Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google revela sua estratégia para o futuro da impressão

Em dezembro mencionamos pela primeira vez que o Google andava preparando uma solução criativa para o problema da incompatibilidade com impressoras – algo que ele teria de tratar mais de perto no seu Google OS, agendado para este ano.

Na ocasião, o Google avisava que saberíamos detalhes em alguns meses, ainda antes do lançamento do sistema, e de fato o véu começa a ser levantado: a idéia é colocar as impressoras na nuvem, deixando para algum serviço on-line (provido pelo Google, claro) fazer a ponte entre os aplicativos que querem imprimir e a linguagem de comandos de cada impressora.

Claro que para isso funcionar diretamente, as impressoras do futuro deverão estar preparadas para conectar-se a este novo sistema. Mas o Google tem uma carta na manga, que você pode ver no diagrama assim: os computadores atuais ganharão a possibilidade de rodar um subsistema simplificado, que repassará (via USB ou o que for) às impressoras legadas os comandos que vierem deste sistema na nuvem – e assim o computador não precisará ter ou conhecer drivers, formatos de representação específicos e os demais elementos que hoje complicam a impressão – ele só precisará dizer a este servidor externo o que ele quer imprimir, e depois repassar ao periférico os comandos que receber, já mastigados.

Claro que as preocupações com privacidade e segurança dos dados não tardarão a aparecer, e serão o novo desafio. Mas a arquitetura proposta me parece interessante, e como o código está aberto desde já, talvez logo surjam alternativas seguras, anônimas, independentes, e o que mais for do interesse de quem preferiria que as coisas fossem diferentes. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    José Antônio (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:25 pm

    Deixa eu entender, além de ter que esperar minutos para a página do gmail aparecer, esperar um bom tempo para minhas páginas web carregarem, devido a downloads pesados de aplicativos flash, além dos aplicativos google que só rodam via web, agora vou ter que submeter também meus arquivos de impressão para serem processados via web, numa internet de 400K, pq no Brasil, algo acima disso é verdadeiramente utópico. Caramba, produtividade vai a zero agora

    Felipe Vieira Borges (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:32 pm

    No Brasil, cloud computing é utopia.

    GPL (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:33 pm

    Uma coisa boa é que isso pode forçar os fabricantes de impressoras a fazer drivers para linux.

    Ou não ? Sinceramente, sem mais detalhes dessa “nuvem” eu não sei.

    Creio que não, José Antônio. Você não tem que fazer nada disso, e imagino que haja alternativas com processamento local para todas as tarefas que você descreveu.

    Quanto à impressão, não acredito que a opção de operação em modo local vá ser retirada do seu alcance.

    Paranoico (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:44 pm

    Deixa eu ver se entendo:

    Parte Boa – imprimir será via nuvem, meus textos subiram até o “céu” (ehehe) e desceram até a minha impressora mesmo que eu não tenha o driver instalado.

    Parte Ruim – “pode ser” que meus trabalhos fiquem armazenados nos servidores deles de alguma forma que, provavelmente, eu não saberei.

    Nem a pau, juvenal :-)

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:53 pm

    Who googles the googlemen?

    Rodolfo (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 5:58 pm

    O IPP, se bem implementado, já não resolveria isso?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_Printing_Protocol


    Rodolfo

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 6:06 pm

    Bem lembrado Peterson… “Who watches the watchman”

    GPL (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 7:16 pm

    O IPP é o que o cups já implementa, porém o que a google propõe é difeente. Eles querem fazer na nuvem também o papel do driver da impressora, que vai transformar a impressão em comandos que vão ser mandados via internet diretamente para a porta usb da impressora.

    O que eu temo é que se isso for um sucesso os fabricantes comecem a fazer parcerias com a Google para fornecer o código do “driver” da impressora e percam o interesse em criar drivers para rodar no linux das máquinas clientes.

    O fabricante que não quiser liberar o código de seu driver pode fazer a Google assinar um contrato tipo NDA e assim achar que resolveu o seu problema.

