Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux x iPad e Apple: Onde está a mágica?

Artigo interessante do diretor-executivo da Linux Foundation colocando em pauta um assunto bastante abordado em botequins virtuais desde o lançamento do tablet da Apple na semana passada: os fatores que levam os clientes da Apple a terem tanta lealdade à marca (o que o Steve Jobs chama de “mágica” – e que parece funcionar bem mesmo quando os produtos são cheios de pontos em que a concorrência aparentemente leva vantagem), e como os envolvidos na cena Linux poderiam agir se quisessem oferecer uma experiência semelhante.

No artigo ele cita alguns projetos de software já existentes que atuam nessa direção, menciona aspectos em que as propostas baseadas em Linux já têm alguma vantagem competitiva (por exemplo, quando há sensibilidade ao preço, ou rejeição a DRM), e avisa que em breve a Linux Foundation vai anunciar uma iniciativa para tratar disso de forma específica.

Enviado por Júlio (julio·m·t·netoΘgmail·com):

“Augusto, segue esse texto interessante do Zemlin: A Linux Foundation já fez muito para a inter-operabilidade entre as distribuições. Será que veremos alguma proposta em relação ao novo tema apresentado? Ou tudo não passa de mero falatório?” [referência: linuxfoundation.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 2:27 pm

    Não como o Linux oferecer “experiência semelhante”.

    A experiência das iCoisas, tirando os Macs, beira a escravidão voluntária.

    E quem fala que Jailbreak permite instalar qualquer coisa por tabela admite que considera a restrição um ponto fraco dos produtos apple.

    jhonatam (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 2:51 pm

    entao acredito que as estratégias de Jobs sao muito boas e devem ser estudadas pois ele consegue atrair muita atençao para seus produtos que normalmente nao possuem larga vantagem dos demais.
    ele tem um foco muito grande em experiencia do usuario que hojo o ambiente Linux com suas distros ainda nao tem e seria muito bom se conseguissemos reproduzir isso no mundo tux !

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 2:58 pm

    Após todo lançamento da Apple, todas as empresas fazem o mesmo: ficam espantadas com a capacidade do Jobs de convencer as pessoas, dizem que o processo do Jobs deve ser estudado e aplicado na empresa, etc etc etc. Daí a Apple lança outro produto, cria-se de novo aquele “ohhhh” e todas as empresas repetem o mantra.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:05 pm

    Weber: Cara, dá para pelo menos ler o texto antes de falar alguma coisa?

    Quando se fala em “experiência” da Apple, se fala no design holístico que se passa no desenvolvimento dos seus produtos, onde todos os elementos de interação com o usuário são planejados para trazerem conforto e facilidade a ele. Isso envolve processo de compra, usabilidade do sistema, vídeos de ajuda, suporte físico, e até coisas como a maneira de encaixotar os produtos.

    É tudo muito bem pensado e planejado, e de certa forma, as empresas que desenvolvem produtos baseados em Linux deveriam fazer a mesma coisa para terem produtos bem sucedidos.

    É claro que na Apple, isso vem com dois custos, primeiro o financeiro, e depois o da liberdade, que é praticamente esquartejada em seus produtos.

    E é aí que está o potencial do Linux. Podemos desenvolver com ele produtos incríveis no que diz respeito à experiência das pessoas, mas que também preservam sua liberdade, algo que a Apple nunca vai fazer por elas.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:06 pm

    Uma vez cordeiro cordeiro até morrer!!!

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:08 pm

    Acontece que a Apple é uma empresa, que entrega produtos – prontos, acabados e completos. Por isso consegue prover ao usuário uma “experiência” muito mais abrangente e integrada. Claro que esse conforto tem um preço: a perda de liberdade.

    Até muito recentemente, o stack de SL sempre teve cara de Frankenstein: pega-se um pedaço disso, com um pedaço daquilo, e monta-se uma distro – mas as coisas nunca se encaixavam perfeitamente, deixando-se para o usuário o trabalho de aparar essas arestas. Nesse caso, a liberdade tem um preço: a perda de conforto.

