Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Funcionário ganha ₤10.000 por denunciar pirataria na empresa

Na batalha para coibir o uso inadequado do software pelas empresas, a indústria tem tomado medidas radicais. A BSA (Business Software Alliance) anunciou o pagamento recente de 10 mil libras esterlinas, o equivalente a 15,3 mil dólares, como recompensa para um funcionário que denunciou a empresa em que trabalhava por usar softwares piratas.

“Eu sabia que a BSA oferecia recompensas financeiras, mas nunca esperei essa quantia de dinheiro”, informou o profissional beneficiado. “Isso é, definitivamente, uma motivação a mais para outras pessoas como eu, que se sentem frustradas por uma gestão que acredita no fazer mais com menos”, acrescentou. 

A BSA, por sua vez, divulgou que esse tipo de denúncia é fundamental para que consiga fazer uma investigação adequada do uso indevido de software. Na última semana, a entidade informou que autuou cerca de mil empresas na região da Europa, África e Oriente Médio.

Sobre o uso de recompensas para informantes, a BSA informa que uma pesquisa descobriu que 68% dos funcionários estariam dispostos a denunciar seus empregadores por problemas éticos e 16% fariam isso por dinheiro. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smess (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 9:14 am

    Esse funcionário será em breve assassinado.

    Alex (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 9:28 am

    tenho certeza que aqui no Brasil essa campanha faria sucesso entre os empregados ;)

    Frederico (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 9:45 am

    O que acontece se o cara denunciar e estiver errado? O que protege a empresa? Ainda mais se for no Brasil com muita gente cheia de “boas” intenções.

    alex (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 9:50 am

    Otimo, denunciaria sem pensar duas vezes, hoje em dia nao falta empresas dessas, isso é estupidez por parte das empresas, ainda mais por ter alternativas gratuitas, ou quase gratuitas!!

    http://umpoucosobre.wordpress.com/: Cansado, entediado, conheça algo novo!

    Zed (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:04 am

    Nuss…
    Se eu fosse denunciar cada empresa que conheço qual tenho certeza que usa software pirata, eu ficaria bilionário…

    Poxa, tem que lançar esta campanha aqui tmb.

    alex (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:22 am

    http://reporting-latinam.bsa.org/portuguese/home.aspx

    Tem no brasil, SIM!!

    devnull (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:30 am

    Esse não arruma mais emprego em lugar nenhum…

    Richard Stallman (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:55 am

    Que falta de sacanagem! Hehehe

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:58 am

    É devnull, faca de dois gumes. Queremos um funcionário correto ou um funcionário cagueta?

    Att

    alex (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 12:17 pm

    devnull,

    Acredito, que esse funcionario teria realmente problemas pra arranjar um novo emprego, contanto que o funcionario seja um zé ruela, Empregado bOM, pode ser safado ou que for e ainda arranja emprego!!

    Cleyton Scherer (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 12:20 pm

    Eu já vi funcionário que ganhou a conta caguetar a empresa por software pirata, mas fazer isso enquanto trabalha, é demissão por justíssima causa!

    Renan (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 12:36 pm

    *dedos coçam*

    Paulo Kuhn (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 1:04 pm

    Esta é uma iniciativa que requer reflexão, no mínimo, senão vejamos os vários exemplos que verificamos diariamente. “Empresas” que adotam soluções proprietárias mas não querem arcar com os custos de manutenção. Sou usuário de software livre em 100% das minhas atividades, mas quando necessito usar algo específico e que seja pago, prefiro pagar. Atualmente, é comum empresas (ou seus representantes) argumentarem que software livre tem altos custos de suporte, mas também não investem nada no treinamento dos usuários para software pago, alguém conhece alguma secretária ou profissional semelhante que saiba TUDO do MS-Word? Normalmente, se retirar o mouse eles ficam perdidos…. Ou seja, se a empresa usa software pirata, não investe nos treinamentos, segurança, etc. Tem mais é que denunciar. Ah! Quem denuncia um crime não pode ser punido, portanto o funcionário delator não pode ser demitido por justa causa (como foi mencionado), podem até arrumar uma cama-de-gato para ele, demissão sumária, não.