    Quero ver o dia em que a Google virtualizar o seu desktop totalmente nos seus servidores e as máquinas das pessoas virarem simples thin clients.

    devnull (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 8:32 pm

    Que ideia de jerico…

    erico (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 9:28 pm

    Quero ver o dia em que a Google virtualizar o seu desktop totalmente nos seus servidores e as máquinas das pessoas virarem simples thin clients

    O Chromiun OS já é isso não?

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 10:26 pm

    ñ vejo nada de mau nisso, imagine vc com seu smartphone (android) com uma planilha para ser impressa, opa uma impressora (Bluetooth), então seu trabalho é impresso ali, na hora. Uma apresentação com data show (bluetooth) ela já está lá.

    talvez esse seja o começo do fim dos notebooks e netbooks? quem sabe?

    Welington (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 10:56 pm

    Imagine uma repartição pública, ou uma instituição financeira imprimindo os nossos dados financeiros na nuvem!

    Sou 100% a favor da computação em nuvem, mas ainda há muito o que se discutir a respeito de privacidade.

    Para uma empresinha que vende tijolos e telhas no interior do sertão, ou uma pequena papelaria no interior que vende 99% dos produtos sem nota fiscal isso seria muito bacana, mas para instituições e empresas que lidam com dados sigilosos e dinheiro a perder as contas dos zeros…ainda não dá pra confiar.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 11:10 pm

    “talvez esse seja o começo do fim dos notebooks e netbooks? quem sabe?”

    Acho que não. Smartphones são bonitinhos, mas continuam sendo o terror da ergonomia com suas telas minúsculas e seus teclados virtuais canhestros.

    Andre (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 11:47 pm

    Os fabricantes de impressora já estão criando drivers universais que atendem a diversos modelos de impressora, ex. HP Universal Driver, Kyocera KX Print Driver, .
    Acredito que o Google queira criar algo parecido, um “driver” universal que suporte diversos modelos de impressora de diversos fabricantes… acho que será SÓ mais um novo padrão…

    Já tem pouco no mercado…. Postscript, PCL 3, 4, 5, XL, 6, RPCS….

    Luciano (usuário não registrado) em 19/04/2010 às 11:55 pm

    Isso parece estar querendo justificar aquela frase que diz mais ou menos assim: “se sua única ferramenta é um martelo, tudo para você é um prego”. Agora tudo tem que ser em nuvem.
    Estabelecer um protocolo de comunicação é ótimo, mas em lugar de mandar o documento para “as nuvens”, que a nuvem forneça apenas a informação para localizar a impressora e estabeleça a comunicação entre a aplicação e o dispositivo, validando as partes, resolvendo problemas de permissão e então deixando os dois se virarem.
    Agora, um horizonte interessante que se abre é você poder mandar seu documento diretamente para impressão na casa de seu amigo, ou seu cliente, sem passar pelos estágios de documento->pdf->email->impressão.
    A nuvem poderia fornecer os drivers das impressoras legadas também, mas estes serão utilizados somente pelos computadores fisicamente conectados a elas.

    Glauco (usuário não registrado) em 20/04/2010 às 7:49 am

    É mais uma maneira do Google ter acesso a nossos dados com nosso consentimento, sejam eles sigilosos ou não, isso é uma “beleza”.

    Valtoir (usuário não registrado) em 20/04/2010 às 8:01 am

    “Agora, um horizonte interessante que se abre é você poder mandar seu documento diretamente para impressão na casa de seu amigo, ou seu cliente, sem passar pelos estágios de documento->pdf->email->impressão.”

    Para isso basta o seu amigo (ou cliente) configurar e compartilhar via internet uma impressora PDF. Nada que uma ou duas regras de NAT e um serviço DDNS não resolva. Escrevi “impressora PDF” porque (e isso é óbvio) ninguém em sã consciência vai compartilhar uma impressora real para outra pessoa. Vai que o cara quer imprimir uma página do browser que gera 150 folhas impressas?

    self_liar (usuário não registrado) em 20/04/2010 às 8:11 am

    Não gosto nada da computação em nuvem .Ela parece ser um retrocesso,pois hoje cada um tem uma máquina para fazer processamento adequado de suas informações .Ai vem essa tal de nuvem dizendo que é melhor deixar tudo no servidor de alguém para processar a informação.