    Por isso sou um entusiasta do Ubuntu. Pela primeira vez, vejo uma empresa preocupada em oferecer um “produto”, finalizado, acabado, onde as partes se encaixam perfeitamente, e não um Frankenstein. Não estou afirmando que o Ubunto já é assim – estou dizendo que essa é a meta da Canonical, e que a cada versão eles fazem um belo trabalho nesse sentido. Acredito que assim teremos o equilíbrio perfeito entre Liberdade e Usabilidade.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:11 pm

    Cordeiro? Apple? Tá mais pra lobo!
    Mas enquanto for “chique” ter um Apple, a coisa vai mudar.
    Quando vejo um cara metido a nerd com um Mac, eu logoo convenço de que ele não é Nerd, que nerd de verdade não usa nem Mac nem Windows.
    E esse iPad é uma bela porcaria!

    Alexandre (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:35 pm

    Linux, devia conseguir tornar o desktop, ainda mais facil a um clique para o usuário comum, instalar algumas cameras, impressoras ainda não é facil.

    @Diogo, pode existir pessoas que usam um mac soh pra dizer que tem. mas tem muita gente que usa mac para trabalhar. Posso dizer tambem que nem todo nerd usa Linux. Ou usar Ubuntu Desktop pra navegar e escrever blog é ser um nerd?

    jhonatam (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:46 pm

    Falow e disse Alexandre tenho certeza que o Ubuntu nao é o unico em sua categoria temos distros otimas como o Mandriva Linux ou o OpenSuSe que sao realmente bons em usabilidade e facilidade nao é porque o Ubuntu é mais pop que é mais facil nem vou longe em dizer que ele para um win user é meio estranho bem mais do que qualquer distro que tenha KDE fora isso a questao do nerd nao está ligada a sistema operacional conheço varios nerds e geeks que usam windows e isso nao diminui o fanatismo e a paixao deles por computadores games e cia !

    erico (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:58 pm

    Para min a respota está mais na imprensa que no público, basta notar que a cobertura da apple e google é mais simpática que para Oracle e Microsoft por exemplo. Para min essas duas empresas conseguem se aproximar e cativar a mídia especializada e o seu consumidor final que as outras que citei.

    Também não se pode opor desenvolvimento comunitário e centralismo empresarial, esse é um equivoco fatal, pois nem toda comunidade dá comitt nas árvores de desenvolvimento, logo é possível sim imaginar, ou até reproduzir isso no desenvolvimento comunitário de produtos.

    Quando se coloca cara a cara, muita coisa do xfce, gnome e windowmaker vemos que há muita proximidade, com influencias de lado a lado, o que mostra que no linux já há uma experiencia muito semelhante com a da apple, vide o novo método de instalar programas do karmic koala.

    Pra terminar, as vezes penso que o fator do linux que é realmente apreciado pela grande maioria das pessooas é o preço.Mas não quero parecer pessimista e sigo cantando as liberdades….

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:02 pm

    @Paulo Cesar

    ‘Weber: Cara, dá para pelo menos ler o texto antes de falar alguma coisa?’

    Sim, e você pode não levar tudo tão ao pé da letra ? Eu li o texto do link, e mesmo só pelo resumo daqui eu sei que o artigo trata sobre a maior maravilha do mundo que é a GUI e todo o “just works” e a ladainha de sempre.

    Eu só aproveitei a “deixa” da pergunta sobre a experiência para falar de um defeito grave da Apple e o culto em torno dela.

    Prefiro falar do que me interessa mais que é liberdade de eu poder ou não instalar o que eu quiser no computador que paguei.

    “É claro que na Apple, isso vem com dois custos, primeiro o financeiro, e depois o da liberdade, que é praticamente esquartejada em seus produtos.”

    Não vá absolvendo tão rápido a Apple. Pobrezinha, não pode deixar o usuário instalar qualquer coisa porque usuário é burro né ?

    O lifehacker que definiu muito bem[1] em tradução tosca: “Computador, sou um adulto, me responsabilizo pelo uso da minha máquina.”.

    Ainda dão uma sugestão simples. Que a apple coloque uma seção “não verificado/ não garantido” ou “por sua conta e risco” que a pessoa pudesse instalar o que bem entendesse.