    MarceloDC (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 1:38 pm

    A pirataria de software é um desserviço ao SL/CA! Essa sim é uma tremenda pirataria RUIM!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 2:09 pm

    Caros, estou com problemas no layout de teclado, entao, desculpem os acentos faltantes.

    Condenavel. Senhores, no Brasil isso eh “denuncismo”. Esta virando moda denunciar pessoas e constranger empresas. Quando o denunciado eh inocente, cabe-lhe o constrangimento extremo de ter sido tratado como criminoso. Num pais como o Brasil, onde a policia eh tida como “pouco seria”, isso eh incentivo para que se plante provas falsas.

    O objetivo desse emprego, nao eh justica social, ele quer lucrar em cima de seu empregador, beneficiando uma industria ainda mais poderosa, composta pelos players de 3 ou 4 monopolios.

    foobob (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 2:28 pm

    e se a polícia descobrir que os tais pirata eram Ubuntu, Firefox, OpenOffice e Gimp, hein? kkkkkk

    Juan (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 2:49 pm

    Acho errado uma empresa ficar usando SW pirata para ganhar dinheiro. Sei que muitos acreditam ser uma falta leve, mas SW para mim é coisa séria, afinal eu vivo disso. Mas, em vez de denunciar, prefiro ir convencendo aos poucos sobre a importância de usar alternativas livres ou pagar uma licença.
    PS: Claro que, num momento de raiva, qualquer um está sujeito a denunciar e ver o circo pegar fogo =D

    Roberto Berlim (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 3:03 pm

    @Cleyton, vc esta enganado. Nenhum empregado pode ser demitido por justa causa por denunciar infração da empresa onde trabalha. O fato da empresa pagar o seu salario não o força automaticamente a ser cumplice da mesma em cometer uma ilegalidade. Digo mais,qualquer empresa que tente fazer isso vai acabar pagando caro na justiça trabalhista. E esse negocio que quem entra contra a empresa nao consegue emprego é balela, terrorismo de empregador. A justiça do trabalho julga centenas de milhares de casos todos os anos, todos eles conseguem emprego novamente. Isso nao existe, nao caia nessa.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 3:30 pm

    Agora mesmo estou usando um pen-drive com Ubuntu 10.04 sem nenhum aplicativo pirata, claro que tem proprietários, mas não “PIRATA”. O Brasil está em 5 lugar na pirataria com 56% de tudo que se compra ou vende, não necessariamente nesta ordem ou desordem.

    Chega de pirataria, e viva o software livre, este sim vai me dar emprego ou você acha que programando em código fechado que está sendo piratiado a preço de tubaína vai fazer feliz.

    Todos contra a pirataria sim… Pelo menos na prestação de seviços, somente os melhores sobrevivem…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 4:37 pm

    Eu sei de empresa que gastou MUITO dinheiro para legalizar os Windows e Offices da vida.

    Tudo certinho. Daí sem esforço você fica sabendo que todos tem arquivos piratas, Mp3, filmes, dvds de shows, baixados na empresa.

    Com os chefes cientes, os mesmos que resolveram legalizar os programas. Vai entender…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 4:57 pm

    Correto denunciar, se todo mundo fizesse isso a pirataria não seria tão alta como é hoje.

    E, sejamos sinceros: no Brasil, se oferecerem 50 reais já vai ter o mesmo efeito. Aliás, 10 reais já teria gente interessada.

    Cleyton Scherer (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 5:18 pm

    @Roberto Berlim, não pode, sabemos disso. Mas seria muito mais ético se este funcionário primeiro alertasse seus superiores e caso a empresa não tomasse nenhuma atitude, ele se demitir e ir trabalhar em outra empresa (que compartilhe da sua visão sobre pirataria de software), para só então fazer a denúncia.

