Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FreeBSD current compilando com o Clang

Interessante acompanhar o progresso deste compilador livre: faz apenas cerca de 6 meses desde que foi possível pela primeira vez compilar uma árvore do FreeBSD com o Clang, e agora ele já vem no Current com aparente ganho de desempenho. Parabéns aos envolvidos, e que as melhorias para o trabalho dos desenvolvedores possam ser aproveitadas por número cada vez maior de projetos!

Enviado por sergio lenzi (lenzi·sergioΘgmail·com):

“Estava “dando uma volta” no FreeBSD current (versão 9) e vi que ao dar um “build” no sistema ele compilou TUDO, eu disse TUDO usando clang inserido há alguns meses – desde o fonte do kernel, até todo o BSD (bin, usr/bin, lib…); não usa outro compilador C em lugar algum.

Resultado final: Impressionante a velocidade de compilação do sistema, nao sei se é por causa do novo sistema ou só do compilador, mas para montar o sistema (compilar, tudo) é muito rápido.. acredito que cerca de 20% a menos que o compilador anterior.

Depois, montei um gnome versao 2.32 com tudo: evolution, gnome panel, nautilus, fuse, openoffice, epiphany (inclusive rodando o flash32 do linux), emule, brasero, vlc, inkscape, cups, dia, dvdstyler, bombono, gimp… funciona tudo! Parabéns ao pessoal do Clang!”


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 3:47 pm

    Parabéns a equipe BSD e Clang.

    Ótima noticia!

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 4:51 pm

    Mais rápido tendo 20% a menos (de rapidez?) que o anterior? O português deu uma falhada ai :)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 5:05 pm

    Muito bom. Agora, funciona tudo? Muito precipitado dizer. O fato do software ter compilado e estar funcionando não significa que esteja tudo certo. Ele pode estar aparentemente funcionando, mas alguma feature apresentar Segmentation Failure em determinado ponto. Os softwares precisam ser bem testados antes desse veredito.

    sergio (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 5:17 pm

    testado sim com certeza… principalmente o BSD que tem uma longa historia de alta qualidade (rock solid)… pode ser que nao tenha as últimas features… não tenha o drive do kinectic… mas o que tem, funciona… e olha que sao agora … 22364 aplicativos suportados. Por “suportados” significa que tem alguem que responde por ele (o aplicativo). se nao tiver responsavel, o aplicativo é retirado do “ports”….

    Mais rápido tendo 20% a menos (de rapidez?) que o anterior? O português deu uma falhada ai :)

    eu entendi o original, então tá beleza.

    Cbneti (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 6:07 pm

    Compila mais rápido blz, mas executa mais rápido também ?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 6:52 pm

    Será que o KDE e o e17 também são compilados sem problemas no Clang?

    Wilfredo (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 10:08 pm

    O melhor suporte à versão final do Enlightenment será no GNU/Hurd 1.0

    cochise (usuário não registrado) em 23/11/2010 às 11:56 pm

    Há algum tempo o Clang tinha conseguido compilar o Qt. (o suporte a c++ ainda não está completo). gastando mais tempo e aparentemente com desempenho das bibliotecas pior.
    Isso responde à pergunta sobre o KDE.
    Talvez compile, mas a compilação c++ ainda preccisa evoluir.

    Sobre o e17 ele é em C, portanto deve funcionar beleza.

    o (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 8:27 am

    É uma boa notícia certamente, mas em todos os benchmarks recentes que vi o clang ainda gera código de execução mais lenta do que o gcc

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=llvm_gcc_dragonegg28

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=apple_llvm_gcc

    Leonardo L. (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 9:05 am

    É isso que eu quis dizer, em uma notícia anterior sobre o LLVM, quando comentei que o fato dele ser muito mais bem escrito – e como isso reflete melhor para a comunidade como um todo.

    Com apenas 6 meses, o compilador já está fazendo várias coisas que o GCC levou anos – para não dizer décadas – para conseguir fazer. E isso não é por acaso.

    Também não é por acaso que diversas linguagens que anteriormente geravam código em C – para ser compilado pelo GCC – ou que tinham compiladores próprios, agora estão ganhando front-ends para conversar diretamente com a back-end do LLVM – um ótimo exemplo é Haskell, que tradicionalmente usava a primeira abordagem. Trabalhar com compiladores livres está deixando de ser um trabalho hercúleo para se tornar algo que todos podem fazer.

    Quem sabe assim teremos mais gente conhecendo linguagens de programação e não aceitando qualquer porcaria que o mercado, “academia” ou o “hype do momento” têm empurrado goela abaixo – sem citar nomes, é claro.

    E é isso.

    admindoido (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 11:11 am

    Pessoal aproveitando esse lance de compilador. Como muita gente aqui deve programar em C e/ou C++.
    Seria verdadeiro afirmar que estudando C++ acabaria aprendendo C por tabela?

    []´s

    Fellype (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 11:37 am

    @admindoido: Dê uma olhada neste link: http://pt.wikibooks.org/wiki/Programar_em_C%2B%2B/Diferen%C3%A7as_entre_C_e_C%2B%2B

    admindoido (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 12:25 pm

    @Fellype: ummm então pelo que entendi se eu quiser programar tanto em C quanto em C++ é mehor estudar direto C++. :) valeu!!!

Este post é antigo (2010-11-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.