Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox quase ultrapassando IE na Europa

Enviado por Christian Ferreira (christian·linuxΘgmail·com):

“Contrariando as estatísticas globais o Firefox está prestes a ultrapassar o IE na Europa. Na Alemanha (por exemplo) o Firefox já conta com mais de 60% do mercado. Para os desenvolvedores web é um aviso, já que o mercado Europeu tem quase o dobro de internautas do que o Norte-Americano.

Para mim vivendo na Alemanha há alguns anos é algo esperado. Já que em todas as universidades que visitei o Firefox era o browser padrão desde 2006. O que (na minha opinião pessoal) deve ter contribuído para mudar os hábitos de uma nova geração de internautas.” [referência: conceivablytech.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 2:54 pm

    Viva uma internet livre!
    Viva ao Firefox!!!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 3:00 pm

    Que notícia boa rapaz! Sinceramente. Sou desenvolvedor em uma universidade aqui de Alagoas e muitos dos meus usuários tem versões antigas do internet exlorer. Tava dando problemas no sistema. Por isso coloquei aquele velho javascript barrando as versões anteriores ao ie8. Eu como desenvolvedor procuro não ser parcial nem passional em relação a escolha de determinado navegador, mas gostaria muito que um browser livre dominasse nosso mercado!

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 3:22 pm

    @Igor Cavalcante,

    Se você fizer um sistema em que o javascript possa ser desligado sem problemas — ou melhor, que quando algum javascript der erro, a coisa funcione mesmo assim — e utilizando css, ACHO que dá pra fazer algo que funcione nos navegadores antigos e em navegadores novos mal comportados também. Claro que o layout em navegadores de m… vai ficar uma b… mas acho que dá pra fazer, não?

    rogerio (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 3:48 pm

    André, que da para fazer dá, mas o trabalho é imenso e vc nem sempre sabe como o IE6 se comporta, as vezes tem que reescrever muita coisa só para suportar o IE, e tempo = custo, nem sempre vale a pena.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 3:56 pm

    Não estou disposto a ficar escrevendo hacks pra versões antigas de navegadores. O lance é seguir os padrões da w3c pra poder desenvolver sistemsa web com produtividade. Quando vão abrir um dos sistemas que construi lá na universidade aparece uma tela bem grande, este navegador não é suportado e dá uma lista de navegadores suportados.

    Thiago Bellini (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 4:08 pm

    Apenas para comentar…acredito que a frase “Contrariando as estatísticas globais o Firefox está prestes a ultrapassar o IE na Europa” ficaria melhor com uma virgula, como em “Contrariando as estatísticas globais, o Firefox está prestes a ultrapassar o IE na Europa”. Acredito que o primeiro jeito, sem a virgula, pode dar entendimento errôneo (não necessariamente, mas acabou dando à mim).

    devnull (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 6:23 pm

    “mercado Europeu tem quase o dobro de internautas do que o Norte-Americano”

    Sério? Tem alguma referência sobre isso?

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 7:43 pm

    André, que da para fazer dá, mas o trabalho é imenso e vc nem sempre sabe como o IE6 se comporta, as vezes tem que reescrever muita coisa só para suportar o IE, e tempo = custo, nem sempre vale a pena.

    Quem falou em suportar o IE!? Não tem que se preocupar com o IE. Tem que se preocupar em fazer coisas simples, funcionais e failsafe. Existem boas-práticas que se forem seguidas, você provavelmente terá um sistema que funciona em qualquer navegador. (o layout pode ficar errado)

    Não estou disposto a ficar escrevendo hacks pra versões antigas de navegadores.

    Ninguém falou em hacks! Quem tá falando em hacks são vocês. Se não tiver fru-fru demais, e se o javascript for failsafe (como deve ser), então funcionará… o layout pode até ficar quebrado… mas deve funcionar.

    Lembre-se… que está falando em hack são vocês. Concordo com você, que tem que fazer seguindo os padrões. Mas dá pra fazer seguindo os padrões w3c e fazer errado, mesmo assim. Não estou dizendo que é seu caso, apenas estou dizendo que html puro e SIMPLES não é nada do outro mundo! Acho que difícil achar um navegador que não entenda “form”, “input” e “a”.

    Bom… mas acho que pra não colocarem palavras na minha boca, só analisando algum código concreto.