    Além de um sistema muito centralizado ,é ainda por cima cheio de problema de privacidade .

    Não ,não quero esta novidade.

    Anonymous (usuário não registrado) em 20/04/2010 às 10:13 am

    @José Antônio
    “numa internet de 400K, pq no Brasil, algo acima disso é verdadeiramente utópico.”

    Cara, minha internet é de 10MB, o modem sincroniza a quase 13MB, por um preço de 70,00 reais. Talvez onde você mora seja utopia, mas eu moro no Nordeste e esta utopia já foi ultrapassada de looooonge.

    @Welington

    Computação em nuvem, bem implementada, usa criptografia de ponta a ponta. Tão seguro quanto qualquer transação bancária. (desde que você não tenha um malware na maquina Windows cliente pois ai complica)

    E mesmo em casos em que os dados não fiquem totalmente criptografados do lado servidor, ainda, na média, é mais seguro um PDF confidencial guardado em um farm do Google do que naquele laptop da anta do gerente de marketing que adora joguinhos em Flash nas horas de folga.

    @Welington, computação em nuvem não é computação no Google.

    Pra grandes empresas é possível que os dados acessados pelos funcionários na nuvem fiquem armazenados em seus próprios servidores, muito mais protegidos se estivessem na máquina dele.

    O serviço de armazenamento nos servidores de Datacenter do Google é uma opção pra quem não quer ou não precisa ter a estrutura física, mas você pode muito bem trabalhar localmente, eles também tem esse tipo de serviço, e com mais de 2 milhões de clientes!

    @marcosalex

    Bem lembrado. E mais:

    Para montar nuvens particulares ou publicas, hoje pode-se usar o UEC que ja vem com o Ubuntu Server por exemplo.

    Em uma nuvem particular em sua empresa, a computação é feita em servidores centrais e tudo fica ali, sob seu controle.

    Computação em nuvem não é nenhum monstro.

    Facil, rapido e seguro.

    Arthur Turrini (usuário não registrado) em 20/04/2010 às 12:48 pm

    Rapaz, CUPS é uma maravilha e resolve 100% nossas questões de impressão aqui para o grupo qual trabalho.

    Só no CUPS central da empresa, temos mais de 400 impressoras instaladas, dentre elas laserjets, label printers, matriciais e algumas poucas deskjets, tudo usando um misto de IPP / LPD / SMB / FLEX(proprio, com compressão, acumulativo e outras coisinhas a mais), e sem nenhum problema. O gerenciamento do CUPS é ótimo.

    A versão dos cups nas máquinas Linux, que representam 92% do total das máquinas (1100+) nas filiais instaladas, variam da 1.3.8 à 1.4.3

    Postei um company review no forum do CUPS sobre isso.

    http://www.cups.org/newsgroups.php?s20489+gcups.general+v20508+T0

    A primeira imagem que me vem à cabeça em se falando de impressão em nuvem é vc pedir, da da casa, para imprimir um documento e ter que buscar numa impressora localizada no google, lá nos Estados Unidos… E olha que a impressora daqui de casa fica no quarto da minha irmã, e eu acabo de imprimir 200 folhas em tacadas de 50 páginas por vez. A impressora fica a uns 20mt de onde estou enviando os trabalhos. Já andei pra caramba só com isso, imagina ir buscar a impressão nos EUA? hauahua

    Ah sim, imagino uma solução melhor pra isso: Vc manda o trabalho, que é impresso lá na Google e os funcionários do google digitalizam o documento e lhe enviam pelo gmail! hauahuahauahua

    (desculpem, foi só uma piadinha, espero que não se incomodem)

    Gabriel (usuário não registrado) em 22/04/2010 às 2:04 am

    A primeira coisa que vem na minha mente quando penso em “Cloud Computing” é que mais de 90% dos usuários não leem os termos de serviço.

    Ahh como seria divertido ver a indignação quando um deles lêr e dizer… M* quer dizer que aquele meu livro que fiz só no GDocs e que hoje é um Best-Seller pode ser distribuido gratuitamente?

Este post é antigo (2010-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.