    [1] http://lifehacker.com/5458690/the-problem-with-the-apple-ipad#problem

    Renato (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:06 pm

    Linux x iPad e Apple: Onde está a mágica?

    A mágica se chama qualidade, coisa que o linux no desktop até hoje não possui.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:10 pm

    Na minha concepção Nerd de verdade é aquele tem o domínio total do que usa seja sistema operacional ou sejam programas mais isso só é obtido quando você tem acesso e sabe manipular o código esses sim são de respeito. Acesso meia-boca Nerd meia-boca!!!!

    erico (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:13 pm

    Esqueci-me de comentar que o ipad, ou pelo menos o seu conceito não foi totalmente made in jobs. Há uns vinte anos mais ou menos(essas coisas denunciam idades) a revista superinteressante fez uma edição especial sobre inofrmática.

    Naquela edição há uma reportagem sobre um concurso que a apple fez e que premiou alguns jovens de uma universidade americana,e auniversidade com um laboratório de macs. O que eles fizeram para ganhar? criaram um produto com tela sensivel ao toque que subistituiria os cadernos dos estudantes. A descrição do produto era bem parecida com o antigo newton e o atual iPad.

    Só para terminar a apple possui licença homologada pela OSI e FSF(essa com ressalvas), até por causa do núcleo do seus sistema ser baseado em BSD.

    Alexandre (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:13 pm

    @Renato.

    isso mesmo. por mais que falem, berrem que o Linux é bom. Não conquista a massa porque ainda não tem qualidade suficiente. Estou falando isso do Desktop, para usuários comuns. No ambiente servidor, o linux não precisa mais provar.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:17 pm

    Não tem nada a ver com o assunto, mas o Augusto tem tirado cada foto do baú, cheirando a naftalina. :)
    Tanto os Macs como o Jobs estão hoje bem diferentes da foto. Aliás, que cabelinho! :)

    jhonatam (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:22 pm

    @Renato
    como assim nao tem qualidade? ou voce vai dizer que o fator ainda de insucesso nos descktops é falta de qualidade coisa que o windows por exemplo nao tem.
    acredito que o defeito está mais na propaganda e ensino de linux em ambientes de treinamento em informatica basica coisa que quase nunca acontece.
    voce pode me falar um instalador tao facil quanto de distros linux como o Mandriva Fedora Ubuntu ?
    ou mesmo um sistema tao configuravel e personalizavel?
    nao me venha com essa coisa de qualidade em softwares que sao feitos as escuras como os MS ou coisas feitas a 8 chaves como os apple incompativeis com outras coisas !

    self_liar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:29 pm

    Acredito que a Apple tem aquele efeito Network. Você compra apple porque ela possui status , ela possui estatus porque você compra a apple e assim vai o tempo todo em uma onda crescente.

    Tudo deve ter começado com a história da alternativa e do design dos seus produtos .

    Então para manter essa onda ,ela investe muito em propaganda .Aliás a propaganda é um dos elementos chave nos preços dos produtos da apple ,pois se você aumenta o estatus e o valor (imaginário) que as pessoas dão ao produto então a procura aumenta ,se a procura aumenta o preço também aumenta . Se você ressalta o ego de um produto como grandioso, com estilo e na moda então a procura e o preço do produto aumenta.

    E segundo ,a apple investe em algumas qualidades visuais para poder obter o direito de te roubar quanto quiser e tirar os seus direitos.

    Assim o valor imaginário criado na propaganda torna-se um valor real que é o preço aumentado somado a retirar direitos dos usuários ,a apple pode continuar infinitamente esse circulo vicioso.

    shyko (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:32 pm

    “Não conquista a massa porque ainda não tem qualidade suficiente.” Quanta ingenuidade!

