Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hacker traz o “multitouch” para o Nexus One

O celular Nexus One tinha capacidade para controles multitouch, mas esta característica foi bloqueada no Android instalado nele, por solicitação da Apple. E aí entram em cena os atentos hackers, conforme vemos na cobertura do iG Tecnologia.

Um hacker do sistema Android acaba de lançar um software que libera ao smartphone da Google, o Nexus One, a função multitouch, uma das principais características de seu arquiinimigo, o iPhone. O sistema operacional escolhido para o Nexus One, como se sabe, foi o Android versão 2.1, open source, o que permite modificações mais avançadas para o smartphone.

Utilizando o apelido “Cyanogen”, o hacker divulgou as atualizações nesta quarta, em um fórum de desenvolvedores. Ele também é conhecido por desenvolver o suporte de SSH e USB para o aparelho, alguns dias após seu lançamento. (…) (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jhonatam (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 10:12 am

    se existe uma funcionalidade ela tem que funcionar viva o hacker
    piratas somos noses bebei amigos yhow !

    ale (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 10:20 am

    Cyanogen não é cara que levou um C&D do google e deu um chilique no fórum :)

    Limao (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 11:34 am

    “para controles multitouch, mas esta característica foi bloqueada no Android instalado nele, por solicitação da Apple.”

    Solicitacao da Apple Agusto? Nao seria Google?

    Segundo a fonte da notícia, o Google retirou a função a pedido da Apple.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 11:48 am

    A Apple tem patentes sobre esta tecnologia.

    Thiago Bellini (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 12:26 pm

    Eu utilizo a rom customizada do cyanogen no meu t-mobile g1, por isso sei dos problemas que aconteceram com ele esses tempos atras.

    O Android é open-source..até ai, ele modificar o sistema e redistribuir não teria problema nenhum. Agora, cada produtora dos celulares com Android pode colocar aplicativos de código fechado, protegido por copyright, e redistribuir o mesmo. Esse é o caso por exemplo do motoblur nos no dext da motorola.
    O t-mobile g1 (assim como outros celulares “powered by google”) vinha com alguns desses aplicaivos com copyright da google. No caso, o gtalk, o aplicativo do youtube, do gmail, o google market, etc.
    Na época, ele acabou lançando a nova versão do Market antes mesmo de o proprio google lançar o mesmo nas versões oficiais do sistema. Obviamente eles não gostaram disso (e eles tem o direito pelo copyright de não gostar) e mandaram-no um pedido para para que o mesmo parasse de distribuir os binários protegidos em suas roms.
    Depois de muita conversa, ele agora distribui a rom dele sem esses binários, mas a mesma tem um script na hora da instalação que, se for encontrado algum desses binários, ele faz backup e os mantém. Isso não tem problemas já que, quem comprou o celular tem o direito de utilizar esses aplicativos.

    E quanto ao multi-touch..é uma pena esse problema por exemplo do “zoom com 2 dedos” patentiado pela apple. Eu consigo utilizar no meu G1 com Android 1.6 graças ao cyanogen. E também vai ser graças a ele que eu vou conseguir a versão 2.1 do Android no meu celular (em breve =P). A HTC já disse que vai parar as atualizações para o G1 e o Magic no 1.6 >.<

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 12:31 pm

    O meu Nexus está chegando por aí, mas estou muito preocupado:

    Os fóruns do Google estão abarrotados de reclamações sobre sérios problemas de instabilidades no 3G e no touchscreen. O problema é que a Google está usando a tática do silêncio profundo para, acredito, tentar abafar o caso. Há apenas uma mensagem de um funcionário numa das threads do fórum postada dia 14/01 dizendo que eles tem conhecimento dos problemas e só.