    Quando vão abrir um dos sistemas que construi lá na universidade aparece uma tela bem grande, este navegador não é suportado e dá uma lista de navegadores suportados.

    Não vejo necessidade desse tipo de coisa. Querer detectar o que o usuário está usando é bobagem. É problema dele e não seu. Não se deve testar por versões de navegadores. Deve-se testar por funcionalidades. Funcionalidades em javascript devem ser opcionais e o sistema deve funcionar mesmo quando o javascript der errado ou pelo menos quando estiver desligado. Note que não estou falando em IE6 em momento algum.

    Que tipo de funcionalidade você precisa que o IE6 não tem?

    A pergunta essencial é:
    Funciona no Lynx?

    Se não funciona no lynx, está mal feito.

    Abraço,
    André Caldas.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 7:51 pm

    Hmm gostei dos comments. Vamos fazer o seguinte, tem um bug do IE 6 que a gente chama de bug dos 101% onde vc bota dois box ocupando 50% da área e o resultado é algo acima dos 100%! Antes que perguntem, mesmo sem padding e sem margem este bug acontece! Um layout de dois box em uma tela pra mim é simples e mesmo assim é bugado. Este é o bug mais simples, imagina o resto! Por isso sim, eu re-afirmo. Procuro utilizar os navegadores mais atuais no meus projeto. Abaixo do ie8, tô fora!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 7:54 pm

    Sem falar que estas versões mais antigas do IE ie 6 e 7 o IE tava dominando absolutamente o mercado e não estava se preocupando muito pra padronização, fazia as coisas ao seu jeito e muitos destes problemas surgiram por causa disso. Pra mim aquela época foi um período em que a microsoft faltou com respeito aos desenvolvedores e aos usuários finais. No mais o google a algum tempo já tá desencorajando inclusive no gmail o uso de versões mais antigas do ie, nem sei se o ie6 é suportado pelo gmail ainda

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 7:57 pm

    @Igor,

    Eu concordo com você, colega! :-)
    Acho que problemas de layout é problema do usuário! Mas sei lá… se é pra evitar de as pessoas ficarem te enchendo o saco, dizendo que não funciona… talvez sua solução seja boa! =o)

    Eu também acho que não tem que se preocupar com navegadores antigos, não.

    Abraço,
    André Caldas.

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 8:01 pm

    [...] nem sei se o ie6 é suportado pelo gmail ainda

    É que o gmail tem muita coisa específica para cada navegador… muito hack! Não recomendaria que alguém tentasse fazer o mesmo. :-)

    Mas o GMail é até “politicamente correto” o suficiente para ter uma versão que não usa javascript… apenas html.

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 8:03 pm

    Hmm gostei dos comments.

    Legal! Sempre espero que minhas críticas sejam construtivas! Não é minha intensão ofender nem nada… :-)

    Bom… mas acho que já tá meio off-topic. ;-)

    Abraço,
    André Caldas.

    Aqui nos nossos projetos paramos de testar no IE6 e se algum cliente quiser suportá-lo nos nossos produtos, cobramos a parte. IE7 e 8 são testados e validados.

    Pra softwares por encomenda o cliente escolhe os navegadores suportados. Se for apenas um, sai 30% mais barato. E pro incrível que pareça muita gente pede assim para o…IE6 heheheh

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 10:26 pm

    Pra softwares por encomenda o cliente escolhe os navegadores suportados.

    Por “navegador suportado” você entende o quê? Que os demais não serão testados? Ou que não funcionarão? Vocês desenvolve obedecendo os padrões internacionais? Ou a conformidade com os padrões é deixada de lado, desde que funcione no navegador “suportado”? Usam xhtml 1.0 strict? Usam html 4.01 strict? Existe esse tipo de opção ou vocês oferecem apenas suporte a navegadores específicos?

    O que eu sou contra é esse negócio de desenvolver testando… acho que o melhor é desenvolver segundo os padrões w3c, wai, etc. Se algum navegador “importante para o cliente” tem algum bug que dá problemas com os padrões aí você preferencialmente contorna o problema. Se não der pra contornar, poe um hack. Afinal de contas, quem manda é o cliente. :-)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 11:49 pm

    @André, por mais que você queira saber, mas informática apesar do que todo mundo aprende não é “exata”, uma dos maiores períodos de um software, site, etc., bem feito é sendo testado em diversas plataformas compatíveis.

