o capitalismo Yanque.

    >>> Software Livre é coisa de comunista

    Isso que estraga o software livre ¬¬

    cardoso (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 3:05 pm

    É isso aí, camarada, todos juntos contra os capitalistas, aliados a baluartes do socialismo comunista soviético como Novell, Oracle, IBM, Google, Oracle…

    Software Livre é Business, em alguns casos business model. Só quem transforma em ideologia é comunista de butique brasileiro que vive de mesada. São esses que tem que ser expurgados, no melhor estilo Stalin, pro SL poder ser levado a sério individualmente, sem uma IBM por trás.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 3:36 pm

    Mais um comentário insignificante e ofensivo de carlos cardoso.

    Não venha com seu humor negro.

    Wallacy (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 4:00 pm

    Mas não deixa de ser verdade, SL acima de tudo é um modelo de negocio.

    Ele precisa ser capaz de se sustentar, um bom exemplo é o Apache. Além de conseguir pagar suas contas, tem um lucro considerável (faixa de 700mi) o que trás varios investidores e ajuda levar o projeto para cima.

    SL é modelo de negócio.
    Enquanto for tratado por muitos como apenas ideologia, os percentuais de adoção irão continuar na média abaixo dos de software proprietário.

    O mais engraçado é que quem prega SL apenas como ideologia, realmente vive em sua maioria de mesada ou de outras fontes não relacionadas à software.

    Nisso, concordo plenamente com o Cardoso.

    >>> Software Livre é Business, em alguns casos business model.
    >>> Só quem transforma em ideologia é comunista de butique brasileiro
    >>> que vive de mesada.

    Só muda o foco, de “produto caixa preta” pra prestação de serviços. E sempre tem um “comunista inveterado” pra falar mal das empresas que “colaboram” para ter retorno em seus produtos…

    SL é um elemento de uma ideologia, elemento este que se configura como um modelo de negócio.

    Um modelo tão bom que, mesmo quando aplicado em apenas uma área e por alguns atores, consegue comprovar que as mudanças de paradigmas não só são possíveis como podem trazer benefícios para todos.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 4:43 pm

    Wallacy

    O software é uma ideologia também .Proprietário ou livre .Cardoso não demonstra argumentação, só a ofensa clássica dele.

    O maddog tem razão e concordo com ele. Nós escolhemos o software livre ,quer dizer os nossos representantes escolheram o software livre . Mas como nossos representantes representam a sociedade ,podemos dizer que nós escolhemos o software livre .Não podem um bando de ricos acabar com a democracia parlamentar ,mesmo que ela seja muito falha.

    Os valores práticos são independencia ,redução de custos ,padronização de documentação ,segurança e confidencialidade da informações .

    Acho que vocês lembram que esses dias a microsoft empurrou a DMCA no site cryptome pois tinha um documento de como a microsoft liberava informações para agências do governo.

    Os valores ideológicos são liberdade de escolha e liberdade de uso.E isso é muito importante pois é um dos valores fundamentais de uma sociedade.

    E mais eu não quero que meus impostos vão para a microsoft .Prefiro ser atendido num posto de saúde bom com linux instalado .

    Se a pessoa quer um posto de saúde ruim com o windows instalado que ela vá lá no governo e peça para usar o imposto dela em caixinhas de cereal de windows.

    Mas que não force os outros usar o imposto para comprar windows.

    A Apache foundation é a ibm em boa parte . A FSF também ganha com software livre .Claro bem menos ,no entanto ela continua produtiva até hoje e sempre lutando pelos interesses da sociedade .Ao contrario da Apache que luta pelos interesses corporativos somente devido suas licenças permissivas.

    No final temos concorrente em vez de uma comunidade.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 4:59 pm

    Porque não apareceu ninguém do governo questionando a inclusão do Brasil nesta lista? Precisamos do Maddog pra criticar?

    Não apareceu ninguém do governo para criticar ainda, pois creio que ninguém deva ter levado realmente à sério a IIPA.