    A verdade é que a Google não estava preparada para tal empreitada. Se eles não tinham mesmo a intenção de ter um atendimento telefônico, que pelo menos tivessem um canal on-line decente para o suporte. Ter que postar problemas num fórum tosco (não há paginação; numa da thread o número passa de 1500 posts e demora horrores pra carregar) é FEIO DEMAIS para uma empresa desse porte. :(

    “Quem mandou ser ‘early adopter’!”, é uma frase que vou me lembrar pra sempre… :~(

    Thiago Bellini (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 12:43 pm

    @Alexandre Arruda
    Também sou “early adopter”, mas do Android em geral! =P
    Eu peguei o G1 (aquele primeiro celular com Android que lançou) um pouco depois do lançamento dele.
    Acho que ainda não tinham muita noção de algumas coisas, deixaram ele com pouca ram, pouca memória interna para aplicações…e a bateria é uma, dura pouquíssimo!
    É ai que eu conheci o cyanogen, rooteei ele e eu uso uma espécie de swap dentro do SD Card (solução para a pouca ram) e os aplicativos são instalados em uma segunda partição em ext4 no sdcard (solução para a falta de memória interna) =P
    Inclusive, ele vai lançar logo a versão nova do mod dele, baeado na versão 2.1 hoje ou amanhã. Primeiramente para o Nexus apenas e logo para os outros que ele suporta (o G1 ta neles =D).

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 1:01 pm

    @Thiago Bellini
    Ser ‘early adopter’ não é um problema se o seu hardware funciona. No caso do G1, ele foi uma adaptação de outro modelo Windows Mobile da HTC para rodar o Android. Portanto, era um novo SO num hardware consagrado. O problema do Nexus é que o hardware é a ‘crista da onda’: tela AMOLED de 3.7, processador Snapdragon de 1Ghz, etc. Se o telefone realmente tiver problemas de hardware, junte isso ao novíssimo Android 2.1 e a entrada da Google no sistema de venda de hardware e teremos ‘early adopters’ irados com a falta de suporte.

    Para você ter uma idéia do pepino: várias pessoas reportaram que dependendo de como você SEGURA o telefone, o sinal 3G melhora ou piora, indicando talvez um sério problema de design da antena. O que não dá pra entender é como não perceberam isso nos testes !!!
    Parece que o que a Google quer é que os aparelhos defeituosos sejam trocados sem alarde. Tanto é que além de não se pronunciarem, não deixaram de vender o produto mesmo com reclamações feitas a telefones pedidos recentemente.

    Glauco (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 1:15 pm

    Esse Nexus One, como a grande maioria dos produtos Google não estaria na versao Beta? Os “early adopters” de produtos Google deveriam ser chamados de “beta adopters”.

    Kelyane (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 1:30 pm

    Apple e suas patentes.

    Olha, uma mulher no br-linux.

    Peraí, a Apple patenteou a implementação do multitouch, ou patenteou a ideia de “usar mais de um toque numa tela sensível para fazer qualquer coisa”?

    Curioso (usuário não registrado) em 25/01/2010 às 9:15 pm

    Quando o problema é no hardware a coisa complica e muito, se fosse software apenas uma atualização e pronto.

    O Google quer abraçar o mundo, fazer de tudo, e da nisso…

    Porque será que os grandes portais da internet não divulgam estes problemas?

    Google = Apple = Microsoft = …, quando o assunto envolve problemas achem da mesma forma. Mundo capitalista…

    Magno (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 12:35 am

    O multitouch não vem desabilitado. Ele está presente na API do Android 2.1 mas não tem aplicativo que o use no NexusOne. Quem usar a API pode programar com essa funcionalidade. O resto é lenda urbana.

    O G1 não tem condições de rodar o Android 2.1 (pouca memória). Duvido que isso seja implementado.

    Pois é, Kelyane!

    Caiu a ficha agora: a Microsoft tinha tentado patentear o duplo-clic e não conseguiu. Mas a Apple patenteou o duplo-arrastar!

    “Olha, uma mulher no br-linux.”
    [2]
    Agora falta um enterro de anão e uma cabeça de bacalhau pra eu ver tudo o que ninguem viu.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/01/2010 às 7:34 am

    As pessoas pagam caro pelas tecnologias,mas nem elas podem usa-la livremente.

    As pessoas pagam caro pelo o desenvolvimento tecnologico dos celulares e de todo o hardware ,mas no final é tudo patenteado e guardado em uma caixa preta.

    Isso se chama roubo, a apple ganha bilhões com seus aparelhos com o dinheiro que as pessoas pagam,mas a apple se acha no direito de tomar a tecnologia para ela.

Este post é antigo (2010-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.