Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


França considera “imposto online para compensar trabalho criativo”

Trecho da notícia da agência Reuters, via iG Tecnologia:

A França pode começar a taxar as receitas em anúncio na Internet de gigantes online como o Google, usando os fundos para apoiar a indústria criativa que foi atingida pela revolução digital.

A proposta, encaminhada por uma pesquisa comissionada pelo governo, é o mais novo desafio da França ao conteúdo de livre acesso na Internet. O país havia causado controvérsia anteriormente com algumas leis sobre pirataria online. O tributo, que seria aplicado a outras operadoras como o Yahoo e MSN, colocaria um fim ao “enriquecimento sem qualquer limite ou compensação”, afirmou Guillaume Cerutti, um dos autores do relatório, segundo o Liberatión.

Ele seria aplicado mesmo se o operador tiver sua base de operações fora da França, desde que os usuários que clicam nos anúncios estejam. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bill (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 9:03 am

    tava demorando…
    eu não descordo totalmente, não traz nenhum beneficio “direto” para o pais (alias, direto pro BOLSO do google), não traz emprego (pros EUA talvez) porque não tributar?

    anon (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 9:11 am

    @bill: Pq j´a pagam imposto. Nem a propria proposta tem nada de criativo. Um bom começo, seria o redator procurar no google o que sao ‘cultura’, ‘criatividade’ e ‘industria’.

    off// Ubuntu, teclado e placa de som: 3 coisas q nao se misturam ¬¬. Logo quando SCIM passa a funcionar resolvem trocar pelo IBUS… de volta pro suse.. =/

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 9:19 am

    A solução mágica de qualquer político do mundo: cria mais um imposto aí…

    ale (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 9:29 am

    Augusto eu acho que vc ganha muito com esse blog , esse “enriquecimento sem qualquer limite ou compensação” precisa acabar.
    Eu exijo digamos 55% dos lucros para investimentos em cursos de artesanato e aulas de teatro :)

    A França está de brincadeira!

    self_liar (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 10:16 am

    Entrou uma equipe muito sem vergonha na Europa , sarkozy,berlusconi e etc…

    Imnposto sobre ideias e imagens virtuais?!!!

    Não espero que isso se torne imposto sobre software.

    caoa (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 10:17 am

    simples.
    Nessas horas é extremamente facil. Simplesmente o google impedir seus serviços, dns e ate buscas em territorio frances. Duvido que este (deputadozinho|presidentesinho|governosinho) de $((o que o gato enterra na areia)) não mude de ideia.

    Agora que não consegue mais a negociata com o governo brasileiro pra comprar caças defasados movidos a vapor, tao querendo descontar o preju em cima de outros.

    Limão (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 10:24 am

    Só espero que eles não leiam o Slashdot, senão eles vão ficar sabendo que o governo do México está querendo cobrar do Starbucks por eles usarem imagens Astecas nas suas canecas promocionais.
    Imagina a França cobrando por imagens do Napoleão e imagens do Dia D?
    Eles ficariam trilionários(!!!)

    Na verdade, a revolução tecnológica tirou as bases da remuneração da criatividade intelectual, jornalística e artística e, certamente, novas bases serão necessárias. A atitude racional é a de um amplo e longo debate, em nível mundial, contemplando todas as partes envolvidas e visando, no futuro, uma legislação a mais justa possível. É uma tarefa extremamente difícil!!!

    Atitudes isoladas que nem esta do governo francês não produzirão resultados e só servem para acelerar este debate.

    Anonymous Coward (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 2:07 pm

    Já já o google começa a bloquear os ads pra frança… problema resolvido.

    Shikasta (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 2:16 pm

    Nossa mãe, cada comentário que vou te contar…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 2:23 pm

    Fica claro que a França ainda não sabe o que fazer com a internet!

    viana (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 2:36 pm

    Na verdade , tudo na Internet é tão novo e rápido, aliás a tecnologia de modo geral é tão rápida que não dá tempo pra pensar como regulamenta-la.
    Ou seja, penso que as novidades são mais rápidas do que o tempo que temos para pensar em como, quando, onde, porque … usa-la !
    … e enquanto isso a Internet continua meio que como aquele verso dos Tribalistas: “eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”

    Quer incentivar o trabalho criativo com os banners? Fácil, coloque um banner do adsense no próprio site. Se o trabalho for criativo “de verdade”, o artista vai ter retorno sem ter nenhum imposto novo só com os cliques que receber!

    Vinícius (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 6:40 pm

    Sempre tem uns “FelaDaPuLta” que querem extorquir o que da certo…

    desconfiado (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 7:06 pm

    Será que isso no final das contas não vai ser repassado para a pessoa que coloca o ads em seu site somente na França? Quem vai sair perdendo é o dono do site francês.

    A França está virando piada mundial com o que a direita anda fazendo no governo. A situação lá está de arrepiar, desde o desmonte do estado em todos os níveis até essas iniciativas para proteger as corporações.

    Smaug (usuário não registrado) em 8/01/2010 às 11:04 pm

    A França está virando piada mundial com o que a direita anda fazendo no governo. A situação lá está de arrepiar, desde o desmonte do estado em todos os níveis até essas iniciativas para proteger as corporações.

    Sem contar a *proibição* do uso de burcas. Se a mulher, de livre e espontânea vontade, tentar usar, será multada.

    Precisava de encontrar outra forma de remunerar a indústria criativa. Imposto direto é a pior forma.

    Os cantores conseguiram compensar um pouco a perda de venda de CDs aumentando o número de shows, a indústria de cinema conseguiu melhorar a bilheteria com as tecnologias 3D. A concorrência da pirataria está forçando a indústria a mudar, mas é inevitável que tem profissões que vão sumir.

    Aconteceu na Revolução Industrial, está acontecendo de novo. Mas isso não é negativo, é uma transformação.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 9/01/2010 às 5:44 pm

    Eu heim, proibição de usar um roupa? estraaanho
    Acho que isso é só uma forma de criar um imposto pra remunerar o governo. Além disto não tem pé nem cabeça esse negócio de taxar empresas específicas.

    Daniel Garcia Romero (usuário não registrado) em 10/01/2010 às 7:47 am

    Eu acho uma péssima idéia. Quem vai receber o dinheiro? Todos os artistas? E aqueles quem nem artistas são e tão tirando casquinha? Vão acabar ganhando mais dinheiro do imposto do que com as porcarias que tentam vender rs. Eu aposto que essa bufunfa vai direto pras gravadoras ou pra Riaa Piaa Miaa sei la o que. No Canada a venda dos CDs virgens é taxada e o dinheiro vai para compensar as “perdas” para pirataria. Agora eu pergunto, quem é que hoje em dia ripa cd de música pra cd virgem? E os MP3, nunca ouviram falar disso? Ou seja, a lei já está ultrapassada…

    Luciana Lopes (usuário não registrado) em 10/01/2010 às 1:31 pm

    Caro Bill,

    Vc acha que o buscador do google, o youtube, o messenger, etc, todos gratuitos, graças ao financiamento pelos adds, não beneficia ninguém?

    Você acha que com a arrecadação de tributos o governo francês poderá fazer coisas mais úteis e mais eficiente para a população?

Este post é antigo (2010-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.