Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lifehacker responde – Qual navegador usar: Chrome ou Firefox?

O Gizmodo Brasil publicou a resposta do Lifehacker a um leitor que perguntou qual a melhor escolha entre estes navegadores de código (total ou parcialmente) aberto.

Trecho:

Esta pergunta tem sido feita cada vez mais ultimamente, e com bons motivos. É o seguinte: o Google Chrome consertou vários problemas do Firefox que a maioria dos usuários do Firefox nem sabia que tinha, e a raposa ainda está tentando alcançar o concorrente. (Instalação de complementos sem reiniciar o navegador; processos isolados, que evita que uma aba trave o browser inteiro etc.) Por isso, o conjunto de funcionalidades do Chrome vem conquistando vários fãs do Firefox.

A resposta à pergunta acima depende do sistema operacional do navegador. Abaixo seguem as respostas para quem usa Windows e Mac (fãs do Linux, pulem para o fim do texto). (via gizmodo.com.br)

Eu não sei como anda a relação entre estes 2 navegadores no Windows, mas concordo com a visão que eles descreveram sobre a situação no Mac: o Chrome do Mac já está com vários recursos mas está bem menos polido que o do Linux (e o do Windows, imagino). Mas no Linux a minha opinião sobre a usabilidade do Chrome é bastante positiva, embora ele não tenha, até onde eu sei, um recurso que considero importantíssimo e o Firefox tem: a extensão CoLT.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:27 pm

    “Qual navegador usar: Chrome ou Firefox?”
    Nenhum dos dois, oras… Rode IE6 em cima do Wine

    Rael (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:33 pm

    Eu ainda não vejo como inovação abrir novos processos ao invés de threads. Eu não lembro mesmo da última vez que o FF travou comigo.

    Fora que o uso de processos é muito mais pesado e usar o Chrome com várias páginas abertas é pedir pra ser filho de fabricante de memória RAM.

    Óbvio que estou me referindo apenas o ponto de usar processos ao invés de threads. De resto, o Chrome inovou bastante (como iniciar uma corrida pra ver quem tem a VM de Javascript mais rápida, etc).

    Antonio (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:34 pm

    Substituí o Firefox pelo Chrome já há meses e sugeri o mesmo para conhecidos.

    Nem eu nem eles sentimos saudades do Firefox.

    Mantenho o Firefox em meus desktops mais por nostalgia do que por utilidade, pois já não o abro a alguns meses.

    Uso o Chromium para tudo.

    Smaug (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:54 pm

    Depois que li sobre o acordo Google x NSA, tirei TUDO do Google da minha vida, tudo mesmo.

    Google é do mal, acreditem!

    Philippe (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 6:28 pm

    Buuuuuuuuuu Smaug, buuuuuuuuu

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:01 pm

    Faz falta algumas extensões, mas o firefox ta morrendo na mão do Google Chrome.

    rogerio (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:06 pm

    Instalei o Google Chrome assim que achei um a versão nativa .deb, não vejo muita diferença entre um e outro, uso ambos mutuamente, sempre tive o hábito de usar pelo menos dois navegadores diferentes, embora goste muito do Opera, este acabou sendo substituído pelo Chrome.

    bill (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:13 pm

    so vou tomar minha decisao quando sair o firefox 4.0, ai sim vamos poder comparar de verdade e ver quem é realmente superior.
    Muito facil deixar seu produto em desenvolvimento e so lançar quando implementar umas 2 ou 3 funcoes alem da concorrencia.

    Quero ver na concorrencia DIRETA.
    por enquanto firefox 3.6 aqui

    Marco André (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:19 pm

    Estou usando o Chromium diariamente há um bom tempo. Só uso o Firefox quando a página não funciona direito, o que é raro. Também sinto falta do Colt e do Echofon. Dizem que logo o Greasemonkey será portado pra ele e teremos todos os seus plugins.

    Denis (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:48 pm

    Penso q se vc prefere a liberdade de software, o mais natural é optar pelo Firefox. Se não liga para o fato que o Chrome ser uma iniciativa de uma grande corporação que pode direcionar o desenvolvimento do navegador para os seus interesses específicos (e há quem até prefira isso), então a tendência é optar pelo Chrome. Até que eventualmente uma nova versão do Firefox recupere algum terreno perdido. Mas é engraçado que ninguém diz que o Chrome tira usuários do IE, só se faz competição com o Firefox.. eles estão mesmo concorrendo entre eles, ou estão na verdade concorrendo com o IE?