    Esse discurso foi um baita tiro no pé da IIPA e de seus associados.

    ewerton (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 6:02 pm

    Engraçado como nosso governo não se manifesta a respeito da matéria, e a unica defesa vem de um estrangeiro. Enquanto isso, em brasilia alguns orgãos publicos irão gastar muito dinheiro para atualizar suas máquinas para rodar o windows seven com microsoft office.

    O que eu realmente estou esperando para ver é o que as empresas representadas por essa IIPA e que ao mesmo tempo investem muito no (e ganham com) FOSS – como IBM – tem a declarar sobre esse relatório. Ou será que também vão ficar quietinhas?

    eddie (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 9:03 pm

    Engraçado deve ser por causa desses comunistas(na opinião de quem acha isso, que não é a minha pode ter certeza), que o software livre, sim ideologia, mas ideologia seria, concreta, solida, honesta, com os pés no chão, por causa dessa ideologia, que as empresas gastaram uma fortuna até hoje no software livre, e gastam, pois internet não é de graça, servidores (o básico apenas, fora códigos, programas, etc…), tinha o os2 da ibm, e tem o mac da apple, ja que é tão facil.
    Olha já que e fácil, porque ninguém tenta, pega dinheiro no mercado, todo munda vai dar, igual a internet, e faz um so, pronto, olha ainda nem vi uma só tentativa, não esqueça de vender a um preço acessível.

    Smaug (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 9:56 pm

    A discussão desvirtuou completamente. Tem até quem cite o “comunismo socialista soviético”, como se isso ainda existisse (a União Soviética acabou há ONZE anos e o comunismo também, com exceção de alguns pequenos bolsões).

    Outros resolveram botar o governo na roda (e, previsivelmente, falar de corrupção etc), como se algo tão insignificante merecesse atenção dele.

    O que interessa é que:
    1 – essa IIPA não tem o menor direito de se imiscuir na política interna de qualquer país (isso é coisa do tempo da Guerra Fria, que também acabou há ONZE anos);
    2 – SL é ideologia, não necessariamente de esquerda como querem esquerdistas e (pasmem!) até direitistas, e é também um modelo de negócio que tenta se firmar.

    Gabriel (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 11:41 pm

    Pode ser apenas impressão minha, que sobre linux apenas lei neste blog. Mas o Maddog ressucitou das cinzas e novamente voltou a falar sobre linux ou o BR-Linux agora não quer mais falar do velho italiano(briguento) do Stallman?
    Que assim seja, prefiro o Maddog com sua moderação do que outros sem temperamento.

    Patola (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 5:53 am

    Ideologia? Essa é boa. Como se a postura de que “empresas não pertencem à sociedade e não precisam prestar contas a ela” também não fosse uma ideologia, como se o mercantilismo moderno também não tivesse um fortíssimo componente ideológico, como se a ideologia do liberalismo econômico funcionasse se as pessoas não a aceitassem culturalmente… Bah, essa cegueira seletiva dos pretensos cínicos de plantão que só conseguem ver a ideologia dos outros incomoda, viu.

    Sustentabilidade econômica é uma coisa importante, não nego, mas esta é uma questão 100% ortogonal a software livre ser “ideologia” ou não, pois tudo é. E é difícil medir, mas provavelmente a paixão que a ideologia do software livre suscita deve ajudar, internamente, entre os empregados, a adoção dele por uma empresa. (Pode ocorrer o contrário também, assustar os tomadores de decisão)

    @Ironmaníaco, existem MUITO mais modelos de negócios para o software livre que apenas prestação de serviços.

    Harry (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 9:02 am

    Também me irritam estes comentários que só vêem como ideologia a opinião dos outros. Como se “vamos ser 100% pragmáticos e desprezar questões sociais de longo prazo” não fôsse uma ideologia. É como dizer que só as pessoas que estão em outras regiões do Brasil possuem sotaque.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 10:46 am

    Supondo que o Brasil seja incluído nessa “lista negra”… qual é o efeito prático disso?

Este post é antigo (2010-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.