    Uma analogia seria um acadêmico de Direito, vê na faculdade a maravilha que é a constituição e seus direitos, sai com um terno e já se acha um super advogado, só que quando chega ao Fórum, percebe que a coisa é muito mais do que regras e padrões (não sou contra a padrões não me entenda mal), se pudéssemos padronizar seria uma maravilha, mas infelizmente a realidade ainda não é assim.

    @Marcosalex está certo se há mercado, então, há demanda. Se alguém está disposto a pagar para que seu site ou aplicativo funcione em IE6 ou Netscape navegation, problema dele o dinheiro é dele ele faz o que quiser.

    @Igor também está certo ninguém é obrigado a desenvolver para IE6, esses programadores tem que seguir a W3C e o que passar disso tem que ser cobrado.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 11:53 pm

    Só sou meio-pé-atrás com mozilla porque eles desenvolvem em macs, não sei se testam de forma adequada o firefox nas principais distros Linux.

    Senti uma de desempenho, principalmente, se comparamos o Chrome e o FF no gnu/linux.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 12:01 am

    retificando o último parágrafo:

    Senti o FireFox instável, principalmente se comparado ao Chrome além de um consumo excessivo de memória, lapso que há muito tempo é criticado nos foruns mundiais sobre o navegador da mozilla.

    Complementando:

    As extenções do FF continuam absolutas, principalmente uma que adoro o “Cogros” (site broffice), corretor ortográfico da nova ortográfia, simplesmente fabuloso.

    Eu creio que nós, da área de TI temos o dever de informar as pessoas leigas, principalmente se forem clientes.

    Sei que uma boa página deve renderizar bem até no lynx e no links, mas no mundo real um sistema é mais do que simplesmente html plano. Entra aí css e um bocado de programação no lado cliente para criar uma aplicação mais elaborada, como requisições assincrônicas, etc.

    Hoje vejo que há vários tipos de sistemas que estão migrando para a web, e acho isso bom, principalmente se for feito em cima de padrões web (e não de gambiarras como flash e silverlight).

    Eu mesmo já tive muito problemas com o IE6 e 7 em sistemas simples, que faziam o uso de ajax e um css mais elaborado, mas tudo validado pela w3c. E, em se tratando de javascript, quando dá um erro no IE, é complicadíssimo resolver, ainda mais pelo fato de eu não ter o IE no computador. Principalmente se for o 6.

    Faço, se for html/css, valido no w3c, testo no firefox, chrome, opera e konqueror e, se estiver funcionando, beleza.

    Dizer “é fácil desenvolver para o IE6″ é no mínimo irreal nos dias de hoje. Mesmo no 7. Se for uma página, sem interação (formulários, ajax, etc), alé vai, pq fazer gambis é ligeiramente rápido, mas na hora de criar um sistema mesmo, com interface web, se vc não tiver uma camada que abstraia as diferenças entre os navegadores (para RIA eu gosto do qooxdoo e do ExtJS, embora nunca tenha mexido com este segundo), senão é passar horas e horas tentando descobrir onde está o erro, quando o IE6/7 só diz “Erro na página”.

    Para desenvolvimento Web o Firefox é nota 10. Até hoje não me acostumei com as ferramentas do Opera e do chrome (embora o chrome tenha webdeveloper tbm). Não entendo como tem gente que acha que para desenvolver pra web é necessário ter um dreamweaver pra desenhar interfaces pra vc.

    Gimp/Inkscape/Firefox/Vim são tudo que eu preciso :-)

    Ah sim, e o lynx. lynx -dump -source é o que há pra ver código gerado por aplicação.

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 1:37 am

    @psicoppardo,

    @André, por mais que você queira saber, mas informática apesar do que todo mundo aprende não é “exata”, uma dos maiores períodos de um software, site, etc., bem feito é sendo testado em diversas plataformas compatíveis.

    Oi, colega! Acho que você me interpretou mal! Ou talvez eu tenha me expressado mal!