    Eden (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 8:13 pm

    O chrome é muito rápido mas pra mim o firefox é mais funcional.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 8:32 pm

    hum agora entendi a posição.

    thiago (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 9:02 pm

    windows = firefox
    linux = chromium

    O Chromium tem alguns probleminhas para mim. Ao enviar um email pelo google para outro email, o que recebe a mensagem a vê sem as letras que possuem algum tipo de acento ou sinal gráfico. Além do mais, no chromium o flash costuma “engasgar”, o que não acontece no Firefox. Acho que ainda demora para que eu deixe a raposa de fogo.

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 9:24 pm

    Substitui o firefox pelo Chrome no Windows e não sinto falta. Inclusive uso o IE8 para páginas que não se adaptam ao motor do Chrome( já que são tão poucas, e o IE8 abre + rápido que o FX).

    Uma grande vantagem do Chrome é não fechar tudo quando algum plugin trava (é clássico o shockwave travar…), mas essa história de uma aba não interferir outras pra mim nunca serviu. Uma aba “filha”da outra roda sob o mesmo processo, então as duas vão pro buraco se uma travar…

    pscoppardo (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 9:27 pm

    no Linux, pode ter certeza o a rapozinha manda ver, abre tudo velozmente, não tem gargalos de memória, mas no windows deixa a desejar, a versão 3.6 no note do meu irmão tah abrindo com mais ou menos 2 minutos, estou cinseramente pensando em baixar o firefox do zero, pois ele baixou a 3.2 e aí veio atualizando até a 3.6 enquanto que chrome abre quase que instantaneamente, detalhe o note em discussão tem 2 gb de ram e processador core 2 duo com tecnologia centrino.

    portanto:
    No Linux = FIREFOX
    No Windows = CHROME

    pelo menos por enquanto.

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 9:29 pm

    Uma das coisas que faz falta no chromium e ter a opção de ver ”propiedades da página” isso para mim é essencial para criar uns scripts apesar de ter todos esses navegadores aquí continuo usando o Seamonkey!

    Ah! Esqueci de dizer: para quem curte música mais do que qualquer outra coisa, o Songbird é muito bom. Para mim pelo menos tem se mostrado muito eficiente.

    Renyer (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 10:27 pm

    O Chromium é muito bom, leve etc.

    Mas ainda está muito longe do Firefox, tem problema com o Flash (bem mais que o Firefox), exibe algumas páginas incorretamente.

    Lucas (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 11:33 pm

    Pra aqueles que sentem falta do Echofon no Chrome, eu recomendo que testem a extensão “Chromed Bird”, eu achei bem superior que o próprio Echofon.

    Mas tem uma coisa que me irrita MUITO no Chrome/Chromium: Quando usa o orkut (parece que facebook também) e estais navegando em várias páginas e decide apertar o botão voltar, aí o Chrome simplesmente volta para a primeira pagina do orkut aberta nessa aba. Parece bobagem, mas com o tempo se torna muito irritante!

    A janela de downloads no Chrome ainda não é muito funcional. Mas eu o uso porque o meu pobre Sempron tem um desempenho muito melhor do que se eu usasse o firefox.

    Luiz (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 11:37 pm

    Estou usando bastante o Chrome no Windows. Está bem mais estável que o Firefox 3.6. No Linux o meu navegador é o Firefox.

    Benjamim (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 12:45 am

    Eu relutei bastante, mas depois que vc se acostuma a usar o Chrome não da para voltar ao Firefox. Acho que praticamente todos os aspectos do Chrome são superiores, a interface é clean e bem aproveitada, a velocidade superior, o chrome carrega mais rápido, as extensões não precisam reiniciar o browser, sincronização fácil dos bookmarks com a conta do google, versão nativa em 64bits para linux. O único problema q tenho é com vídeos HTML5 que ficam em loop e não executam. Embora em admire muito a mozilla, acho q não existem motivos para não usar o chrome.

