Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


I Install Fest Cariri

Enviado por Guilherme Esmeraldo (gamaiaΘgmail·com):

“O I Install Fest do Cariri busca abrir espaço para discussões e reflexões sobre o papel social do Software Livre, de uma forma mais inclusiva e menos limitada, relacionada aos modelos adotados através do uso da internet. Durante o festival pretende-se: apresentar ferramentas, promover palestras, minicursos, sessões técnicas, divulgar casos de sucesso e iniciativas de Software Livre na região caririense, integrar projetos, grupos de usuários e desenvolvedores, profissionais disponibilizando um espaço para divulgação e interação, do qual habitantes da região Nordeste demonstram crescente carência.

O público alvo do evento é diverso, desde técnicos e estudantes de tecnologia, empresários de diversos setores e grupos de mobilizações sociais. Esperamos a participação de desenvolvedores de Software Livre, contribuidores em comunidades de Software Livre, movimentos sociais, iniciativa privada, organizações não-governamentais, órgãos públicos além da presença da comunidade acadêmica. Não imaginamos fazer um encontro para desenvolvedores ou para técnicos que desejem atualizar seus conhecimentos, muito além disso, esperamos pessoas que se interessem pela filosofia do desenvolvimento colaborativo ou que simplesmente queiram utilizar tecnologia para suas atividades cotidianas.” [referência: softwarelivrecariri.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 7:40 am

    Sempre que vejo uma notícia sobre install fests me vem a pergunta “qual é a relevância disto hoje para o SL?”.

    Isto tinha a sua utilidade lá pelo ano 2.000. Hoje em dia, suspeito que a utilidade seja zero.

    Só continuam acontecendo pq ninguém se deu ao trabalho de pensar em algo mais eficaz.

    henry (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 8:36 am

    @paulo

    E pelo visto, nem você.

    Juan (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 10:04 am

    @Paulo
    Talvez porque você ignore que o Cariri é uma região interiorana onde o acesso à internet é escasso. Muita gente ainda não conhece o Linux e as install fests são sim um grande incentivo à sua divulgação.

    karen (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 2:53 pm

    @paulo

    E digo mais… São pessoas como os organizadores e colaboradores do INSTALL FEST que com a iniciativa do evento na região promova a inclusão digital e divulgação do linux e assim mude conceitos de pessoas como você.

    Muito pelo contrário…

    aliás se não surgiu nada em seu lugar é exatamente porque os install fest ainda são iniciativas válidas.

    Mesmo com a facilidade de instalação de algumas distros o usuário comun se sente intimidado diante do processo de instalação, na verdade isso ocorre mesmo com o janelas.

    o segundo que mostra a importância dos install fests é que são eventos de comunidade, a pessoa sabe que ali ela passa a integrar essa rede e la também passa a repassar o que aprendeu, o que é fundamental no ecossistema de SL.

    Paulo (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 7:33 pm

    @henry e @karen

    Realmente nem eu. Se tivesse descoberto algo melhor, compartilharia. Mas não tomem como pessoal.

    Realmente acho que é ineficaz. Nas últimas install fests que participei (~3 anos atras) o resultado foi muito aquém do esperado (isto é, poucos interessados).

    @ericodc

    Não tenho tanto certeza de seu argumento. Pode não ter surgido nada pois ainda usamos os “truques” que conhecemos para lidar com uma nova situação.

    Realmente as distros são mais fáceis de instalar, mas também o SO deixou de ser central. A web (navegador) ocupa este lugar hoje. Logo mais serão aplicativos de algum dispositivo móvel. O usuário fica mais longe do SO e, talvez tenha que ser assim mesmo, nem se interesse por isto. Afinal, quem de nós sabe detalhes sobre o motor de nossos carros? Eu não sei muito do meu, além de ser 1.4.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 27/11/2010 às 1:34 am

    Legal saber disso!

    Aqui na região Linux tem dois sinônimos: ou é algo que o governo obrigou as faculdades e alguns órgãos públicos usarem sem se importar com quem ia usar o pc, ou é aquele sistema que vem nos computadores baratos que vc formata e bota win XP.

    Pode ser que aí no litoral já estejam saturados disso, mas aqui no interior ainda é necessário.

    Dica: Busquem no google E no google imagens: “chapada do araripe” ou Crato

Este post é antigo (2010-11-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.