    Não sou contra testes! Sou contra o cara fazer um site “testando o layout”. O que eu quero dizer com isso? Bom, o cara chega e escolhe valores para width, height, border, padding, font-size sem levar em conta a unidade, por exemplo. Quando usar cm? Quando usar em? Quando usar px? Quando usar percentual? Percentual de quê? Escolhe todos esses valores sem levar em conta o seu significado… se a borda é 0, qual é a diferença entre padding e margin? Entendeu? Ao invés de o cara procurar compreender, o que ele faz? Chuta números, com valores mais ou menos, com unidades inadequadas e etc. Os caras fazem um site, milimetrando posicionamentos absolutos e TESTANDO do explorer que ele tem em mãos.

    É isso que sou contra. Você tem que entender… saber o que está fazendo e POR QUE está fazendo. Aí então, você testa! :-)

    Acredito que quanto mais prática você adquira, menos tem que ficar conferindo pra ver como ficou. Perceba que “testar” aqui não é uma coisa séria. Esse “testar” é o mesmo que “dar uma olhada em como ficou”. Teste de verdade é sistemático. Não era ao “teste de verdade” que eu me referia. Desculpe se não havia ficado claro. Também acho que é importante que haja — apesar de eu mesmo nunca ter feito — um roteiro sistemático para testes a serem feitos com os navegadores escolhidos.

    No entanto, acho que se tiver experiência você não precisa ficar conferindo e milimetrando cada vírgula que coloca na página. Mesmo porque, a “robustez” do layout está relacionada com a independência de seu conteúdo. Conhecendo bem a definição e a utilidade de cada elemento, bem como quais são as práticas recomendadas, você vai conseguir separar a forma do conteúdo. O programador do designer. Vai conseguir colocar semântica na informação.

    Pra finalizar, não sei porque pensa que conhecimento acadêmico é tão inútil! Em momento algum eu ataquei a experiência real. Acho que o fato de você saber que sou da academia fez você adicionar conteúdo ao que coloquei no meu post. Em momento algum menosprezo a prática e a experiência! Mas acho que quem consegue usar o conhecimento, quem procura se atualizar e aprender com a experiência alheia tem muito mais chances de fazer algo bem feito do que quem aprendeu no tapa.

    [...] se pudéssemos padronizar seria uma maravilha, mas infelizmente a realidade ainda não é assim.

    Pra finalizar, argumentos do tipo “o mundo real não é perfeito” são argumentos bombril que podem ser usados em quase toda situação. Não significa, por exemplo, que não existem decisões que são melhores do que outras. Não significa que não existem práticas que são mais adequadas e eficientes que outras. Só significa que as coisas podem ser mais complicadas do que aparentam e que a experiência do profissional será muuuuuito importante. Assim como o conhecimento técnico/científico. ;-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 1:52 am

    @Igor também está certo ninguém é obrigado a desenvolver para IE6, esses programadores tem que seguir a W3C e o que passar disso tem que ser cobrado.

    Também acho que ninguém é obrigado a desenvolver para o IE6. Mas existem boas práticas que irão tornar seu sistema mais robusto e de melhor qualidade. A expressão “seguir a W3C” pode significar muita coisa… inclui WAI? Inclui conhecer o protocolo HTTP pra poder fazer o navegador se comportar corretamente? Isso seria ISO. ;-) Inclui utilizar “onsubmit” num formulário ao invés de “onclick” num botão? Incluí fazer o processamento independente da formatação automática (e chata) feita pelo javascript? O CPF tem que estar sempre na forma 999.999.999-00? Ou pode ser sem os pontos e traços? Significa que você vai fazer um campo para o CPF e um para o dígito verificador e depois fazer um javascript pra pular de um pro outro automaticamente? Já usou o site do banco do brasil? Já tentou digitar 14567 e depois trocar o 56 por 65?

    Eu gostaria que os desenvolvedores parassem de re-inventar a mesmice que todo mundo quer fazer, e fizessem coisas que não atrapalham o usuário. Por exemplo, ao invés de ficar formatando um campo de CPF, poderiam mostrar como a coisa ficaria formatada em um SPAN separado, sei lá… o cara digita 6155557 e o SPAN mostra (61) 5555-7, quando o cara conclui com 6155557890 o SPAN mostra (61) 5555-7890. Se a porcaria do javascript não funciona ou é desativado, então tudo funciona corretamente, menos o SPAN, é claro! Vai chegar o dia em que as pessoas vão parar de se impressionar com os fru-frus e vão querer coisas funcionais de verdade!! Sempre tem que haver uma preocupação em fazer fru-frus que sejam acessórios, ou seja, opcionais. É preciso que haja consciência que algumas decisões são do usuário e não suas. Uma dessas decisões é qual é o navegador que eu vou utilizar! Não é problema seu. ;-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 2:00 am

    Dizer “é fácil desenvolver para o IE6″ é no mínimo irreal nos dias de hoje.

