Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google dá uma mãozinha (oficial) para instalar outras distribuições no notebook Cr-48

Trecho da nota da PC World traduzida pelo IDG Now:

(…) Aficionados do Linux, é claro, têm um longo histórico de trocar sistemas operacionais instalados de fábrica – especialmente o Windows – por uma distribuição Linux. No caso do Windows, há incontáveis boas razões para fazê-lo.

Tais mudanças podem ocorrer por razões práticas ou éticas, mas no caso do notebook com Chrome OS, está claro pelas avaliações que há algumas coisas para as quais o CR-48 simplesmente não foi projetado – tais como as coisas que se faz fora do browser.

Assim, em acordo com o verdadeiro estilo geek Linux, tem havido um esforço concentrado de fazer com que o Ubuntu – a mais popular distribuição Linux de todos os tempos – funcione e rode no aparelho.

E rodando ele está, se um vídeo no YouTube puder servir de indício. O Ubuntu 10.10, ou Maverick Meerkat, está funcionando no notebook, conforme mostra o vídeo, e – apesar do fato de que o propósito da distribuição desses notebooks foi testar o Chrome OS – um post no próprio site da Google oferece até um tutorial para ajudar na tarefa.

Recurso intencional
“Embora a rotina de boot do Chrome OS proteja o sistema contra qualquer modificação não solicitada do sistema por software defeituoso ou malicioso, a capacidade de hackear seu próprio aparelho consta intencionalmente do projeto dos notebooks Google Chrome”, lê-se na página. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cromm (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 3:40 pm

    Google ajuda a comunidade.
    Google guarda todos os seus dados.

    Afinal, o Google é uma empresa do bem ou do mal?

    Limão (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 3:54 pm

    Esse Chrome OS serviria perfeitamente como aquele SO que tem um boot muito rápido, para somente ler e-mails e navegar na internet, que vários notebooks ‘de marca’ possuem hoje em dia.
    Ele mataria aquelas “porcarias” que vêm hoje em dia.
    Assim, a Google não estaria tentando abocanhar mais coisas do que realmente pode com o Chrome OS, e ainda tornaria a vida de todos melhor, proporcionando um SO livre, rápido, simples e (até onde sabemos) confiável.

    Gabriel (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 4:39 pm

    É uma forma de divulgar o SO. As pessoas não vão deixar de comprar, já q dão suporte pra instalar uma outra distro. E assim mais gente dá uma espiada no Chrome OS. Fora a discussão q isto gera, o que tbm ajuda a promover a marca…

    Gabriel
    http://dotdicas.blogspot.com

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 10:18 pm

    Desde 6:30 até agora e até mais tarde, pois hoje é sexta feira, é o que faço todos os dias. O Chrome OS está sendo como venho observado, tudo o que eu queria, quero e quererei o. E fale o que quiserem, mais conheço muita gente que trabalha praticamente o dia inteiro na internet, então o Chrome OS tem lugar sim e pronto.
    Além domais, acredito muito na estabilidade e segurança. Estou dentro e ninguém me tira…

    luiz (usuário não registrado) em 18/12/2010 às 12:55 pm

    Se não da pra botar o WinPiratex Editidion não serve.

    Fabiano (usuário não registrado) em 19/12/2010 às 11:05 am

    Ainda voto pelo LeafWeb[1] que não me obriga a ter conta do google e posso usar a nuvem de casa, da empresa…
    [1] http://www.zendrael.com.br/leafweb

    Rafael (usuário não registrado) em 19/12/2010 às 7:46 pm

    Fabiano, o Leafweb é vaporware. A pelo menos uns 2 anos espero beta prometido. Já envie emails para o tal de Zendrael mas não obtive retorno algum. Agora se você teve mais sorte que eu, poste mais informações, link para baixar uma .iso, etc.

    Marcos (usuário não registrado) em 19/12/2010 às 9:14 pm

    @Fabiano, o Chrome OS também não te obriga a isso e também permite acessar nuvem de onde você quiser. Não acredite em tudo que ouve. hehehe

    Desde o começo o Google já avisou que o propósito não é concorrer com Windows e Mac, mas atingir um nicho que ainda não era explorado.

Este post é antigo (2010-12-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.