Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google agendou coletiva de imprensa para falar sobre o Chrome OS amanhã

A data inicialmente prevista para o lançamento do sistema operacional do Google baseado em Linux e voltado aos netbooks seria por agora, mas já foi adiada – mesmo assim, uma coletiva sobre o tema pode revelar informações adicionais interessantes.

Trecho da Info:

A equipe de desenvolvimento do Google Chorme convocou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (07), nos Estados Unidos, onde promete revelar novidades sobre o Chrome.

A expectativa é que a empresa finalmente anuncie a chegada do Chrome OS, o primeiro sistema operacional do Google que será desenvolvido para computadores, em vez de celulares e tablets. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 4:04 pm

    Tenho um pé atrás com um sistema baseado na nuvem. Confiar todos meus dados num lugar que não fica na minha casa ainda me dá medo. Ainda tem uns outros poréns, como escrevi aqui (não dá pra copiar e colar aqui pq fica muito grande):
    http://sinapseslivres.com.br/2010/10/chrome-os-vem-ai-da-para-confiar/

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 4:12 pm

    Vamos fazer um retrospecto do Google:
    - Linguagem programação GO
    - Google Wave
    - Google Buzz
    - Nexus One Celular
    - Lively, o mundo virtual similar ao “Second life”
    - Gtalk
    Além das buscas, onde o Google ganha dinheiro? Gmail muito bom, mas não é, Google Maps? Android? youtube? O Google agora abre uma livraria virtual, onde os livros ficarao nas nuvens e o SO vai para as nuvens também.
    Sabe o que vai acontece? Acho que vai ser outro fracasso épico e o Google vai ser dar bem nas buscas, enquanto nao aparece outra dupla de garotos no Vale do Silicio e mudam tudo de novo. O Google é desfocado e esta é a grande preocupacao onde ganhar dinheiro em outra área. Ele nao sabe fazer isto, apenas as buscas mesmo. Vamos aguardar o SO das nuvens, eu não aposto nele.

    hneto (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 4:33 pm

    Pois eu acho que vem surpresa aí. Nuvem não é tudo e não tem bobo na Google.

    Paulo Junqueira (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 4:38 pm

    Guilherme, vc é daqueles que gosta de pegar autenticação mecânica de suas contas a pagar na boca do caixa? Internet Banking nem pensar? hehe.

    Eu brinco com propriedade, pq já fui assim, mas aos poucos fui perdendo o medo. Acho que com a nuvem vai ser a mesma coisa, até pq, acho caminho sem volta. Estamos voltando pros disk-less de novo.

    Abraço.

    Ademar (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 4:45 pm

    @Guilherme, penso da mesma forma. Deixa tudo na nuvem, quando der uma trovoada bybyby information !!!

    Obrigado, nuvem to fora !!!

    Felipe (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 5:31 pm

    @Ademar – acho que você quis dizer bye bye bye, não? rs

    Felipe (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 5:32 pm

    @Ademar – ah, outra coisa. Se der uma trovoadinha, e você estiver offline, de que lhe serve a informação? Computador offline não serve para nada. Só para jogos.

    Fernando (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 6:06 pm

    Eu vou de LeafWeb ( http://www.zendrael.com.br/leafweb ) e minha “nuvem” fica em casa! Janeirão o cara lança um liveCD!

    Onde o Google ganha dinheiro? O webmail do iG é Gmail, o Google venceu uma licitação para prover ferramentas online pro governo dos EUA (Gmail, Docs e outras), tem o Google Apps for Your Domain. Apenas para citar alguns exemplos.

    @Paulo Junqueira
    talvez a nuvem seja inevitável, mas não vou ser o primeiro a colocar a cabeça pra fora pra ver se não tem tempestade hehe
    ainda é preciso ter legislação sobre crimes cometidos por empresas pra me sentir mais seguro. Uns CEOs se responsabilizando criminalmente me deixa mais seguro que respondendo civilmente.

    Frank (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 6:39 pm

    A nuvem é interessante não para guardar arquivos e informações estratégicas, mas para processamento de dados remotos.

    Imagine que útil seria se, através de um smartphone, cujo processamento é pífio comparado a um PC, o usuário pudesse gerenciar remotamente algo como uma folha de pagamento, por exemplo.

    Antônio José (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 6:46 pm

    Deixar meus dados na nuvens? kkkkkkkkk mas é nunca, prefiro ser bem arcaico mesmo. Imagina a situação hipotética, mas que poderia ser bem real. Sun tem um serviço de dados em nuvem. Fali, é vendida para a Oracle e ninguém mais sabe o que eles vão fazer com o seus dados.