    Desenvolver para IE6 não é nem fácil nem relevante!!!! Mas se o seu sistema funciona apenas onde você testou, isso é um PÉSSIMO SINAL.

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 2:03 am

    Gimp/Inkscape/Firefox/Vim são tudo que eu preciso :-)

    Isso eu concordo! :-)
    (não vou falar nada do vim…)

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 2:13 am

    Quer ver um sistema mal-feito:
    Catálogo online da biblioteca da UnB

    Por causa da porcaria dos fru-frus, as setas de navegação do navegador são inúteis se você fizer consultas e depois apertar “voltar”, o negócio não volta! Ou volta para a página em que você estava antes de começar a usar o sistema!

    Aposto que deu 1000x mais trabalho fazer uma interface que não funciona do que daria pra fazer uma que funciona!!! Tudo isso por quê? Ora, porque o desenvolvedor queria reconstruir um navegador dentro do navegador. Usar ajax é cool! Fazer um indicador de progresso é cool.

    O meu navegador já faz tudo isso! Pra que reinventar o navegador!?

    Aqui deixamos de nos preocupar com o IE6 no ano passado.

    Já não testamos a conformidade de nossas aplicações neste navegador.

    Isso economizou bastante tempo e dinheiro para a companhia.

    Mas se o seu sistema funciona apenas onde você testou, isso é um PÉSSIMO SINAL.Mas se o seu sistema funciona apenas onde você testou, isso é um PÉSSIMO SINAL.

    @André, infelizmente no maravilhoso mundo da informática não é possível dizer com certeza se um sistema vai funcionar num determinado navegador, sistema operacional, plataforma, arquitetura de processador, sem ao menos um teste básico. Aqui me referi ao mesmo teste que você citou acima, o popular “dar uma olhada”.

    Infelizmente esta é a verdade. Eu procuro fazer de maneira a funcionar num navegador abstrato padrão, e aí testo em vários navegadores para ver se eles se enquadram neste conceito de navegador esperado. A maioria, para o que fiz até agora, se enquadram. Menos o IE :-)

    É claro que quando vc fala de coisas ainda não padronizadas, tais como o css3, fica difícil, pq algumas coisas ali não foram implementadas em todos os grandes navegadores, e mesmo o que foi implementado difere as vezes de um para outro.

    A plataforma onde o sistema está rodando (navegador, vm ou SO) influencia muito no resultado final. E funcionar na teoria não implica funcionar na prática :-)

    Ops, esqueci de fechar alguma tag…

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 5:05 pm

    Ops, esqueci de fechar alguma tag…

    Tem que testar! ;-)
    Preview…

    Kelyane (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 8:57 pm

    Se um dia o IE for o menos usado, ae sim, todos nos programadores web estaremos felizes. É dificil dizer, pois quando você desenvolve um site, você desenvolve para os clientes do seu cliente, então tem que estar bom em todos os navegadores, mas já um sistema você até pode exigir/aconselhar o uso de um navegador melhor, inclusive por vários motivos.

    Kelyane (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 8:58 pm

    “Não IE ser menos usado”, melhor, quando a Microsoft fizer algo melhor em seu navegador.

    Limao (usuário não registrado) em 8/08/2010 às 2:57 pm

    E o que fazer quando o cliente coloca no contrato “Deve funcionar no IE 6, IE 7, IE 8, FF 2 e FF3″, é ele quem define TODA a interface gráfica e ele ainda faz análise de código, para não haverem hacks?
    Ou, igual ao meu cliente atual, onde a empresa inteira usa FF (por uma decisão da diretoria), enquanto que o cara que tem a responsabilidade de validar ou não alguma coisa usa o maldito IE? ¬¬

    Kelyane (usuário não registrado) em 8/08/2010 às 11:19 pm

    Acho que o IE6 terá muito mercado ainda, depois que o governo do Reino Unido disse que “IE6 é seguro”.

    Materia completa

Este post é antigo (2010-08-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.