    Igor (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 1:06 am

    Eu gosto bastante do Firefox mas em termos de velocidade e travamento o Chrome está sendo muito melhor. Se o Firefox consegui melhorar eu voltarei, caso contrário…

    Henrique (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 1:53 am

    Se você trabalha com web, as ferramentas do Safari dão de 10 a 1 nos dois:

    http://www.apple.com/safari/features.html#developer

    O Firefox tem a interface tão lenta que dá preguiça de usar. O Chrome já é mais rápido, mas muito espartano. Não gosto da interface dele também.

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 1:56 am

    Problema único que notei no chrome.

    Aumento de consumo de CPU em caso de visualizar flash videos.

    Tanto em x86, quanto em x86_64.

    de resto, perfeito.

    James (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 6:27 am

    Eu o chrome faz um tempo
    Flash eu nem uso quase, para os videos do youtube eu uso o html5, fica bem mais legal
    http://www.youtube.com.br/html5

    Humberto (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 7:57 am

    Nossa, tem gente que usa o Chromium ainda? O Chromium ficava uma droga aqui, faz tempo que saiu versão beta do Chrome 4 pro linux (se bobear nem beta é mais), esse beta já dava de 1000 a 0 no Chromium.

    Leandro (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 8:15 am

    Não uso o Chrome, pois fui acessar alguns bancos e a informação é de que o navegador não é suportado. O Firefox não tem este problema. Aliás tem sim, algumas páginas só abrem com o IE (ex: Visa Vale)

    Bruno P. Gonçalves (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 9:06 am

    Para mim, só mais uma guerra sem fim. Antigamente isso ocorria com IE x FF. Agora que o FF tomou o mercado do IE, mesmo o IE vindo instalado na maquina, criaram o ta FF x CR. Na boa, por que não unificar e utilizar uma só engine? Pra quem desenvolve WEB sabe do que eu to falando, os usuários só tem a perder com essas guerrinhas “fria”. Na minha empresa, a gente já optou por não dar suporte ao chrome, somente ao IE 7+ e FF. Acho que deveriam pensar nisso.

    Bruno P. Gonçalves (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 9:11 am

    Outra coisa, o texto é bem contraditório, por exemplo, nos graficos o FF aparece sendo mais lento somente para o Opera, da o cara escreve

    “o Chrome vem ganhando consistentemente da concorrência, ou chega em segundo lugar na maioria das categorias, enquanto o Firefox dificilmente sai na frente. Isto não quer dizer que o Firefox seja extremamente lento: só significa que, comparado ao Chrome, ele não é o mais rápido.”

    Dai la em baixo, quando no MAC o chrome nao tem o rendimento esperado e nem da pra discutir, ele escreve:

    “Infelizmente, por experiência, o Chrome para OS X ainda é pouco maduro para ser adotado em tempo integral. Ele foi lançado bem depois da versão para Windows”

    Tentando justificar o por que. Não acharam o texto um pouco “puxa sardinha”?

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 9:12 am

    Ué? Nunca tive problemas com o site do Visa Vale tanto no Firefox quanto no Chrome. Ainda mais gostei muito do navegador do Google. O Firefox ainda uso para algumas paginas e só tenho queixa do site da Webjet aonde sou obrigado a usar o IE no VMware para comprar a passagem.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 9:12 am

    Ué? Nunca tive problemas com o site do Visa Vale tanto no Firefox quanto no Chrome. Ainda mais gostei muito do navegador do Google. O Firefox ainda uso para algumas paginas e só tenho queixa do site da Webjet aonde sou obrigado a usar o IE no VMware para comprar a passagem.

    Se voce tem RAM de sobra, o Chrome é melhor. Eu não queria dizer isso, mas estou dizendo isso mesmo tendo sido fã do Firefox por muito tempo.

    Ainda uso o Firefox, mas divido o tempo com o Chrome em algumas tarefas. Alguns complementos do Firefox como o FEBE,DownloadHelper,FlashBlock,Vero e Screengrab não tem co-relatos no Chrome (pelo menos ainda não encontrei), por essa razão o Firefox é mais usado.

    Não sei se já saiu o resultado do Pwn2Own 2010, mas mostrou que o Chrome ainda permanecia de pé enquanto o IE, Firefox e Safari já tinham sucumbido. O que mostra que o Chrome não é apenas uma tela bonitinha.

    Cristiano (usuário não registrado) em 26/03/2010 às 9:20 am

    Vou instalar para ver como ele se comporta. O costume de utilizar o firefox não vai mudar.

Este post é antigo (2010-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.