    Sim, eu vou no terminal dos caixas, fazer pagamento mecânico. Nada de internet banking. O dia que vc tiver sua conta hackeada pq se descuidou e não viu a página falsa sendo carregada, ai sim, vc vai sentir saudade da época que se pagava nos terminais

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 7:14 pm

    E se pudéssemos armazenar estes dados, mas de forma criptografada? &;-D

    Junin (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 8:02 pm

    @Antônio José
    Bota descuido nisso…

    Não vejo (pelo menos agora talvez no futuro isso mude)a nuvem substituindo tudo, mas sim como complemento.
    Primeiro pela falta de recursos e outra é quanto isso vai custar?
    Ou tão achando que vão ter 2 TB de armazenamento sem paga mensalidades.
    Outro é o que citaram acima, e se a empresa vai visitar o City Bank? Como que fica?
    Já fui salvo pela nuvem uma vez precisava de um arquivo que era caso de vida ou morte (rsrrsrsrs).
    Agora essa idéia de tudo ser nela não sei não.

    Juan (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 8:08 pm

    Aqui no Ceará, nem as nuvens reais são confiáveis…
    Desejo sucesso ao Chrome OS – Mas vou continuar sem nuvens mesmo.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 8:31 pm

    O LeafWeb me lembrou o Xpud.

    psantos (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 10:12 pm

    Deixaria todos meus dados na nuvem com prazer, sem problema algum.
    Sempre imaginei um SO com toda interface web, mas que possa rodar localmente também. E com a opção de salvar os dados no disco local (para os desconfiados).

    Carlos Alberto (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 10:24 pm

    @Igor Ramos Tiburcio
    LeafWeb é feito com XUL também (como o Xpud), no caso de quem tem uma “nuvem pessoal” ou kioskis ou quer um “ChromeOS” independente de Google, acho uma boa! Quero testar o LiveCD assim que sair também!

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 10:49 pm

    Visto que o Chrome OS é de código aberto, nada impede que sejam feitas adaptações por uma empresa ou governo de modo a haver o gerenciamento de sua própria nuvem, não é mesmo? Por causa desse e outros motivos, o Chrome OS é muito bem-vindo!

    Marcos (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:55 am

    Nuvem é a última coisa quando penso em Chrome OS. Deve ser só a desculpa, a “bordinha” que vão começar a comer…

    pimentel (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 1:29 am

    Quando o assunto é ChromeOS,a ladainha começa: meus dados pra cá,meus dados pra lá,que não confio porque a nuvem é feia chata e boba.

    A maioria tem na verdade como dados,algumas fotos,filmes pornôs e monte de mp3 pirateados e só.

    Vai lá no Facebook,no Orkut ou qualquer outra rede social e manda pra lá todas as suas preferências,seu estado civil,seus hábitos diários,as fotos dos filhos,do papagaio,do cachorro e etc e etc e depois vem com esse lenga-lenga se doendo pelos seus preciosos dados.
    Não é contraditório? Me poupem!

    Pessoal, vcs podem usar apenas os aplicativos na nuvem e continuar armazenando seus dados no HD. Ou podem simplesmente escolher outra distro. É mais fácil que ficar reclamando né?

    @pimentel postou antes de mim. hehehe

    Nuvem já é uma realidade em webmail, já existem várias empresas que hospedam bancos remotos, não tem a menor diferença pra elas se o app também for remoto.

    E hospedar na nuvem é diferente de hospedar no Google, incrível como tem tanta gente que até hoje não entendeu isso. Já está cheio de empresas que fazem isso em seus próprios servidores. O Chrome OS acessa sites em qualquer lugar do mundo, não só nos servidores do Google. hehehehe

    E quem disse que o Google ganha dinheiro somente com buscas? Aliás, disponibilizar gratuitamente os apps e ganhar dinheiro com buscas e estatísticas já é um feito formidável, muito mais do que vários outros gigantes tentaram e foram um fracasso retumante (MS, é você. hehehe)

    Além do Google for your domains, eles vendem armazenamento e anúncios. Só o McDonalds pagava 1 bilhão anual pra sair suas lanchonetes no Google Earth.

    E quem disse que o Android foi um fracasso? Além de ser o SO que mais cresce, o Google já passou de 1 bilhão de faturamento só essea ano.

    Nexus One foi um fracasso porque ele tentou propor um outro modelo, desvinculando das operadoras de telecom, que no mundo inteiro estão preocupados com o crescente poder delas, até no Brasil. Só que não conseguiu quebrar a lógica de mercado, da mesma forma que a Nokia não conseguiu nos EUA por também tentar mudar o modelo.

    Diego (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:58 pm

    tem quem tenha gigabytes de vídeos pessoais em HD, músicas em qualidade sem percas (grandes), originais, projetos de aplicativos (no caso de desenvolvedores e estudantes) e no trabalho: fotos, muitas fotos, em alta, e gráficos, gigas de arquivos graficos.
    coisas pessoas, fotos e vídeos, o pesoal nem liga, salva no youtube e orkut da vida ae, mas e os gigas de gráficos de quem depende deles pra trabalho, jamais que alguem confiaria deixar na nuvem! depois que precisar, tem que baixar, subir depois… se ficar offline entao, pára o serviço…
    SO na nuvem é pra poucos, prefiro meu disco local mesmo!! xD

Este post é antigo (2010-12-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.