    Tudo bem, admitamos, a qualidade não é aquelas coisas, mas mesmo se fosse existe uma coisa chamada inércia. Eis o grande problema.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:41 pm

    Sim existe um problema na qualidade das distribuições linux .No entanto se as pessoas investisse a mesma quantidade de dinheiro que gastam nos iCoisas da vida , talvez as distribuições linux em geral seriam bem melhores.

    erico (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 4:53 pm

    alexandre disse:

    Linux, devia conseguir tornar o desktop, ainda mais facil a um clique para o usuário comum, instalar algumas cameras, impressoras ainda não é facil”>

    Isso ocorre também nos macs e se dá devido aos fabricantes que alegavam quase sempre que o mercado de linux e mac era pequeno etc.. e tal. Mas hoje a coisa é bem diferente, plug and play é mais real em linux que nos outros sistemas.

    Agora pensemos o seguinte qual é o sistema operacional que sempre precisa de um programa especial para fazer os periféricos funcionarem? Esse sistema é realmente plug and play ou fizeram você acreditar nisso.

    Uso Ubuntu a tempos e a qualidade dele é ótima.
    Acho válido um estudo neste sentido.
    Vamos deixar as foices e martelos em casa.
    Sejamos mais inteligentes.

    Ric_NYC (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 6:53 pm

    Nao adianta… Os radicais logo iriam atacar a facilidade de apenas clicar na tela para executar uma tarefa.
    No mundo de fantasia dos radicais das linhas de comando, por exemplo video game bom seria aquele que para fazer o Super Mario” pular, o jogador teria que digitar algo tipo: “Super Mario Jump” etc em vez de usar uma tecla ou um joystick.

    Esse tipo de mentalidade tem dado resultado: 1% do mercado de computadores para um sistema operacional que tem mais de 10 anos.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 7:26 pm

    @ Alexandre,
    É só pra “cutucar o ego”
    E eu não uso (e não usaria) Ubuntu ;-)

    Bremm (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 8:01 pm

    A Apple é o que é por três razões: marketing, design e hardware certificado. O cara vê uma traquitana bonitinha, que opera como um eletrodoméstico (cheio de limitações estúpidas¹) e que tem a garantia de que irá funcionar a contento, mesmo tendo que eventualmente apelar para o suporte. Detalhe: pagando um preço absurdo para ficar “acorrentado”.

    1. Daí vêm as comparações do iPhone e do iPad com pedras, tijolos e outras coisas com funções limitadas.

    Philippe (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 8:31 pm

    Diogo, pq nao usaria Ubuntu? E uma distro nota 10 que investe pessado na popularisaçao do Linux… eu uso e recomendo, como usei muito o Suse e jamais pensei que “nao usaria” outra

    self_liar, ja imaginou se todas as pessoas do mundo parassem de tomar coca-cola e depositasem o dinheiro na FSF? bah, isso ia ser radical, nao achas???

    psicoppardo (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 8:42 pm

    mac vem com plataforma fechada, é como o simbian ele funciona muito bem e rápido em uma arquiterura de hardware planejada.

    Sistemas como Windows e Linux tem que suportar o máximo de hardware disponível enquanto que o apple só precisa rodar em determinado hardware. Daí os caras colocam uma interface muito bem pensada (créditos) e temos um frontend que a imprensa diz que é maravilhoso, um sonho, vejamos, o sistema google vai vir com um hardware especifico, vejam se não vai funcionar igual ou melhor que muito mac com uma inicialização super rápida.

    O ponto forte realmente é a usabilidade e o designe da apple o resto é tudo propaganda. O ubuntu ainda tem um longo caminho a percorrer, mas realmente é muito mais fácil instalar as coisas no ubuntu que nas demais distros, além, é claro, da propaganda que eh a arma do negócio.

    Linux tah ficando massa e eu não sou nerd, quem dera fosse, e uso. Muita gente esta aderindo convenci um amigo meu que tem uma madeireira a usar o ubuntu, ele simplesmente adorou, pelo menos por enquanto, usa tudo só falta OCR, mas é assim mesmo ossos do ofícios.

    da-lhe pinguin.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 10:04 pm

    Philipe

    Da coca cola não,mas da microsoft sim .

    Ora ,se o dinheiro fosse usado para produzir mais e mais software , porque não?

    O que não é certo é produzir um software proprietário e ganhar taxas de lucros enormes com esse modelo.

