Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Fotos vazadas do Nokia N9 mostram design estranhamente familiar”

Se as fotos vazadas forem mesmo reais, eu concordo com o Gizmodo sobre a semelhança em detalhes do design. E se for meso o caso, o aparelho terá mais uma vantagem, além das virtudes apregoadas do MeeGo: está bem bonito!

Trecho e foto do Gizmodo:

As fotos vazadas do N9 mostram como a Nokia está ansiosa para fazer um smartphone que chame muito a atenção. E se a ideia é fazer um telefone popular, nada melhor do que pegar, digamos, referências de outras coisas populares. Por isso, é impossível não associar o aparelho com teclado QWERTY a um MacBook Pro, da Apple.

Nós já sabemos um tanto sobre as especificações do N9: tela de 4 polegadas, câmera de 8 MP e MeeGo como sistema operacional. E agora, graças às imagens vazadas da China, nós conhecemos o outro lado do aparelho, que homenageia a Apple com seu teclado QWERTY preto “chiclete”, construção prateada e moldura futurista. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Apple (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 10:13 am

    Apple domina em design. Nada se cria, tudo se copia. E viva a concorrência !

    Jean Carlo (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 10:34 am

    Apple??? Tá mais para uma calculadora Cassio que meu PAI tem.

    http://www.capmanagementinc.com/resources/_wsb_200x149_000801_0334_0072_tslp.jpg

    Então o Meego finalmente está pra nascer. Hmmmm
    Eu ia trocar meu cel pra um N97, então acho que vou esperar mais um pouco.

    Ricardo (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 10:42 am

    “Às vezes, um charuto é apenas um charuto” – Sigmund Freud

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 10:54 am

    Cada um com sua referência.

    Para mim lembra o teclado do Tk90X.

    Como diria o GayLatorraca: Ótimo micrinho, pÉssimo teclado :D

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 11:22 am

    Maravilha! Acho que estamos observando o início do fim para a Nokia. Olhei para isso e lembrei na hora dos HiPhones que imitam a aparência do iPhone com um sistema xing-ling. Parece a mesma coisa, aparência parecida com o produto de outra empresa… pra quê? A Motorola foi original com o Droid e eu achei o produto fantástico.

    Esse Nokia conseguiu ser mais cafona do que o HP Envy. Fiquei pensando comigo, imagina se a Fiat lançasse um carro que fosse “inspirado” nas linhas de um top de outra marca, digamos um BMW. Todo mundo ia morrer de rir… pois é. Acho que o slogan da Nokia vai ser “Quem não tem cão, caça com gato”. O meu único pesar é que a Nokia é dona da TrollTech, que faz a Qt, que é base do KDE. Daqui uns 3 anos, quando estiver semi-moribunda, combalida pelo iPhone, Android e BlackBerry, vai acabar torrando a TrollTech pra quem aparecer primeiro, tipo a Oracle…. hahahaha.

    A Nokia bem que podia voltar à sua identidade visual e ficar fiel à ela.

    Lauro César (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 11:27 am

    Achei feio.

    flavioalsoares (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 11:39 am

    Nokia ?

    Minha experiência com o 5530 e seu symbian vagalume (o celular vive rebootando) me fazem dizer :

    Pra mim tá queimada, não obrigado.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 11:48 am

    É o fim!

    Realmente, não parece ter muito apelo. Entretanto o aparelho têm valor agregado para os que trabalham/conhecem/confiam/promovem sistemas livres, GNU/Linux em especial. Vai ser o sucessor do Maemo e vem num hardware atualizado, eu que não comprei o N900 fico muito tentado a ter um. Vamos esperar sair as especificações e análises, antes de ficar criticando.

    Uma coisa que odeio nessas notícias é que não vem o preço, nessa e provalmente nas próximas 100. Depois de todas essas (expectativa da venda nos EUA, venda nos EUA, reviews, …, idem UE, … ), é que vem o preço no Brasil. Aí é que se cai na real :(

    @falcon_dark, ser ruim por imitar não acho que seja um grande problema.

    Quer se queira ou não, esses celulares chineses (que imitam na cara dura os famosos de grife) invadiram tudo que é canto, conheço muita gente, inclusive com dinheiro para comprar coisa muito melhor, que os possui. Então imitar, não é bem um problema que causará rejeição do mercado, talvez o design não caia no gosto das pessoas antenadas, cool, mas muitos preferem coisas clean mesmo.

    OFF-TOPIC

    Quanto a Fiat (eu frequento blogs sobre carros), faz carrinhos com motor fraco, pelados, desatualizados e inseguros (Stilo que perde roda, Tipo que pega fogo), sem air bag e ABS (em outras palavras carroças) e vende por preços exorbitantes (assim como todas as outras), sou mais os coreanos que imitam (i30 imitação de BMW serie 1), mas oferecem mais pelo dinheiro do consumidor brasileiro. O que quero dizer é que usar o nome da Fiat (ou da GM ou da VW brasileira) já é vergonhoso por si só, imitar um carro (bom) de outra montadora, nem seria tão vergonhoso assim.

    Obs.: com os recém lançados motores E.TorQ, melhora um pouco (o motor), mas continua uma carroça, insegura, pelada e cara.

    Diogo (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 3:02 pm

    Eu vejo apenas um N8 com teclado, esses caras viajam d+ pro meu gosto.
    Eu sou muito satsfeito com meu 5800 Symbian, até então só trocaria pelo N8, mas o MeeGo parece ser muito atraente.

    Paul (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 3:22 pm

    Isso era futuro nos anos 80 (em relação ao visual).

