Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Glaxo adota abordagem open source para remédios

Enviado por Fernando Miranda (fmiranda10Θgmail·com):

“Dez anos atrás, o sistema operacional Linux contribuiu para iniciar uma revolução na forma como software é desenvolvido. Agora, uma iniciativa da GlaxoSmithKline PLC pode servir para testar como o princípio do código aberto se encaixaria na pesquisa de novos remédios.

A farmacêutica britânica abriu ao público, há duas semanas, os modelos de 13.500 componentes químicos que, segundo ela, seriam capazes de inibir o parasita que causa a malária.

A Glaxo e outras esperam que o compartilhamento de informações e a pesquisa conjunta levem os cientistas a descobrir uma droga para o tratamento da doença mais rapidamente do que se trabalhassem sozinhas. Outros pesquisadores “podem ver essas estruturas de uma outra maneira e encontrar algo diferente do que nós encontramos”, diz Nick Cammack, diretor do centro de desenvolvimento de remédios da Glaxo na Espanha. (…)” [referência: wsj.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 2:55 pm

    A revolução open source não iniciou com o Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 3:17 pm

    E enfrentar patentes não é nada fácil .Se alguém tentar criar um remedio baseado neste componentes, 1 milhão de farmaceuticas gananciosas atacarão.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 3:34 pm

    O mundo farmacêutico é bem mais cão do que o da informática nesse quesito (mesmo existindo patentes sobre Page Up e Page Down AEhAEhAEhaehAEheAH)

    Outra coisa que me surpreende é a química. 13.500 componentes. Combinações de elementos. Tipo, é só aquilo que tá na tabela periódica – e na prática, bem menos. O universo é realmente um troço fantástico =)

    Antônio José (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 3:56 pm

    Esqueceram de patentear a tabela períodica, assim, qualquer combinação de elementos já violaria a patente original :-)

    Antônio José (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 3:58 pm

    Ah concordo com Paul, o movimento open source já existia antes do Linux e, na verdade, o Linux o usou para o seu desenvolvimento

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 4:01 pm

    Mas mesmo assim a FSF e o movimento Open Source foram os principais responsáveis pela revolução do código aberto e livre.O linux nem a FSF começaram estas coisas, mas eles foram responsáveis pela revolução sim.

    Antes anos atrás , o código aberto era uma coisa bem sem iniciativa e ordem. Era puro lazer e um processo sem compromisso.

    Rs (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 5:03 pm

    Viva Richard Matthew Stallman!!!

    Antônio José (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 7:28 pm

    Vejamos, quando o linux foi desenvolvido, ele utilizou-se do gcc para compilá-lo, dos aplicativos da família gnu e um editor de texto, provavelmente o emacs. E logo teve um porte do X para rodar sobre ele, se esses são código abertos, sem iniciativa e ordem, imagino como deve ser um que tenha todos esses quesitos. Imagino que eles se divertiram muito criando-os

    elias (usuário não registrado) em 2/06/2010 às 8:03 am

    uma visao que achei interessante: http://news.slashdot.org/comments.pl?sid=1666100&cid=32357610

Este post é antigo (2010-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.