    Denunciar enquanto funcionário, legalmente não pode levar a uma demissão por justa causa, mas certamente criaria um ambiente de trabalho insustentável.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 5:25 pm

    Os infiéis devem arder na ”fogueira santa”!!! hehehe

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 6:52 pm

    Não seja pirata. Seja livre! :)

    leonardo (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 8:44 pm

    Pois é, toda empresa tem a responsabilidade de usar software original, no qual sempre há um substituto para o software em questão mais barato ou mesmo free.
    Agora que é um abuso os valores cobrados pelos softwares aqui no brasil é, eles poderiam fazer os softwares pt-br por exemplo, no qual é usado no brasil, serem mais baratos, questão de sócio economia, porque pagar 2.000,00 dolares por 2 programas da adobe é fogo.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:29 pm

    Usava todo pacote Adobe onde eu trabalhava, até o Windows era pirata. Já falei com o administrador para ele comprar os softwares originais, quando fizeram o orçamento só do pacote Web da Adobe… haha, deu para entender.

    Fiquei com tudo pirata até sair de lá.

    Patola (usuário não registrado) em 9/09/2010 às 7:24 am

    Muito errado. As leis de copyright são injustas e criar uma atmosfera de denúncias só piora a injustiça.

    Bremm (usuário não registrado) em 9/09/2010 às 11:03 am

    Eu trabalhei numa empresa que foi denunciada em 1997. O mais engraçado foi ver a cara dos “auditores” da ABES xeretando a minha máquina que rodava Slackware/Debian em dual boot… Na hora eu falei “se os nossos clientes não fossem tão relutantes em mudar de tecnologia, já teria migrado dezenas para Linux, pois a maioria só edita textos e faz planilhas. Para isso o StarOffice 3.1 serve”.

    Neste mesmo ano, o Trensurb “tomou um tufo” (gíria nossa para “teve muito azar”) no mesmo estilo, mas em uma proporção gigantesca.

    http://www.legal.adv.br/19990801/a-abes-e-a-caca-as-bruxas/

    Como o Brasil é o país do “jeitinho”, a maioria das empresas faz acordos com a ABES/BSA e continua com software pirata, apenas comprando umas cópias legais “para inglês ver”.

    Xinuo (usuário não registrado) em 9/09/2010 às 6:20 pm

    @Patola, entendo o seu ponto, mas existe um outro lado: as empresas (e os usuários “comuns”) que usam pirata não estão nem aí para isso, pois isso não os afeta, já que eles pirateiam mesmo e estão fora da lei, quem sente o problema é quem tenta permanecer legal. São esses que podem se mexer para mudar as leis, são eles que vão perceber as injustiças (e quanto mais deles maior a pressão por mudanças), os outros têm telhado de vidro.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/09/2010 às 9:52 pm

    Combate à pirataria é um bom incentivo ao software livre. As distribuições precisavam investir mais em um marketing educativo pra aproveitar isso.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 12:48 am

    Li aqui esse artigo publicado em http://www.legal.adv.br/19990801/a-abes-e-a-caca-as-bruxas/, nomeado A Abes e a Caça as Bruxas.

    Toda essa operação desastrosa da ABES não está contribuindo para o mercado nacional, e sim enriquecendo ainda mais, para além do infinito, Microsoft, Autodesk, Adobe etc. Se vocês, partidários do Software Livre, crêem que a opressão e o clima de medo ajudam o SL, estão enganados, na verdade, colaboram com o proprietário.

    Teve gente inocente, conforme o artigo acima, que perdeu o negócio de uma vida, por caua do magnata de Redmond. Cálculos de 3000 vezes o valor do software levam os condenados, todos pequenos empresários, a pagar singelas multas de 3 bilhões de reais, que deve ser o lucro por década da Microsoft por essas bandas. Se isso é crime e castigo, a balança está bem adulterada.

    @bebeto_maya, cite uma única empresa pequena que pagou a multa de 3 mil vezes o valor do software.

    O que acontece é que quando a Abes encontra software pirata, a empresa tem um prazo pra se livrar do software, substituir por uma alternativa livre ou então adquirir uma licença de algum produto.

    MS, Adobe e Autodesk são “beneficiadas” porque são as mais pirateadas. Mas tem muita empresa que passou a adotar o Linux nos servidores depois da apreensão da ABES sim.

    Sou a favor do medo sim, para esses casos. Pirataria é crime e se todos temessem praticar crimes o mundo não teria chegado aonde chegou. Quem não pode comprar software proprietário, use software livre, que além de econômico muitas vezes é superior e as empresas de SL perdem a chance de crescer se não explorar esse marketing.

Este post é antigo (2010-09-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.