    @flavioalsoares: se me passar seu email, te dou umas dicas pra consertar seu 5530.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 4:03 pm

    @EmanuelSan
    Discordo. Uma das caracteristicas da industria de tecnologia é a inovação. Validar a cópia significa cair no ostracimo.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 4:14 pm

    @EmanuelSan
    Você perdeu completamente o ponto do meu argumento. Se eu lanço um novo celular que copia o estilo dos BlackBerry (que são um lixo com aquela bolinha e 300mil itens de menu em cada tela) algumas coisas ocorrem:
    - Quem gosta do BlackBerry original vai olhar pro meu produto, mas porque vai comprar minha “cópia” se ele gosta do BB original?
    - Quem não gosta do BB também não vai querer chegar perto do meu produto.

    Então pra que copiar? Porque não tentar inovar, fazer algo diferente, um conceito novo que busque capturar a atenção não por ser “inspirado” nos notebooks de outra empresa (que por acaso também produz smartphones!) mas algo próprio? A Nokia vai ficar conhecida como a empresa que plagiou os macbooks pro enquanto a Motorola vai ser a que renasceu com o Android.

    Além disso, se um smartphone com a cara dos MacBooks Pro fosse uma boa idéia, será que a Apple já não teria feito? Não estou preocupado se o mercado vai aceitar bem ou não. A Nokia pode vender milhões destes e assumir a 1a posição no mercado de smartphones, ainda assim eu não compraria um. Se os chineses quiserem comprar, problema deles.

    Com relação aos HiPhones, conheço diretor de empresa de tecnologia que compra Netbook da Benq no Paraguai, porque é mais barato. Você pode sair do gueto, mas o gueto nunca vai sair de dentro de você.

    Eu lembro de uma entrevista com um dos diretores da Citizen quando a empresa estava parando de produzir relógios no Brasil. Ao ser perguntado se a pirataria e as vendas de modelos copiados atrapalhavam a empresa ela foi simples e genial: “Não. Porque quem compra um relógio falsificado de US$10 não é e nem seria cliente da Citizen”. Acho que isso vale. Quem compra um HiPhone não é e nem seria cliente da Apple, então a Apple não perdeu nada.

    Ou seja, duvido que alguém vá trocar um iPhone pelo N9 só porque ele parece com um MacBook Pro. Os dois produtos servem para clientes diferentes, assim como o HP Envy e o próprio MacBook. Melhor seria e a Nokia e a HP parassem de se “inspirar” na Apple e buscassem criar sua própria identidade.

    @Tiago, no artigo o cara disse que esse MacBook é popular, eu nunca vi alguém com isso por aqui? Para mim não é popular e dizer que lembra o teclado chiclete preto do MacBook pro, não me diz nada. (veja o comentário do @Weber Jr). Se foi imitação, pelo menos que façam algo bom, pq teclado chiclete não é lá uma coisa que considero boa para se digitar.

    Independente do que eu acho, a Apple não gosta de deixar barato (e principalmente se envolver a Nokia, com quem tem uma briga de patentes), vamos esperar o dispositivo sair e vê no que dá. O que sei é que o dispositivo vem com um SO diferente (MeeGo) e que não tentar imitar o iOS.

    Como disse antes, está cheio de HiPhone, iFone, etc. que tentam realmente imitar o tal iPhone e esses caras vendem bem e quem compra sabe que é imitação e não está interessada nisso. Por outro lado nunca vi um celular xing-ling tentando imitar um notebook, MacBook inclusive, qual seria a vantagem disso? Alguns tentam imitar um BlackBerry, aí sim, eu percebo o motivo.

    Pois é, @falcon_dark, eu acho o mesmo, qual a vantagem de um SmartPhone imitar um MacBook Pro?

    Vcs estão criticando a Nokia e não sabem o pq? Teclado chiclete o TK90X e Sinclair ZX80 já tiveram, coloque um fundo prata e dê uma rebaixada nas teclas e me digam quem o MacBook Pro imitou?

    E quando o celular estiver com o teclado escondido (em 90% do tempo), vai estar imitando quem?

    Em tempo, eu nunca teclei e nem cheguei perto de um MacBook e muito menos desse N9. Sinceramente! Discutir que: o teclado QWERTY chiclete preto sob um fundo prata de um, parece com o teclado QWERTY chiclete preto sob fundo prata de outro, é uma perda de tempo.

    A inovação que interessa está no SO e o hardware atualizado (em relação ao do ainda bom N900) não vai fazer feio. Acredito que tenha público, se vai ser sucesso vamos ver.

    Como relação a Citizen, eu não sei. Mas quanto aos celulares chineses, para mim uma coisa que eles inovaram foi o fato de suportar 2 chips. E percebo que isso é uma coisa que atrai muito, o fato deles terem TV, passar vídeo, se parecerem com BlackBerry ou iPhone é considerado bônus. Eu tenho dois celulares Nokia e quando pego o da empresa (tb Nokia) fico com 3. Quando sair os prometidos celulares chineses com suporte a 4 chips, quem sabe eu não resolvo comprar um e deixar esse N9 (ou algum com Android) para lá?

    Antonio (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 8:08 pm

    Nem foi confirmado que esse é de fato um aparelho original da Nokia e já estão caindo de pau em cima…

    Tenho um N900 e é um ótimo aparelho, estou muito satisfeito.

    lobo castrado (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 8:52 pm

    Essa foto que ficou parecida principalmente pelo angulo que foi tirada, olhando as outras não me pareceu um mac book pro nenhum pouco.

    Marcos (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 9:43 pm

    Mesmo que não caia no gosto dos entusiastas de iPhone e Android, pode ser que ele encontre seu nicho e venda bem, da mesma forma que o Nokia X3

    Apoena (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 10:04 pm

    Se este for o Design, ja podem esperar o fracasso. Está triste!
    Realmente, está muito parecido com o horrível MacBook prateado.

    Mas com certeza é falso.

Este post é antigo (2010-08-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.