    Alexandre (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 10:14 pm

    @Diogo

    ta certo diogo, eu vi no seu blog antes que vc nao usava ubuntu ! :P

    psicoppardo (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 11:34 pm

    outra coisa pra completar…

    Quem vai comprar um ipad U$ 600 em média com 16 gb, com tela de lcd que cansa a vista, soh vou ter um gadget desses quando for em tinta digital que é bem semelhante ao impresso em papel, ninguém aguenta lê esse troço 6 horas seguidas sem dar dor no pescoço e lacrimejar.

    O @jobs lançou isso aí pra ficar em evidência na mídia, afinal tah todo mundo investindo nesta tecnologia, ele, “o papa das tendências”, não poderia ficar de fora, esse produto esta destinado ao fracasso, acredito eu.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 11:57 pm

    Chorem alto GNU/CHATOS! É a inveja danada! kkk

    Leonardo (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 4:55 am

    No mundo do desktop, tanto faz o SO, o usuário médio não tá preocupado com o SO, e sim com os aplicativos. Se ele tem um SO que disponibiliza muitos “killer apps” com facilidade é o que ele provavelmente vai escolher. (autocad, corel, todos da adobe, games lançamentos, melhor suíte de escritório, IDEs… etc etc)

    E advinha, que SO faz isso desde a década 80 hein hein?

    Enquanto não tiver “Killer apps” para o Linux, não haverá adoção em massa nos desktops, pois não haverá justificativa para o mesmo. O usuário comum tá pouco se lixando pra liberdade, código aberto e tudo mais. Eles querem “Killer apps”!!!

    Então FSF, se quer começar a tomar os desktops, tem que começar a fechar acordos com todas as softwares houses para liberarem seus apps para linux, aí parceiro, o negócio vai ficar interessante !

    self_liar (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 8:25 am

    Está engando , o linux tem kiler apps sim como o compiz o kde , o gnome, o e17 e outros mais .

    Esse não é o problema. O problema está nas distros

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:25 am

    ” Está engando , o linux tem kiler apps sim como o compiz o kde , o gnome, o e17 e outros mais” – Self Liar

    Errado. Nenhum desses se enquadram na definição de Killer App. Um killer app tem que ao menos deixar a impressão de que vc não poderia viver sem ele!!! Para a Apple o mesmo foi o Aldus Pagemaker. A dobradinha Macintosh+Aldus Pagemaker inventou o Desktop Publishing. Depois, com a chegada do Photoshop, o dominio foi total. Não conheço um estúdio sério que não use Mac. Me mostre ao menos um App Linux que tenha esse potencial. Não existe !! Temos cópias, na maioria das vezes inferiores. Office,DTP, Áudio, Vídeo. Sempre temos o “similar”, nunca um app killer.O OO.Org é o genérico do MS-Office, assim como o GIMP é o genérico do Photoshop, e por ai vai. O Firefox é sensacional, mas é multi-plataforma. Não, definitivamente não existe um Killer App para o Linux.
    KDE é uma cópia da interface windows.
    Gnome, uma cópia do Mac OS Clássico.
    E17 ? Ta falando sério ? O eterno Alpha ??? Sem chance.
    O Compiz é só firula, não mata nada.

    Não tem como comparar a Apple com o Linux. O Mac é um PRODUTO, o Linux é uma idéia. E as pessoas compram PRODUTOS e não idéias. O povão quer sim, algo bonito, prático e funcional. Pq a canonical não lança sua linha de Pc’s super estilosos, com o Ubuntu certificado ? Ou Notes inovadores, com “placa de TV ” (Ohh!!!), e outros cacarecos ? É isso que o povão quer, e não o papo furado de “liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”…

    devnull (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:25 am

    “A mágica se chama qualidade, coisa que o linux no desktop até hoje não possui.”

    A mágica se chama marketing. Já tive que usar um Mac e a experiência foi ruim. Muito estranha aquela impressão de coisa de brinquedo, com aquele mouse de um dedo só.

    Prefiro Ubuntu, no qual eu posso usar quantos botões eu quiser.

Este post é antigo (2010-02-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.